A Constituição De 1934

Publicado em: 24/06/2008 |Comentário: 31 | Acessos: 88,515 |

A Constituição de 1934

A Constituição de 1934 confirmou o nome de Getúlio Vargas para Presidente da República Federativa do Brasil. Visando a melhoria das condições de vida da grande parte dos brasileiros, a Constituição de 1934 criou leis sobre educação, trabalho, saúde e cultura. Fez uma ampliação no direito de cidadania dos brasileiros, possibilitando grande fatia da população, que até então era marginalizado do processo político do Brasil, participar desse processo. A Constituição de 34 na realidade trouxe, portanto, uma perspectiva de mudanças na vida de grande parte dos brasileiros. O que outubro de 1930 representou para o Brasil? Nessa data, terminou a República oligárquica, a Primeira República, que os revolucionários de 30 logo chamaram de República Velha. É bom frisar que antes da Constituição nem tudo era um mar de rosas.
Getúlio Vargas, em uniforme militar, foi levado ao Catete e lá começou o governo Vargas, enquanto o presidente deposto, Washington Luís, ia para o exílio. Iniciou-se um período de muitas transformações na história brasileira. A mudança foi determinada pelo quadro econômico e financeiro mundial, com a grande crise de 1929 e que em alguns casos se prolongou até a Segunda Guerra Mundial. Muitas das decisões do governo Getúlio têm a ver com a crise mundial e suas restrições. As exportações de café caíram, pois havia excesso de produção e queda de consumo; ao mesmo tempo, o Brasil não podia importar mercadorias como no passado, porque não dispunha de recursos em dólares ou em libras inglesas.
A própria figura de Getúlio Vargas como personagem político mudou a partir de 1930. Antes, ele era um político gaúcho formado nos quadros da oligarquia do Rio Grande do Sul, com uma carreira tradicional. Quando assumiu o poder, se transformou num personagem centralizador e ao mesmo tempo modernizador do país, com fortes traços autoritários. Á época do Governo Constitucional de Getúlio Vargas, foi um período de efervescência política, uma época de intensas divergências e intensos debates e manifestações populares. Os beneficiados pela nova Constituição, queriam influir nos novos rumos do país. Além do mais, por outro lado surgiam novas resistências, a tais mudanças. Dois novos partidos políticos opostos foram criados: a Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Libertadora Nacional (ALN).
Em oposição à Aliança Integralista , surgiu a Aliança Libertadora Nacional, um partido de esquerda que condenavam os prestígios da elite brasileira e lutava pelos interesses do povo. Este partido era de direita. O de esquerda tinha em seu rol (latifundiários, grandes comerciantes, empresários, na classe média, no clero e nas Forças Armadas). ALN tinha uma força e essa força era o partido comunista com apoio de Luis Carlos Prestes, um dos tenentes que na década de vinte havia liderado revoltas tenentistas conta à velha República. A propriedade privada não era aceita, defendiam a reforma agrária, eram contrário a empresas multinacionais no Brasil. Defendiam a nacionalização das empresas do país. Houve uma profunda alteração na vida política brasileira a que chamamos de “sistema político”. Antes de 1930, o país era controlado por um sistema oligárquico, no qual mandavam apenas uns poucos – as elites políticas, especialmente as dos grandes Estados. Com a centralização política efetivada por Getúlio Vargas, as oligarquias estaduais perderam muito de seu peso. E Carlos Prestes criou um movimento armado que ficou conhecido como Intentona Comunista, que foi esmagada pelas tropas do governo em 1935, fortalecendo o governo de Getúlio. Em 1937 era época de eleição, mas Getúlio falsificou o plano, como o mesmo tivesse sido feito pelos comunistas, para o assassinato de líderes políticos de influência para estancar os movimentos grevistas.
Convenceu os militares que o país estava ameaçado e as Forças Armadas lhe deram todo apoio. Fecharam o Congresso Nacional e em 10 de novembro deu o golpe de estado. Fato totalmente contrário a Constituição que havia sido aprovada. Foi à terceira era Vargas que se chamou de “Estado Novo”. Destitui a Constituição de 1934 e criou uma nova em 1937. Getúlio era um verdadeiro ditador. O Estado Novo só viria se findar com a cúpula militar, que até então apoiara o ditador, não aceitou o rumo dado pelo movimento queremista e depôs o presidente, com a participação de grupos da elite civil. Vargas conservava intacto seu prestígio junto à população e a determinados setores, como a maioria dos industriais. Assim, os que o depuseram não pretenderam colocá-lo fora do jogo político, mas sim tirá-lo do poder central, sem cortar todas suas asas. Getúlio foi deposto em outubro de 1945 e substituído provisoriamente pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro José Linhares (cearense). Seguiram-se as eleições gerais, em dezembro daquele ano.


ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE- CEL PM/RR.-MEMBRO DA OUVIRCE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 332 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/a-constituicao-de-1934-460471.html

    Palavras-chave do artigo:

    constituicao governo historia

    Comentar sobre o artigo

    Profª Bia Senday

    Os períodos da educação brasileira, desde o jesuítico até a atualidade., de forma resumida e direta.

    Por: Profª Bia Sendayl Educaçãol 25/08/2014 lAcessos: 75

    Estudar as Constituições Brasileiras é analisar a evolução histórica do país, além da evolução do Direito em nosso ordenamento. A partir dela podemos notar as várias mudanças na estrutura do Brasil, como a economia, política e sociedade, desde a independência até os dias atuais. Dessa forma então, veremos quais as peculiaridades e aspectos de cada uma das sete constituições brasileiras. E quanto ao famoso Preâmbulo da Carta de 1988, quais suas características? Qual sua força normativa?

    Por: Iury Jim Barbosa Lobol Direitol 28/07/2014 lAcessos: 75

    Com o término do período de ditadura militar, José Sarney, sucessor de Tancredo Neves, encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda à Constituição de 1969, que resultou na EC n.º 26, de 27 de novembro de 1985. Tal emenda convocou a supracitada Assembléia Nacional Constituinte, composta pelos próprios deputados federais e senadores da época, ao mesmo tempo, congressistas e constituintes - muitos deles vítimas dos abusos e arbitrariedades cometidos durante o regime militar ditatorial. A mencionada Constituinte, instalada no dia 1º de fevereiro de 1987, veio a concluir seus trabalhos tão-somente em 05 de outubro de 1988, com a promulgação, sob a proteção divina, da atual Carta Republicana. “Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, bradou Ulysses Guimarães, símbolo das “Diretas”.

    Por: Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filhol Direitol 18/11/2008 lAcessos: 7,763
    André Reis

    Este trabalho traz um estudo da matéria educação em todas as Constituições brasileiras considerando o cenário social, econômico e político de cada período. A finalidade deste artigo é proporcionar um entendimento de como o assunto se desenvolveu até culminar na atual Constituição - cuja temática educacional é tratada como direito fundamental e incluída no rol de direitos sociais.

    Por: André Reisl Direito> Doutrinal 18/01/2011 lAcessos: 1,460
    Wilian Junior

    O presente texto que insere-se no campo da reflexão sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem por finalidade analisar e discutir quatro aspectos básicos para a compreensão da disciplina na EJA: a)- Ensino de História como objeto de pesquisa; b) - Aspectos históricos da EJA; c) - O papel do professor; d) - O ensino de História na EJA.

    Por: Wilian Juniorl Educação> Ensino Superiorl 21/01/2011 lAcessos: 1,930

    Análise dos principais momentos que levaram à consolidação de uma legislação internacional pela proteção dos Direitos Humanos, destacando os dilemas vivenciados em cada etapa desse processo e chamando a atenção para os méritos e debilidades evidenciados pela distância histórica. Há ainda um esforço por se compreender os efeitos dessa trajetória histórica sob o caso particular do Brasil, sobretudo a partir de uma ótica constitucionalista.

    Por: Pedro Lara de Arrudal Direitol 04/04/2010 lAcessos: 560

    Para Norberto Bobbio, a existência de um direito, seja em sentido forte ou fraco, implica sempre a existência de um sistema normativo, onde por "existência" deve entender-se tanto o mero fator exterior de um direito histórico ou vigente quanto o reconhecimento de um conjunto de normas como guia da própria ação. A figura do direito tem como correlato a figura da obrigação.

    Por: SEBASTIÃO FERNANDES SARDINHAl Educação> Ensino Superiorl 04/05/2009 lAcessos: 2,056 lComentário: 2
    José VIRGÍLIO Dias de Sousa

    Versa sobre o direito do voto, os caminhos percorridos para alcançar o direito de votar, o voto censitário, capacitário, feminio, do analfabeto, do menor, discorre sobre o direito eleitoral, enfim, a evolução do direito de votar no Brasil e visão mundial.a importância do voto.

    Por: José VIRGÍLIO Dias de Sousal Direito> Doutrinal 02/01/2010 lAcessos: 10,913 lComentário: 6

    A realidade da historia do Brasil foi feita por meio da exploração e da elitização política e social

    Por: chardesl Literatura> Crônicasl 14/03/2011 lAcessos: 203

    JESUS já é UM com DEUS; portanto, um Deus. E você que nem sabe quem é, tem a ousadia de negar o Seu MESTRE E GUIA?

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 29/03/2015

    A falta de água forçava as pessoas a tomar urina reciclada. Essa era uma parte impressionante do livro "Não verás país nenhum", de Ignácio de Loyola Brandão, que li na adolescência. Hoje sei que o conceito não é tão esotérico e já se tornou realidade em alguns locais do planeta. Recentemente, Bill Gates tomou água proveniente de esgoto reciclado para mostrar que isso é seguro

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 23/03/2015

    O passado 15 de março foi um marco na historia brasileira. Independente de concordarmos com as revindicações, ou não, uma coisa é certa: entrou para a história. Mas uma pergunta fica no ar: "E agora?" Quais serão os efeitos das manifestações no Brasil? Vai afetar a economia?

    Por: Bruno Souzal Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/03/2015 lAcessos: 13

    O Dia Internacional da Mulher, decretado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1975 como sendo o dia 8 de março, convida anualmente a sociedade a pensar sobre a igualdade de gêneros, que ainda está longe de ser alcançada no mundo, mas que a cada ano sobe um degrau, mesmo que pequeno, na luta pelos direitos sociais e políticos das mulheres.

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Em 500 anos de história a nação não desenvolveu forte querer na direção do progresso real, e agora precisa reconhecer os próprios erros, sanear, ir para frente, mas está parada no meio do atoleiro, tacando lama para o alto

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/03/2015
    Lucilene Antunes

    10 indícios que você usa o facebook como apoio psicológico em diversas situações

    Por: Lucilene Antunesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/03/2015
    Marcelo Castilho

    Já faz um tempo em que eu venho fazendo uma auto-reflexão sobre pensamentos e atitudes.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/03/2015

    O que significa ser idoso hoje? Esta é uma questão sobre a qual muitas pessoas começam ter que refletir, ou porque são idosos, ou porque são profissionais de diversas áreas da saúde ou humanas que estão tendo que se capacitar para poder lidar com esta população que cresce aceleradamente em nosso país. Segundo estudiosos, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos em 2025. Estamos preparados para isto?

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/02/2015

    A mediunidade está muito difundida nos dias atuais. Muitas pessoas de outras religiões procuram as Casas Espíritas, no intuito de encontrar uma paz interior e através dessa paz, conquistar a sua reforma íntima. Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos espíritos é, por esse fato, médium. A palavra médium tem a sinonímia de intermediário entre o mundo material e espiritual. Essa faculdade é inerente ao homem, não é exclusividade de nenhuma religião.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 24/03/2015

    O Brasil vem passando por momentos difíceis e apenas algumas investigações foram feitas e com poucas prisões, no entanto os brasileiros almejam descobrir onde estão navegando os peixes grandes, que engolem toda a riqueza brasileira em forma de corrupção. Promessas prometidas em campanhas política são apenas promessas, pois não saem do papel e, em número considerável se transformam em pesadelos assustadores.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 24/03/2015

    Um homem se baseia sempre na experiência do outro para chegar as suas conclusões. O homem jamais chegará a um denominador comum, visto que as inter-relações humanas são grandiosas. O homem ensina a outro homem e esse deixa o seu legado para ser analisado a posteriori. Assim se faz a história da humanidade. Como o homem ainda é um ser imperfeito suas opiniões sobre a complexidade dos mundos e a Divindade não passam de meras especulações.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/03/2015

    As religiões servem até hoje como um caminho para os mais elevados valores pessoais, e também como uma das formas mais complexas de poder e de preconceito, incluindo-se fé, ambição, poder e Deus. Todas as religiões têm suas crenças no mundo espiritual, mas não deixam de almejar o poder e construir seu reino na Terra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 22/03/2015

    Conservar a razão no afeto é uma ação que enleva o espírito humano, e pode beneficiá-lo com ações divinas e enobrecedoras, mesmo sendo imperfeito, o ser hominal está à procura da perfeição, enfrentando todas as pedras de tropeços que encontra pela frente. Quantas são dolorosas estas pedras e sua malignidade nos levam a pensamentos destrutivos e inaceitáveis.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 21/03/2015

    A vampiragem é uma palavra desconhecida nos dicionários, no entanto, ela é uma técnica que acompanhada a história dos homens. Desde os tempos mais primórdios a Vampiragem vem sendo usada e a aperfeiçoada pelos maiores pegadores. Aos olhos de um leigo a Vampiragem pode ser simplificada como um mero beijo no pescoço. Mas simplificações como essa só estimulam a regressão cultural da humanidade

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/03/2015

    A luz do amor e da verdade está dentro de nossos corações. O calor do amor e os sentimentos amorosos geram a felicidade, o equilíbrio da justiça não pode titubear trazendo reles senões. A ação da liberdade é frutífera, libertadora sem nenhuma maldade... O homem desde o começo do mundo almeja a paz e não ilusões. A paz está dentro de nós mesmos, e nosso coração será isento de vaidade.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 16/03/2015

    A situação é tão tensa que alguns parlamentares já chegaram às vias de fato. Uma vergonha com certeza. O ministro Aloísio Mercadante é o alvo dos peemedebistas, aliás, com as investigações do Ministério Público e da Polícia Federal tem político que não dorme mais à noite, pois sente pesadelos demais.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 13/03/2015

    Comments on this article

    2
    Antonio Paiva Rodrigues 08/11/2011
    Obrigado estimada amiga. Você é inteligente e sabe o que quer. Fica com Deus. Abraços fraternos
    2
    ingrid 05/11/2011
    gostei muito do seu texto,me ajudou a tirar nota boa. continue asim vc é inteligente
    2
    geovanna 09/08/2011
    gostei muito me ajudou tirar not boa em meu trabalho
    4
    eduardo 03/08/2011
    gostei muito do texto ele me ajudo muito e me fez ganhar uma boa nota.
    2
    ANTONIO PAIVA RODRIGUES 19/05/2011
    OBRIGADO POR TODOS OS COMENTÁRIOS. AGRADEÇO DE CORAÇÃO. FIQUEM COM DEUS. ABRAÇOS
    2
    Iago campos 17/05/2011
    gostei muito do seu texto faça mais vc é muito inteligente.
    2
    Antonio Paiva Rodrigues 01/03/2011
    A MATÉRIA DO SR. ANTONIO PAIVA RODRIGUES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE 1934 ESTÁ MUITO BOA. [email protected]
    2
    Antonio Paiva Rodrigues 17/01/2011
    OS COMENTÁRIOS ESTÃO DISPONÍVEIS. ABRAÇOS PPAIVA
    2
    larissa 03/10/2010
    esse site me ajudou muito nos meus trabalhos d escola sou grata a quem crio adicionei aos meus favoritos.
    muito obrigada
    0
    Taii 09/09/2010
    Muito bom esse site, me ajudou muito!
    Beijos
    2
    kamiila 21/06/2010
    esse saite me ajudou muito com o meu trabalho de escola ...
    to muito agradecida...
    6
    Camila 08/06/2010
    Oi, seu texto me ajudou bastante em uma tese que estou fazendo, mas gostaria de saber se você pode me ajudar não só referente a Constituição de 1934, mas de todas referente a quem ganhou o direito de voto nelas, por exemplo: na de 1891 acaba com o voto censitário, ou seja, todos os homens ganham o direito de votar, independente de sua renda.. e quanto as demais? você poderia me falar sobre elas? obrigada desde já..
    4
    Janaina Daiane Schüssler 23/04/2010
    bahhh!!!
    Interessante...tive d fazer um trabalho d escola e m ajudou bastante!!!
    e por coesidência tirei a melhor nota!só com a pesquisa nesse site!
    vlw...!
    Bjussss
    5
    Jaqueline Cezar 23/04/2010
    Bah estava fazendo um trabalho e o site me ajudou muito
    3
    CELIO FROTA 03/03/2010
    GOSTEI DA MATÉRIA. PARABÉNS.
    1
    Nayane 28/10/2009
    Que Jesus te abençoe e te encha com o Espirito Santo dEle! :)
    3
    paula angelica 23/09/2009
    nao ficou muito bom mais da pro gasto ...............
    3
    jessyka 10/08/2009
    adorei esse slide faça mais
    5
    Camila 17/06/2009
    JESUS te ama muito, ele tem uma nova história para fazer na sua vida entregue seu coraçao a ele. E tu descansara nos braços Dele.
    3
    Ricardo 17/06/2009
    Um ótimo artigo , gostei muito de sua explicação ;

    parabens
    3
    Luana e izabel-C.e.l.o.s. 26/05/2009
    Adoramos o seu texto vai nos ajudar muito no nosso trabalho,obrigado
    2
    gilca de castro 16/04/2009
    vai me ajudar muito no meu trabalho, obrigada
    2
    Hugo Alves 02/04/2009
    Parabéns.me ajudou muito esse seu documentario vlw mesmo continui assim...
    2
    renata 09/03/2009
    gostei do documentario ok ....foi muito bom falar sobre a constituição de 1
    1934...
    3
    sandrinha 13/02/2009
    Achei o contexto muito bem distribuido,sucinto e de fácil interpretação. Sem maiores delongas conseguiu retratar os acontecimentos de uma época turbulenta em que vivia nosso país. Parabéns. Me ajudou muito!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast