Resenha do filme:Shakespeare Apaixonado

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 4,066 |

O filme Conta a história de dois amantes que vivem em mundos socialmente distintos:Ela filha de uma família nobre tendo por isso seu destino a casar-se não por amor,mas por dinheiro para perpetuar o padrão de nobreza da família.Ele é um ator e produtor teatral sem muitos atrativos no tocante à questão financeira.Vidas aparentemente diferentes que unem-se em prol de um ideal:A arte de viver pela arte! É neste contexto que há o impulso para o desenrolar de poesia,comédia e romance.

Família,dever e destino não representam um rio demasiadamente forte para separar os amantes. e pelas obras do mestre Shakespeare.Seu ideal de amor é  igual àqueles representados nas peças de teatro:Profundo Perpétuo!I

 Shakespeare sonha em transportar para o teatro a vivência de uma paixão avassaladora até que encontra em Milady,a sua fonte inspiradora.Ao analisarmos esse contexto,percebemos o desafio do ser humano em superar seus limites.

Em uma cena do filme, Shekespeare é desafiado pela rainha de que não seria capaz de provar a existência de um grande amor,logo, ele concentra todas as suas forças na busca pela sua produção e representação teatral.A própria ideologia da época favoreceu o amadurecimento da construção da peça teatral,uma vez que por pregar o não questionamento e apenas a aceitação do modelo patriarcal uniões eram comercializadas como uma mercadoria.

Naquele tempo, o  papel feminino era restrito e não cogitava-se a possibilidade de uma mulher atuar em qualquer setor da sociedade,inclusive no teatro.As suas limitadas funções eram: ser filha,senhora e procriadora.

O desafio feito pela rainha e o sentimento apaixonado  por Milady impulsiona a criação literária de Shakespeare.Ele consegue dar ênfase a criação de sua obra-prima transferindo para o seu trabalho toda a paixão nutrida por Milady Von Beleza .Através da peça, cria um mundo ideal de poesia viva.O teatro é a possibilidade de viver o real e o imaginário,através de comparações simples num diálogo informal.

A compatibilidade pela arte cênica proporciona aos dois verdadeiros êxtases na produção dos textos que nascem por simples palavras e compõem-se em pequenos gestos .

Com brilhante habilidade artística Shakespeare ficou conhecido pelos de sua época como um "Poeta sem palavras ".Ele era capaz de fazê-las serem sentidas sem precisar verbalizá-las",através da arte teatral.

 Portanto,podemos dizer que tal qual os mistérios de uma mulher,o poder enigmático do universo,a arte literária é infinita como as estrelas do céu ou os grãos de areia do deserto  Shakespeare Apaixonado nos mostra o prazer literário como o resultado da fusão:Do desafiar,do sentir,do viver  em cada entrelinha os mais diversos textos.É ir além das aparências,buscando conhecer a essência de sua capacidade criadora e relacioná-las com o contexto no qual está inserido.

Shakespeare Apaixonado é uma obra de arte pela arte,brindada pela própria arte.

 

 

 

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 9 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cinema-e-tv-artigos/resenha-do-filmeshakespeare-apaixonado-4981509.html

    Palavras-chave do artigo:

    filme

    ,

    criacao

    ,

    arte

    Comentar sobre o artigo

    simiana ribeiro leal

    Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir como a Arte tem contribuído de forma relevante para o processo de ensino e da aprendizagem dos alunos da educação básica, e de como através da educação estética se pode construir interfaces, com outras áreas do conhecimento. Pode-se afirmar que através da quebra do conceito que Arte está isolada de outros saberes tradicionais, e que trabalhar a Arte de forma articulada com outras disciplinas, viabiliza um novo modelo de aprendizagem menos

    Por: simiana ribeiro leall Educação> Ensino Superiorl 15/11/2011 lAcessos: 604

    Porque o mais novo filme de Hollywood ou a nova novela das nove não é necessariamente Arte e os perigos do excesso de entretenimento.

    Por: Leonardo Laurindol Arte& Entretenimentol 17/02/2014 lAcessos: 25

    Desde os primórdios o homem demonstra sua necessidade de se expressar e para isso molda no mundo uma nova criação. Como um demiurgo, o homem visita o mundo dos possíveis e dele trás novas formas e conceitos que transcendem a natureza, transfigurando o mundo em tudo o que faz. Uma das mais elevadas manifestações humanas é a Arte que, por sua natureza alcança o infinito, e enquanto existe não deixa de impressionar. A Arte passa então a estar sob outra emanação humana: o Poder.

    Por: Cláudio Antônio Arantes Pompeul Arte& Entretenimento> Artel 30/06/2013 lAcessos: 41

    Este artigo apresenta uma fundamentação teórica analítica para a compreensão dos elementos que norteiam os processos cognitivos de aprendizado. Explorando os conceitos destes processos, e relacionando-os aos dados encontrados na análise dos filmes Escola do Rock (2003), foram gerados alguns princípios que conduzem para a atividade pedagógico-musical.

    Por: Pamela de Bortoli Machadol Educação> Ensino Superiorl 21/07/2012 lAcessos: 181

    O filme trata do modo de ensinar crianças dislexas e especiais, trata também da forma tradicional e da forma lúdica utilizadas nas escolas, trata o modo de como se e vista uma criança especial e como ela fica após diagnosticada e tratada corretamente.

    Por: angélica soares franciscol Educação> Educação Infantill 22/03/2012 lAcessos: 11,330
    Teresa C. Martins de Carvalho

    análise dos meios de comunicação e funções de comunicação. ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO. MECANISMOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA. CONSTRUÇÃO CINEMATOGRÁFICA.

    Por: Teresa C. Martins de Carvalhol Educação> Ensino Superiorl 03/07/2013 lAcessos: 93
    Meio News RJ

    Cidade das Artes inicia sua programação, com Deborah Colker, Marco Nanini e Elza Soares. A partir desta quinta-feira (16/05), o carioca terá mais uma opção de lazer e cultura: a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, inicia sua extensa programação de dança, teatro, música, artes visuais e literatura. Neste primeiro dia, o público terá a oportunidade de assistir ao mais novo espetáculo da Cia. de Dança Deborah Colker, um monólogo com o ator Marco Nanini e show da cantora Elza Soares. Tudo isso em

    Por: Meio News RJl Arte& Entretenimento> Artel 16/05/2013 lAcessos: 30
    Cupom Now

    Maio pode ser considerado o mês das artes! Fique por dentro e veja algumas da principais obras do mundo da pintura:

    Por: Cupom Nowl Arte& Entretenimento> Artel 09/05/2012 lAcessos: 53

    O Tribeca Grand Hotel está oferecendo seus serviços a todos os aspirantes a cineastas com seu pacote "Director's Cut", para que todos os interessados no Tribeca Film Festival possam usufruir ao máximo de sua visita. O festival acontece de 20 de abril a 1 de maio e, sendo assim, garanta as vantagens oferecidas pelo inovador pacote de hospedagem do Tribeca Grand.

    Por: prkwl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 15/04/2011 lAcessos: 35
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Dois filmes com temáticas semelhantes mostram que na vida nada acontece por acaso.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 30/07/2014

    A Vila está localizada na região Toscana em Catiglioncello, onde viveram atores e diretores de cinema de época do cinema Italiano: desde Marcello Mastroianni até Vittorio Gassman Aqui foram gravados filmes como Il Sorpasso de Dino Risi o Pellegrini d'Amore com uma joven Sofia Loren

    Por: Josy Escalonal Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 30/06/2014 lAcessos: 14
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 11
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    A vida nos oferece coisas magníficas como o amor, mas será que nascemos só para isso ? Essa é uma questão raramente tratada em livros e filmes; aborda-se o tema com superficialidade, insinuando que a vida é uma só, absurdamente ilógica e incoerente

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 17/06/2014
    Eduardo Kacic

    O Terror A FACE DO MAL (HAUNT) por incrível que pareça peca pelo excesso de simplicidade. Minha vontade é de dar uma nota até maior que este 6.5, mas infelizmente a falta de ambição do filme me impede de fazê-lo. A FACE DO MAL caminha em uma linha tênue entre os clichês do gênero e alguns momentos de esperteza em sua trama, que ganha pontos com alguns bons sustos e uma história geral bem amarrada.

    Por: Eduardo Kacicl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 05/06/2014
    Eduardo Kacic

    Este interessante drama me surpreendeu pela maneira sensível e realista com que aborda um tema difícil, nada menos do que os efeitos de um ataque nuclear.

    Por: Eduardo Kacicl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 04/06/2014 lAcessos: 22
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Qual a nossa tarefa neste maravilhoso planeta que agora apresenta mostras de estresse e dificuldades para se autorregenerar diante de tantas ações destrutivas praticadas pelos humanos?

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 03/06/2014 lAcessos: 18
    Eduardo Kacic

    Sempre fui fã incondicional de Kevin Costner. Mesmo sabendo que seu ego inflado acabou com sua carreira de superstar no início dos anos 90, acho Costner um dos atores mais carismáticos do cinema, além de ter uma presença incrivelmente marcante em cena, mesmo com seus 59 anos de idade. Talvez por isso eu esteja sendo um pouco generoso na nota deste 3 DIAS PARA MATAR (3 DAYS TO KILL), uma mistura não muito equilibrada de ação com comédia, mas que acaba divertindo mesmo assim.

    Por: Eduardo Kacicl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 01/06/2014 lAcessos: 12
    ( clarafênix)

    Este artigo apresenta algumas propostas para o desempenho do aluno em fase de recuperação,período que representa uma entrave para mestres,pais e principalmente alunos envolvidos neste processo. A recuperação é um momento tenso,pois, o tempo reduzido e a ânsia pelas férias causam frustrações. Énecessário apoio da família da escola e também ter autodisciplina para obter êxito nas provas e galgar a tão almejada aprovação.

    Por: ( clarafênix)l Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 04/12/2011 lAcessos: 120
    ( clarafênix)

    Este artigo tem por objetivo dividir a experiência vivenciada com classes de alfabetização na Educação Infantil e demonstrar que a falta de experiência não representa um entrave na vida do professor,mas, uma oportunidade para o crescimento profissional.Através deste artigo espera-se que as novas colegas que adentram o universo infantil o percebam como um leque de desafios,oportunidades e realizações, o que só é possível através da troca de experiências em sala de aula

    Por: ( clarafênix)l Educação> Educação Infantill 27/11/2011 lAcessos: 141
    ( clarafênix)

    Este artigo tem por objetivo demonstrar que as perdas,quedas e obstáculos que encontramos em nossas vidas não devem ser vistas como bloqueio para a caminhada,mas um exercício da capacidade do pensar e do agir,onde a determinação em superá-los estimular a formação de um caráter mais sólido.Vencer o medo de prosseguir constituí-se o êxito de toda uma caminhada.Recomeçar será sempre um convite a superação.

    Por: ( clarafênix)l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 09/11/2011 lAcessos: 76
    ( clarafênix)

    Este artigo tem por objetivo aprsentar a arte como um instrumento de libertação das potencialidades humanas,uma vez que ao lançar mão do exercício das habilidades,descoberta e utilização de novos materiais e técnicas o artista realiza um trabalho de análise e projeção do BELO na estética a que se propõem,assim sendo independente do período histórico o conceito de belo se faz presente embora possa divergir em cada geração ,mas a proposta da arte é libertar o espírito criativo do homem.

    Por: ( clarafênix)l Arte& Entretenimento> Artel 08/11/2011 lAcessos: 60
    ( clarafênix)

    Este artigo tem por objetivo enfatizar a necessidade de encontrarmos nas dificuldades um momento de apredizagem e aperfeiçoamento de nossas potencialidades.Enfoca-se aqui situções do cotidiano nas quais o indivíduo exposto ao estresse da competitividade ,aliado a falta de ética de alguns faz com que este não perceba pequenos detalhes que podem favorecer o seu crescimento pessoal,profissional e espiritual.O mais importante enfim é perserverar sempre para que o alvo seja atingido.

    Por: ( clarafênix)l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/11/2011 lAcessos: 159
    ( clarafênix)

    Este artigo destina-se a explanar sobre as crianças que moram nas ruas no município de Conceição do Araguaia enfocando-se um olhar psicológico sobre esta questão e de que maneira a Psicologia pode vim a contribuir para a compreensão deste problema social

    Por: ( clarafênix)l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 22/08/2011 lAcessos: 124
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast