A Evolução Na Visão Espirita

Publicado em: 13/05/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 6,612 |

A EVOLUÇÃO NA VISÃO ESPIRITA

Allan Kardec, em toda a sua obra, procurou demonstrar que o Espiritismo nada tem a ver com o maravilhoso e o sobrenatural, e não guarda relação com nenhum tipo de superstição. Assim, a teoria da evolução no espiritismo está intimamente atrelada à da ciência. Claro, é preciso reconhecer que, na codificação de Kardec, está atrelada ao que se sabia de ciência de SUA época, com todas as suas falhas e preconceitos (e daí advém as críticas de que Kardec era racista, e tal).

Mas, como o próprio Kardec postulou: "Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará". Assim, cabe aos espíritas a atualização da doutrina através de um contínuo estudo.

O diferencial aqui é que, no espiritismo, toda a explicação da evolução do universo, planetas e seres se processa de acordo com a ciência, mas possui sua causa em uma inteligência (ou inteligências), durante todo o processo.
A Formação da vida na Terra
Acredita-se que a vida na Terra tenha surgido há cerca de 2 bilhões de anos, e, segundo a teoria que hoje prevalece (de Oparin e Müller), o primeiro ser vivo surgiu da combinação de elementos químicos presentes na Terra primitiva.
A fim de romper as moléculas dos gases simples da atmosfera e reorganizar as partes em moléculas orgânicas, era preciso energia, abundante na Terra jovem. Existia calor e vapor d'água. Tempestades violentas eram acompanhadas de relâmpagos que forneciam energia elétrica. O Sol bombardeava a Terra com partículas de alta energia e luz ultravioleta. Essas condições foram simuladas em laboratório, e os cientistas demonstraram que assim se produzem moléculas orgânicas. Entre elas, estão alguns aminoácidos, os importantes blocos de construção das proteínas, componentes fundamentais da matéria viva.

Em seguida, na seqüência que conduziu à vida, esses compostos foram levados da atmosfera pelas chuvas e começaram a se concentrar em certas áreas do oceano. Algumas moléculas orgânicas tendem a se agarrar no oceano primitivo, esses agregados provavelmente tomaram a forma de gotas, envolvidos por fina película protetora. Denominam-se esses seres de coacervados. Essas estruturas, apesar de não serem vivas, têm propriedades osmóticas e podem se unir, formando outro coacervado mais complexo. Da evolução destes coacervados, surgem as primeiras formas de vida. Os primeiros seres vivos, segundo se acredita, eram heterótrofos (buscavam o alimento fora deles), habitante das águas, unicelular e com um único sentido: o tato.


Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier, escreve no livro "A Caminho da Luz" que todo esse processo admirável não foi obra do acaso, resultado de forças cegas, inconseqüentes, e sim, a conseqüência de um trabalho bem elaborado dos Espíritos superiores, responsáveis pelo destino de nosso planeta. Emmanuel nos informa que Jesus (ele mesmo) e sua falange de engenheiros, químicos e biólogos siderais estiveram presentes todo o tempo, acompanhando fase a fase o despertar da vida no planeta. Não podemos também desconsiderar a presença do princípio inteligente (que poderíamos chamar de "Deus") que, como "campo organizador da forma", deve ter exercido um papel preponderante no processo de gênese orgânica.
Emmanuel nos diz:
"E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas que envolveu o imenso laboratório em repouso. Daí a algum tempo, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra. Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada."

Este relato, obviamente que de forma romanceada, sugere elementos da Panspermia, teoria marginalizada pela ciencia até poucos anos e que sustenta que o "detonador" da vida na Terra foram elementos provenientes do espaço (trazidos por cometas, meteoritos e nebulosas).
Nas questões 43, 44 e 45 de "O Livro dos Espíritos" (de 1857), a Quimiossíntese e a Teoria dos Coacervados, de Alexander Oparin (de 1936), são prenunciadas pelos Espíritos, com palavras diferentes, mas com a mesma idéia.

A Evolução Orgânica

Não mais se discute hoje a realidade do processo evolutivo. A evolução das espécies é um fato inquestionável. Através de processo múltiplos e fenômenos diversos, os primeiros seres vivos, unicelulares e simples, foram os precursores de todas as formas complexas de vida. Mas qual o mecanismo dessa evolução? Duas teorias, agindo conjuntamente, sem se excluírem, tentam explicar a evolução:
Darwinismo: lançado em 1859, por Charles Darwin (No livro "A Origem das Espécies"). O Darwinismo se baseia na seleção natural, ou seja, os seres mais aptos sobrevivem, enquanto os menos aptos desaparecem.
Mutacionismo: teoria que teve em Hugo de Vries seu idealizador, baseia-se no conceito de mutação (toda alteração no patrimônio genético dos seres, que se transmite às espécies descendentes). Segundo essa teoria o aparecimento de espécies novas seria o resultado de várias mutações ocorridas nas espécies anteriores.
Como o macaco se tornou homíneo até hoje é uma incógnita. Nunca encontramos realmente o "elo perdido", a espécie biológica que represente esta transição. Já chegamos bem perto, mas ainda falta "algo". Tal vácuo dá espaço até para teorias de seres alienígenas que ficaram responsável por esta transição, com alterações in vitro e por meio de reprodução controlada inter-espécies (teoria esta não de todo maluca, se formos pesquisar nas lendas dos povos antigos, como os sumérios, índigenas e asiáticos).

Continua blog

http:adriloaz.blogspot.com

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/a-evolucao-na-visao-espirita-413138.html

    Palavras-chave do artigo:

    evolucao

    ,

    espiritismo

    ,

    biologia

    Comentar sobre o artigo

    Francisco Amado

    Acusam Allan Kardec e os espíritas de racistas e divulgam tanta besteira na web, que às vezes fico muito indignado, com estas mentes obtusas e medíocres, que usam de má fé.

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Evangelhol 17/08/2008 lAcessos: 557
    Francisco Amado

    Há muitas confusões, feitas intencionalmente ou não, entre o Espiritismo e numerosas formas de crendice popular

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Religiãol 18/09/2009 lAcessos: 199 lComentário: 1
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Nicomedes de Itapagipe. Apenas os homens sábios poderão entender tudo isso, e ficarão pasmos diante da verdadeira realidade, o que no mundo prático, não significa absolutamente nada, apesar de tudo que imaginamos reais, na prática não é, pois na lógica da natureza não existe uma única exceção, compete a sabedoria entender essa descrição fascinante e apavoradora. O homem é exatamente igual a um inseto do ponto de vista da lógica da natureza. Não tem como ser diferente.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 02/10/2012 lAcessos: 144

    Qual seria a melhor indagação para começarmos a discutir a música como uma das múltiplas inteligências? Perguntar o que é o ser humano ou quem é o ser humano? Perguntar quem somos nós ou o que somos nós? Na realidade, sempre que discutimos temas relacionados ao ser humano, pretendemos entender a nós mesmos e nossas relações com nossos semelhantes. Por isso nos indagamos: o que e quem somos nós?

    Por: NERI P. CARNEIROl Educaçãol 20/05/2008 lAcessos: 5,105
    Edjar Dias de Vasconcelos

    O Assassinato de Platão. O Assassinato de Platão. Foi uma brincadeira platônica. Com os bárbaros. Que estabeleceram a democracia. Na cidade histórica de Atenas. Diante do Supremo Tribunal. Um filósofo aristocrata. Teve que se defender. Por ser contrário as novas leis. Estabelecidas pelo povo dório. Quando pela primeira vez dividiu. O corpo em duas realidades. Material e espiritual.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Literatura> Poesial 20/04/2014 lAcessos: 22

    Baseado nas minhas experiências e observações pude comprovar que os conhecimentos comuns e as coisas materiais, por si sós, não conseguem preencher os vazios internos produzidos pelo desvio dos grandes objetivos da vida. Para atender a esse objetivo, concluí que é imprescindível a aquisição dos conhecimentos transcendentes e atuar em conformidade com eles.

    Por: Sinval Martinho Lacerdal Ciênciasl 03/03/2015

    Se são capazes de ver aquilo que parecem ser pequenas partículas, mas com tremendos atributos de massa (elevada massa/forte gravidade), acaso já vos passou pela cabeça pensar no inverso? O que estou dizendo é que, aquilo a que chamam antigravidade corresponde, de fato, à vossa busca daquilo a que chamarei uma condição "sem massa".

    Por: Eliudel Ciênciasl 15/02/2015
    Martinho

    Efeitos negativos das crenças na minha vida Analisando os efeitos negativos dos elementos das crenças produzidos na minha mente percebi que eles me desviaram do verdadeiro objetivo da vida e juntamente com os preconceitos travaram o desenvolvimento do meu sistema mental, principalmente das principais faculdades da inteligência, tais como a de pensar, de racionar e de observar.

    Por: Martinhol Ciênciasl 14/02/2015
    Martinho

    Há anos iniciei o estudo da ciência logosófica e desde o início comecei a beneficiar-me dos seus ensinamentos, principalmente com relação ao debilitamento e até mesmo a eliminação de algumas deficiências psicológicas, que juntamente com os preconceitos e as crenças que me foram inculcadas, pela religião que pratiquei, prejudicaram o desenvolvimento das faculdades da minha inteligência e afetaram o meu sistema sensível.

    Por: Martinhol Ciênciasl 03/02/2015

    Como ocorre o Entrelaçamento Quântico? Suponho que o mesmo ocorre por causa de algo que chamo de Duplicação da Partícula no espaço, que ocorre quando um partícula alcança uma velocidade tão alta, que passa a ocupar dois espaços em um intervalo de tempo muito pequeno.

    Por: Gustavol Ciênciasl 25/01/2015 lAcessos: 16
    Martinho

    Fazendo uma análise retrospectiva da minha vida, pude verificar que sempre existiu em mim um anelo de ser melhor e de ajudar aos semelhantes. Entretanto, apesar das várias tentativas feitas com os elementos de que dispunha, isto é, propiciados pela religião que pratiquei e pelos elementos da cultura vigente, não obtive resultados satisfatórios nos aspectos interno e espiritual.

    Por: Martinhol Ciênciasl 20/01/2015

    Todas as meditações, religiões e terapias são faces de uma mesma categoria, a Neuroreligação.

    Por: Argos Arruda Pintol Ciênciasl 12/01/2015 lAcessos: 14
    Martinho

    Quando me dei conta dos estragos que a crença dogmática produziu em minha vida, senti a necessidade de eliminar esse mal por meio de uma reformulação das estruturas relacionadas com as partes mental e psicológica.

    Por: Martinhol Ciênciasl 10/01/2015 lAcessos: 13
    Francisco Amado

    Eu, pois, agi com os Espíritos como o teria feito com os homens: eles foram, para mim, desde o menor até o mais elevado, meios de colher informações e não reveladores predestinados".

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismol 02/02/2015 lAcessos: 12
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014 lAcessos: 20
    Francisco Amado

    O livro de Horowitz, amparado por uma miríade de evidências, mostra que, ao contrário do que o senso comum pensa a respeito dos esquerdistas, todos os discípulos de Marx, dos mais radicais aos mais moderados, não passam de aliados dos poderosos, ao invés de pessoas que "defendem oprimidos contra opressores".

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 10/08/2014 lAcessos: 46
    Francisco Amado

    É verdade que temos um bando de psicopatas na direção do Brasil agora. MAS NÃO É DELES QUE TENHO MEDO. Eu tenho medo das massas condicionadas que me matariam num piscar de olhos se as ordens certas forem dadas. Eu tenho medo da horda de idiotas bem intencionados.

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 24/05/2014 lAcessos: 40
    Francisco Amado

    Um livrinho de pouco mais de 100 páginas onde o filosofo deísta Francisco amado debruça o pensamento sobre a metodologia de Kardec para reajustar a doutrina na realidade.

    Por: Francisco Amadol Religião & Esoterismo> Religiãol 24/04/2014 lAcessos: 32
    Francisco Amado

    Se alguém quiser suportar os direitos individuais, ele deve entender que o capitalismo é o único sistema que pode suportar e os proteger. E se alguém quiser medir o relacionamento da liberdade com os objetivos dos intelectuais de hoje, ele deve medí-lo pelo fato que o conceito de direitos individuais é evitado, distorcido, pervertido e raramente discutivo pelos chamados "conservadores".

    Por: Francisco Amadol Educação> Ensino Superiorl 16/03/2014 lAcessos: 33
    Francisco Amado

    A Revista Calibre foi criada em agosto 2007. Desde lá, com posts diários, busca desconstruir o discurso comunista da mídia esquerdista, com análises equilibradas e a defesa intransigente da propriedade privada, legitima defesa e liberdade. Em Janeiro de 2008 nasceu a FANPAG no Facebbok, como uma extensão desse projeto, reconstruindo o discurso a partir de uma visão liberal e conservadora

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 16/03/2014 lAcessos: 29
    Francisco Amado

    "Se você comprar este produto, por favor, mande esta carta para a Organização Mundial de Direitos Humanos" – leu Julie."Milhares de pessoas na China, que sofrem a perseguição do Partido Comunista, ficar-lhe-ão gratas para sempre". Entrementes, o autor – Zhang, 47 – conseguiu sair da fábrica-prisão. Como muitos outros ex-detentos, ele descreveu o universo carcerário socialista marcado por abusos estarrecedores, espancamentos

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 31/08/2013 lAcessos: 62

    Comments on this article

    0
    Sarah 22/03/2010
    Gostei bastante do artigo, creio que vá ajudar bastante em um texto que estou produsindo!
    0
    Hugo Stanley Souza 14/08/2009
    Considerei um bom artigo, bem esclarecedor e de leitura direta e simples!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast