O Que Entendemos Por “Ser Neurótico?”

Publicado em: 09/06/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 377,374 |

O QUE ENTENDEMOS POR “SER NEURÓTICO?”

Dr.Wagner Paulon

2008

Neurótico, é uma alocução mal empregada, tanto  nos dias de ontem como de hoje, e  quem a usa, salvo raríssimas exceções desconhece seu significado.

 

Há algum tempo, uma pessoa amiga me perguntou:

Quem é neurótico?

 

 Afirmei a ela, que todos nós somos um pouco neuróticos. Alguns são normalmente neuróticos ou para usar uma frase melhor, "não por demais neuróticos". Outros são neuróticos no sentido de serem incapacitados pela sua própria neurose.

 

Neurose significa uma reação excessiva da mente e do sistema nervoso aos distúrbios físicos ou a experiências desagradáveis.

 

Ausência de compreensão a respeito do estado anímico da doença neurótica faz que as pessoas se tornem pouco compreensivas, intolerantes e neuróticas.

 

A neurose, em outras palavras, é uma doença causada por motivos inconscientes, geralmente vantajosos ao neurótico. Os sintomas tentam explicar (o que os psiquiatras chamam de "linguagem física") e encontrar a finalidade que um determinado sintoma visa.

 

Tipos Comuns de Neurose

Existem várias espécies de neuroses (a palavra "psiconeurose", que ouvimos tanto hoje, significa o mesmo que "neurose"). Os tipos mais comuns de neurose são os seguintes:

 

1.  Neurastenia.

A fadiga é o sintoma predominante, embora o neurastênico possa também se queixar de dores e pontadas vagas.

 

2.  Histeria.

A instabilidade emocional é um dos sintomas mais característicos.    Os conflitos mentais se expressam através de sintomas que afetam várias partes do corpo.   Por exemplo, a mulher que é infeliz na vida conjugal pode queixar-se  ao marido de dores nas costas. Os psicanalistas e psiquiatras usam o termo "sintomas de conversão" por que realmente descrevem o que acontece: a infelicidade ou o conflito mental é convertido em um sintoma físico real.

 

3.  Hipocondria.

Vocês por diversas vezes já ouviram alguém se referir a uma pessoa como "hipocondríaca". Isto quer dizer que tal pessoa tem sempre uma doença, geralmente imaginária. Ela se preocupa excessivamente com a sua saúde e gosta de conversar a respeito de seus inúmeros distúrbios físicos.   

 

Uma vez perguntei a um senhor o que sentia.   Quando ele terminou sua descrição, eu tinha uma lista de 57 sintomas diferentes. Essas pessoas se tornam "pacientes profissionais" e vão de médico em médico em busca de alívio.

 

4.  Ansiedade.

A preocupação e o medo podem causar numerosos distúrbios em muitos indivíduos. Uma neurose deste tipo produz um estado de tensão crônico.

 

Deste grupo fazem parte as pessoas que são vítimas de ansiedade e medos de toda sorte. (Medo de elevadores, multidão, micróbios,  sexo, loucura, morte e muitos outros fatores).  Este sentimento de insegurança as toma sempre irrequietas. Nunca descansam. Permanecem num estado constante de exaustão nervosa.

 

Qualquer que seja a espécie de neurose, a psicologia do seu desenvolvimento é praticamente a mesma. Os neuróticos, que pensam em medo, são vítimas de motivações inconscientes. Em qualquer circunstância as neuroses são curáveis.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/o-que-entendemos-por-ser-neurotico-443524.html

    Palavras-chave do artigo:

    neurose

    ,

    psicanalise

    ,

    neurastenia

    Comentar sobre o artigo

    Fundado a 10 de janeiro de 1978 é um conselho civil que representa o CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE ( I.N.N.G.) no Estado de São Paulo, constituído de Psicanalistas, sem finalidades lucrativas de utilidade pública e com duração por prazo indeterminado. O CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE REGIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO http://www.cbpresp.com/, tem por finalidade:

    Por: Wagner Paulonl Press Releasel 24/08/2010 lAcessos: 64

    O que significa ser idoso hoje? Esta é uma questão sobre a qual muitas pessoas começam ter que refletir, ou porque são idosos, ou porque são profissionais de diversas áreas da saúde ou humanas que estão tendo que se capacitar para poder lidar com esta população que cresce aceleradamente em nosso país. Segundo estudiosos, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos em 2025. Estamos preparados para isto?

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/02/2015
    Antenor Alves Silva

    Em 1999, um artigo cujo título original é Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments foi publicado em uma revista científica, Journal of Personality and Social Psychology . Esse texto é assinado por Justin Kruger e David Dunning, da Cornell University, da cidade de Ithaca, estado de New York, Estados Unidos. Mas do que trata o referido ensaio?

    Por: Antenor Alves Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/02/2015

    A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil prometia muito mais do que um espetáculo dentro de campo, com a presença dos maiores jogadores do mundo. A expectativa para a realização do segundo Mundial no país também estava concentrada em um grande impulso para a economia e geração de capital com o aumento do turismo em todas as regiões, o desenvolvimento do próprio esporte, além da realização de diversas obras para melhoria da infraestrutura, pelo menos, nas doze cidades-sedes.

    Por: Adriano Bezerral Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/02/2015

    Com certeza, você ouviu falar dele. A participação do motoboy e ator, Douglas, de 29 anos, no Big Brother Brasil (BBB) durou apenas duas semanas, mas deu muito que falar. Ao sai do BBB, o motoboy afirmou que seu maior problema foi ter sido "verdadeiro demais"...

    Por: Adriano Bezerral Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/02/2015

    Os tempos modernos andam turbulentos. A epidemia do desemprego ataca todos os países, inclusive os ricos, sobretudo na Europa. Os avanços da ciência nos deram mais vida: o brasileiro atualmente vive em média 71 anos, contra apenas 33 anos em 1900.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/02/2015
    Angélica Silva

    Para a maioria das pessoas, "ser produtivo" significa terminar um projeto da faculdade, entregar o relatório para o chefe, ir à academia ou fazer uma faxina geral na casa. Na verdade, uma grande parte de ser "produtivo" é dizer aos outros o quão produtivo você é.

    Por: Angélica Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/01/2015

    Entenda todo o processo de autorização do concurso público do INSS. Essa autorização tem sido objeto de muita polêmica, por isso resolvemos esclarecer tudo sobre ela.

    Por: Guilhermel Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/01/2015 lAcessos: 24

    Em 1915 uma seca devastadora castigou sem piedade o brasileiro inclusive o povo nordestino, os mais velhos contam que naquele ano foi uma época de muito sofrimento

    Por: Erandirl Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/01/2015 lAcessos: 21

    Microbiologistas e Parasitologista de todo o Brasil estão sendo contratados em estado de Urgência para realizarem exames em Vereadores Parasitas Intestinais de São Bernardo do Campo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Polítical 15/11/2011 lAcessos: 82

    A Ampola Retal de São Bernardo do Campo está infecta de Vereadores Oxiúros, Ascaris lombricóides e Saginatas, pois, a Câmara Municipal é composta por 99% de Vereadores Oxiúros, Ascaris e Saginatas, Parasitas mais agressivos (Corruptos), do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/11/2011 lAcessos: 82

    No dia de hoje, pude assistir cenas desrespeitosas, asquerosas, humilhantes, Violações dos Direitos Humanos e a Carta Magna, assim como, aos Direitos Constitucionais dos Cidadãos deste famigerado e delituoso país, sendo os protagonistas destas ações: policiais militares (PM) e civis do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ensino Superiorl 08/11/2011 lAcessos: 51

    No dia 05 de Outubro de 2011 às 9h30m um grupo de 3 (três) elementos de uma guarnição do garra (SWAT BRASILEIRA) investiram contra um Cidadão de Bem, Deficiente Físico, Psicanalista, Professor de várias Universidades Brasileiras, Pesquisador, Articulista, Membro da Cruz Vermelha Brasileira, Membro Representante do Conselho Brasileiro de Psicanálise, Membro de muitas Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, assim como, Membro da Organização Internacional "Médicos Sem Fronteiras".

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 10/10/2011 lAcessos: 126

    II Congresso Nacional de Terapeutas Assembléia Geral da Federação Nacional dos Terapeutas Realização: FENATE e SINNATURAL/MG

    Por: Wagner Paulonl Press Releasel 19/09/2011 lAcessos: 23

    INSTITUIDO PELO CBP( I.N.N.G.) EM TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL; HONRA, DIGNIDADE E AUMENTO DA AUTO - ESTIMA, PARA QUEM NÃO TINHA, SEQUER UM ANEL DE FORMATURA. "Lords of the Ring"

    Por: Wagner Paulonl Carreira> Gestão de Carreiral 20/08/2011 lAcessos: 129

    O Conselho Brasileiro de Psicanálise ( I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/06/2011 lAcessos: 256

    Enviamos ao Ministério Público Federal e Estadual denúncia contra a entidade denominada (Sigmund Freud Associação Psicanalítica "Sig" – RS), localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a qual: agride moralmente com palavras chulas e desonestas, afirmando que: "grande parte das Entidades, Instituições, Escolas, Sindicatos e Associações Psicanalíticas são fraudulentas", menos a tal associaçãozinha, acima referida.

    Por: Wagner Paulonl Direito> Legislaçãol 08/06/2011 lAcessos: 242
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast