Contabilidade Comercial

Publicado em: 07/04/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 13,698 |

                       INTRODUÇÃO

          A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões.

          Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: FRANCO (1197, p.98) "destaca que a Contabilidade Comercial é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". Para ORRÚ (1190, p.58) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".

          A Contabilidade Comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro e pode ser dividida em: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Industrial e Contabilidade de serviços, onde são analisados tópicos importantes como noções de comércio, sociedades comerciais entre outras.

          As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.         

 

                REVISÃO DE LITERATURA

 

1.    DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMERCIAL

 

          A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

          Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

          Segundo Gomes (2000, p.5):

 

Pode-se dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não-relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.

 

          O estudo da Contabilidade é importante para que se possa entender os conceitos contábeis para uma análise ampla sobre o que diz respeito a dados financeiros, planejamento e controle de uma empresa.

 

2.    PATRIMÔNIO

 

          Patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui.

 

          Para Ribeiro (1999) o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

 

          O contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis de maneira econômica. Entretanto, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro.

 

          Ainda segundo Ribeiro (1999) patrimônio é composto de elementos positivos e negativos. Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial. As obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe.

 

          Ferreira (2006) cita que o patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico: a) estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio, b) dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

 

        Por tanto se pode afirmar que existem vários sentidos para o termo "Patrimônio". Pode ser o conjunto de bens, direito e obrigações de uma Entidade; ou pode ser o conjunto de bem de ima coletividade.

                       CONCLUSÃO

 

          O estudo da Contabilidade Comercial é muito importante para o contabilista que pretende atuar no ramo da Contabilidade, pois fornece o máximo de informações possíveis no que diz respeito a uma empresa em geral onde se tem uma visão ampla de seus bens, direitos e obrigações, assim como também pode identificar os  aspectos positivos e negativos do Patrimônio.

          Conclui-se nesta pesquisa que a Contabilidade Comercial tem como objetivo principal analisar as atividades contábeis de uma empresa e as modificações ocorridas em seu Patrimônio, podendo assim tomar posicionamentos seguros em futuros investimentos e ter a responsabilidade de  tomar decisões para o sucesso da empresa.

          Este artigo não é uma obra plenamente acabada e concluída, onde o mesmo pode ser enriquecido com outros olhares e questionamentos, espera-se que o mesmo sirva como fonte de pesquisa para professores, alunos e pesquisadores que estudam ao princípios norteadores  da Contabilidade.

 

           REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FRANCO,H. Contabilidade Comercial. São Paulo: Editora Atlas, 1980.

 

MARION, Sérgio de. Contabilidade Comercial. 8° ed. São Paulo. Editora Atlas,2009.

 

RIBEIRO, O. M. Contabilidade de custos fácil. 5°.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1997.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/contabilidade-comercial-2113389.html

    Palavras-chave do artigo:

    contabilidade

    ,

    empresa

    Comentar sobre o artigo

    Altair Alves

    As funções de um contador vão muito além das citadas. É o contador que está presente no nascimento da empresa, desde o seu registro na Junta Comercial, não se atendo somente às cargas fiscais e trabalhistas, mas também aos lucros e diagnósticos financeiros. No entanto, o contador moderno tem responsabilidades bem maiores, e sua experiência é fundamental para que uma empresa atinja suas metas. Um bom profissional entende o quanto sua função é estratégica.

    Por: Altair Alvesl Negócios> Pequenas Empresasl 17/06/2014 lAcessos: 12

    A empresa familiar é no Brasil a que mais oferece emprego para população, mas também é a que mais entra em falência devido a má administração dos recursos aplicados, por isso que saber como gerir estas empresas é que irá salvar da extinção.

    Por: FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOSl Negócios> Pequenas Empresasl 15/02/2009 lAcessos: 12,408 lComentário: 1

    A contabilidade gerencial contempla informações definidas pelos usuários (internos ou externos) como necessárias para as suas tomadas de decisões, e se for bem aproveitado, pode gerar valor à empresa e seus gestores. Dentro deste contexto identifica-se a contabilidade gerencial e financeira que se diferenciam por atenderem a públicos diferenciados e por tomarem como base dados tangíveis e intangíveis.

    Por: Daiana Franciele Righil Negóciosl 16/10/2014 lAcessos: 27
    LEANDRO RODRIGUES

    É cada vez mais considerável a imprescindibilidade da contabilidade como instrumento administrativo, pois escriturar, demonstrar e analisar os fatos patrimoniais que interferem no desempenho empresarial torna-se mais importante à medida que ocorre desenvolvimento econômico. Tão logo, a única certeza vivenciada pelos os que dominam o século XXI é a mudança, assim as Empresas devem se tornar competitivas a cada instante e tomar decisões seguras e irreversíveis em questão de segundos.

    Por: LEANDRO RODRIGUESl Negócios> Gerêncial 18/11/2010 lAcessos: 855

    Em plena era digital surgiu a Nota Fiscal Eletrônica, que permite ao Fisco homologar em tempo real as operações comerciais das empresas. O objetivo deste artigo é trazer o conceito da Nota Fiscal Eletrônica, apresentar o funcionamento do projeto e os benefícios esperados com a implantação, por parte do Sistema Público de Escrituração (SPED), do novo modelo de escrituração que substitui a nota fiscal em papel por um documento eletrônico com a mesma finalidade e validade jurídica. A problemática d

    Por: JANICE APARECIDA DO NASCIMENTOl Negócios> Administraçãol 04/10/2008 lAcessos: 14,154 lComentário: 3

    O papel das Micro e Pequenas Empresas se tornam de extrema essencialidade, uma vez que tendo em vista a sua grande numerosidade no ambiente interno do pais, essas representam a maior parte da comunidade empresarial, o que de fato contribui para o bem estar econômico na medida em que essas produzem a maior parte do total dos bens e serviços consumidos no pais, e nesse cenário essas empresas fazem uso da contabilidade gerencial, pois essas necessitam de um instrumento eficaz que possibilite

    Por: cleciol Educação> Ensino Superiorl 16/11/2011 lAcessos: 2,076

    Neste artigo abordou-se a temática: A influência da Contabilidade participativa no crescimento das pequenas empresas, pois se observa que o estudo desse tema é de fundamental importância para o estudo da Contabilidade e para a formação do Contador no século XXI. A escolha de se trabalhar esse assunto surgiu da observação direta, pois os fatos analisados demonstram como as pequenas empresas podem se beneficiar e desenvolver fazendo o uso eficiente das informações contábeis.

    Por: Crisla Maria Bessa Medeirosl Negócios> Pequenas Empresasl 06/04/2010 lAcessos: 1,803
    Pablo Roberto de Assis

    Considerando que a informação é a principal ferramenta de trabalho dos gestores, entende-se que as informações financeiras são de importância fundamental.Portanto o objetivo deste artigo é demonstrar através de referencial bibliográfico e exemplificação, a importância da utilização das demonstrações contábeis, como fonte de informações indispensáveis às funções administrativas.Este estudo confirmou, portanto a importância da contabilidade, exercendo o papel de fonte mais confiável de informação.

    Por: Pablo Roberto de Assisl Negóciosl 22/06/2009 lAcessos: 26,775 lComentário: 4

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 37
    Martinho

    Com os novos elementos proporcionados pelo estudo e prática dos ensinamentos da Logosofia, estou conseguindo ampliar os conceitos, selecionar os pensamentos, desenvolver os sistemas mental e sensível e edificar uma nova vida bem melhor do que anterior. Sinval Lacerda

    Por: Martinhol Ciênciasl 23/11/2014

    Trata-se de uma nova teoria capaz de ser usado como ferramenta para estudo e resoluções de problemas pertinentes à área da probabilística e estatística no campo da matemática e suas aplicações.

    Por: Guilherme Gonçalvesl Ciênciasl 06/11/2014
    Norival Ricardo Cazarin

    Teoria leiga que aborda a questão do Big Bang, massa e energia escura, força gravitacional e a forma e modo de operação do universo.

    Por: Norival Ricardo Cazarinl Ciênciasl 24/09/2014 lAcessos: 11

    Ray Bradbury, escritor norte-americano, 1953 depois de Cristo, nos repassou essa lindeza, essa preciosidade que colocamos a disposição de quem gosta de auferir o que os grandes escritores colocam a nossa disposição. "O mundo está escuro e parece morto, feras e serpentes se escondem nas trevas… Então, tu apareces no horizonte… E a terra fica em festa. Os humanos se levantam do sono e partem para o trabalho. Ó sol, imagem do Criador, fogo inicial da Vida… Vamos colher, até o fim dos tempos,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Ciênciasl 23/09/2014 lAcessos: 12
    Martinho

    Quando fazemos da reflexão um hábito, vamos comprovando que ela tranquiliza a mente e contribui para a ampliação das ideias e do saber, ao permitir-nos analisar as questões de ângulos diferentes, o que nos proporciona uma visão mais ampla das imagens. Analisando as minhas atuações e atitudes, verifiquei que quando atuo de forma irreflexiva ou inconsciente, geralmente tomo decisões precipitadas, além de cometer falhas e imprudências.

    Por: Martinhol Ciênciasl 28/08/2014 lAcessos: 15
    Martinho

    Aos poucos, vou enriquecendo a minha consciência com a aplicação dos elementos superiores proporcionados pela Ciência Logosófica, o que tem contribuído para uma orientação melhor da minha vida e para encaminhá-la em conformidade com os seus grandes objetivos.

    Por: Martinhol Ciênciasl 16/08/2014 lAcessos: 14
    Martinho

    Com o estudo da ciência logosófica, comecei a sentir o despertar das inquietudes internas e um interesse maior pelas coisas que estão além da vida corrente, principalmente com relação a Deus, à vida, à Criação, ao mundo metafísico, ao espírito, o que tem promovido no meu interno uma necessidade de conhecer cada vez mais os pensamentos do Criador plasmados na Criação.

    Por: Martinhol Ciênciasl 01/08/2014
    Martinho

    A recordação constante dos momentos felizes da minha vida e das conquistas relacionadas ao plano transcendente tem sido para mim uma fonte perene de estímulos, o que tem contribuído para um maior entusiasmo frente à vida e para uma dedicação mais intensa ao processo de superação integral que é uma das finalidades da vida.

    Por: Martinhol Ciênciasl 17/07/2014 lAcessos: 16

    Comments on this article

    0
    Luka Tonelli 25/10/2010
    Gostaria de algum artigo sobre "Origem da Contabilidade Comercial" e "Fundamentos da Contabilidade Comercial"

    att
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast