O que é Responsabilidade Social?

Publicado em: 09/07/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 12,028 |

Hoje vamos falar sobre um tema amplamente discutido atualmente, a Responsabilidade Social. O objetivo é fazer uma reflexão sobre o tema, seus conceitos, sua importância, sua prática.

Acreditando que o aprendizado se dá pela reflexão, troca de experiências e vivências, convido o leitor a debatermos este assunto.

O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?

Quando pronunciamos estas duas palavras, automaticamente nos remetemos ao Assistencialismo, à Filantropia, mas será que este tema é tão simplório assim? Certamente que não, é algo mais amplo e o Assistencialismo é somente uma ação possível, que caberá uma reflexão mais específica, em outro momento.

A Responsabilidade Social é um conjunto de conceitos e ações que contribui para fazer um mundo melhor com a participação de todos e isto inclui toda e qualquer atitude que tomemos para que este fim seja alcançado.

É na decisão individual e cotidiana que se fará a efetiva responsabilidade social. Quando assumimos o papel de cidadão, integrante e responsável por esta sociedade, refletidas em atitudes simples, como por exemplo, consumir com consciência, descartar papel no lixo, relacionar-se sem qualquer espécie de discriminação ou preconceito, exercer o voto consciente, cobrar ações de nossos governantes, reelegê-los quando realizarem um trabalho coerente com suas promessas de campanha e necessidades da sociedade ou excluí-los em caso contrário, entre outras atitudes que se enumeradas seriam infindáveis.

A Responsabilidade Social somente existe de fato quando tomamos consciência de que vivemos numa sociedade e que a Lei mais verdadeira do mundo é aquela que diz: "Toda ação é seguida de uma reação", ou seja, toda e qualquer atitude que se tome, terá alguma conseqüência para mim e/ou para o outro (s). Podendo ser positiva ou não, tudo dependerá da ação inicial, intenção e energia despendida.

Ser responsável socialmente é ter a ciência de que, se gastarmos água em demasia, colaboramos para sua escassez e seus reflexos que, embora não sentidos neste momento trarão conseqüências desastrosas e irreversíveis ao planeta e ao futuro de nossas gerações.

Se gastarmos energia desnecessariamente, haverá maior possibilidade de um colapso energético e suas conseqüências podem ser desde o fato de ficarmos sem luz até o de vidas em hospitais serem ceifadas pela sua falta.

Se excluirmos as pessoas pelas suas diferenças, seja de cor, credo, sexo, orientação sexual, limitações, ideologias, poder aquisitivo, criando-se feudos, diminuímos a possibilidade de oportunidades para estes grupos e geramos um problema social e cultural que poderá acarretar em um mal maior para a sociedade como um todo.

Se tivéssemos uma maior consciência do todo e agíssemos pelo coletivo, talvez não precisássemos de tanto programas sociais, pois teríamos uma sociedade mais equilibrada.

Ocorre que vivemos num mundo cada vez mais imediatista e individualista, cujo ser humano perde o senso comum e passa a enxergar o mundo de uma maneira míope e limitada, almejando resultados pessoais. Espera-se mudanças em curto prazo, acreditando que vale mais a pena ter ganhos ou vantagens pessoais do que pensar a longo prazo e/ou no âmbito coletivo.

Todas estas ações, se revistas, refletiriam de alguma forma numa sociedade mais justa e responsável socialmente, porém o que mais encontramos é o discurso diferente da prática, pois há uma consciência sobre estes males e todos concordam que algo deve ser feito, mas depositam a responsabilidade da ação e da mudança no outro, no externo, se eximindo de qualquer culpa pelos fatos.

Quantas vezes nos contradizemos, julgamos o outro, nossos políticos, as autoridades pelo que fazem e pelo que não fazem e esquecemos de olhar no espelho, de agir no dia a dia? Esquecemos que quando apontamos o dedo para o outro, há mais três nos apontando?

Reclamamos de mensalões, sanguessugas, de malas e cuecas, mas esquecemos de perguntar. O que estamos fazendo de efetivo para compor uma sociedade melhor?

A Responsabilidade Social nunca se esgota, pois sempre há algo a se fazer, ela é cultural, individual e corporativa. A ética é a sua base e se expressa através dos princípios e valores adotados por cada um de nós, sendo importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso, assumindo o papel de cada indivíduo, como cidadão, na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, em que cada um tem uma responsabilidade social com a sua comunidade.

(*) Este texto poderá ser usado em outros veículos desde que se mantenha a autoria e a forma de contato. O tema deste artigo poderá ser adaptado para projetos in-company de palestras e/ou treinamentos. Para solicitá-lo acesse www.trainingpeople.com.br

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/o-que-e-responsabilidade-social-2803868.html

    Palavras-chave do artigo:

    responsabilidade social

    Comentar sobre o artigo

    Atualmente, para ser considerada socialmente responsável uma empresa deve antes de tudo ser a primeira colaboradora para o desenvolvimento social, para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. No presente artigo, através de métodos exploratórios e pesquisa bibliográfica serão descritas algumas ações desenvolvidas pela empresa Natura do Brasil no sentido de responsabilidade social e ambiental.

    Por: Daniella Patrícia Ezequiell Negócios> Pequenas Empresasl 25/11/2011 lAcessos: 958

    Este artigo discute aspectos relacionados ao surgimento da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e busca mostrar através de um estudo de caso que, quando as empresas estabelecem uma interação com as comunidades onde atuam, abrem-se possibilidades de melhorar a política de responsabilidade social por meio de projetos que venham atender demandas sociais das comunidades.

    Por: Sidney Diasl Negócios> Administraçãol 24/07/2012 lAcessos: 467
    Gerisval Alves Pessoa

    Este artigo tem por objetivo entender o que vem a ser responsabilidade social de empresas. Apresenta os principais conceitos de responsabilidade social de empresa, sua origem e a sua importância na gestão estratégica das empresas.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 03/08/2008 lAcessos: 385,829 lComentário: 14

    O estudo da ética torna-se cada dia mais imprescindível. Só um profissional consciente saberá conduzir-se como agente da harmonização, em lugar de se portar como gerador de novas demandas. Uma postura ética deve constar na pauta do dia das empresas do terceiro milênio

    Por: Sinara Monteiro de Castrol Educação> Ensino Superiorl 22/11/2011 lAcessos: 1,731
    Gerisval Alves Pessoa

    Aborda o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) diante do contexto ético e responsável. Enfoca a importância de coerência entre ação e discurso, enfatizando a sua prática nas organizações. Descreve o conceito atual da responsabilidade social empresarial e o papel das organizações diante de um cenário no qual a sociedade exige cada vez mais que as organizações exerçam seu papel social de forma ética e transparente.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 27/07/2010 lAcessos: 1,053

    O objetivo geral deste trabalho é analisar as várias dimensões e perspectivas do conceito de responsabilidade social e ética nas organizações empresariais a partir de pressões externas de um mercado consumidor que demonstra maior comprometimento com a ecologia e valorização da vida, embora o mesmo mercado consumidor esteja muito mais exigente, ainda é comum encontrar pessoas que se quer sabem qual é o significado de ética e responsabilidade social.

    Por: Pedro Henrique Silva Britol Negócios> Pequenas Empresasl 04/09/2011 lAcessos: 945
    Gerisval Alves Pessoa

    Discute o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), que atualmente dada a relevância do tema, deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Apresenta uma breve explanação do histórico do Grupo Mateus e principalmente sobre as suas práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 10/07/2010 lAcessos: 1,151
    Sheila Fabíola M. Lourenço

    Este artigo da ênfase a responsabilidade social nas organizações, mostrando suas vertentes, os benefícios gerados para o meio ambiente, cidadãos, fornecedores, consumidores, empresa, comunidade e a própria sociedade de um modo geral ou específico dependendo do contexto onde a responsabilidade social será inserida. Consequentemente a empresa inteligente investe nesse novo comportamento voltado para o seu estabelecimento no mundo competitivo, em ações que visam priorizar a sociedade, pois qualidade, preços baixos e excelentes bens e serviços não são as principais diferenciações do mercado.

    Por: Sheila Fabíola M. Lourençol Notícias & Sociedadel 07/01/2010 lAcessos: 2,298 lComentário: 1

    Muito comentada e abordada na atualidade, a Responsabilidade Social (RS) é um tema relativamente recente que passou a ganhar força e reconhecimento no Brasil por volta de 1990, como conseqüência ao elevado número de organizações não governamentais que se instalaram no país. Até então, as empresas procuravam manter seus negócios em sigilo absoluto pois agregavam aos mesmos uma única função: obter lucratividade. Conforme o tempo passou, porém, fatores de ordem social fizeram com que a sociedade passasse a exigir uma postura mais correta das mesmas, o que contribuiu com a criação de empresas mais transparentes e o aumento da prática da RS. A partir de pesquisa bibliográfica, o presente artigo explora o tema de forma a abordar seu conceito e apontar os benefícios que proporciona a empresas e sociedade.

    Por: Aline Bruzamarellol Negócios> Administraçãol 02/04/2009 lAcessos: 2,706
    Marco Batalha

    Desde o início dos tempos o homem vem, para sua sobrevivência e conforto, utilizando-se dos recursos naturais oferecidos pelo planeta terra. Ocorre que com a evolução, o progresso e o aumento das necessidades humanas, mais e mais recursos naturais passaram a ser consumidos. De início achava-se que os recursos eram inacabáveis, mas a partir da metade do século XX esse conceito mudou, surgindo a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade.

    Por: Marco Batalhal Negócios> Pequenas Empresasl 10/01/2012 lAcessos: 347

    E no final das contas, tudo acaba girando em torno do mesmo motivo: a insegurança nas grandes cidades brasileiras, que só tem aumentado nos últimos anos. É por causa dela que uma boa parte da economia brasileira só faz crescer. E muitos de vocês ainda podem estar se perguntando: mas que parte da economia brasileira é essa que só tem feito crescer nos últimos anos?

    Por: 3xcelerl Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/11/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014

    Uma data comemorativa tem primordial importância fundamental para qualquer profissional, devido a comemorações e festividades, os profissionais de comunicação, seus familiares, amigos e apreciadores desta classe laboriosa já estavam certos que a data foi uma homenagem merecida a um ícone da radiodifusão brasileira, Roquete Pinto no dia do seu aniversário. A história do dia do radialista é rica em detalhes, visto que teve início no ano de 1943, no Governo de Getúlio Vargas. O presidente da...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 07/11/2014

    Afigurando os alicerces psicológicos com ambiência, sem amesquinhar os desejos e as interações sedimentadas no bem, no bem-estar e no desenvolvimento mitológico, nós seres humanos devemos albergar o amor ao próximo como ensinou o grande Mestre Jesus, o Cristo. Não devemos nos levar pelos excessos para não sofrermos atos anatomopatológicos e com saúde e sem anomalias, possamos alcançar o sucesso. Diante da bondade de Deus, o nosso Espírito engrandece com Jesus, discriminado pelos fariseus.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 29/10/2014

    O Ministério do Trabalho deve criar, nos próximos dias, um grupo de trabalho para estudar as melhores diretrizes para regularizar definitivamente as relações entre os profissionais autônomos da área da beleza e os locais onde os mesmos arrendam espaço para prestação de serviços – os salões

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/10/2014 lAcessos: 19

    O texto reflete sobre a obra Cibercultura do filósofo francês Pierre Lévy. Ele fala sobre como o ciberespaço está articulado com o território onde vivemos.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/10/2014 lAcessos: 16

    A equipe do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, administrado pela Pró-Saúde e que fica em Marabá, no Pará, surpreendeu paciente e fez uma festa de debutante, com direito a coroa de princesa, bolo de aniversário e a companhia dos familiares.

    Por: Aline Limal Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/10/2014
    Noivos de Fresco

    Precisa de dicas e ideias para o seu casamento? Casar no Ano Novo será sempre uma data memorável! Venha descobrir mais!

    Por: Noivos de Frescol Notícias & Sociedade> Cotidianol 01/10/2014 lAcessos: 11
    Luciano Amato

    Convido você leitor a refletir sobre aquelas perguntas que são muito comuns e geram bastante controvérsia: 1. Liderança é aprendida ou inata? 2. Pode uma pessoa tornar-se um líder mesmo que no decorrer de sua vida não tenha apresentado características de liderança? No meu entender, e....

    Por: Luciano Amatol Negócios> Gestãol 09/07/2010 lAcessos: 1,148
    Luciano Amato

    Estes dias, num dos grupos de Recursos Humanos em que participo, em face da garota inglesa que foi demitida por falar mal da empresa no Facebook, surgiu uma discussão sadia sobre a utilização de sites de relacionamento como Orkut, Facebook, My Space, entre outras comunidades virtuais como base para contratação de funcionários. Alguns concordavam com a técnica, pois alegavam que "se é público é para ser visto" e ...

    Por: Luciano Amatol Negócios> Gestãol 09/07/2010 lAcessos: 334
    Luciano Amato

    A busca pela Excelência no Atendimento ao Cliente nunca foi tão importante como nos dias atuais. Com a globalização, a concorrência ficou mais acirrada e a qualidade dos produtos que eram o foco da atenção das empresas para conquistar o cliente passou a ser algo implícito no contexto e não mais o diferencial que encanta o cliente. Até chegar ao modelo existente, a relação entre cliente e empresa passou por diversas fases. Em meados dos anos 60, acreditava-se que a venda era algo natural, basta

    Por: Luciano Amatol Negócios> Atendimento ao Clientel 09/07/2010 lAcessos: 1,388

    Comments on this article

    1
    SANDRINHA 29/08/2011
    Eu trabalho com índios pela FUNASA, o que eu poderia citar que a empresa faz, que consideraria responsabilidade social?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast