Cuidados com a pele no verão

11/03/2011 • Por • 338 Acessos

No verão os cuidados com a pele devem ser redobrados, afinal, a exposição ao sol inadequada é responsável pelo aparecimento de manchas pelo corpo, envelhecimento da pele, além de queimaduras que futuramente podem causar o aparecimento de tumores.

O melhor amigo da pele sempre será o filtro solar. Segundo a dermatologista Cristiane Braga, o ideal é usar Fator de Proteção Solar (FPS) 15 em pele negra, FPS 30 a 50 em pele morena e acima de 80 em peles muito claras, além de evitar tomar banho de sol entre 10h e 16h, horário em que os raios solares possuem forte incidência de raios UVB, prejudiciais à saúde.

Além de usar protetor solar, é importante manter a pele hidratada. Também é aconselhado fazer esfoliações, de preferência antes de o verão chegar, para que sejam retiradas todas as células mortas do rosto e do corpo, propiciando um bronzeamento uniforme.

Existem receitas caseiras de esfoliantes baratas e fáceis de fazer. Uma boa dica é misturar açúcar e mel e massagear o rosto suavemente para não agredir a pele. Em seguida, lavar normalmente e passar um hidratante compatível ao seu tipo de pele.

Para favorecer o bronzeamento da pele, capriche no consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce), licopeno (tomate, melancia e goiaba), zinco (abacate, abacaxi, ameixa, figo e framboesa) e vitamina C (frutas cítricas, pimentão e couve).

Veja aqui dicas e cuidados para um bronzeado saudável e duradouro:

- Uma semana antes de se expor ao sol, faça uma esfoliação na pele para remover as células mortas e garantir um bronzeado uniforme.

- Depilação também deve ser feita uma semana antes da exposição, para evitar manchar sua pele.

- Um mês antes capriche no consumo de betacaroteno que auxilia na obtenção do bronzeado. Quando transformado em vitamina A no organismo, auxilia na formação de melanina, pigmento que além de proteger a pele dos raios ultravioletas, intensifica o bronzeado. Principais fontes de Betacaroteno: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce.

- Use filtro solar com fator de proteção solar (FPS) mínimo de 20 ou maior. Quanto maior a proteção, mais devagar sua pele ficará envelhecida com o tempo! Aplique uma quantidade generosa 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 horas.

- Evite se expor ao sol nos horários mais quentes do dia. Entre 10h00 e 16h00 os raios solares possuem forte incidência de raios UVB, o grande responsável pelo surgimento do câncer de pele.

- Lembre-se que o bronzeamento ocorre de forma gradativa. Após um dia de sol, a pele pode levar até 72horas para liberar a melanina, pigmento que escurece e protege a pele.

- Proteja o rosto sempre. Além do filtro solar, bonés e viseiras são bem-vindos. Cerca de 70% dos cânceres de pele ocorrem na face. Lábios e orelhas também devem ser protegidos.

- Dias nublados também exigem proteção. Em dias nublados, até 70% da radiação atravessa as nuvens e chega a Terra.

- Hidrate-se! Depois da exposição ao sol, hidrate a pele com loções hidratantes e beba bastante líquido.

Fonte:http://bbel.uol.com.br/beleza-e-moda/

Perfil do Autor

Elias Rochet

Elias é webmaster e blogueiro nas horas vagas. Quer conhecer as ofertas no mais novo agregador de compra coletiva do Brasil? Acesse http://www.cupomdescontao.com.br para descobrir descontos de até 90% em bronzeamento artificial em 45 cidades!