Ética Começa Em Casa

04/06/2009 • Por • 3,182 Acessos

Em algum momento da História da nossa cultura ocidental, mudamos o rumo da nossa educação ética, familiar e social, que era essencialmente dada em casa, no seio da família, delegando-a às escolas, à educação escolar. Com isso, os nossos parâmetros, os nossos referenciais, foram também mudando, e de tal forma, que hoje tornamo-nos reféns dos acontecimentos, das opiniões, dos modismos e da própria sociedade, na educação dos nossos filhos. E ainda com isso, assumimos declarada e expressamente os conceitos do relativismo de valores, isentando-nos da responsabilidade de distinguir o bem do mal, o certo do errado, o falso do verdadeiro, o justo do injusto. Com as modernas concepções, os conceitos éticos fundamentais perderam o sentido e a força que possuíam, constituindo meras referências do passado.

O tempo passou - a História registra mais de dois séculos - sobre essa mudança, e hoje, cidadãos da moderna civilização ocidental, industrial, científica e tecnologicamente adiantada, encontramo-nos num impasse: ou buscamos novos valores éticos, alicerçados em princípios éticos fundamentais da vida humana e construímos uma nova Ética, que possa ser ensinada em casa, na família, primeiro, ou perdê-nos-emos nos conflitos e embates morais, nas angústias e ansiedades de uma sociedade materialista, na depressão de uma existência sem o fim último, no desespero de uma existência vazia.

Precisamos de uma nova Ética, que, resguardando o que sempre foi e será verdade, que são os valores espirituais que existem independentemente de nós, possa ser ensinada em casa, na família, às crianças desde a mais tenra idade, constituindo princípios que nortearão as suas vidas em todas as situações e caminhos, dando-lhes as bases para uma existência digna, produtiva, feliz, com segurança, firmeza, paz.

Essa nova Ética pode mudar o sentido da educação escolar, que deixará de ser apenas uma preparação para o exercício de uma profissão integrada ao mercado, para ser um caminho de desenvolvimento da personalidade integral do aluno, tornando-o apto ao desempenho de uma atividade profissional, mas com ética, com humanismo, colocando-a também em toda a sua vida.

Na busca dessa nova Ética, que se fundamenta no valor do Ser Humano, como pessoa, com direitos e deveres, sendo essencialmente bom, mas necessitando ser educado, reeducado, e direcionado para o Bem, precisamos assumir a responsabilidade dessa tarefa na família, não delegando às escolas o trabalho que nos cabe realizar.

É importante que possamos fazer a revisão de nossos conceitos atuais, e buscar tudo o que de bom e verdadeiro a Filosofia, a Ciência, as Artes, a História, a Sociologia, a Psicologia, etc, e mesmo as Religiões sérias, e os Pensamentos dos Grandes Mestres nos ensinaram e legaram, para que, sem fugir das responsabilidades, fiquemos mais atentos a tudo o que nos acontece com a nossa família, nossos filhos, cônjuges, irmãos, avós, etc, para, no que nos for possível, indicar a solução ética que se faz necessária.

Ética, só pode fazer o bem e ser verdade. Não se consegue imaginá-la causando dano, ou sofrimento ou impondo idéias e situações contrárias à dignidade do Ser Humano.

Conhecemos muitos princípios éticos, mas, não raras vezes, abstêmo-nos de expô-los por temer a opinião e a reação de outras pessoas, e até mesmo de uma criança. E aí, receosos, deixamos de educar. E, não educando, cometemos um grave erro. Pois nenhuma escola poderá suprir o vazio de uma educação sem os princípios éticos da base familiar. Devemos, pelo contrário, fornecer à escola de nossos filhos, os princípios éticos que nutrem e dirigem a nossa vida, para que, com o exemplo e a colaboração, possamos também participar do desenvolvimento da consciência do bem não só dos nossos filhos, mas de todos os outros alunos. E, em assim fazendo, estaremos ainda participando e colaborando na construção de uma sociedade com mais justiça e paz.

Perfil do Autor

Mariangela Campos Machado

Escritora e coordenadora do Núcleo de Estudos da Filosofia Diretriz www.filosofiadiretriz.com