Por cima do medo,a coragem!

Publicado em: 10/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 57 |

images?q=tbn:ANd9GcTscwpfatYcy_G7BEVQDnw

Esse ditado popular da Bahia  serve ,especialmente,aos escritores.

Todos aqueles que sonham escrever um livro  ,vivem mergulhados num emaranhado de dúvidas,algumas saudáveis,outras paralisantes,mas,ambas muito preocupantes no sentido de tolher a realização.

Existe uma diferença muito grande entre o desejo e o sonho.

Quem sonha em fazer seu  livro ,fica eternamente dominado pelo "vamos ver",quem sabe?" ,eu queria","talvez", "dará certo?" e todas essas correntes que castram a ação  paralisando  o futuro provável escritor que  acaba não fazendo nada porque,Deus não ajuda o homem que não age.

Já quem deseja fazer seu livro  e torná-lo público – ou seja publicá-lo –une o pensamento á ação.

Primeiro, busca recursos,aperta o orçamento,diminui as cervejas das sextas feiras,corta viagens,começa a se vestir nas lojas populares de custo mais baixo que as "griffes", enfim,se programa, faz um orçamento.

Após  medir o tamanho do seu bolso sai em busca de editoras, cujas propostas coincidam com o que pode gastar.Os  orçamentos das editoras que trabalham recebendo um pagamento dos autores têm orçamentos , serviços  e condições de pagamento diferentes  e, dentre esses ,algum há de lhes servir.

Igual a tudo na vida  é importante dar o primeiro passo.

Livro é um negócio, uma mercadoria e,como tal,tem riscos. A gente nunca vai saber se daria certo se não tentar.

Para os diversos gêneros literários  existem leitores;ficção, poesia,contos,crônicas,artigos,livros científicos ou didáticos,literatura infanto – juvenil, terror,eróticos,há público para todos.

Escolha seu segmento e vá em frente.

Muitas vezes a falta  (ou excesso) de  confiança  do futuro escritor ,atrapalha um pouco.

Há quem queira começar  imprimindo 1000 exemplares.

Quando me bato com um assim sempre lhe pergunto:

- Você tem família grande?

Parece jocoso ou cruel ,mas,é necessário para evitar riscos desnecessários.

Conheço  centenas de pessoas que fizeram muitos exemplares  os quais,hoje,encontram-se encaixotados debaixo da cama.E o cara desistiu de vez da literatura.Traumatizado!

Como  a primeira fornada de um livro é a mais cara – pois entra diagramação,capa,copydesk,ISBN –aconselho os autores que me procuram a fazer,de início,20 a 50 livros.

A segunda remessa se torna mais em conta,pode-se praticar um  preço mais acessível e,esgotado o estoque,fazer outros,que,na  Pimenta Malagueta será entregue em 15 dias.

E,você,amigo, já pensou no impacto psicológico entre seus amigos e parentes?

- Puxa, o livro de Fulaninho  esgotou no primeiro dia!

 Não é uma frase gostosa de se ouvir?

Agora,deixa eu te falar de um mico pelo qual todo internauta passa; confiar nos amigos,leitores e seguidores na Net.

Ao contrário do  que a gente pensa internautas não compram livros; pelo menos,os nossos livros.

Eu até vendi alguns para leitores cativos,mas, não pensem que é fácil.

Se fosse ,eu que tenho milhares de leitores na rede –entre sites,jornais e blogs – seria hoje um best-seller.

Aqui ,na Pimenta, procuro ajudar nossos autores a vender suas obras,mesmo porque,apesar de sermos pagos para isso,só publico os livros que eu mesma compraria.

Então,coloco os livros nas livrarias,apresento-os nos eventos literários, nas escolas e universidades,feiras e bienais (apesar de considerá-las apenas uma vitrine),estou criando uma loja virtual e ,sempre que possível ,quero aparecer nos lançamentos na cidade dos autores.

Mas, o livro é um produto que precisa ser trabalhado.

Pode ser bem aceito pelo público ou não; mas,só saberemos se nos arriscarmos a publicar.

Miriam Sales é escritora e editora

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/por-cima-do-medoa-coragem-5895588.html

    Palavras-chave do artigo:

    escritor

    ,

    sonhos

    ,

    desejos

    Comentar sobre o artigo

    Gustavo Rocha

    Uma inquietante frase de Washington Irving (historiador, escritor do Século XIX): "Great minds have purposes; others have wishes." (Grandes mentes tem propósitos; outras, tem desejos). Impossível deixar de pensar no porque da diferença entre objetivos e desejos. Parece que ao desejarmos algo estamos tendo objetivos e ao termos objetivos, estes são objetos também do nosso desejo. Ah! Sutileza e a simplicidade. Dois adjetivos difíceis de se conquistar. Ao afirmar que devemos ter propósitos, I

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/11/2011 lAcessos: 32

    SONHAR nao custa nada ? CUSTA e muito , SONHAR E VIVER E REALIZAR PROJETOS , E ALCANCAR A PLENITUDE DE NOSSA MISSAO NA TERRA .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/02/2013 lAcessos: 40
    Valdeck Almeida de Jesus

    “Diário de Rafinha – as duas faces de um amor”, conta a história fictícia de uma personagem adolescente, do sexo masculino, que se depara com sensações que o atormentam. O protagonista se descobre fortemente atraído pelo namorado da irmã. O sentimento de amizade, confundido com amor platônico, inveja e competição dominam toda a trama, envolvendo o leitor num thriller com final inesperado.

    Por: Valdeck Almeida de Jesusl Literatura> Ficçãol 13/07/2009 lAcessos: 542
    Douglas Moraes

    Os sonhos são como uma bússola que indica aonde queremos chegar, são como combustível, que nos dão forças para continuar a lutar, são como remédios que aliviam a dor de possíveis derrotas temporárias no caminho de um grande objetivo. Através dele atingimos a motivação necessária para realizar qualquer meta.

    Por: Douglas Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/03/2011 lAcessos: 163

    Augusto Cury um grande escritor escreveu um livro que já vendeu a casa dos 10 milhões de livros vendidos em 50 países. Homem inteligente, de uma cultura fabulosa já lançou vários livros de autoestima que tem agradado em cheio os leitores brasileiros. A cultura precisa ser explorada a todo vapor para que num futuro bem próximo surjam valores, líderes que possam governar esse País com mais humanidade e responsabilidade.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciêncial 08/08/2011 lAcessos: 24
    Joice Lima Santana

    O presente trabalho avalia a ocorrência das funções da linguagem nas cibercomunidades dos orkuts. Nos últimos anos a internet revolucionou os hábitos sociais e culturais, alterou profundamente a relação do homem moderno com o conhecimento e sua visão de mundo. Criado em 2004, o Orkut atraiu a atenção de milhares de pessoas do mundo todo. Nasceu como um site simplificado de relacionamento, onde cada usuário adiciona informações pessoais, fotos, mensagens.

    Por: Joice Lima Santanal Educaçãol 21/02/2010 lAcessos: 1,118 lComentário: 1
    Escritor Renneé Cardoso Fontenele

    A relação do poeta com a soturna noite em sua produção.

    Por: Escritor Renneé Cardoso Fontenelel Literatura> Poesial 02/11/2009 lAcessos: 62

    “Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem de perseguí-los”. Walt Disney

    Por: Evaldo Costal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/03/2009 lAcessos: 413

    Canções e histórias escritas em guardanapos, protótipos preparados com sucatas em garagens, máquinas criadas com pedaços dos próprios eletrodomésticos, obras que a escassez não impediu, pois o sonho, só o sonhador pode interromper. O mundo se apresenta para ouvir, quando crê no sonhador que diz: Eu tive um sonho!

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 03/09/2011 lAcessos: 33

    A falta de água forçava as pessoas a tomar urina reciclada. Essa era uma parte impressionante do livro "Não verás país nenhum", de Ignácio de Loyola Brandão, que li na adolescência. Hoje sei que o conceito não é tão esotérico e já se tornou realidade em alguns locais do planeta. Recentemente, Bill Gates tomou água proveniente de esgoto reciclado para mostrar que isso é seguro

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 23/03/2015

    O passado 15 de março foi um marco na historia brasileira. Independente de concordarmos com as revindicações, ou não, uma coisa é certa: entrou para a história. Mas uma pergunta fica no ar: "E agora?" Quais serão os efeitos das manifestações no Brasil? Vai afetar a economia?

    Por: Bruno Souzal Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/03/2015

    O Dia Internacional da Mulher, decretado pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1975 como sendo o dia 8 de março, convida anualmente a sociedade a pensar sobre a igualdade de gêneros, que ainda está longe de ser alcançada no mundo, mas que a cada ano sobe um degrau, mesmo que pequeno, na luta pelos direitos sociais e políticos das mulheres.

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/03/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Em 500 anos de história a nação não desenvolveu forte querer na direção do progresso real, e agora precisa reconhecer os próprios erros, sanear, ir para frente, mas está parada no meio do atoleiro, tacando lama para o alto

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/03/2015
    Lucilene Antunes

    10 indícios que você usa o facebook como apoio psicológico em diversas situações

    Por: Lucilene Antunesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/03/2015
    Marcelo Castilho

    Já faz um tempo em que eu venho fazendo uma auto-reflexão sobre pensamentos e atitudes.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/03/2015

    O que significa ser idoso hoje? Esta é uma questão sobre a qual muitas pessoas começam ter que refletir, ou porque são idosos, ou porque são profissionais de diversas áreas da saúde ou humanas que estão tendo que se capacitar para poder lidar com esta população que cresce aceleradamente em nosso país. Segundo estudiosos, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos em 2025. Estamos preparados para isto?

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/02/2015
    Antenor Alves Silva

    Em 1999, um artigo cujo título original é Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments foi publicado em uma revista científica, Journal of Personality and Social Psychology . Esse texto é assinado por Justin Kruger e David Dunning, da Cornell University, da cidade de Ithaca, estado de New York, Estados Unidos. Mas do que trata o referido ensaio?

    Por: Antenor Alves Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/02/2015
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014 lAcessos: 17
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014 lAcessos: 13
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014 lAcessos: 24
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 40
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast