Os efeitos da modernidade conservadora no Brasil

Publicado em: 11/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 785 |

A década de 60 foi marcada por grandes transformações políticas, sociais e econômicas. João Goulart assumiu a presidência do Brasil, com amplos poderes, já em 1963 após o plebiscito, onde o povo exigia a volta do regime presidencialista, entretanto, o governo de João Belchior Marques Goulart (também chamado de Jango) não foi fácil, pois muitos eram os problemas que o país enfrentava ainda dos governos passados.

O governo de Jango acabou com o golpe militar de 1964, quando o Brasil se ajustava politicamente aos EUA com o apoio dos militares. O regime militar se arrastou até o ano de 1985, quando foi eleito o primeiro presidente civil, Tancredo de Almeida Neves.

Chamou-se de modernização conservadora ao movimento que representou inicialmente o período de crescimento econômico que passou o Brasil após a revolução de 1964. Houve realmente o dito crescimento, pois iniciou-se a abertura do comércio, a entrada do capital internacional que resultou no aumento dos investimentos e a instalação de empresas multinacionais, entretanto, como o sistema político ajudava a escolha de brasileiros para altos cargos das multinacionais instaladas no país, a corrupção com lavagem de dinheiro começava a acontecer.

O autoritarismo do regime militar fez com que o país ficasse preso ao sistema implantado, muito conveniente e lucrativo para poucos, mas sem possibilidades de melhoria para a classe mais pobre.

Na realidade, o sistema da modernização conservadora ajudou a concentrar poder e dinheiro nas mãos de poucos, tanto é que, aproveitando-se da situação após um certo período empresas fantasmas começaram a aparecer e se disseminaram de tal forma que houve auditorias realizadas no período de meados de 70 a meados dos anos 80 nessas empresas que ajudaram a fechar boa parte desses empreendimentos.

O Brasil, ao invés de haver o crescimento esperado e duradouro, logo entraria num processo de complicações econômicas, em face disso, entendo que, a chamada modernização conservadora, foi um conjunto de medidas paliativas e convenientes a um grupo pequeno e de certa maneira instaurou uma "falsa" modernidade no país, que acarretou posteriormente em muitos prejuízos, não modificando em nada a desigualdade social existente.

Para demonstrar historicamente a continuidade dos acontecimentos, ainda na década de 70 o país sofre com a chamada Revolução Verde, que representou acontecimentos que demonstravam ajudar no desenvolvimento agrícola, onde agrônomos e outros pesquisadores de países industrializados desenvolveriam um conjunto de técnicas (pacotes agroquímicos e sementes modificadas) para  aumentar gigantemente  a produtividade agrícola e resolver o problema da fome nos países em desenvolvimento, porém, ocorreu justamente discrepâncias e o efeito não foi tão positivo como esperado. Logo, além de não resolver o problema da fome, houve aumento da concentração fundiária e a dependência de sementes modificadas conturbou as ações dos pequenos proprietários agrícolas.

Para se ter idéia, após a  introdução destas técnicas em países subdesenvolvidos ocasionou  um crescente nível na produção agrícola de países que não eram industrializados. Só para citar, exemplos de países como a Índia e o Brasil se beneficiaram com a produção em larga escala, mas se por um lado o Brasil desenvolvia agrícola e economicamente, por outro, se prejudicava tanto ambiental como culturalmente, uma vez que as várias técnicas agrícolas que ajudavam na produção de alimentos em níveis mais altos, não representava uma resposta positiva por parte dos pequenos proprietários agrícolas que não conseguiam manter as técnicas de forma eficaz.

Assim, a ideia, de certa forma, era de desenvolvimento de poucos e de atraso para muitos, colaborando para a desigualdade no campo e o aumento da degradação do ambiente. Pode-se dizer assim, um caso de modenização conservadora que não ajudou por muito tempo.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/ciencias-artigos/os-efeitos-da-modernidade-conservadora-no-brasil-2812232.html

    Palavras-chave do artigo:

    crescimento

    ,

    decada

    ,

    desigualdade

    Comentar sobre o artigo

    Antonio Cunha

    O presente trabalho tem como objetivo, rever as referências teóricas sobre o tema “emancipação” associadas à análise das políticas públicas educacionais adotadas pelo Governo Brasileiro, focando Curitiba-Pr, considerando a desigualdade e a diferença social da clientela das escolas públicas estaduais e federais, diante das demandas sociais e de mercado de trabalho, numa perspectiva de emancipação e esforços públicos.

    Por: Antonio Cunhal Educaçãol 10/08/2009 lAcessos: 4,816
    Janaina Silveira

    O presente artigo constitui-se um estudo acerca das relações paradoxais que existem entre escola e educação popular no Brasil na década de 1970. Ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica onde foi investigada a literatura pedagógica no campo educacional para que essa fosse capaz de subsidiar a elaboração de um panorama histórico da educação popular nos anos 1970. Assim apresentam-se as concepções de escola de Louis Althusser e Antonio Gramsci e analisa-se a concepção e as características da educ

    Por: Janaina Silveiral Educaçãol 09/03/2011 lAcessos: 1,162
    Sônia Regina Silva Silveira

    O presente artigo pretende demonstrar que o homem, desde os primórdios de sua existência, vem se organizando em sociedades para produzir seu desenvolvimento e melhorar suas condições de vida, relegando muitas vezes as condições da natureza que o abriga e da qual ele sobrevive. Concebe-se o centro do universo e a natureza como sendo algo externo a ele mesmo. Neste processo, torna a natureza um objeto passível de manipulação e conquista, legitimando uma prática de domínio.

    Por: Sônia Regina Silva Silveiral Direitol 01/12/2009 lAcessos: 777
    Flavio Nakad

    Um breve relato sobre as políticas de inclusão social na região de Foz do Iguaçu PR

    Por: Flavio Nakadl Educação> Ensino Superiorl 20/09/2012 lAcessos: 104

    Lágrimas são emoções materializadas que romperam bandeiras do corpo físico. Em realidade, representam os excessos de energia que necessitamos extravasar. Nem sempre são as mesmas fontes que determinam as lágrimas, pois variadas são as nascentes geradoras que as expelem através dos olhos. Em épocas de política o Brasil se transforma, e denotamos como são grandes os aparatos, que os candidatos fazem para chamar a atenção do eleitor. Festival de publicidades, bandeirolas são tremuladas pelo vento d

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatural 24/09/2014

    O artigo pretende discutir a reestruturação do Sistema Capitalista pós- quebra dos acordos de Bretton Woods, suas relações com a reforma neoliberal iniciada nos anos 1980 e implementada no Brasil a partir da década de 1990. Aborda as reações da sociedade civil, pelo efetivo atendimento de demandas universais listadas na Constituição de 1988 no Brasil, e pela regulamentação legal de novos anseios sociais.

    Por: João Carlos Peixel Notícias & Sociedade> Polítical 02/08/2011 lAcessos: 729
    Sergio Sebold

    O presente trabalho faz uma retrospectiva dos grandes encontros internacionais sobre a problemática do meio ambiente; estabelece algumas reflexões sobre o compromisso ético das nações na busca de uma solução que possa conseguir um desenvolvimento sustentável de longo prazo; e conclui com abandono da atual lógica de poder através da competitividade, pela lógica da solidariedade como o único parâmetro de sobrevivência.

    Por: Sergio Seboldl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 21/05/2011 lAcessos: 738

    O artigo retoma o debate neoliberal, acolhido, na década dos anos 1990 no Brasil, interrompida pela crise econômico/financeira mundial do ano 2008. A defesa do nacional desenvolvimentismo; Projeto de desenvolvimento econômico assentado no trinômio: industrialização substitutiva de importações; intervencionismo estatal e nacionalismo, é retomado sob um prisma distorcido em relação aos ideários de Celso Furtado.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 26/11/2013 lAcessos: 185

    : O artigo analisará a situação da sociedade brasileira no que se refere às desigualdades de raça . A abordagem foca as políticas afirmativas situadas no campo educacional, em seu nível superior de ensino, e em uma avaliação acerca do mercado de trabalho, buscando encontrar relações de tendências de crescimento da entrada de negros na universidade e suas consequências para a composição do mercado de trabalho e acesso a renda.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 16/11/2013 lAcessos: 58
    Norival Ricardo Cazarin

    Teoria leiga que aborda a questão do Big Bang, massa e energia escura, força gravitacional e a forma e modo de operação do universo.

    Por: Norival Ricardo Cazarinl Ciênciasl 24/09/2014

    Ray Bradbury, escritor norte-americano, 1953 depois de Cristo, nos repassou essa lindeza, essa preciosidade que colocamos a disposição de quem gosta de auferir o que os grandes escritores colocam a nossa disposição. "O mundo está escuro e parece morto, feras e serpentes se escondem nas trevas… Então, tu apareces no horizonte… E a terra fica em festa. Os humanos se levantam do sono e partem para o trabalho. Ó sol, imagem do Criador, fogo inicial da Vida… Vamos colher, até o fim dos tempos,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Ciênciasl 23/09/2014
    Martinho

    Quando fazemos da reflexão um hábito, vamos comprovando que ela tranquiliza a mente e contribui para a ampliação das ideias e do saber, ao permitir-nos analisar as questões de ângulos diferentes, o que nos proporciona uma visão mais ampla das imagens. Analisando as minhas atuações e atitudes, verifiquei que quando atuo de forma irreflexiva ou inconsciente, geralmente tomo decisões precipitadas, além de cometer falhas e imprudências.

    Por: Martinhol Ciênciasl 28/08/2014
    Martinho

    Aos poucos, vou enriquecendo a minha consciência com a aplicação dos elementos superiores proporcionados pela Ciência Logosófica, o que tem contribuído para uma orientação melhor da minha vida e para encaminhá-la em conformidade com os seus grandes objetivos.

    Por: Martinhol Ciênciasl 16/08/2014
    Martinho

    Com o estudo da ciência logosófica, comecei a sentir o despertar das inquietudes internas e um interesse maior pelas coisas que estão além da vida corrente, principalmente com relação a Deus, à vida, à Criação, ao mundo metafísico, ao espírito, o que tem promovido no meu interno uma necessidade de conhecer cada vez mais os pensamentos do Criador plasmados na Criação.

    Por: Martinhol Ciênciasl 01/08/2014
    Martinho

    A recordação constante dos momentos felizes da minha vida e das conquistas relacionadas ao plano transcendente tem sido para mim uma fonte perene de estímulos, o que tem contribuído para um maior entusiasmo frente à vida e para uma dedicação mais intensa ao processo de superação integral que é uma das finalidades da vida.

    Por: Martinhol Ciênciasl 17/07/2014 lAcessos: 12
    Martinho

    Com os elementos proporcionados pela Ciência Logosófica pude concluir que os conceitos devem ser dinâmicos, susceptíveis de evolução, como ocorre com tudo que existe na Criação, inclusive com o gênero humano que deve realizar o processo de evolução consciente, que lhe permite encaminhar a sua vida em conformidade com a sua finalidade máxima..

    Por: Martinhol Ciênciasl 02/07/2014

    Confira como plantar arvores ajudam a neutralizar suas emissões de carbono e ajude a melhorar sua pegada de cabono através do plantio ostensivo de arvores.

    Por: Tiago Flores Diasl Ciênciasl 18/06/2014
    Flavio Andrade

    Para se compreender como as empresas virtuais se desenvolvem e aproveitam a vantagem competitiva com a ajuda da Aprendizagem Organizacional (AO) inicia-se pelos conceitos cognitivo de aprendizagem e depois cultural desta última para um estudo mais objetivo e voltado para o âmbito das organizações.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Negócios Onlinel 04/10/2013 lAcessos: 49
    Flavio Andrade

    Em setembro de 2013 o setor de serviços empregou 64.290 pessoas a mais com carteira assinada do que demitiu, enquanto que o setor de comércio ficou com a segunda posição ao apresentar um saldo líquido de empregos de 50.070 vagas.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 04/10/2013 lAcessos: 52
    Flavio Andrade

    As empresas que não mudam tendem ao fracasso. Não basta apenas mudar, deve-se mudar para a sustentabilidade. Isso se justifica nas palavras de Andrade (2010) ao explicar que as empresas estão mudando de um cenário local para um cenário global: "Observamos empresas do Brasil cada vez mais avançando e conquistando espaço para se unirem e se tornarem mais fortes, mais globais. A questão é: e as pequenas empresas ficarão ainda menores e sem expressividade no mercado?"

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 04/10/2013 lAcessos: 54
    Flavio Andrade

    As empresas em geral sejam pequenas, médias ou grandes para realizar seus objetivos, metas e às vezes estratégias se apoiam em um forte planejamento seja em nível macro, isto é, formatado para o ramo de negócio em que atuam, seja em nível micro, para determinada área da administração; pode ser na área de marketing, produção, qualidade, bem como na área de pessoas.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 17/08/2013 lAcessos: 78
    Flavio Andrade

    A maioria de nós da área de Administração já ouvimos falar de ERP. Eu explico melhor: ERP é chamado literalmente Planejamento de Recursos da Empresa ou em inglês Enterprise Resource Planning. Toda empresa necessita de planejamento, independente do ramo de atividade, porte ou finalidade para atingir o sucesso. Então, com a globalização de informações cada vez mais rápidas tornou-se indispensável que os gestores pudessem manter um sistema de informação mais eficaz.

    Por: Flavio Andradel Tecnologia> Tecnologiasl 12/06/2011 lAcessos: 272
    Flavio Andrade

    É realmente incrível como jovens empreendedores no tempo do nosso século XXI se destacaram por suas ideias geniais que até hoje lhes rendem bilhões. Vamos citar o exemplo dos fundadores do Google: Larry Page, Sergey Brin e não tiramos o mérito de Eric Schmidt, diretor executivo da empresa, que também é co-responsável pelo capital acumulado pela organização.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Gestãol 24/05/2011 lAcessos: 152
    Flavio Andrade

    Mudar é preciso, isso "quase" todo mundo já sabe, ou melhor, tem consciência disso! Mas será que as organizações se deram conta disso realmente? Ou melhor, dizendo, quem dá as ordens sabe que precisa mudar? E os colaboradores, clientes internos também já se questionaram sobre o assunto e tomaram uma atitude?

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 08/03/2011 lAcessos: 173
    Flavio Andrade

    Para se entender bem o assunto, demonstro nesse artigo que, os indivíduos portadores das ditas habilidades superiores como o precoce, o superdotado, o prodígio, o talentoso, o gênio e os idiots svants (sábios idiotas) são gradações de um mesmo fenômeno, mas com terminologias diferentes e há muito tempo estudadas por uma gama de profissionais: neurocientistas, psicopedagogos, psicólogos, professores e outros.

    Por: Flavio Andradel Educação> Educação Onlinel 06/03/2011 lAcessos: 2,214
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast