Resenha do filme:Shakespeare Apaixonado

03/07/2011 • Por • 4,846 Acessos

O filme Conta a história de dois amantes que vivem em mundos socialmente distintos:Ela filha de uma família nobre tendo por isso seu destino a casar-se não por amor,mas por dinheiro para perpetuar o padrão de nobreza da família.Ele é um ator e produtor teatral sem muitos atrativos no tocante à questão financeira.Vidas aparentemente diferentes que unem-se em prol de um ideal:A arte de viver pela arte! É neste contexto que há o impulso para o desenrolar de poesia,comédia e romance.

Família,dever e destino não representam um rio demasiadamente forte para separar os amantes. e pelas obras do mestre Shakespeare.Seu ideal de amor é  igual àqueles representados nas peças de teatro:Profundo Perpétuo!I

 Shakespeare sonha em transportar para o teatro a vivência de uma paixão avassaladora até que encontra em Milady,a sua fonte inspiradora.Ao analisarmos esse contexto,percebemos o desafio do ser humano em superar seus limites.

Em uma cena do filme, Shekespeare é desafiado pela rainha de que não seria capaz de provar a existência de um grande amor,logo, ele concentra todas as suas forças na busca pela sua produção e representação teatral.A própria ideologia da época favoreceu o amadurecimento da construção da peça teatral,uma vez que por pregar o não questionamento e apenas a aceitação do modelo patriarcal uniões eram comercializadas como uma mercadoria.

Naquele tempo, o  papel feminino era restrito e não cogitava-se a possibilidade de uma mulher atuar em qualquer setor da sociedade,inclusive no teatro.As suas limitadas funções eram: ser filha,senhora e procriadora.

O desafio feito pela rainha e o sentimento apaixonado  por Milady impulsiona a criação literária de Shakespeare.Ele consegue dar ênfase a criação de sua obra-prima transferindo para o seu trabalho toda a paixão nutrida por Milady Von Beleza .Através da peça, cria um mundo ideal de poesia viva.O teatro é a possibilidade de viver o real e o imaginário,através de comparações simples num diálogo informal.

A compatibilidade pela arte cênica proporciona aos dois verdadeiros êxtases na produção dos textos que nascem por simples palavras e compõem-se em pequenos gestos .

Com brilhante habilidade artística Shakespeare ficou conhecido pelos de sua época como um "Poeta sem palavras ".Ele era capaz de fazê-las serem sentidas sem precisar verbalizá-las",através da arte teatral.

 Portanto,podemos dizer que tal qual os mistérios de uma mulher,o poder enigmático do universo,a arte literária é infinita como as estrelas do céu ou os grãos de areia do deserto  Shakespeare Apaixonado nos mostra o prazer literário como o resultado da fusão:Do desafiar,do sentir,do viver  em cada entrelinha os mais diversos textos.É ir além das aparências,buscando conhecer a essência de sua capacidade criadora e relacioná-las com o contexto no qual está inserido.

Shakespeare Apaixonado é uma obra de arte pela arte,brindada pela própria arte.

 

 

 

 

Perfil do Autor

( clarafênix)

Pedagoga. Acadêmica de  Letras ( UEPA) Professora de Filosofia,História da Arte e Literatura Brasileira ( Ensino Fundamental e Médio).