Curiosidades sobre as piranhas

Publicado em: 08/09/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 101 |

Todos nós já ouvimos falar de piranhas, por serem perigosas, carnívoras e esfomeadas, mas será que são tudo isso de que se ouve falar?

No Brasil, os ataques de piranhas estão a aumentar em grande escala e só num mês mais de 100 pessoas que estavam na praia, foram mordidas nos pés e calcanhares, necessitando de cuidados médicos. Estes peixes carnívoros só comem carne humana se estiverem com muita fome, já que os peixes e sapos são os seus alimentos favoritos.

Apesar disso, existem histórias que as piranhas conseguem comer um ser humano ou uma vaca em poucos minutos, apesar de até hoje tal facto nunca se ter comprovado. Além do mais, as piranhas não têm por hábito dar mais que uma mordida em carne humana, causando uma ferida exposta e circular, que se não for muito profunda, poderá ser tratada apenas com água e sabão.

Existem relatos de corpos que foram comidos por piranhas, mas isto acontece quando um corpo morre por qualquer outro motivo, não sendo as piranhas as responsáveis pela sua morte.

Onde vivem as piranhas?

As piranhas são um peixe carnívoro que vivem apenas na América do Sul, na floresta da Amazónia, em água doce de rios e lagos.

piranhas-piranha-peixe-carnivoro

Donde vem o mito que as piranhas são perigosas?

Acredita-se que o mito das piranhas serem perigosas tenha começado através do relato repetido de um antigo presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, após uma visita que fez ao Brasil. Nesta visita conheceu um pescador que lhe mostrou piranhas a devorarem vacas, mas tudo isto foi uma partida deste homem, que prendeu os peixes durante vários dias numa rede, até estarem suficientemente esfomeados e soltou-os após deixar uma vaca entrar no rio.

Quando é que as piranhas atacam?

As piranhas atacam seres humanos em duas situações: quando não têm o seu alimento favorito - peixes e sapos - ou quando estão em época de reprodução, na altura da Primavera e do Verão, como forma de defesa das suas crias, altura essa que coincide com a época balnear.

Já leu o nosso artigo com várias curiosidades sobre os morcegos?

Curiosidades sobre piranhas

boca da piranha é constituída por 28 dentes, com 4 milímetros cada um, afiados e pontiagudos. As mandíbulas da piranha conseguem abrir até 3 centímetros e exercem uma pressão equivalente à de um cão bulldog!

Uma pessoa pode ser devorada em apenas 10 minutos, sendo arrancados bocados de uma só vez, já que os seus dentes não conseguem mastigar, apenas morder e arrancar pedaços de carne.

Acredita-se que existam entre 30 a 60 espécies de piranhas, tendo sido identificadas 24 delas no Brasil.

Uma piranha tem um peso de cerca de 5 quilos e a maior piranha é a piranha-preta, podendo medir até 60 centímetros de comprimento.

As piranhas conseguem detectar, através do faro, uma única gota de sangue em 200 litros de água!

A piranha é o único peixe que caça em cardume, fazendo com que um grande pedaço de carne desapareça em segundos!

 Estas e outras curiosidades em www.curiosidadesdomundo.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/curiosidades-sobre-as-piranhas-6174728.html

    Palavras-chave do artigo:

    piranha

    ,

    curiosidades sobre piranhas

    ,

    piranhas

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Conheça alguns mitos e curiosidades sobre os gatos - Os gatos têm sete vidas? Porque a curiosidade matou o gato? Os gatos gostam de festas na barriga? Saiba isto e muito mais neste artigo.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Animaisl 21/06/2013 lAcessos: 53
    Ricardo Miguel

    Conheça algumas curiosidades sobre as estrelas-do-mar. Como se reproduzem, como se alimentam, como apanham as suas presas, como são constituídas?

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Biologial 31/01/2013 lAcessos: 76
    Ricardo Miguel

    Como é que os castores constroem os seus diques? Para que serve a sua grande cauda? Quanto mede em média uma toca de castor? Estas e mais curiosidades no artigo de hoje sobre os castores.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Biologial 12/09/2012 lAcessos: 79
    Ricardo Miguel

    Porque e como acontecem os engarrafamentos? Quais as razões que levam os carros a acumular-se e a originar trânsito, muitas vezes sem qualquer razão aparente?

    Por: Ricardo Miguell Automóveis> Carrosl 10/06/2013 lAcessos: 27
    Ricardo Miguel

    Aprenda como calcular a idade dos cães, comparando com a idade dos seres humanos. Saiba ainda a idade média de algumas raças de cães e porque uns vivem mais anos que outros.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Animaisl 17/12/2013 lAcessos: 75
    Ricardo Miguel

    No artigo de hoje vamos ver e conhecer alguns dos animais do nosso dia-a-dia. Saiba um pouco mais sobre as formigas, as abelhas, as cigarras, os ácaros e muitos outros.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Biologial 16/10/2012 lAcessos: 135

    Uma histórica de ficção que ilustra o cotidiano de Brasília e da política nacional

    Por: erinaldo ferreira do carmol Literatura> Ficçãol 04/05/2011 lAcessos: 105

    Baseado nas minhas experiências e observações pude comprovar que os conhecimentos comuns e as coisas materiais, por si sós, não conseguem preencher os vazios internos produzidos pelo desvio dos grandes objetivos da vida. Para atender a esse objetivo, concluí que é imprescindível a aquisição dos conhecimentos transcendentes e atuar em conformidade com eles.

    Por: Sinval Martinho Lacerdal Ciênciasl 03/03/2015

    Se são capazes de ver aquilo que parecem ser pequenas partículas, mas com tremendos atributos de massa (elevada massa/forte gravidade), acaso já vos passou pela cabeça pensar no inverso? O que estou dizendo é que, aquilo a que chamam antigravidade corresponde, de fato, à vossa busca daquilo a que chamarei uma condição "sem massa".

    Por: Eliudel Ciênciasl 15/02/2015
    Martinho

    Efeitos negativos das crenças na minha vida Analisando os efeitos negativos dos elementos das crenças produzidos na minha mente percebi que eles me desviaram do verdadeiro objetivo da vida e juntamente com os preconceitos travaram o desenvolvimento do meu sistema mental, principalmente das principais faculdades da inteligência, tais como a de pensar, de racionar e de observar.

    Por: Martinhol Ciênciasl 14/02/2015
    Martinho

    Há anos iniciei o estudo da ciência logosófica e desde o início comecei a beneficiar-me dos seus ensinamentos, principalmente com relação ao debilitamento e até mesmo a eliminação de algumas deficiências psicológicas, que juntamente com os preconceitos e as crenças que me foram inculcadas, pela religião que pratiquei, prejudicaram o desenvolvimento das faculdades da minha inteligência e afetaram o meu sistema sensível.

    Por: Martinhol Ciênciasl 03/02/2015

    Como ocorre o Entrelaçamento Quântico? Suponho que o mesmo ocorre por causa de algo que chamo de Duplicação da Partícula no espaço, que ocorre quando um partícula alcança uma velocidade tão alta, que passa a ocupar dois espaços em um intervalo de tempo muito pequeno.

    Por: Gustavol Ciênciasl 25/01/2015 lAcessos: 16
    Martinho

    Fazendo uma análise retrospectiva da minha vida, pude verificar que sempre existiu em mim um anelo de ser melhor e de ajudar aos semelhantes. Entretanto, apesar das várias tentativas feitas com os elementos de que dispunha, isto é, propiciados pela religião que pratiquei e pelos elementos da cultura vigente, não obtive resultados satisfatórios nos aspectos interno e espiritual.

    Por: Martinhol Ciênciasl 20/01/2015

    Todas as meditações, religiões e terapias são faces de uma mesma categoria, a Neuroreligação.

    Por: Argos Arruda Pintol Ciênciasl 12/01/2015 lAcessos: 11
    Martinho

    Quando me dei conta dos estragos que a crença dogmática produziu em minha vida, senti a necessidade de eliminar esse mal por meio de uma reformulação das estruturas relacionadas com as partes mental e psicológica.

    Por: Martinhol Ciênciasl 10/01/2015 lAcessos: 13
    Ricardo Miguel

    Apesar da Internet e de muita informação, existem vários mitos e dúvidas sobre as mulheres, sobre a sexualidade e sobre o seu corpo. Descubra 10 verdades e mentiras sobre as mulheres.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Mulherl 21/04/2014 lAcessos: 69
    Ricardo Miguel

    Ninguém gosta de limpezas, muito menos quando chega a hora de limpar os seus sanitários. Neste artigo ensinamos as 5 dicas principais para limpar corretamente os seus sanitários.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardiml 09/04/2014 lAcessos: 20
    Ricardo Miguel

    Já conhece a stevia? Porque este novo açúcar não é prejudicial para a saúde? Conheça todos os benefícios e as diferenças que existem em relação ao açúcar convencional.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/04/2014 lAcessos: 71
    Ricardo Miguel

    Como surgiu a anestesia? Que tipos de anestesia existem? Para que serve e como é aplicada? Conheça a história e várias curiosidades sobre a anestesia.

    Por: Ricardo Miguell Ciências> Químical 31/03/2014 lAcessos: 50
    Ricardo Miguel

    Guia super completo com muitas dicas de como cuidar do seu bebé recem-nascido. Saiba com o alimentar, como cuidar dele, como reagir perante várias situações e muito mais.

    Por: Ricardo Miguell Lar e Família> Bebêsl 31/03/2014 lAcessos: 80
    Ricardo Miguel

    Conheça estas 8 dicas muito simples mas excelentes e bastante eficazes para perder peso e não engordar. Emagreça sem esforço e sem sofrimento, mudando pequenos hábitos do dia-a-dia.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 27/03/2014 lAcessos: 44
    Ricardo Miguel

    Sabia que com algumas dicas simples pode manter a sua casa sempre arrumada e organizada? Conheça várias dicas que vão ajudar a poupar tempo e trabalho.

    Por: Ricardo Miguell Casa & Jardim> Decoraçãol 24/03/2014 lAcessos: 56
    Ricardo Miguel

    Saiba o que é a massagem shiatsu, em que consiste, como é realizada e conheça os vários benefícios que pode trazer para a saúde.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 14/03/2014 lAcessos: 37
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast