O Brasil Precisa De Mão-De-Obra Qualificada

Publicado em: 16/10/2008 |Comentário: 8 | Acessos: 10,688 |

A falta de emprego é um dos principais assuntos que preocupa a população do Brasil. Os altos números de desemprego em todo o país fazem com que grande parte da população passe por necessidades. O que falta para o nosso país ter emprego para todas as classes? Primeiro o Governo Federal deve criar emprego em todas as áreas que o nosso país necessita. Segundo, o governo precisa investir na qualificação das pessoas.

Um exemplo é a cidade de Osório na qual encontram-se duas áreas que precisam de mão-de-obra qualificada. O Parque Eólico e a duplicação da BR-101 - a maioria dos serviços que existem nessas duas áreas precisam de mão-de-obra qualificada. O que acontece: nestes casos por não existirem pessoas capacitadas para desenvolver esses serviços são contratadas pessoas de outras cidades para fazer determinadas funções, prejudicando assim o desenvolvimento da cidade, que vai continuar com o grande número de desemprego. Então o que está acontecendo em Osório serve como exemplo a ser seguido por todos os municípios, que é a implantação da Escola Técnica Federal. Esse investimento do Governo Federal vai aumentar a qualificação de muitos brasileiros e assim a qualidade do serviço no Brasil aumentará.

A falta de formação profissional torna difícil o desenvolvimento da economia nacional, da competitividade internacional e, consequentemente, as exportações, o equilíbrio da balança comercial e da balança de pagamentos. E, na construção civil, essa falta de qualificação da mão-de-obra, redunda em amadorismo, improviso, falta de rigor, com o risco de desabamento de prédios, pontes e outras obras, e o correspondente custo em recursos financeiros e em vidas humanas. Para o Brasil ter um desenvolvimento considerável, todo esse crescimento passa por uma mão-de-obra qualificada, por isso os governos municipais, estaduais e federais devem dar atenção a esse assunto. Melhorando essa área muita coisa melhorará em nosso país.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/o-brasil-precisa-de-mao-de-obra-qualificada-605847.html

    Palavras-chave do artigo:

    mao de obra

    Comentar sobre o artigo

    Fernando Rodrigues

    O comércio de mercadorias da Paraíba é formado por mão-de-obra acostumada e já treinada para enfrentar esta dura realidade que o comércio de mercadorias fornece nos dias de hoje. São pessoas, realmente, sofridas, esforçadas, trabalhadoras e que sempre estão procurando atingir os seus objetivos dentro desta realidade. Que todas as pessoas passem a tomar conhecimento e consciência disso. A vida de quem trabalha neste ramo de atividade não é fácil.

    Por: Fernando Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 28/09/2013 lAcessos: 31

    Tentamos alertar neste artigo sobre a importância de se contratar empresas de impermeabilização com profissionais que tenham mão de obra qualificada, certificados por fabricantes de produtos em seus próprios cursos. A impermeabilização é uma área muito importante na vedação de um imóvel, muitas vezes podendo evitar até problemas de higiene e saúde.

    Por: IMPERFLEXl Casa & Jardim> Segurança da Casal 11/01/2012 lAcessos: 84

    O Brasil vive um grande desafio em relação a qualificação da mão de obra e com isto as empresas correm o risco de vivenciarem um apagão de falta de profissionais qualificados de acordo com suas necessidades.

    Por: Antonia Brazl Carreira> Recursos Humanosl 24/05/2011 lAcessos: 544

    Conceituação de mão de obra, adiantamento de pagamentos e retenção previdenciária na fonte, hipóteses de emissão de Nota Fiscal e Inidoneidade

    Por: Erick Alfredo Erhardtl Direito> Direito Tributáriol 05/07/2010 lAcessos: 7,499

    Estão sendo construídas no Recife a Refinaria Abreu e Lima e a Petroquímica no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Por esse motivo, muitas fábricas de material plástico devem se instalar no entorno. Nos últimos anos, essa região tem se tornado um importante polo transformador de PET e essa atividade deve se intensificar ainda mais.

    Por: Aliah Percepção Comunicaçãol Press Releasel 21/11/2012 lAcessos: 11
    Lisandro Zanotto

    Um dos maiores desafios das organizações é a busca de mão de obra qualificada. Além disso, um trabalho ainda mais complexo é a retenção de talentos. Então, onde as empresas estão fazendo esta busca?

    Por: Lisandro Zanottol Carreira> Recursos Humanosl 17/05/2011 lAcessos: 180
    Valter Serra de Abreu

    Lemos diariamente nos jornais que o País passa por uma séria crise de renovação de talentos, ou seja, profissionais que ao se aposentarem não são substituídos à altura, por outros com o mesmo nível de conhecimento. Mas por outro lado vemos jóias raras, talentos sendo desperdiçados e sem nenhuma oportunidade de mostrar sua competência profissional. Este artigo tem como objetivo mostrar que não é bem assim, na proporção como muitos dizem e propagam.

    Por: Valter Serra de Abreul Negócios> Gestãol 19/04/2011 lAcessos: 170 lComentário: 1

    Nos últimos anos o segmento da construção civil está em alta e aquecida , devido aos grandes investimentos que vem sendo realizados, seja por parte do governo e das empresas que vem crescendo no país... Continue lendo...

    Por: Camila S. Ribeirol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/09/2014 lAcessos: 17

    A profissão de costureira e o futuro das confecções

    Por: Carlos Eduardo de Araujol Negócios> Pequenas Empresasl 20/01/2011 lAcessos: 796

    O índice de percepção da corrupção (Corruption Perception Index) indica que o Brasil ocupa a 69ª posição, atrás de países como Ruanda, Namíbia e Cabo Verde. Nenhuma surpresa, portanto, a escalada de escândalos de corrupção. Mas um elemento relativamente novo – ao menos no Brasil – passou a permear os episódios.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/12/2014
    Larissa Lourenço

    As tilápias chegam ao Ceará no ano de 1971, servindo como fonte de alimentação nos contingentes mais afetados pelas estiagens, suprindo a carência de proteína animal e reduzindo o risco da fome. O aumento no consumo de peixes tem crescido progressivamente por se tratar de um alimento que permite a variedade de cardápios, além de ser muito rico em proteínas, aumentando a qualidade da alimentação familiar. O consumo de tilápias foi bastante estimulado devido sua grande oferta nos açudes cearenses.

    Por: Larissa Lourençol Notícias & Sociedade> Cotidianol 08/12/2014
    JUNIOR OMNI

    ___________________________________________ O NATAL SE APROXIMA, MAS... . VOCÊ CONHECE JESUS? O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELE? . . Talvez você responda que conhece Jesus, porque no Natal, muita gente enfeita suas casas com presépios, onde um "MENINO" se encontra deitado numa manjedoura, na estrebaria, junto com alguns animais. Mas, É SÓ ISSO QUE VOCÊ SABE ACERCA DELE? . . Preste ATENÇÃO, pois vou lhe explicar QUEM É JESUS CRISTO! .

    Por: JUNIOR OMNIl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/12/2014

    A tecnologia RFID está sendo empregada em pulseiras de identificação como forma de garantir a segurança dos usuários e gerar maior praticidade.

    Por: jukeboxl Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/11/2014
    Ana

    Não sou apenas a favor da maioridade penal. Sou a favor de que, qualquer criança e adolescente – independente da idade – pague pelo crime cometido, principalmente aqueles que atentem contra a vida de outros. Porque o ECA e a galerinha dos Direitos Humanos só servem para proteger bandido. Que tomem eles a responsabilidade e deixem a sociedade viver em um lugar mais seguro e digno.

    Por: Anal Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/11/2014

    É muito comum visualizar telas de proteção, instaladas em apartamentos geralmente onde vivem crianças e animais, uma maneira de evitar acidentes.Na hora de ver os prós e contras da tela, fica logo perceptível que um produto bem aceito pelos pais.

    Por: Fernando Navarrol Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/11/2014

    E no final das contas, tudo acaba girando em torno do mesmo motivo: a insegurança nas grandes cidades brasileiras, que só tem aumentado nos últimos anos. É por causa dela que uma boa parte da economia brasileira só faz crescer. E muitos de vocês ainda podem estar se perguntando: mas que parte da economia brasileira é essa que só tem feito crescer nos últimos anos?

    Por: 3xcelerl Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/11/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014

    As eleições causam emoções diversificadas. Comparando com o futebol a eleição disperta atitudes parecidas no futebol e nas eleições

    Por: Pietro Marquesl Notícias & Sociedade> Polítical 13/10/2008 lAcessos: 70

    Pense bem antes de votar, pois se você não escolher bem por quatro anos sua cidade não se desenvolverá

    Por: Pietro Marquesl Notícias & Sociedade> Polítical 26/09/2008 lAcessos: 307

    Comments on this article

    0
    Eduardo 30/05/2011
    Vai faltar,muita gente! Ninguém sabe nada, a formação é baixa o ensino fundamental uma fezes, a maioria nem falar sabe muito menos escrever.As universidade exceto algumas.estaduais federais o resto é tudo lixo,dissertação tem à venda na internet, sustenção oral coisa que não existe mais. Preconceito com idade é uma calamidade;Tenho sessenta anos de idade não consigo trabalho como motorista em um pólo industrial como Campinas - sp por puro precoceito idiota.
    0
    Lourival Lemes da Silva Filho 25/01/2011
    Sou um profissional na área de manutenção Elétrica eletronica ou seja automação, já com 48 anos com 30 anos de experiência na área, mas nos ultimos dois anos existe uma dificuldade imensa para ser aceito em um novo emprego, experiência ajuda mas provoca uma certa insegurança para aqueles "chefes de manutenção"que são indicados sem conhecimento coerentes e as vezes sem experiência necessária para o cargo.
    Necessito urgentemente de uma nova oportunidade para somar com outros profissionas uma visão de produtividade e pespectivas futuras sempre juntos.
    Obrigado.
    0
    TATIANA CASSIA 07/01/2011
    CONCORDO PLENAMENTE COM O MAURO ,FALTA GENTE QUALIFICADA ,PRA CONTRATAR PESSOAS ,OS MAIS PROFISSIONAIS ESTAO EXCLUIDOS DO MECADO POR CAUSA DA CORJA DE RH ,QUE NAO TEM VISAO PRA REALIDE BRASILEIRA NEGROS ,IDOSOS DEFICIENTES ,MAE SOLTEIRAS ,MUITA EXPERIENCIA POUCOS DIPLOMAS E NOSSA REALIDADE
    0
    dhsbffhjs 18/11/2010
    achei maravilhoso o texto, mas da pra melhorar
    0
    Diego Barros 07/05/2010
    sou soldador qualificado e estou desempregado a 2 meses
    se aguem poder me ajudar favor entra em contado por email

    di.barross@gmail.com
    1
    mauro 07/02/2010
    Será que esta faltando PROFISSIONAL mesmo? eu não sei se falta profissional para ocupar vagas nas empresas ou se falta PROFISSIONAL para contratar pessoas capacitadas.
    De uma olhada nos curriculum de pessoas na internet, ta cheio de PROFISSIONAIS no mercado, porém são profissionais já com uma certa idade mas que tem muito conhecimento nas áreas que atuam. O que vejo é que as empresas querem profissionais competentes para ocupar vagas mas querem pagar pouco, então vão atrás dos recém formados que estão iniciando suas carreiras pois não querem pagar bem para bons profissionais, ai vem os PHD de Recursos Humanos e dizem que falta PROFISSIONAIS no mercado. O que os profissionais tem que ter é uma chance de mostrar seus conhecimentos práticos e não somente um diploma escrito que é o que as empresas estão buscando. As empresas não podem esquecer que essas pessoas que buscam se empregar também comsome seus produtos e que faz girar o dinheiro no mercado, este negocio de contratar mão de obra barata pra ser competitivo talves pode ser perigoso, pois vai diminuindo o poder de compra da população. Se uma empresa investir em seus funcionários pode ajuda-los a se manterem nos empregos e poderá também manter o consumo de produtos por eles mesmos fabricados.
    VAMOS DEIXAR DE CONVERSA FIADA E FAZER ESTE PAÍS CRESCER MAS SEM DEMAGOGIA.
    PARECE QUE QUANTO MAIS O SER HUMANO AMPLIA OS SEUS CONHECIMENTOS FICA MAIS PERVERSO.
    3
    jhayson 29/04/2009
    sem comentarios
    0
    Jacks 07/02/2009
    de que mão de obra os tecnocratas de planejamento de ensino e cursos profissionalizantes estão falado. do PRIMÁRIO ou SECUNDÁRIO. o primário é aquela mão de obra feita por quem fez cursos profissionalizante LIVRE. isto é, para os alfabetizados e sem regulamentação no MEC. é essa categoria de mão de obra que CARREGA o PAIS nas COSTA em termo de mão de obra em todas as atividades profissionais. ela participa com mais de 95% de todas as mão de obra de atividades técnicas no Brasil. cadê o dinheiro do FAT, que deveria ir para as escolas profissionalizantes lívre. o dinheiro do FAT é mandado para os SINDICATOS deitar e rolar. já teve até caso de acusações de desvio dessa verba por membros de sindicatos. o dinheiro do FAT deveria pagar a requalificação dessa categoria de profissional atravé de escolas profissionalizantes lívre. os prestadores de serviços dessa categoria ao ir para o mercado de trabalho, alem de pagar o imposto do ISS, essa categoria gera dois impostos em cascata o ICMS e o IPI. os tecnocratas do ensino técnicos no Brasil são BURROS DE MAIS. eles pensam do MEIO para o FIM, onde deveriam pensar do INÍCIO para o MEIO. você vê na Internet, congressos, palestras, conferências etc. eles falam da má qualificação da mão de obra do Brasileiro e nunca fizeram NADA pelo ensino profissionalizante primário. o ensino técnico regulamentado pelo MEC é elitista. ainda bem que houve a reformulação de 96 que desvinculou o ensino formal do técnico. mesmo assim, muitos alunos não vão direto para o mercado de trabalho. como essa modalidade de curso consome BILHÕES de REAIS tando do governo Federal e dos governos Estaduais. é por isso que os tecnocratas só querem atuar nessa área para ganhar a sua fatia sem se incomodarem com o ensino profissionalizante LIVRE. quem deveria pagar a requalificação dos profissionais da categoria de cursos lívre já que eles pagam o imposto do ISS e geram dois impostos em cascata o ICMS e o IPI? tenho uma proposta que pode levar o Brasil a ter uma das melhores qualificação de mão de obra do MUNDO. é atraves de um SISTEMA BRASILEIRO. ele se chama Sistema Brasileiro de Ensino Profissionalizante LÍVRE, Integrado, Continuado, Presencial e de Período Integral. esse período integral é a escola aberta de forma integral, das 8:00 as 22:00 horas. a escola que tem que está a disposição do aluno e não o inverso como é o sistema atrasado que está ai. tudo bem! temos que ter cursos técnicos de 2º grau de qualidade. mais também, temos que dar ao cidadão alfabetizado o direito de frequentar o ensino profissionalizante DIGNO e GRATUITO. presidente LULA. você já foi pião. não deixe as escolas profissionalizantes livres FECHAREM. você vai terminar dois governos sem fazer nada pelas escolas profissionalizantes lívre. faça destinar parte do dinheiro do FAT. para as escolas profissionalizantes lívre. atenciosamente.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast