Ciências

Ciências

Ciências vem a ser o conjunto de estudos de nossa natureza. Nestes artigos sobre ciências nosso autores abordam assuntos como educação, evolução, natureza, ecologia, química, biologia e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Ciências!

Escolha do Editor

A importância das florestas para o clima do planeta

A importância das florestas para o clima do planeta

A importância das florestas para o clima do planeta...Muitos estudos indicam que as ações humanas são as principais responsáveis pelo aquecimento atua...

Ler Artigo
Melhoramento genético e marcadores moleculares - presente e futuro

Melhoramento genético e marcadores moleculares - presente e futuro

O desenvolvimento de técnicas moleculares surge com uma ferramenta muito importante no que visa o aprimoramento de características...

Ler Artigo

A substância H2O conhecida como água, líquida, incolor, insípida e inodora, é simples só que essencial para todos os seres vivos sobreviverem, é o elemento mais importante para a vida

Por: adminl Ciências> Biologia l 12/09/2014
Benedicto Ismael Camargo Dutra

O espírito ganha um corpo equipado com os cérebros. Estudos demonstram que é durante a primeira infância que o cérebro frontal desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Até os três anos de idade, as cerca de 100 bilhões de células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem um quatrilhão de ligações.

Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Ciências> Biologia l 08/09/2014 lAcessos: 19
Hamilton Felix Nobrega

Métodos de análise servem para fornecer dados analíticos de alta qualidade que sejam confiáveis e adequados. Podem ser de dois tipos: métodos convencionais e métodos instrumentais.

Por: Hamilton Felix Nobregal Ciências> Biologia l 03/09/2014
Martinho

Quando fazemos da reflexão um hábito, vamos comprovando que ela tranquiliza a mente e contribui para a ampliação das ideias e do saber, ao permitir-nos analisar as questões de ângulos diferentes, o que nos proporciona uma visão mais ampla das imagens. Analisando as minhas atuações e atitudes, verifiquei que quando atuo de forma irreflexiva ou inconsciente, geralmente tomo decisões precipitadas, além de cometer falhas e imprudências.

Por: Martinhol Ciências l 28/08/2014
Martinho

Aos poucos, vou enriquecendo a minha consciência com a aplicação dos elementos superiores proporcionados pela Ciência Logosófica, o que tem contribuído para uma orientação melhor da minha vida e para encaminhá-la em conformidade com os seus grandes objetivos.

Por: Martinhol Ciências l 16/08/2014
Martinho

Com o estudo da ciência logosófica, comecei a sentir o despertar das inquietudes internas e um interesse maior pelas coisas que estão além da vida corrente, principalmente com relação a Deus, à vida, à Criação, ao mundo metafísico, ao espírito, o que tem promovido no meu interno uma necessidade de conhecer cada vez mais os pensamentos do Criador plasmados na Criação.

Por: Martinhol Ciências l 01/08/2014
Martinho

A recordação constante dos momentos felizes da minha vida e das conquistas relacionadas ao plano transcendente tem sido para mim uma fonte perene de estímulos, o que tem contribuído para um maior entusiasmo frente à vida e para uma dedicação mais intensa ao processo de superação integral que é uma das finalidades da vida.

Por: Martinhol Ciências l 17/07/2014
Ozana Herrera

Atualmente a população mundial é de 7,2 bilhões de pessoas e cerca de 1 bilhão passa fome. Com toda tecnologia da moderna agricultura, conseguimos produzir alimentos suficientes para todos, mas esses não são destinados à alimentação humana. Esse artigo faz um balanço das causas desse problema e apresenta alguma propostas para o nosso futuro.

Por: Ozana Herreral Ciências> Biologia l 05/07/2014 lAcessos: 18
Martinho

Com os elementos proporcionados pela Ciência Logosófica pude concluir que os conceitos devem ser dinâmicos, susceptíveis de evolução, como ocorre com tudo que existe na Criação, inclusive com o gênero humano que deve realizar o processo de evolução consciente, que lhe permite encaminhar a sua vida em conformidade com a sua finalidade máxima..

Por: Martinhol Ciências l 02/07/2014
Sergio Rosa

A expansão urbana e o crescimento desordenado das cidades são fatores que têm contribuído para o aparecimento cada vez maior de cupins.A alteração do ambiente que eliminou alguns inimigos naturais do cupim e a grande quantidade de produtos a base de madeira são também outros fatores para esse aparecimento cada vez maior. Pelo seu grande poder de destruição o cupim é considerado como uma das piores pragas ao ambiente urbano.

Por: Sergio Rosal Ciências> Biologia l 26/06/2014

Fatores que favorecem a formaçao de complexos 1) Compostos de coordenação Dois ou mais compostos estáveis são colocados em contato podem formar: a) Sais duplos: perdendo sua identidade. b) Complexos: mantêm sua identidade. Complexo: significa um átomo metálico central ou íon rodeado por uma seria de ligantes. Ligante: é um íon ou molécula que pode ter existência independente

Por: Janaina Nonesl Ciências> Química l 18/09/2008 lAcessos: 84,883

É fato que os alunos têm dificuldades na compreensão dos fenômenos físicos e químicos, existindo vários motivos para isto , tais como: falta de laboratórios ; texto sem contextualização; forma tradicional de ensino. As práticas de ensino de Ciências Exatas mais usuais estruturam-se na forma de apresentação dos conteúdos, seguida de exemplos e resoluções de exercícios similares. O objetivo deste artigo é propor algo de baixo custo para ensino de Química relacionando coisas do Cotidiano.

Por: Celso Luis Levadal Ciências> Química l 05/07/2008 lAcessos: 60,278 lComentário: 4

Muitas reações químicas são realizadas com os reagentes dissolvidos em certos solventes, ou seja, em solução. O solvente facilita o contato entre as partículas que irão reagir. A água é um solvente muito importante, que dissolve grande número de outras substâncias. É chamada, então, de solvente universal, e as soluções em que ela é o solvente são chamadas soluções aquosas. Freqüentemente o aquecimento aumenta a solubilidade de uma substância em um dado solvente.

Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Química l 01/07/2009 lAcessos: 45,283 lComentário: 3

Os metais alcalinos terrosos pertencem ao grupo 2 da tabela periódica, os elementos que compõe essa serie química são: Berílio(Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (BA) e radio (Ra). A palavra terrosos provem de um termo da alquimia que se referia a qualquer composto de um metal que não era muito solúvel em água e que era estável a altas temperaturas. Quando descobriu que os elementos do grupo 2 davam reações alcalinas, receberam então, o nome de alcalinos- terrosos.

Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Química l 01/07/2009 lAcessos: 34,563 lComentário: 6

Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologia l 13/07/2008 lAcessos: 25,486 lComentário: 21

Exclusivo, uma Sereia foi encontrada em Manaus na Praia da Lua. Quem a encontrou foi o

Por: Metal Ômegal Ciências l 15/02/2009 lAcessos: 24,345 lComentário: 65

Este artigo tem duplo objetivo, de uma lado interessa resgatar os principios filosoficos de nascimento da categoria teorica da LÒGICA. De outro questionar se o que hoje chamamos de lógica sequencia as noças ações e refloxoes enquanto menbros de uma sociedade

Por: Roberto Carlos Amanajás Penal Ciências l 16/07/2010 lAcessos: 23,230 lComentário: 1

As rochas e os minerais são úteis para identificar as varias partes do sistema Terra. A mineralogia- ramo da Geologia que estuda a composição, a estrutura, a aparência a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais. O que é um mineral?

Por: Janaina Nonesl Ciências> Química l 29/09/2008 lAcessos: 21,992 lComentário: 9

O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre os três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Dentre essas modalidades o estudo buscou a forma menos onerosa para a empresa analisada. Com a elevada carga tributária em nosso país e a falta de planejamento tributário algumas empresas acabam por pagar um valor elevado de impostos, pois o planejamento tributário deixou de ser uma vantagem e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.O estudo foi rea

Por: Mônica, Neiva e Taizel Ciências l 07/07/2009 lAcessos: 20,433 lComentário: 1

O uso de medicações antiinflamatórios no controle da dor é bem relatado na literatura, entretanto, sabe-se que corticosteróides podem leva a resposta negativa na osseointegração. Estudos direcionados demonstram que antiinflamatórios não esteroidais também podem levar a resposta negativa em reparações ósseas, necessitando de maiores pesquisas para confirmação de qual é a melhor medicação pós- operatória em cirurgias de implantes.

Por: helton miyoshil Ciências> Biologia l 03/06/2008 lAcessos: 19,454
Ivan Dionizio: Sociologo.

Um trabalho e pesquisa, sobre o "Pássaro João de Barro. por ser uma ave diferenciado trazendo conspiração, tanto para escritores compositores, poetas, e cantores...etc.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Ciências> Biologia l 09/09/2010 lAcessos: 2,362
Flavio Andrade

A década de 60 foi marcada por grandes transformações políticas, sociais e econômicas. João Goulart assumiu a presidência do Brasil, com amplos poderes, já em 1963 após o plebiscito, onde o povo exigia a volta do regime presidencialista, entretanto, o governo de João Belchior Marques Goulart (também chamado de Jango) não foi fácil, pois muitos eram os problemas que o país enfrentava ainda dos governos passados.

Por: Flavio Andradel Ciências l 11/07/2010 lAcessos: 781
Flavio Andrade

Para responder à questão necessitamos inicialmente definir cargo e função. A partir da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, temos o significado de cargo, pela ótica pública do Direito

Por: Flavio Andradel Ciências l 13/07/2010 lAcessos: 626
Francisco Amado

Fala-se muito em Espiritismo, mas quase nada se sabe a seu respeito.

Por: Francisco Amadol Ciências l 21/04/2009 lAcessos: 1,849 lComentário: 5

Durante décadas, vários trabalhos em sistemas lacustres de regiões temperadas, onde a tipologia de lagos foi aplicada e aperfeiçoada. Com o desenvolvimento da limnologia nos trópicos tem-se observado que os ambientes aquáticos dessas regiões não se enquadram bem nos padrões desenvolvidos nas regiões temperadas.

Por: LUCIANO CABRALl Ciências> Biologia l 04/06/2009 lAcessos: 4,586 lComentário: 2
Edjar Dias de Vasconcelos

Tudo que existe vem de um mesmo princípio teve sua origem numa mesma causa. A explicação convincente que encontrei até ao momento, é que o universo teve sua origem do nada, foi exatamente o nada que transformou em matéria, num primeiro momento numa única forma de matéria.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Ciências> Biologia l 15/10/2012 lAcessos: 74
Flavio Andrade

Vamos começar voltando à interpretação da palavra no seu sentido literal: o termo Ética é originário da Grécia antiga: ethos, que tem o significado de modo de ser ou caráter.

Por: Flavio Andradel Ciências l 26/03/2010 lAcessos: 335

Segundo o físico Max Born, as ondas de elétrons são ondas de probabilidades. É provável que numa onda de possibilidades (região onde é provável que o elétron se encontre) localizemos uma partícula específica, mas não é certo. Será mais provável localizarmos a posição de um elétron ou obtermos o seu momentum( sua massa multiplicada por sua velocidade) em determinadas regiões da onda, e menos em outras. Haverá toda uma região onde será possível localizarmos-lo. Quanto mais ampla essa região, mais elevado o grau de incerteza quanto a estes dois pontos. Heisenberg estudou essa questão com afinco, e constatou que a

Por: Vinicius C. da Silval Ciências l 31/07/2009 lAcessos: 823 lComentário: 2

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.

Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Ciências> Biologia l 06/09/2009 lAcessos: 9,217 lComentário: 3

Não basta, também, eliminar as formas imaturas (ovos e larvas) e deixar milhares de insetos adultos, que continuarão a depositar seus ovos e a se reproduzir, indefinidamente.

Por: Beatriz Antonieta Lopesl Ciências> Biologia l 01/07/2008 lAcessos: 1,455 lComentário: 2
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast