A banalização da vida

Publicado em: 25/08/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 2,039 |

Atualmente, questões envolvendo a política e, principalmente, a violência cada vez mais crescente, vêm sendo abordadas em diversos âmbitos que apontam para o destino sem rumo em que o país se encontra.

Recentemente dois casos foram expostos a mídia, causando indignação. Em um deles uma mãe americana admitiu ter sufocado os próprios filhos e como se não bastasse, o xerife responsável alegou que ela deve ter assassinado às crianças porque era desempregada e vivia sob a pressão de sua mãe, que dizia que a mesma não sabia tomar conta dos filhos. 

Outro exemplo é o do funcionário do metrô que matou um homem, porque ele havia esbarrado em seu carro.

Situações como dinheiro, drogas, rompimento de relações, ou até mesmo simples atitudes como uma discussão vêm causando crimes muitas vezes brutais e freqüentes. As pessoas não estão valorizando a vida do ser humano, e estão recorrendo à uma medida sem volta, tirar a vida de alguém.

Diante destes acontecimentos se pergunta o que há de errado e de quem é a culpa. Infelizmente não se tem uma resposta satisfatória, talvez falte educação, bom senso, amor e Deus no coração, ou então, talvez a administração do País esteja sendo feita de forma errônea, afinal, o Brasil envergonha a todos diante de tamanha impunidade e das freqüentes falhas na Justiça.

Não que um motivo justifique o ato de matar, mas crimes que acontecem sem se quer uma explicação tem de serem vistos de forma espantosa nos dias de hoje.

Segundo especialistas, existe uma tendência a este tipo de comportamento perante o crime, por conta da pressão psicológica que as pessoas têm, como o desemprego, a vida nos grandes centros e o fato de mortes serem comum a todo o momento. Há até, inclusive, aceitação da forte incidência de pessoas que são mortas por esquartejamento, o que antigamente era algo inusitado, e hoje se tornou constante nos noticiários.

Portanto, a violência pode ser normal aos nossos olhos, mas pelo contrário, pois o fato de aceitarmos que matar e roubar são coisas naturais gera uma atitude anormal, porque não são os crimes que estão sendo banalizados, é a vida, e ter plena consciência do problema já é um grande passo para provocar mudanças que nos façam chegar á um futuro melhor.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/a-banalizacao-da-vida-3126498.html

    Palavras-chave do artigo:

    violencia

    ,

    brasil

    ,

    politica

    Comentar sobre o artigo

    : O artigo analisará a situação da sociedade brasileira no que se refere às desigualdades de raça . A abordagem foca as políticas afirmativas situadas no campo educacional, em seu nível superior de ensino, e em uma avaliação acerca do mercado de trabalho, buscando encontrar relações de tendências de crescimento da entrada de negros na universidade e suas consequências para a composição do mercado de trabalho e acesso a renda.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 16/11/2013 lAcessos: 68
    Jose Silveira de Oliveira

    Vivemos bons momentos, nosso presidente é visto na Europa como o Cara, Estadista do ano e o maior comunicador brasileiro do momento. Bem amigos, como diz Galvão Bueno; fico feliz, pelo momento de exaltação do nosso presidente, no exterior,o cara é bom é só pintar uma crise mundial, logo se compromete ajudar Como vimos a meses atrás, quando houve a crise mundial,

    Por: Jose Silveira de Oliveiral Religião & Esoterismo> Religiãol 09/12/2010 lAcessos: 51

    Contextualização daAssistência Social desde o período em que se exercia a caridade e filantropia até chegar-se a garantia de direito, após a Constituição Federal de 1988.

    Por: alinel Educação> Ensino Superiorl 25/06/2012 lAcessos: 3,111
    Priscila Gatto

    O país atualmente vem passando por vários transtornos, tanto na política brasileira, como à cerca de outras questões públicas, como ondas de violência e brutalidade, enchentes e outras catástrofes.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedade> Polítical 27/05/2010 lAcessos: 49

    Aqui temos uma polícia repressora e despreparada, os brasileiros permitiram que a violência policial se institucionalizasse no país, de modo que não sabemos se ter medo da polícia ou dos próprios bandidos. Talvez aqui seja a única nação onde elegemos esportistas, bailarinos, apresentadores de TV, cantores, atores e ate mesmo um palhaço para ocuparem cargos políticos, e não importa se sabem ler e escrever, isso é apenas um detalhe, quem se importa? Afinal, é BRASIL! articulandoo.blogspot.com

    Por: Tiago Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 24/07/2014 lAcessos: 33
    Roni Marcio Fais

    Para se fazer um diagnóstico sobre aspectos relacionados a violência no ambiente escolar, principalmente na escola pública, onde se concentra o maior número de ocorrências, é preciso uma reflexão sobre temas que compreendem mudanças sociais, filosofias educacionais e políticas que decretam leis, mas não garantem a sustentabilidade dessas leis.

    Por: Roni Marcio Faisl Educação> Ciêncial 14/06/2011 lAcessos: 130

    O estudo objetivou analisar os tipos de violência praticados contra a criança e o adolescente, e identificar as políticas de atendimento a essas vítimas, para tanto se utilizou a metodologia da pesquisa bibliográfica com pesquisas realizadas em bibliotecas virtuais de diversas universidades conceituadas. De modo geral a pesquisa demonstrou que em 80% dos casos de violência intrafamiliar os principais agressores são as mães e ou pais e violência ocorreu predominantemente na residência da vítima.

    Por: Ceres Ribeiro de Moraesl Educaçãol 11/11/2012 lAcessos: 919

    O artigo intitulado "Violência Contra o Idoso no Âmbito Familiar" é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Teve como objetivo geral: Analisar o modo pelo qual o idoso vem sendo tratado nos últimos anos no âmbito familiar, e identificar as políticas públicas direcionadas à população idosa, fazendo assim, uma trajetória da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais com a criação do Estatuto do Idoso.

    Por: krysl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/09/2012 lAcessos: 1,233
    Hellen Bessa de Oliveira

    A sociedade do século XXI se depara com o aumento acentuado da população idosa, este fato facilita algumas consequências emergidas a partir do despreparo profissional de várias instituições de regime de internação. Por isso, a contextualização da velhice, nos proporciona um olhar sobre as condições sociais, físicas e psicológicas deste estado biológico. Os aspectos discutidos visualizam proporções de casos de violências ocorridas em instituições de regime de internação da pessoa idosa.

    Por: Hellen Bessa de Oliveiral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/05/2013 lAcessos: 77

    O artigo faz uma breve abordagem da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, passeando pelos tipos e motivos de tal prática, consequências para as vitimas e legislação que pune os agressores e resguarda os direitos dos agredidos, uma vez que, segundo a ONU, o Brasil é o 1º em Exploração sexual infanto-juvenil da America Latina.

    Por: ingryd ribeirol Direito> Doutrinal 21/12/2014 lAcessos: 12
    Angélica Silva

    Para a maioria das pessoas, "ser produtivo" significa terminar um projeto da faculdade, entregar o relatório para o chefe, ir à academia ou fazer uma faxina geral na casa. Na verdade, uma grande parte de ser "produtivo" é dizer aos outros o quão produtivo você é.

    Por: Angélica Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/01/2015

    Entenda todo o processo de autorização do concurso público do INSS. Essa autorização tem sido objeto de muita polêmica, por isso resolvemos esclarecer tudo sobre ela.

    Por: Guilhermel Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/01/2015

    Em 1915 uma seca devastadora castigou sem piedade o brasileiro inclusive o povo nordestino, os mais velhos contam que naquele ano foi uma época de muito sofrimento

    Por: Erandirl Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/01/2015

    "É necessário que eu diminua e o Cristo cresça." (João Batista - João, 3:30). Eis algumas respostas à indagação proposta: Antídoto de muitos males, formadora de novos hábitos, indicadora eficaz do encontro consigo mesmo. Ressarcimento perante a consciência, fornalha renovadora das densas energias de culpa

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/01/2015

    Mais que em outros tempos, o orbe tem desenganado e tornado mais difícil à vida hominal. Numa sociedade egoísta, desumana e competitiva por excelência, massificante e indiferente, tornamo-nos quase sempre embrutecidos, pessimistas e passamos a achar natural o egoísmo, o egocentrismo e o "cada um para si" e Deus para todos, como se a responsabilidade, a altivez e a ética não fossem atribuições de cada um. O homem tem seus atributos, suas ações benéficas ou maléficas, independente ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/01/2015

    Por um caminho estreito sem proteção e com muitos pedregulhos, ansiávamos por uma diretriz, por uma matriz, por um azimute que nos posicionássemos mais tranquilos, e fora de perigo. Estávamos sem lenço e sem documento num lugar esquisito, tenebroso, assombroso que nos fazia arrepiar quando algo começava a piar. Folhas secas ao sabor do vento se misturavam a folhagem do local, os pirilampos com sua luz genial davam um tom especial ao local.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/01/2015

    Somos botões viçosos de espinheiros fortuitos não nascemos com destino gratuito, precisamos regar adubar e melhorar, nosso jardim, nosso coração, enfim de rosas, papoulas e jasmins. Precisamos nos livrar do egoísmo e conter a intolerância, pois somos normais, além de hominais somos normais, mas a nossa imperfeição pode nos levar a caminhos tortuosos em verdadeiros desalinhos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/01/2015

    Podemos dizer que o amor é o combustível das almas. Estamos sempre em busca do alimento espiritual condizivel com a nossa formação, origem, geração e constituição. Na medida em que o tempo passa, apesar dos apetrechos legais colocados a disposição do hominal, ele não tem crescido o esperado em termos de comportamento. Se ainda não sabemos ou não aprendemos a amar é porque não nos desenvolvemos o bastante para alcançarmos o objetivo

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/01/2015
    Priscila Gatto

    O Stand-Up Comedy incendiou o Viaduto do Chá nos dias 16 e 17 de abril, levando milhares de pessoas ao delírio. Foram 24 horas de apresentações que tiravam risos e gargalhadas da população que passava pelo local.

    Por: Priscila Gattol Arte& Entretenimentol 05/07/2011 lAcessos: 45
    Priscila Gatto

    No próximo 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Jornalismo, profissão existente, que perdura há séculos. Em homenagem a esta data tão importante, frisamos sempre a busca com o compromisso e com a informação, visa-se o jornalismo feito de maneira séria e coerente, buscando sempre informar e ajudar a população para futuras evoluções.

    Por: Priscila Gattol Carreiral 28/01/2011 lAcessos: 224
    Priscila Gatto

    Atualmente uma grande polêmica tomou conta de todos os cantos do País: o reajuste do salário mínimo nacional.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedadel 24/01/2011 lAcessos: 43
    Priscila Gatto

    Em meio a tantas polêmicas, como a crescente violência, a preparação do País para uma nova administração, conflitos externos, entre outros problemas, o Brasil recebeu uma, talvez boa, notícia.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/12/2010 lAcessos: 46
    Priscila Gatto

    Com o fim de 2010, nos vem na memória tudo o que cada um de nós passou até chegarmos aqui, acontecimentos e fatos que ocorreram durante este período, marcando não só nossas vidas, mas a de todos os seres humanos do planeta.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedadel 10/12/2010 lAcessos: 71
    Priscila Gatto

    Em meio às festas de fim de ano, os corações se enchem de compaixão, amor, fraternidade entre outros sentimentos e emoções que as mesmas proporcionam a nós seres humanos.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedadel 10/12/2010 lAcessos: 43
    Priscila Gatto

    Com a aproximação das festas de fim de ano, muitos contribuintes utilizam desta data para quitar dívidas, ou pelo contrário, fazer ainda mais.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/12/2010 lAcessos: 25
    Priscila Gatto

    Passada a grande fase das eleições, a confirmação do PT por pelo menos mais quatro anos no comando do país e com a volta dos trabalhos estressantes e intermináveis no Congresso, é chegada a hora de deputados e senadores travarem uma luta em favor do aumento de seus próprios salários sem esquecer, é claro, de pensar no reajuste dos vencimentos da presidente eleita Dilma Roussef.

    Por: Priscila Gattol Notícias & Sociedade> Polítical 10/12/2010 lAcessos: 62

    Comments on this article

    0
    maria domenika 28/08/2010
    eu queria faser uma lei que dissia``que matar aguem vai morre na cadeia´´ porque eu ñ aguento mais tanta violecia nesse mundo eu so tenho 10anos de idade e ja sei o que i violecia
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast