Ano Novo, Vida Nova! Por onde começar?

16/01/2012 • Por • 4,603 Acessos

Começa um novo ano, e com ele, surge a vontade de mudar, de fazer algo de diferente e único. De diversificar os nossos interesses e organizar as nossas prioridades. De viver mais intensamente a vida e de ter mais tempo para o que realmente nos alegra. Neste artigo, propomos algumas sugestões para começar o ano de forma mais inspirada e esperemos que, mais feliz!

Há alguns dias atrás falámos sobre como começar o ano de 2012 em grande, com algumas dicas para fazer um bom plano anual e de como ganhar energias e forças para o fim das férias e o começo de mais um ano. Desta vez trazemos mais um artigo para definir as prioridades da sua vida e dar-lhe uma lufada de ar fresco!

Listar prioridades

Listar as Prioridades

Há quem defenda que o melhor a fazer quando se inicia um novo ano é listar as nossas prioridades. Quando escrevemos atribuímos uma maior importância às coisas, é como optarmos por escrever uma carta de amor em vez de dizermos o que sentimos cara a cara. Passamos a dispor de algo para orientar as nossas acções, para nos relembrar o que prometemos a nós próprios. Seja iniciar-se num novo desporto, renovar a sua casa, investir na sua vida profissional, ou ter mais tempo para a família e amigos…o importante é esforçarmo-nos para que se tornem realidade.

Renove o seu guarda-roupa

Uma das maravilhas no início do novo ano é o começo dos saldos. Aproveite esta altura para tirar do roupeiro aquelas roupas que já não usa e ocupam espaço, ou aquelas que lhe ofereceram e nunca usou. Mais vale ter menos roupa e quando olhar para o armário encontrar apenas peças que gosta, do que ter o armário cheio e não gostar de nada. Por outro lado, algumas roupas que já não gostamos podem apenas precisar de uma pequena "reciclagem", pelo que se tiver jeito para a costura é o ideal. Às vezes, basta o apertar de umas calças na parte inferior, a aplicação de rendas ou croquet numa camisola, para fazer a diferença e sentirmos que estamos a vestir algo de novo! Até porque, com a crise, temos de aprender a reinventar o que temos à nossa disposição.

Se optar por comprar algumas peças nos saldos, invista em roupa que lhe faz falta e que não sai de moda, como um casaco de bom corte, camisas, calças de ganga e de fato e vestidos que saiba que irá necessitar para determinada festa neste ano.

Quanto à roupa que já não usa, experimente trocar aquela camisola que a sua amiga gostava por algo que ela já não queira e que seja do seu agrado. Pode ainda dar as suas roupas usadas para instituições de solidariedade social, ou proceder à sua venda em lojas de roupa em segunda-mão e ainda receber algum dinheiro.

Ano Novo, Projectos Novos

Ano Novo, Novos Projectos

Mesmo que gostemos do nosso actual trabalho, às vezes parece que falta alguma coisa. Seja uma maior motivação da nossa parte, o gosto de experimentar algo de novo, ou a vontade de frequentar um curso de "reciclagem", onde podemos aperfeiçoar as nossas capacidades e conhecer pessoas do nosso meio profissional, o início do ano é a altura ideal para ponderar as nossas decisões.

Hoje em dia, pensar em abandonar uma profissão ou um emprego fixo é mais difícil do que há alguns anos atrás e exige extrema ponderação. No entanto, mesmo que não lhe seja possível nesta altura, abrir a sua loja de bijutaria ou estrear-se no seu negócio de culinária, poderá utilizar a internet a seu favor e vender alguns artigos online, ou criar um blogue onde, como se fosse um part-time, expressa as suas opiniões e aproxima-se do meio onde no futuro, quem sabe, poderá trabalhar.

Importante para a nossa motivação profissional e pessoal é termos um passatempo que nos preencha. Se já há algum tempo pensa em tirar um curso de astrologia, fotografia, culinária, escrita criativa, decoração ou outro (que a oferta é quase ilimitada) este é o ano de concretizar. No final de contas, acabamos sempre por arranjar tempo para o que mais gostamos de fazer.

Renove a sua casa

Renove a sua casa

Que tal começar o novo ano com a escolha de uma nova cor para a sala? Ou para o escritório? Mesmo que esta não seja a melhor altura para gastar dinheiro com móveis novos ou com novas peças decorativas, existem formas económicas de contornar a situação. A pintura de uma divisão, apesar de exigir disponibilidade e tempo, é uma solução. Na maioria das vezes basta a pintura de uma parede para que a sala pareça renovada. A cor que escolher também deve reflectir o seu estado de espírito para o novo ano. O azul a calma, o verde a natureza, o vermelho a paixão e o amor, o amarelo a alegria e o preto o glamour.

Mudar a disposição dos móveis também pode ser uma boa solução para nos sentirmos numa sala renovada. E será que necessita de todos os objectos que tem expostos? Muitas vezes o que mais apreciamos nas decorações presentes em sites e revistas da especialidade é a simplicidade, mas temos normalmente uma grande dificuldade em optar por alguns objectos em detrimento de outros. Escolha alguns que condizem com a nova cor da parede da sua sala e guarde os restantes para usar, quem sabe, no próximo ano!

Se assim o pretender, dê uma leitura sobre os nossos artigos de como limpar e fazer pequenos arranjos na sua salacomo limpar e arrumar o seu quarto ou como limpar e fazer pequenos arranjos na sua casa de banho, que irão servir de inspiração para dar um novo ar à sua casa.

Tempo para conviver

Por último, mas não menos importante, é o tempo que dispomos ou que deveríamos dispor para quem realmente importa. Há quanto tempo não vê aquela prima que convivia quase diariamente ou anda a combinar um jantar com os colegas da faculdade? Passe das palavras aos actos e combine um jantar ou uma saída especial, pois são esses os momentos que vai relembrar quando o ano terminar. Mesmo que não seja possível manter uma rotina frequente de jantares e saídas fora, experimentem combinar em casa de alguém todos os meses. Actualmente existe uma panóplia de jogos, desde o famoso karaoke aos "jogos de movimento" para consolas, que podem animar as noites com os amigos.

Mesmo que muitas destas sugestões sejam clichés que lemos frequentemente em revistas, cabe-nos agora, no início do ano, avaliar a sua pertinência e colocá-las, ou não, em prática. O limite é a nossa imaginação e claro, a nossa felicidade.

Seja Feliz - Paisagem por do sol

Compartilhe connosco as suas ideias e prioridades para o novo ano, e seja muito feliz!

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me...