Por cima do medo,a coragem!

Publicado em: 10/05/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 57 |

images?q=tbn:ANd9GcTscwpfatYcy_G7BEVQDnw

Esse ditado popular da Bahia  serve ,especialmente,aos escritores.

Todos aqueles que sonham escrever um livro  ,vivem mergulhados num emaranhado de dúvidas,algumas saudáveis,outras paralisantes,mas,ambas muito preocupantes no sentido de tolher a realização.

Existe uma diferença muito grande entre o desejo e o sonho.

Quem sonha em fazer seu  livro ,fica eternamente dominado pelo "vamos ver",quem sabe?" ,eu queria","talvez", "dará certo?" e todas essas correntes que castram a ação  paralisando  o futuro provável escritor que  acaba não fazendo nada porque,Deus não ajuda o homem que não age.

Já quem deseja fazer seu livro  e torná-lo público – ou seja publicá-lo –une o pensamento á ação.

Primeiro, busca recursos,aperta o orçamento,diminui as cervejas das sextas feiras,corta viagens,começa a se vestir nas lojas populares de custo mais baixo que as "griffes", enfim,se programa, faz um orçamento.

Após  medir o tamanho do seu bolso sai em busca de editoras, cujas propostas coincidam com o que pode gastar.Os  orçamentos das editoras que trabalham recebendo um pagamento dos autores têm orçamentos , serviços  e condições de pagamento diferentes  e, dentre esses ,algum há de lhes servir.

Igual a tudo na vida  é importante dar o primeiro passo.

Livro é um negócio, uma mercadoria e,como tal,tem riscos. A gente nunca vai saber se daria certo se não tentar.

Para os diversos gêneros literários  existem leitores;ficção, poesia,contos,crônicas,artigos,livros científicos ou didáticos,literatura infanto – juvenil, terror,eróticos,há público para todos.

Escolha seu segmento e vá em frente.

Muitas vezes a falta  (ou excesso) de  confiança  do futuro escritor ,atrapalha um pouco.

Há quem queira começar  imprimindo 1000 exemplares.

Quando me bato com um assim sempre lhe pergunto:

- Você tem família grande?

Parece jocoso ou cruel ,mas,é necessário para evitar riscos desnecessários.

Conheço  centenas de pessoas que fizeram muitos exemplares  os quais,hoje,encontram-se encaixotados debaixo da cama.E o cara desistiu de vez da literatura.Traumatizado!

Como  a primeira fornada de um livro é a mais cara – pois entra diagramação,capa,copydesk,ISBN –aconselho os autores que me procuram a fazer,de início,20 a 50 livros.

A segunda remessa se torna mais em conta,pode-se praticar um  preço mais acessível e,esgotado o estoque,fazer outros,que,na  Pimenta Malagueta será entregue em 15 dias.

E,você,amigo, já pensou no impacto psicológico entre seus amigos e parentes?

- Puxa, o livro de Fulaninho  esgotou no primeiro dia!

 Não é uma frase gostosa de se ouvir?

Agora,deixa eu te falar de um mico pelo qual todo internauta passa; confiar nos amigos,leitores e seguidores na Net.

Ao contrário do  que a gente pensa internautas não compram livros; pelo menos,os nossos livros.

Eu até vendi alguns para leitores cativos,mas, não pensem que é fácil.

Se fosse ,eu que tenho milhares de leitores na rede –entre sites,jornais e blogs – seria hoje um best-seller.

Aqui ,na Pimenta, procuro ajudar nossos autores a vender suas obras,mesmo porque,apesar de sermos pagos para isso,só publico os livros que eu mesma compraria.

Então,coloco os livros nas livrarias,apresento-os nos eventos literários, nas escolas e universidades,feiras e bienais (apesar de considerá-las apenas uma vitrine),estou criando uma loja virtual e ,sempre que possível ,quero aparecer nos lançamentos na cidade dos autores.

Mas, o livro é um produto que precisa ser trabalhado.

Pode ser bem aceito pelo público ou não; mas,só saberemos se nos arriscarmos a publicar.

Miriam Sales é escritora e editora

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/por-cima-do-medoa-coragem-5895588.html

    Palavras-chave do artigo:

    escritor

    ,

    sonhos

    ,

    desejos

    Comentar sobre o artigo

    Gustavo Rocha

    Uma inquietante frase de Washington Irving (historiador, escritor do Século XIX): "Great minds have purposes; others have wishes." (Grandes mentes tem propósitos; outras, tem desejos). Impossível deixar de pensar no porque da diferença entre objetivos e desejos. Parece que ao desejarmos algo estamos tendo objetivos e ao termos objetivos, estes são objetos também do nosso desejo. Ah! Sutileza e a simplicidade. Dois adjetivos difíceis de se conquistar. Ao afirmar que devemos ter propósitos, I

    Por: Gustavo Rochal Negóciosl 29/11/2011 lAcessos: 29

    SONHAR nao custa nada ? CUSTA e muito , SONHAR E VIVER E REALIZAR PROJETOS , E ALCANCAR A PLENITUDE DE NOSSA MISSAO NA TERRA .

    Por: Julio Nerisl Religião & Esoterismo> Evangelhol 24/02/2013 lAcessos: 38
    Valdeck Almeida de Jesus

    “Diário de Rafinha – as duas faces de um amor”, conta a história fictícia de uma personagem adolescente, do sexo masculino, que se depara com sensações que o atormentam. O protagonista se descobre fortemente atraído pelo namorado da irmã. O sentimento de amizade, confundido com amor platônico, inveja e competição dominam toda a trama, envolvendo o leitor num thriller com final inesperado.

    Por: Valdeck Almeida de Jesusl Literatura> Ficçãol 13/07/2009 lAcessos: 539
    Douglas Moraes

    Os sonhos são como uma bússola que indica aonde queremos chegar, são como combustível, que nos dão forças para continuar a lutar, são como remédios que aliviam a dor de possíveis derrotas temporárias no caminho de um grande objetivo. Através dele atingimos a motivação necessária para realizar qualquer meta.

    Por: Douglas Moraesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 12/03/2011 lAcessos: 160

    Augusto Cury um grande escritor escreveu um livro que já vendeu a casa dos 10 milhões de livros vendidos em 50 países. Homem inteligente, de uma cultura fabulosa já lançou vários livros de autoestima que tem agradado em cheio os leitores brasileiros. A cultura precisa ser explorada a todo vapor para que num futuro bem próximo surjam valores, líderes que possam governar esse País com mais humanidade e responsabilidade.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ciêncial 08/08/2011 lAcessos: 24
    Joice Lima Santana

    O presente trabalho avalia a ocorrência das funções da linguagem nas cibercomunidades dos orkuts. Nos últimos anos a internet revolucionou os hábitos sociais e culturais, alterou profundamente a relação do homem moderno com o conhecimento e sua visão de mundo. Criado em 2004, o Orkut atraiu a atenção de milhares de pessoas do mundo todo. Nasceu como um site simplificado de relacionamento, onde cada usuário adiciona informações pessoais, fotos, mensagens.

    Por: Joice Lima Santanal Educaçãol 21/02/2010 lAcessos: 1,114 lComentário: 1
    Escritor Renneé Cardoso Fontenele

    A relação do poeta com a soturna noite em sua produção.

    Por: Escritor Renneé Cardoso Fontenelel Literatura> Poesial 02/11/2009 lAcessos: 62

    “Todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos a coragem de perseguí-los”. Walt Disney

    Por: Evaldo Costal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 11/03/2009 lAcessos: 413

    Canções e histórias escritas em guardanapos, protótipos preparados com sucatas em garagens, máquinas criadas com pedaços dos próprios eletrodomésticos, obras que a escassez não impediu, pois o sonho, só o sonhador pode interromper. O mundo se apresenta para ouvir, quando crê no sonhador que diz: Eu tive um sonho!

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 03/09/2011 lAcessos: 33
    Angélica Silva

    Para a maioria das pessoas, "ser produtivo" significa terminar um projeto da faculdade, entregar o relatório para o chefe, ir à academia ou fazer uma faxina geral na casa. Na verdade, uma grande parte de ser "produtivo" é dizer aos outros o quão produtivo você é.

    Por: Angélica Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/01/2015

    Entenda todo o processo de autorização do concurso público do INSS. Essa autorização tem sido objeto de muita polêmica, por isso resolvemos esclarecer tudo sobre ela.

    Por: Guilhermel Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/01/2015 lAcessos: 13

    Em 1915 uma seca devastadora castigou sem piedade o brasileiro inclusive o povo nordestino, os mais velhos contam que naquele ano foi uma época de muito sofrimento

    Por: Erandirl Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/01/2015

    "É necessário que eu diminua e o Cristo cresça." (João Batista - João, 3:30). Eis algumas respostas à indagação proposta: Antídoto de muitos males, formadora de novos hábitos, indicadora eficaz do encontro consigo mesmo. Ressarcimento perante a consciência, fornalha renovadora das densas energias de culpa

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/01/2015

    Mais que em outros tempos, o orbe tem desenganado e tornado mais difícil à vida hominal. Numa sociedade egoísta, desumana e competitiva por excelência, massificante e indiferente, tornamo-nos quase sempre embrutecidos, pessimistas e passamos a achar natural o egoísmo, o egocentrismo e o "cada um para si" e Deus para todos, como se a responsabilidade, a altivez e a ética não fossem atribuições de cada um. O homem tem seus atributos, suas ações benéficas ou maléficas, independente ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 05/01/2015

    Por um caminho estreito sem proteção e com muitos pedregulhos, ansiávamos por uma diretriz, por uma matriz, por um azimute que nos posicionássemos mais tranquilos, e fora de perigo. Estávamos sem lenço e sem documento num lugar esquisito, tenebroso, assombroso que nos fazia arrepiar quando algo começava a piar. Folhas secas ao sabor do vento se misturavam a folhagem do local, os pirilampos com sua luz genial davam um tom especial ao local.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/01/2015

    Somos botões viçosos de espinheiros fortuitos não nascemos com destino gratuito, precisamos regar adubar e melhorar, nosso jardim, nosso coração, enfim de rosas, papoulas e jasmins. Precisamos nos livrar do egoísmo e conter a intolerância, pois somos normais, além de hominais somos normais, mas a nossa imperfeição pode nos levar a caminhos tortuosos em verdadeiros desalinhos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/01/2015

    Podemos dizer que o amor é o combustível das almas. Estamos sempre em busca do alimento espiritual condizivel com a nossa formação, origem, geração e constituição. Na medida em que o tempo passa, apesar dos apetrechos legais colocados a disposição do hominal, ele não tem crescido o esperado em termos de comportamento. Se ainda não sabemos ou não aprendemos a amar é porque não nos desenvolvemos o bastante para alcançarmos o objetivo

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/01/2015
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014 lAcessos: 12
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014 lAcessos: 14
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014 lAcessos: 13
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 19
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014 lAcessos: 22
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 35
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast