O Ábaco e o Computador

Publicado em: 11/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 438 |

             

                                                    O Ábaco e o Computador

 . Ainda que os computadores não sejam mais do que complexos circuitos nos quais correntes elétricas fluem de acordo com instruções programadas, eles continuam como máquinas incapazes de pensar, sentir, amar, e odiar. Eles não fazem mais do que manipular cegamente dígitos binários – isto é, fileira de 1s e 0s, 1 sendo representado pela presença de um impulso elétrico e 0 por sua ausência. Em outras palavras, um computador nada mais é do que uma versão extremamente sofisticada de um antigo instrumento chamado ábaco, no qual "1s" são representados por bolas que deslizam ao longo de hastes metálicas, enquanto "0s" correspondem a vazios ao longo daquelas mesmas hastes. Em vez de componentes eletrônicos que passam ou bloqueiam correntes elétricas, dependendo de instruções programadas, os dedos de uma das mãos movem as bolas e deixam atrás locais vazios de acordo com certas regras precisas. Naturalmente, o poder computacional de um ábaco é severamente limitado pelo pequeno numero de bolas e hastes, como também pelo tempo exigido para os dedos moverem as bolas. Os supercomputadores podem fazer cálculos infinitamente mais rápidos do que um ábaco. Sua velocidade computacional fá-los possível resolver problemas matemáticos que simplesmente não podem ser manejados pela mão na escala de tempo de uma vida humana. Por exemplo, nenhuma mente poderia calcular o número pi com milhões de casas decimais do modo que um computador faz. Nenhuma pessoa poderia manipular tais imensos números com velocidade tão rápida como um raio de luz, precisão, e flexibilidade. Seja como for, um computador permanece como um ábaco gigante. Sua manipulação mecânica de 0s e 1s não pode ser comparada ao pensamento. Reivindicar que os computadores "pensam" seria equivalente dizer que as bolas do ábaco "cogitam" quando elas estão sendo movidas para efetuar uma adição.

       Em 1997, a imprensa fez um estardalhaço quando um supercomputador chamado Deep Blue derrotou o grande mestre Garry Kasparov num torneio de xadrez. Alguns jornalistas interpretaram o feito como evidência de que a supremacia da humanidade estava sendo ameaçada. Eu discordo totalmente com esta visão. O computador bateu o ser humano por causa de sua grande habilidade de rever todas os possíveis movimentos futuros consistentes com uma configuração inicial das peças de xadrez. Um jogador humano de xadrez pode antecipar somente uns poucos daqueles movimentos. Ele confia em grande parte na experiência e intuição para descartar aqueles movimentos que são provavelmente desvantajosos. O Deep  Blue, por outro lado, podia sistematicamente rever todas as possíveis combinações futuras pelo menos para os próximos dez movimentos. De fato, ele podia examinar 200 milhões de posições por segundo. Foi esta capacidade fenomenal que o possibilitou ganhar de Kasparov. Assim, o computador passou no teste de inteligência descrito por Turing. Não tivesse Kasparov conhecimento da natureza de seu oponente, talvez ele nunca poderia ter adivinhado que estava travando batalha com uma máquina. Entretanto, de modo algum significa que o Deep Blue tinha adquirido uma inteligência comparável a de um ser humano. Sua vitória sobre Kasparov foi completamente inconsciente. Na verdade, o computador não estava mais ciente que estava jogando xadrez do que um carro sabe que está a caminho para a cidade de Nova York. Ele não podia ter menos preocupação se ganhasse ou perdesse. Ele não fez nada mais do que "estupidamente" e estritamente seguir as instruções programadas em seus circuitos eletrônicos por seres humanos. A vontade de ganhar, a ansiedade, o nervosismo, a tensão, a frustração de ter feito um pobre movimento, ou o prazer de ter imaginado uma estratégia de ganho – tudo isto estava além da habilidade do Deep Blue. Talvez seja precisamente porque Kasparov experimentou todas estas emoções que ele perdeu o jogo. Mas existe um imenso abismo dos circuitos eletrônicos do Deep Blue ao cérebro de um pássaro capaz de usar as posições das estrelas para se orientar, e mesmo muito mais da inteligência e emoções de um ser humano. Como o funcionamento do cérebro humano permanece um mistério, o objetivo de fazer máquinas inteligentes continuará fora de alcance (continua).

Pensamento do dia: Morrer por uma idéia é muito bonito, mas por que não deixar a idéia morrer antes de você? (Wyndham Lewis, 1882-1957, escritor inglês).

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/o-abaco-e-o-computador-3651258.html

    Palavras-chave do artigo:

    computadores

    ,

    abaco circuitos

    ,

    deep blue

    Comentar sobre o artigo

    Baseado nas minhas experiências e observações pude comprovar que os conhecimentos comuns e as coisas materiais, por si sós, não conseguem preencher os vazios internos produzidos pelo desvio dos grandes objetivos da vida. Para atender a esse objetivo, concluí que é imprescindível a aquisição dos conhecimentos transcendentes e atuar em conformidade com eles.

    Por: Sinval Martinho Lacerdal Ciênciasl 03/03/2015

    Se são capazes de ver aquilo que parecem ser pequenas partículas, mas com tremendos atributos de massa (elevada massa/forte gravidade), acaso já vos passou pela cabeça pensar no inverso? O que estou dizendo é que, aquilo a que chamam antigravidade corresponde, de fato, à vossa busca daquilo a que chamarei uma condição "sem massa".

    Por: Eliudel Ciênciasl 15/02/2015
    Martinho

    Efeitos negativos das crenças na minha vida Analisando os efeitos negativos dos elementos das crenças produzidos na minha mente percebi que eles me desviaram do verdadeiro objetivo da vida e juntamente com os preconceitos travaram o desenvolvimento do meu sistema mental, principalmente das principais faculdades da inteligência, tais como a de pensar, de racionar e de observar.

    Por: Martinhol Ciênciasl 14/02/2015
    Martinho

    Há anos iniciei o estudo da ciência logosófica e desde o início comecei a beneficiar-me dos seus ensinamentos, principalmente com relação ao debilitamento e até mesmo a eliminação de algumas deficiências psicológicas, que juntamente com os preconceitos e as crenças que me foram inculcadas, pela religião que pratiquei, prejudicaram o desenvolvimento das faculdades da minha inteligência e afetaram o meu sistema sensível.

    Por: Martinhol Ciênciasl 03/02/2015

    Como ocorre o Entrelaçamento Quântico? Suponho que o mesmo ocorre por causa de algo que chamo de Duplicação da Partícula no espaço, que ocorre quando um partícula alcança uma velocidade tão alta, que passa a ocupar dois espaços em um intervalo de tempo muito pequeno.

    Por: Gustavol Ciênciasl 25/01/2015 lAcessos: 16
    Martinho

    Fazendo uma análise retrospectiva da minha vida, pude verificar que sempre existiu em mim um anelo de ser melhor e de ajudar aos semelhantes. Entretanto, apesar das várias tentativas feitas com os elementos de que dispunha, isto é, propiciados pela religião que pratiquei e pelos elementos da cultura vigente, não obtive resultados satisfatórios nos aspectos interno e espiritual.

    Por: Martinhol Ciênciasl 20/01/2015

    Todas as meditações, religiões e terapias são faces de uma mesma categoria, a Neuroreligação.

    Por: Argos Arruda Pintol Ciênciasl 12/01/2015 lAcessos: 14
    Martinho

    Quando me dei conta dos estragos que a crença dogmática produziu em minha vida, senti a necessidade de eliminar esse mal por meio de uma reformulação das estruturas relacionadas com as partes mental e psicológica.

    Por: Martinhol Ciênciasl 10/01/2015 lAcessos: 13
    leopoldino dos santos ferreira

    Este artigo procura mostrar as técnicas de conversão político- religioso que tem se perpetuado des os tempos antigos até a a atualidade com técnicas mais sofisticadas criadas pela mídia para provocar um colapso mental em pessoas que se dedicam a atividades lúdicas, tal como o futebol

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedadel 10/07/2014 lAcessos: 29
    leopoldino dos santos ferreira

    O resultado do julgamento dos ´mensaleiros´frustrou a maioria da sociedade brasileira ao taco do De Cano que literalmente deu de cano nas aspirações daqueles que têm sede de justiça, e que almejam uma sociedade que seja regida com mais pragmatismo pelos detentores do poder.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/09/2013 lAcessos: 36
    leopoldino dos santos ferreira

    A quase falência de apoio do governo brasileiro à pesquisa revela que o Brasil se atrasou muito em relação aos países desenvolvidos. Quase tudo o que temos em tecnologia vem de fora ´made in ´E quando alguém apresenta uma idéia nova é acoimado de ´doido´. Esta é uma resposta à pergunta da revista Galileu em cujo site não há espaço para um artigo.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Educação> Ciêncial 13/08/2013 lAcessos: 34
    leopoldino dos santos ferreira

    Toda vez que ocorre um acidente de grandes proporções as autoridades, a imprensa, e o público acorrem com grande presteza para o local do sinistro. Depois de alguns dias esquecem a tragédia. É o caso recente do incêndio que vitimou centenas de vítimas em Sta. Maria, no Rio Grande do Sul.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/02/2013 lAcessos: 17
    leopoldino dos santos ferreira

    Apresentação dos crimes que tiveram maior repercussão nos últimos anos; o processo do Mensalão que se arrasta há mais de sete anos no STF(Supremos Tribunal Federal); uma avaliação sobre o desempenho do judiciário para resolver com rapidez os processos que se acumulam em seus tribunais.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/12/2012 lAcessos: 39
    leopoldino dos santos ferreira

    É relativo a um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo. O conteúdo desse artigo se refere ao título deste artigo. Faz uma apreciação sobre a recente decisão do STF de validar a lei da Ficha Limpa somente a partir de 2012.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Notícias & Sociedade> Polítical 26/03/2011 lAcessos: 88
    leopoldino dos santos ferreira

    As mais recentes especulações sobre a origem da vida.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Ciênciasl 23/02/2011 lAcessos: 209
    leopoldino dos santos ferreira

    Aparentemente a Segunda Lei da Termodinâmica falha em algum lugar, mas isto é compensado pelo aumento da entropia em outra parte do Universo.

    Por: leopoldino dos santos ferreiral Ciênciasl 09/02/2011 lAcessos: 116
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast