Realidade Brasileira

Publicado em: 19/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,201 |

REALIDADE BRASILEIRA

Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo

             Os números da economia brasileira são muito interessantes, bem como as projeções de empresas brasileiras. Fechamos o ano de 2008 como o 5º maior mercado consumidor de automóveis do mundo e o 6º em produção. Com crescimento de vendas da ordem de 14,5%, apesar da queda do último trimestre, com 2,82 milhões de unidades vendidas.

             Crescimento de 8% no seguimento de eletrodomésticos em 2008 e previsão de crescimento de 3% para 2009.

             Otimismo no mercado de cimento, embalagens metálicas, produtos farmacêuticos, confecções, grãos e derivativos, vários seguimentos industriais estão prevendo crescimento de 8% a 12% apesar dos efeitos da crise. Considero muito, acredito que um crescimento de 3% é mais adequado a nossa realidade.

             Apesar do medo do crédito, entre as 300 maiores empresas brasileiras, em torno de 70% delas continuam com avaliações excelentes com baixo risco, após os efeitos da crise, com alta capacidade de pagamento. O nível de endividamento das empresas brasileiras comparadas com as da Europa e EUA são pequenos frentes ao capital.

             O mercado eletrônico, o e-commerce movimentou mais de R$ 8 bilhões em 2008, segundo a e - bit aumento de 30% em 2008, com previsões de crescimento de 20% para 2009.

             Com a implantação de medidas econômicas nos EUA previstas por Barack Obama, as ações de commodities serão as primeiras que terão seus preços majorados.

             O forte consumo das famílias brasileiras com os altos gastos do governo, bem como o aumento do salário-mínimo em 2009, fortalecerá o mercado brasileiro, afastando o medo de recessão no Brasil.

              A possível intervenção em infra-estrutura por parte da economia americana fortalecerá algumas empresas nacionais e impulsionará uma parte das exportações.

             O câmbio alto fortalece o seguimento de fumo e bebidas, sendo as ações deste seguimento indicadas para compra por corretoras.

             Os preços dos alimentos tenderão a pequena queda, mas haverá aumento de consumo, com leve crescimento.

             A dúvida de 2009 será quanto aos valores viáveis para exploração do petróleo e que efeitos estes impactarão na Petrobrás, gigante do seguimento e um dos maiores produtores de petróleo do mundo, pois, os valores internacionais afetarão inclusive o álcool brasileiro, pois, cogita-se em diminuição do preço da gasolina, o que afetaria os investimentos no setor de etanol e exploração petrolífera.

            Algumas férias coletivas estão sendo suspensos e como previstos os estoques internacionais começam a ser repostos, o que está provocando uma demanda de encomendas consideráveis já no primeiro trimestre de 2009.

            Os setores básicos, como saneamento, energia elétrica e concessões rodoviárias serão pouco afetadas pela crise.

            Os bancos brasileiros estão entre os mais capitalizados do mundo e menos susceptíveis a problemas operacionais.

            As fusões já são previstas no seguimento de telecomunicações, papel e celulose e outros seguimentos, mostrando a força da economia nacional.

             Duas ações estão entre as 20 melhores opções de investimentos em 2009 no mundo segundo a Citi nos setores de bebidas e bancos.

              Muitos analistas internacionais estão indicando papéis brasileiros no mercado internacional, apesar de quedas nas nossas exportações brasileiras provocadas pela crise no mercado internacional que parece ser longa.

              As perspectivas brasileiras são boas, mas o medo do desemprego e do agravamento da crise deve permanecer em todo o ano de 2009.

              Várias medidas preventivas já foram tomadas pelo governo brasileiro, o que de fato, foi positivo, mas ficar atento a alguns setores, principalmente o agrícola que ainda está carente de recursos, para que os efeitos da crise no Brasil sejam menores.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/realidade-brasileira-728374.html

    Palavras-chave do artigo:

    economia

    ,

    realidade brasileira

    ,

    economia nacional

    Comentar sobre o artigo

    O artigo retoma o debate neoliberal, acolhido, na década dos anos 1990 no Brasil, interrompida pela crise econômico/financeira mundial do ano 2008. A defesa do nacional desenvolvimentismo; Projeto de desenvolvimento econômico assentado no trinômio: industrialização substitutiva de importações; intervencionismo estatal e nacionalismo, é retomado sob um prisma distorcido em relação aos ideários de Celso Furtado.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 26/11/2013 lAcessos: 288
    Elivaldo Teixeira

    Este artigo discorre sobre a importância do planejamento tributário nas empresas optantes pelo simples nacional, desenvolvendo uma breve contextualização sobre as vantagens de uma empresa que opta pela tributação baseada neste regime de tributação. Veremos no decorrer deste, que com um bom planejamento, há a possibilidade de redução da carga tributaria. De acordo com a análise deste artigo, observou-se que ha um enorme desconhecimento por parte dos empresários e até mesmo por parte dos contadore

    Por: Elivaldo Teixeiral Ciênciasl 10/07/2009 lAcessos: 12,312 lComentário: 1
    Heriberto Wagner Amanajas Pena

    Este artigo tem como principal objetivo analisar as oscilações da taxa de câmbio no período entre 1992 a 2003, relacionando-o com o comportamento das exportações, importações e da balança comercial. Desta maneira teve-se a preocupação de investigar tais oscilações e relacioná-las com a teoria econômica, para se saber se a teoria condiz com a realidade. Como tal estudou-se detalhadamente, aspectos teóricos que envolvem e relacionam o comportamento e o ajustamento da taxa de câmbio e da balança co

    Por: Heriberto Wagner Amanajas Penal Finanças> Investimentosl 30/09/2009 lAcessos: 2,955

    Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões, Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em 1872 e viveu em sua cidade natal, São Luís do Paraitinga até 1877, quando seu pai transferiu-se para o Rio de Janeiro.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ciêncial 27/12/2009 lAcessos: 606 lComentário: 1
    Elizeu Vieira Moreira

    O propósito dessa discussão é refletir sobre a História da Educação no Brasil desde a Segunda República (1930-1936) até a Nova República (1946-1963). O processo histórico usado pelos autores para pensar alguns aspectos da educação brasileira à luz do materialismo marxiano pode legitimamente significar a crítica ao fracasso das manifestações educacionais não terem, necessariamente, significado a emancipação para a grande massa da população, particularmente de sua configuração contemporânea.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 08/03/2011 lAcessos: 6,034 lComentário: 1
    Valdelício Menezes

    Este artigo expõe o cenário econômico atual e discute sobre a tomada de decisão dos gestores, investir ou não em meio a tantas atribulações?

    Por: Valdelício Menezesl Negóciosl 08/10/2009 lAcessos: 1,096

    Antes de conhecermos como anda o panorama nacional de transportes precisamos saber que hoje em dia a facilidades de comunicação, tecnologia e de transporte, acabaram impulsionando a globalização.

    Por: Julio Cesar Pereira Britol Negócios> Gestãol 06/07/2012 lAcessos: 158
    Mauro Kiithi

    O objetivo do autor é analisar propositivamente o caso exitoso de internacionalização da empresa WEG. Com base em noções de economia e de administração, buscar-se-á identificar as premissas de seu êxito, bem como as fraquezas de sua atuação doméstica e internacional

    Por: Mauro Kiithil Negócios> Gestãol 25/11/2014 lAcessos: 11

    apresentar o modelo educacional originado das classes dominantes no Bras

    Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educação> Ensino Superiorl 28/05/2010 lAcessos: 2,126
    José Bittencourt da Silva

    O presente artigo objetiva debater outros aspectos da condição humana e social imprescindíveis ao desenvolvimento, como a idéia de capital social, que tem sido posta como elemento capaz de produzir na sociedade a qualidade histórica indispensável ao seu auto-melhoramento. Neste contexto, a Educação é apresentada como a mais importante aliada na formação de sentimentos coletivos em detrimento de condutas individualistas e anti-éticas. Para tanto, fundamentou-se o artigo em pesquis bibliográfica.

    Por: José Bittencourt da Silval Educaçãol 04/09/2009 lAcessos: 2,389

    O que significa ser idoso hoje? Esta é uma questão sobre a qual muitas pessoas começam ter que refletir, ou porque são idosos, ou porque são profissionais de diversas áreas da saúde ou humanas que estão tendo que se capacitar para poder lidar com esta população que cresce aceleradamente em nosso país. Segundo estudiosos, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos em 2025. Estamos preparados para isto?

    Por: Julia Nascimentol Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/02/2015
    Antenor Alves Silva

    Em 1999, um artigo cujo título original é Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments foi publicado em uma revista científica, Journal of Personality and Social Psychology . Esse texto é assinado por Justin Kruger e David Dunning, da Cornell University, da cidade de Ithaca, estado de New York, Estados Unidos. Mas do que trata o referido ensaio?

    Por: Antenor Alves Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 24/02/2015

    A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil prometia muito mais do que um espetáculo dentro de campo, com a presença dos maiores jogadores do mundo. A expectativa para a realização do segundo Mundial no país também estava concentrada em um grande impulso para a economia e geração de capital com o aumento do turismo em todas as regiões, o desenvolvimento do próprio esporte, além da realização de diversas obras para melhoria da infraestrutura, pelo menos, nas doze cidades-sedes.

    Por: Adriano Bezerral Notícias & Sociedade> Cotidianol 19/02/2015

    Com certeza, você ouviu falar dele. A participação do motoboy e ator, Douglas, de 29 anos, no Big Brother Brasil (BBB) durou apenas duas semanas, mas deu muito que falar. Ao sai do BBB, o motoboy afirmou que seu maior problema foi ter sido "verdadeiro demais"...

    Por: Adriano Bezerral Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/02/2015

    Os tempos modernos andam turbulentos. A epidemia do desemprego ataca todos os países, inclusive os ricos, sobretudo na Europa. Os avanços da ciência nos deram mais vida: o brasileiro atualmente vive em média 71 anos, contra apenas 33 anos em 1900.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/02/2015
    Angélica Silva

    Para a maioria das pessoas, "ser produtivo" significa terminar um projeto da faculdade, entregar o relatório para o chefe, ir à academia ou fazer uma faxina geral na casa. Na verdade, uma grande parte de ser "produtivo" é dizer aos outros o quão produtivo você é.

    Por: Angélica Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/01/2015

    Entenda todo o processo de autorização do concurso público do INSS. Essa autorização tem sido objeto de muita polêmica, por isso resolvemos esclarecer tudo sobre ela.

    Por: Guilhermel Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/01/2015 lAcessos: 22

    Em 1915 uma seca devastadora castigou sem piedade o brasileiro inclusive o povo nordestino, os mais velhos contam que naquele ano foi uma época de muito sofrimento

    Por: Erandirl Notícias & Sociedade> Cotidianol 06/01/2015 lAcessos: 21
    Welinton dos Santos

    Com cortes orçamentário, o governo brasileiro sancionou no último dia de 2014, o novo salário mínimo nacional, abaixo do esperado e aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Entre as restrições orçamentárias, por enquanto estão inclusos o SEGURO-DESEMPREGO, o abono salarial e pensão por morte.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/01/2015 lAcessos: 24
    Welinton dos Santos

    Valores do Salário Mínimo Nacional e Salário Mínimo Paulista. Apesar de aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), no dia 22 de dezembro de 2014, a votação no plenário ficou para o próximo ano. Portanto, ainda pode sofrer alterações.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 27/12/2014 lAcessos: 188
    Welinton dos Santos

    O Novo salário Mínimo Paulista de 2013 foi sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 14/01/2013.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 15/01/2013 lAcessos: 62
    Welinton dos Santos

    O encontro RIO + 20, onde nos primeiros dias estavam 94 Chefes de Estado, mostra de forma clara que existe a consciência dos problemas ambientais no mundo, mesmo que documentos e discussões a princípio pareçam não atingir os seus objetivos, na prática impulsionam movimentos pelo planeta, provocam atores sociais com outros olhares, além de auxiliar em ações conjuntas futuras corretivas e preventivas.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 26/06/2012 lAcessos: 325
    Welinton dos Santos

    Brincar é coisa séria, realmente, essencial para a saúde física, intelectual e emocional do ser humano.

    Por: Welinton dos Santosl Saúde e Bem Estar> Medicinal 06/06/2012 lAcessos: 130
    Welinton dos Santos

    Esta transformação faz com que haja mudanças nos contextos das cidades e na visão crítica de seus moradores.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 06/06/2012 lAcessos: 74
    Welinton dos Santos

    O turismo educacional precisa ser explorado e mostrar a ciência em nossa vida é extremamente importante para o crescimento intelectual, além de contribuir para ampliação da visão crítica da sociedade.

    Por: Welinton dos Santosl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/06/2012 lAcessos: 44
    Welinton dos Santos

    Com mercado interno aquecido, aumento do poder real de compra dos brasileiros, programas de melhoria de renda e apoio as famílias com alta vulnerabilidade econômica, tirando da miséria milhões de brasileiros e o aporte de mais de 31 milhões brasileiros na última década que passaram para a classe média, o país festeja os 19 novos milionários por dia desde 2.007 com projeções para continuar até 2.014, de acordo com reportagem publicada pela Forbes, atualmente o país tem 137 mil milionários e 30 bi

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 06/06/2012 lAcessos: 57
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast