Ciências

Ciências

Ciências vem a ser o conjunto de estudos de nossa natureza. Nestes artigos sobre ciências nosso autores abordam assuntos como educação, evolução, natureza, ecologia, química, biologia e muito mais

Clique aqui
Para contribuir escrevendo artigos sobre Ciências!

Escolha do Editor

Detonando a Teoria do Big Bang

Detonando a Teoria do Big Bang

A finalidade deste eBook é mostrar que a Teoria do Big Bang é um grande equívoco.

Ler Artigo
A matemática da Célula Tronco

A matemática da Célula Tronco

Neste artigo 'A matemática da célula tronco' estamos seguindo as orientações da teoria 'A matemática da evolução'. A comprovação de seus dados requer que...

Ler Artigo
JORGE FLOQUET

A convivência dos avós com os seus netos é uma terapia e muito pouco sinalizada pelas referências bibliográficas médicas, é uma das mais surpreendentes formas de revigoramento do fluido vital dos avós. Observem que à proporção que os netos estão crescendo e se distanciando dos seus avós esses tendem a perder o seu vigor físico. Não se trata de uma relação direta com a idade e sim uma consequência deste afastamento.É fato!

Por: JORGE FLOQUETl Ciências> Biologia l 17/11/2014

Carateristicas, conjuntos de componentes, conjunto de atividades necessárias à adequada execução da camada de acabamento e etapas da execucao do revestimento ceramico.

Por: Julierme Brian Caneppelel Ciências> Química l 16/11/2014
Emanuel

Resumo Um dos maiores desafios no campo das ciências cognitivas é identificar os substratos neurais dos comportamentos. O desenvolvimento da tecnologia em neuroimagem funcional nos últimos cinco anos está provocando um rápido avanço no conhecimento das funções cerebrais, o que resultou numa explosão de achados novos na psiquiatria. O uso da ressonância magnética funcional na pesquisa em esquizofrenia é um bom exemplo de como esse avanço; tornou possível a investigação de aspectos complexos das d

Por: Emanuell Ciências> Biologia l 16/11/2014

Artigo que trata sobre a classificação, conceito e destinacao dos resíduos sólidos.

Por: Julierme Brian Caneppelel Ciências> Química l 09/11/2014 lAcessos: 11

Trata-se de uma nova teoria capaz de ser usado como ferramenta para estudo e resoluções de problemas pertinentes à área da probabilística e estatística no campo da matemática e suas aplicações.

Por: Guilherme Gonçalvesl Ciências l 06/11/2014

O presente artigo tem por objetivo determinar a prevalência de dislipidemia em adultos de faixa etária de 20 a 49 anos, de ambos os sexos, da demanda laboratorial de Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil. Casuísticas procedentes de amostras de 30% dos laboratórios não hospitalares da cidade, num total de 286 amostras por ano, em 2009 e 2010. Para a determinação das dislipidemias, consideraram-se os valores da IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias (DBD).

Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologia l 15/10/2014 lAcessos: 25

O presente trabalho procura tratar sobre as restingas brasileiras, destacando o seu conceito e suas características gerais, assim como identificar os estudos realizados sobre levantamentos de fauna e flora endêmicas e em extinção na Faixa litorânea no Estado da Bahia. Este estudo foi realizado através do levantamento de dados encontrados na literatura já existente.

Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologia l 15/10/2014 lAcessos: 28

Este artigo teve como objetivo avaliar a importância da atividade pesqueira e da conservação ambiental para a comunidade de pescadores do Prado (BA). Para o levantamento de dados foram realizadas entrevistas com os pescadores da mesma. Foram entrevistados 11 pescadores, todos do sexo masculino.

Por: Gilvan Ferreira Moreiral Ciências> Biologia l 15/10/2014 lAcessos: 24
José Bittencourt da Silva

O presente artigo objetiva expor e descrever um fenômeno natural chamado de pirakaú, o qual pode ser observado entre os meses de janeiro, fevereiro e março de cada ano no rio que banha a comunidade Joana Peres localizada no território da Reserva Extrativista Ipaú- Anilzinho, município de Baião, estado do Pará. O texto resulta de pesquisa de campo do tipo qualitativa, com pressupostos epistemológicos e metodológicos próprios das correntes etnográfica e fenomenológica.

Por: José Bittencourt da Silval Ciências> Biologia l 01/10/2014 lAcessos: 23
Norival Ricardo Cazarin

Teoria leiga que aborda a questão do Big Bang, massa e energia escura, força gravitacional e a forma e modo de operação do universo.

Por: Norival Ricardo Cazarinl Ciências l 24/09/2014

Fatores que favorecem a formaçao de complexos 1) Compostos de coordenação Dois ou mais compostos estáveis são colocados em contato podem formar: a) Sais duplos: perdendo sua identidade. b) Complexos: mantêm sua identidade. Complexo: significa um átomo metálico central ou íon rodeado por uma seria de ligantes. Ligante: é um íon ou molécula que pode ter existência independente

Por: Janaina Nonesl Ciências> Química l 18/09/2008 lAcessos: 85,077

É fato que os alunos têm dificuldades na compreensão dos fenômenos físicos e químicos, existindo vários motivos para isto , tais como: falta de laboratórios ; texto sem contextualização; forma tradicional de ensino. As práticas de ensino de Ciências Exatas mais usuais estruturam-se na forma de apresentação dos conteúdos, seguida de exemplos e resoluções de exercícios similares. O objetivo deste artigo é propor algo de baixo custo para ensino de Química relacionando coisas do Cotidiano.

Por: Celso Luis Levadal Ciências> Química l 05/07/2008 lAcessos: 60,305 lComentário: 4

Muitas reações químicas são realizadas com os reagentes dissolvidos em certos solventes, ou seja, em solução. O solvente facilita o contato entre as partículas que irão reagir. A água é um solvente muito importante, que dissolve grande número de outras substâncias. É chamada, então, de solvente universal, e as soluções em que ela é o solvente são chamadas soluções aquosas. Freqüentemente o aquecimento aumenta a solubilidade de uma substância em um dado solvente.

Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Química l 01/07/2009 lAcessos: 46,067 lComentário: 3

Os metais alcalinos terrosos pertencem ao grupo 2 da tabela periódica, os elementos que compõe essa serie química são: Berílio(Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (BA) e radio (Ra). A palavra terrosos provem de um termo da alquimia que se referia a qualquer composto de um metal que não era muito solúvel em água e que era estável a altas temperaturas. Quando descobriu que os elementos do grupo 2 davam reações alcalinas, receberam então, o nome de alcalinos- terrosos.

Por: JOHNSON PONTES DE MOURAl Ciências> Química l 01/07/2009 lAcessos: 34,761 lComentário: 6

Pretendeu-se com este estudo, focalizar a Interdisciplinaridade da Educação Ambiental desenvolvida na E.E.E.F e M. Eneida de Moraes, com a finalidade de tornar evidentes as vantagens de trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos educadores junto aos educandos com qualidade e com a finalidade de perceber como os educadores trabalham a interdisciplinaridade da E.A na sala de aula, principalmente do Ensino Fundamental, onde a criança começa a ter responsabilidade de cidadão brasileiro.

Por: Cristina Ferreiral Ciências> Biologia l 13/07/2008 lAcessos: 25,631 lComentário: 21

Exclusivo, uma Sereia foi encontrada em Manaus na Praia da Lua. Quem a encontrou foi o

Por: Metal Ômegal Ciências l 15/02/2009 lAcessos: 24,398 lComentário: 65

Este artigo tem duplo objetivo, de uma lado interessa resgatar os principios filosoficos de nascimento da categoria teorica da LÒGICA. De outro questionar se o que hoje chamamos de lógica sequencia as noças ações e refloxoes enquanto menbros de uma sociedade

Por: Roberto Carlos Amanajás Penal Ciências l 16/07/2010 lAcessos: 23,466 lComentário: 1

As rochas e os minerais são úteis para identificar as varias partes do sistema Terra. A mineralogia- ramo da Geologia que estuda a composição, a estrutura, a aparência a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais. O que é um mineral?

Por: Janaina Nonesl Ciências> Química l 29/09/2008 lAcessos: 22,258 lComentário: 9

O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre os três regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Dentre essas modalidades o estudo buscou a forma menos onerosa para a empresa analisada. Com a elevada carga tributária em nosso país e a falta de planejamento tributário algumas empresas acabam por pagar um valor elevado de impostos, pois o planejamento tributário deixou de ser uma vantagem e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.O estudo foi rea

Por: Mônica, Neiva e Taizel Ciências l 07/07/2009 lAcessos: 20,646 lComentário: 1

O uso de medicações antiinflamatórios no controle da dor é bem relatado na literatura, entretanto, sabe-se que corticosteróides podem leva a resposta negativa na osseointegração. Estudos direcionados demonstram que antiinflamatórios não esteroidais também podem levar a resposta negativa em reparações ósseas, necessitando de maiores pesquisas para confirmação de qual é a melhor medicação pós- operatória em cirurgias de implantes.

Por: helton miyoshil Ciências> Biologia l 03/06/2008 lAcessos: 19,467
Ivan Dionizio: Sociologo.

Um trabalho e pesquisa, sobre o "Pássaro João de Barro. por ser uma ave diferenciado trazendo conspiração, tanto para escritores compositores, poetas, e cantores...etc.

Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Ciências> Biologia l 09/09/2010 lAcessos: 2,401
Flavio Andrade

A década de 60 foi marcada por grandes transformações políticas, sociais e econômicas. João Goulart assumiu a presidência do Brasil, com amplos poderes, já em 1963 após o plebiscito, onde o povo exigia a volta do regime presidencialista, entretanto, o governo de João Belchior Marques Goulart (também chamado de Jango) não foi fácil, pois muitos eram os problemas que o país enfrentava ainda dos governos passados.

Por: Flavio Andradel Ciências l 11/07/2010 lAcessos: 795
Francisco Amado

Fala-se muito em Espiritismo, mas quase nada se sabe a seu respeito.

Por: Francisco Amadol Ciências l 21/04/2009 lAcessos: 1,857 lComentário: 5
Flavio Andrade

Para responder à questão necessitamos inicialmente definir cargo e função. A partir da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, temos o significado de cargo, pela ótica pública do Direito

Por: Flavio Andradel Ciências l 13/07/2010 lAcessos: 633

Durante décadas, vários trabalhos em sistemas lacustres de regiões temperadas, onde a tipologia de lagos foi aplicada e aperfeiçoada. Com o desenvolvimento da limnologia nos trópicos tem-se observado que os ambientes aquáticos dessas regiões não se enquadram bem nos padrões desenvolvidos nas regiões temperadas.

Por: LUCIANO CABRALl Ciências> Biologia l 04/06/2009 lAcessos: 4,664 lComentário: 2
Edjar Dias de Vasconcelos

Tudo que existe vem de um mesmo princípio teve sua origem numa mesma causa. A explicação convincente que encontrei até ao momento, é que o universo teve sua origem do nada, foi exatamente o nada que transformou em matéria, num primeiro momento numa única forma de matéria.

Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Ciências> Biologia l 15/10/2012 lAcessos: 77

Segundo o físico Max Born, as ondas de elétrons são ondas de probabilidades. É provável que numa onda de possibilidades (região onde é provável que o elétron se encontre) localizemos uma partícula específica, mas não é certo. Será mais provável localizarmos a posição de um elétron ou obtermos o seu momentum( sua massa multiplicada por sua velocidade) em determinadas regiões da onda, e menos em outras. Haverá toda uma região onde será possível localizarmos-lo. Quanto mais ampla essa região, mais elevado o grau de incerteza quanto a estes dois pontos. Heisenberg estudou essa questão com afinco, e constatou que a

Por: Vinicius C. da Silval Ciências l 31/07/2009 lAcessos: 841 lComentário: 2

Não basta, também, eliminar as formas imaturas (ovos e larvas) e deixar milhares de insetos adultos, que continuarão a depositar seus ovos e a se reproduzir, indefinidamente.

Por: Beatriz Antonieta Lopesl Ciências> Biologia l 01/07/2008 lAcessos: 1,461 lComentário: 2

Uma resposta ao texto de Heitor Rosa, diretor da faculdade de medicina da UFG: "Por que animais são necessários à ciência?"

Por: Janos Birol Ciências> Biologia l 27/08/2008 lAcessos: 1,075

A ordem Lepidóptera engloba borboletas e mariposas. Estes são insetos herbívaros que habitam praticamente todo planeta.

Por: Roberto Luiz B.Carvalhol Ciências> Biologia l 03/05/2011 lAcessos: 849
Categorias de Artigos
Recursos
Quantcast