O Dia Do Idoso

Publicado em: 27/09/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 2,624 |

O DIA DO IDOSO

cc seria de bom alvitre e a maneira mais correta. Não pudemos discriminar jamais o idoso, pois é uma fase da vida que todos irão passar por ela. Muitas pessoas pelo instinto natural de conservação têm horror à velhice. Retardá-la é o desejo de todos e o objetivo final são as cirurgias plásticas, a superalimentação, vitaminas salvadoras, cremes de rejuvenescimentos, academias, hidroginásticas são os apelos veementes daqueles que temem a velhice como temem a morte.

O problema maior não se insere na matéria e sim no espírito, pois além de conservarmos a matéria devemos manter o espírito saudável. Costumamos dizer que é tão importante saber envelhecer! Saber descobrir o encanto de cada idade. Sem sombra de dúvidas, há limitações que a velhice traz. Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza, arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce de se tornar um pouco mais maduro a cada dia. O dia do idoso vem de uma decisão bem delineada e segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) os idosos estão divididos em três categorias: pré-idosos (entre 55 e 64 anos), os idosos jovens (entre 65 e 79 anos ou 60 e 69 anos, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico) e idosos avançados (com mais de 70 ou 80 anos). O Brasil está alcançando o sexto lugar no ranking dos países do mundo com o maior número de idosos.

Em reconhecimento à sua valorosa contribuição para o desenvolvimento da sociedade, a Comissão de Educação do Senado Federal criou, em 1999, o Dia Nacional do Idoso. O dia 27 de setembro passou, então, a ser dedicado à reflexão sobre os problemas e necessidades dessa parcela da população. Infelizmente, reconhecer o valor do idoso ainda não garante o fim do preconceito e da falta de respeito no Brasil. Problemas graves como a desvalorização de aposentadorias e pensões, depressão, falta de assistência e de atividades de lazer, abandono em hospitais ou asilos e o difícil acesso aos planos de saúde, ainda fazem parte da realidade do país. Um dia criado por bom senso político e aprovado pela maioria da população.

O idoso tem seu próprio estatuto que apesar de ter demorado sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos de terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto: Saúde - O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.

Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade. O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende. Quanto aos transportes coletivos os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido. Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.

Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos excederem o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda. Quanto ao abandono e uso da violência nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão. Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa. Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a - penas de seis meses a três anos de detenção e multa.

Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão. Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa. As entidades de Atendimento ao Idoso O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso. A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos. Quanto ao lazer, cultura e esporte todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer. No tocante ao trabalho é proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer. O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada. Na parte referente à habitação é obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.

Vejam o rigor da Lei. O que está aqui assinalado não foi criado por nós e sim um direito adquirido com base no Estatuto dos Idosos. Lembrem-se dos antepassados que não tiveram o benefício do Estatuto devem ter sofrido bastante. Diante dos fatos aqui enumerados só resta desejar felicidades a todos idosos e que eles sejam bem tratados por todos, inclusive seus familiares. Essa é a nossa homenagem ao dia do idoso e que todos os idosos tenham as bênçãos de Deus e de Jesus Cristo. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/o-dia-do-idoso-1276038.html

    Palavras-chave do artigo:

    respeitabilidade direito do idoso o nosso caminho

    Comentar sobre o artigo

    A morte trágica do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, é uma perda não apenas de seus familiares, amigos e correligionários, mas de todos - e também para a eleição em curso, que agora tende a se polarizar, se não surgir um tertius inesperado.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    A vida é virtuosa, a morte traiçoeira, uma traz virtudes, anseios, felicidades, angústias e muita mais. A outra deixa o corpo inerte, a saudade consome e transforma a vida de muitos, e além do mais, se houver cremação sobram somente às cinzas. A vida sempre vencerá a morte, pois somos imortais e nos renovamos, através da reencarnação. Se a morte faz companhia desde o nascituro é porque nossos destinos sempre serão renovados por este ciclo que Deus criou para nós. A carne se putrefaz, mas o ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    Lendo determinado artigo nos deparamos com a seguinte frase: "perguntaram a uma criancinha o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela de pronto respondeu:- Quero ser grande e também ser avó!". Quem fez a pergunta ficou abismada com a resposta da inocente menininha. O porquê da resposta intrigava, pois uma criança ter a vontade de ser avó era coisa fora do comum. Minha filha retrucou o indagador, por que queres ser uma avó? Uma avó é uma senhora de idade, velhinha, de cabelos brancos que não

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/07/2014

    Leia este artigo e confira os concursos públicos abertos em todo o território nacional. http://www.agazetaconcursos.com.br/nacional/magazine/nacional/concursos-publicos-abertos

    Por: Wagner9l Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/07/2014

    O horário de Brasília utiliza o UTC -3, o que quer dizer que são reduzidas três horas do Tempo Universal Coordenado. É importante conhecer o horário de Brasília.

    Por: Lorenal Notícias & Sociedade> Cotidianol 25/07/2014

    Ultimamente temos ouvido muito falar sobre fazer justiça com as próprias mãos, o último caso que suscitou polemica em todo o país ocorreu no Guarujá, em SP, onde uma mulher foi barbaramente linchada no meio da rua acusada de assassinar crianças em rituais de magia negra. Notícia comentada no meu blog http://articulandoo.blogspot.com.br/

    Por: Tiago Guimarãesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/07/2014 lAcessos: 11
    JHALYSON BRITO LIRA

    Diversas são as qualidades que um indivíduo pode ter. Entre inúmeras, cita-se a honestidade que é um importante elemento na formação do caráter do homem de bem. No meio social, seus traços se manifestam sob forma de comportamento, cujos benefícios são evidentes tanto para o praticante quanto para a coletividade.

    Por: JHALYSON BRITO LIRAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 23/07/2014
    Soraia Jacob

    As mudanças são fundamentais para a evolução humana. Temos a capacidade de nos adaptarmos às mudanças do meio, mas precisamos estar dispostos a mudar no tempo certo.

    Por: Soraia Jacobl Notícias & Sociedade> Cotidianol 22/07/2014

    A vida é virtuosa, a morte traiçoeira, uma traz virtudes, anseios, felicidades, angústias e muita mais. A outra deixa o corpo inerte, a saudade consome e transforma a vida de muitos, e além do mais, se houver cremação sobram somente às cinzas. A vida sempre vencerá a morte, pois somos imortais e nos renovamos, através da reencarnação. Se a morte faz companhia desde o nascituro é porque nossos destinos sempre serão renovados por este ciclo que Deus criou para nós. A carne se putrefaz, mas o ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    Costuma-se dizer que a história é a narrativa metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral, podendo ser o conjunto de conhecimentos adquiridos através da tradição ou por meio dos documentos, relativos à evolução, ao passado da humanidade. Ciência e método que permitem adquirir e transmitir aqueles conhecimentos, bem como, o conjunto de obras referentes à história,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 30/07/2014

    Uma tristeza de vil consolação mudava minha feição e, alegrias de eternas lembranças se transformavam em esperanças, no entanto, uma estrela cadente avisou que meu amor estava para chegar. Meu coração repleto de alegria começava a bater mais forte e a saltitar; mil lembranças tomaram a minha mente e, um calor sufocante começou a fazer-me suar… Se o meu coração tivesse mais impulsão, eu não viveria de amargas lembranças. Amar é assim… Vem com desejo, alegria, deixando-nos estonteante em pleno

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 30/07/2014

    Lendo determinado artigo nos deparamos com a seguinte frase: "perguntaram a uma criancinha o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela de pronto respondeu:- Quero ser grande e também ser avó!". Quem fez a pergunta ficou abismada com a resposta da inocente menininha. O porquê da resposta intrigava, pois uma criança ter a vontade de ser avó era coisa fora do comum. Minha filha retrucou o indagador, por que queres ser uma avó? Uma avó é uma senhora de idade, velhinha, de cabelos brancos que não

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 30/07/2014

    Na vida de Jesus existem muitas coisas que jamais saberemos por falta de provas significativas e uma delas é sobre a paternidade de Jesus. Será que Maria teria casado depois da morte de José? O novo enterro de Jesus em uma tumba, assuntos em que o encontro entre a fé e a história se dá de maneira tensa. Jesus tinha um pai e uma mãe humanos. É provável, segundo estudiosos que Maria, sua mãe, depois que sua família já a prometera em casamento a um homem mais velho, José, tenha ficado grávida de ..

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 16/07/2014

    Aprendemos que todos os vícios prejudiciais às forças psicossomáticas, que arruínam a saúde e apressam a morte (e se incluem o alcoolismo, a glutonaria, o tabagismo, a toxicomania, etc.) representam formas de suicídio indireto, levando o Espírito, "post-mortem", a um sentimento de culpa tanto mais penoso quanto maiores tenham sido os abusos cometidos. Ressalte-se que: A vida humana é, pois, cópia da vida espiritual, nela se nos deparam em ponto pequeno, todas as peripécias da outra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/07/2014

    Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam o hominal a utilizar drogas são as seguintes mazelas: curiosidade; influência de amigos, que é o fato mais comum, vontade; desejo de fuga (em especial os problemas familiares); coragem (para tomar uma atitude que sem o uso dessas substâncias não seria possível); dificuldade em enfrentar e/ou suportar situações difíceis, hábito; dependência (comum); rituais; busca por situações de prazer,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Lar e Família> Adolescentesl 14/07/2014

    Alvitrei meus pensamentos num bordão Cirineico, consciencialmente de maneira contributiva com um grande deotropismo. No seu dileto âmago não há ações ególatras, mas sim encômios para ensejar liberdades e não enxovias, Os espúrios devem ser alijados da nossa convivência sem extreme e, que suas missões sejam exógenas para fruírem de maneira haurida e, se possível com heliotropismo brilhante com ações hercúleas sem impertérrito, e sem imposições, nem atos que incandesçam os olhos de qualquer ser...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/07/2014

    Comments on this article

    1
    luiz pereira 29/09/2010
    esta chegado a hora e nesta sexta qeo centro da pessoa idosa esta d festa................
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast