Tempos Modernos

Publicado em: 09/10/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 4,211 |

TEMPOS MODERNOS

O que seria na opinião dos brasilianos tempos modernos? Os tempos modernos revalidam o pensamento do ser humano, principalmente dos antigos que tem para as criaturas humanas um sentido novo. Dias melhores, bonanças, criatividade, humanidade, irmandade, fraternidade, caridade e amor ao próximo são potenciais insuperáveis de momentos felizes, melhores e mais calmos. Esta riqueza nos foi dada, basta colocá-la em prática. A fome do ouro, do vil metal, de uma posição social mais alta é o viés do homem atual, principalmente daqueles que se imantaram na política de corpo e alma. A aquisição das facilidades da vida tornou-se banalizada e sua finalidade não é a busca incessante de paz, conforto e de defesa, no seio da inquietação da existência material.

A banalização da riqueza material transformou o bom homem em egoísta, Comprou a consciência de muitos. Tudo em nome da ampliação das zonas, áreas e territórios em que emana o poder. O homem atual só pensa em si, no poder, na riqueza, na dominação esquecendo aqueles que vivem a margem da sociedade. Usam todas as artimanhas possíveis para cobrir sua máscara com intuito de repassar uma personalidade diferente aos olhos dos mais curiosos e críticos. A vitória de um homem simples tem mais valor do que o galardão de um político famoso. Esses acontecimentos fazem parte do cotidiano, mas a mídia os camufla e deixa a maioria a ver navios. O título desta matéria já foi tema de filme.  O cinema mudo estava no auge e o público tinha seus artistas prediletos. Tempos modernos o filme que marcou época, Chaplin retrata com maestria o momento social de seu tempo.


Esgotado pela mecanização da rotina de trabalho, operário causa tumulto na fábrica onde trabalha. Demitido, tenta sobreviver em meio aos conflitos da metrópole moderna. O grande Chaplin faz críticas à sociedade moderna industrial. Chaplin chama a atenção do mundo ao passar sua mensagem social de forma clara. Em cada cena ele aborda temas polêmicos como máquinas tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade e a escravidão. Justamente o que ocorre nos dias atuais, principalmente nas fábricas de veículos automotores. Os tempos modernos são fábricas de alienados mentais. “Um dos diretores de um manicômio espanhol asseverava há pouco tempo que mais de 400 pessoas em um ano tinham procurado refúgio, como loucos, nesse pouso de alienados em virtude das necessidades imperiosas da fome”. Já imaginaram se os famintos brasileiros tomarem esta mesma posição de passarem por loucos para ter o que comer seria uma avalanche que derrubaria qualquer governo.

Países considerados ricos têm algum sinal de pobreza, por exemplo, a Espanha é pobre em terras, já outros são ridos em terra, mas a pobreza é ainda maior. Encontramos, lidamos com todo tipo de ser humano nos tempos modernos. O vivo, o esperto, o enganador e os que vivem as expensas dessa raça cruel e desumana. A pirâmide continua aumentando sua base e transformando seu meio. Deverá num futuro bem próximo passar de uma pirâmide para uma figura monstruosa sem forma e aspectos delineados.

O certo é que ninguém se eleva, sem esforço máximo da vontade, dos campos do hábito para regiões iluminadas da experiência. Entretanto, ninguém atinge as múltiplas regiões da experiência sem passaportes adquiridos nas agências da dor. Quando nos referimos à dor ela toma outra feição como, fome, sofrimento, miséria e as preocupações diárias e o esforço descomunal para se manter vivo dignamente.Os tempos modernos proporcionaram novas tecnologias, mas aumentaram o número de necessitados e carentes no mundo. O maior boom dos tempos modernos foi o desemprego.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/tempos-modernos-596739.html

    Palavras-chave do artigo:

    tecnologia

    ,

    desemprego

    ,

    fome

    Comentar sobre o artigo

    Valdec Romero Castelo Branco

    Em um país com dimensões continentais pode-se afirmar que, a médio e longo prazo, é inviável pressupor que o desenvolvimento econômico e social se dará sem o desenvolvimento simultâneo de uma indústria competitiva. Em uma economia mundial cada vez mais internacionalizada podemos afirmar que a perda de competitividade das empresas brasileiras, traz como conseqüência à destruição das suas condições de sobrevivência, promovendo um processo de desindustrialização nacional.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 1,149

    No dia 31/08/2008 foi exibida no Fantástico uma reportagem que tem como chamada à frase “Família brasileira encolheu nos últimos 35 anos. Por que será que os casais estão optando por ter menos filhos?”.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 09/09/2008 lAcessos: 5,037 lComentário: 4
    RINALDO BARROS

    Em que pese a constatação de que a desigualdade ainda permanece, o aumento da renda do brasileiro, via políticas compensatórias e crescimento econômico, incorporou 27 milhões de pessoas às camadas médias, mudando a divisão dos recursos e alterando os padrões de consumo no País. É preciso não esquecer, entretanto, que ainda falta muito para que essa "nova classe média" se estabeleça de forma mais sólida porque, apesar do aumento da renda, a instabilidade ainda é grande.

    Por: RINALDO BARROSl Literatura> Crônicasl 11/10/2010 lAcessos: 194
    Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

    Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise da vasta gama de tecnologias educacionais que permeiam o cotidiano dos alunos desde sua entrada na educação infantil, passando para o ensino fundamental e, em seguida, para o ensino médio. Procura também mostrar o que esse grande “rol de informações” pode vir a colaborar na construção de um futuro com bases sólidas e bem estruturadas dentro do foco aqui apresentado.

    Por: Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reisl Educaçãol 01/07/2009 lAcessos: 1,068

    Ressaltar que o povo, a sociedade brasileira andam muito esquecidos e estressados, é nos furtarmos dos problemas que enfrentamos no dia a dia da nossa sofrida vida. Nunca se esqueça de que poderosas forças estão dentro de nós, no momento exato, ela se manifestará e o somatório dos resultados será positivado. Empregue bem os seus poderes e virtudes, pois não devemos perder tempo e a paciência com problemas banais, o pulso firme nos levará ao rol das máquinas exterminadoras de problemas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 15/01/2013
    Manoel Aparecido Martins

    O presente artigo, no qual tive o prazer de ler por sua clareza e estruturação das idéias, trás em seu bojo como foco principal os efeitos da globalização e da consequente reestruturação produtiva.

    Por: Manoel Aparecido Martinsl Educaçãol 14/06/2009 lAcessos: 1,244
    Escritorcampos

    Não basta ser executivo à troglodita de terceiro milênio. Pois, ainda existem os empresários renitentes, que teimam em anotar suas operações fundamentais em suas antigas e amarfanhadas cadernetas pessoais. Gerir uma empresa está muito além dessa simplicidade, até os mais atualizados em­presários se desatualizam a cada minuto que passa.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 212
    ADILSON MOTTA

    O Brasil tem 50,5 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos. Jamais, em tempo algum, nossa sociedade teve tantos jovens como agora. É nesta faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, de falta de formação profissional, mortes por homicídios, envolvimento com drogas e com a criminalidade.

    Por: ADILSON MOTTAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2012 lAcessos: 59
    Escritorcampos

    Aqui vai uma síntese da cultura organizacional ao estudante, que necessite de descre­ver sobre o assunto tão em voga no momento.

    Por: Escritorcamposl Educação> Ensino Superiorl 05/05/2010 lAcessos: 2,694 lComentário: 1
    Cibele Suzigan Randi

    Será que temos pensado em nossos dias? E se pensamos de que maneira isso acontece? Estamos sempre correndo, a mil por hora e pouco pensamos se isso está nos fazendo algum bem ou nos proporcionando algo. É isso que proponho ao escrever esse artigo.

    Por: Cibele Suzigan Randil Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/09/2014

    O jovem milionário que não quis da entrevista fez uma doação de R$ 300.000,00 reais a uma instituição de caridade na baixada fluminense nesta sexta-feira do dia 12/09/14.Que este ato seja de inspiração para futuros ganhadores e empresários cariocas para parte da população esquecida pelos nossos governantes.

    Por: Monica Sulivanl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    O autor comenta a notícia que uma jovem Muçulmana, Mona Ramouni, deficiente visual, por motivos religiosos nunca pode ter um cão de guia (este animal é impuro), assim adotou um Poney para servir de guia. Agora na Universidade de Michigan, USA, Mona tem o Poney "Cali" como guia que a acompanha até dentro do ônibus. São ressaltados aspectos de adaptação cultural.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/09/2014

    Todo Bem que almejamos conquistar honrosamente é a conquista da Paz chamada Amor de DEUS.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/09/2014
    Elizandra Souza

    A ciclovia é o maior engodo de todos os tempos em relação ao transporte público, pois desresponsabiliza o governo de sua obrigação em oferecer transporte decente. É sabido que pouquíssimos bairros na capital de SP teriam condições de terem ciclovias, não só pela falta de planejamento urbano - aparentemente nunca pensado, mas principalmente pela irregularidade do terreno paulista.

    Por: Elizandra Souzal Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/09/2014

    Um breve resumo de informações importantes sobre a história da cidade de Mauá na região do grande ABC

    Por: alexshinobil Notícias & Sociedade> Cotidianol 08/09/2014

    Nos últimos anos o segmento da construção civil está em alta e aquecida , devido aos grandes investimentos que vem sendo realizados, seja por parte do governo e das empresas que vem crescendo no país... Continue lendo...

    Por: Camila S. Ribeirol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/09/2014

    Quando pensamos em reformar, seja nossa casa ou apartamento, surge diversas idéias e acabamos nos perdendo em meio a tantas informações. Devido a isto, vamos separa algumas dessas idéias ... Continue lendo...

    Por: Camila S. Ribeirol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/09/2014

    Por ser uma senhora de pura beleza só posso te enviar parabéns. A beleza está presente em muitas mulheres, no entanto, a beleza espiritual tem muito mais valia e engrandecem as aquinhoadas com esse dom. A beleza interior, aquela que vem do coração, vale mais do que a beleza conseguida através de produtos de beleza ou outros apetrechos para esse fim. Todas as flores do mundo valem menos do que a alegria de ter você a meu lado. Estou junto a ti, mas não por sua beleza externa, corporal ou facial

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 17/09/2014

    Alvitrei com meu amor para nós proclamarmos a felicidade, Explorei grandes atitudes de um ser Cireneico com paz e alegria, A bondade em meu coração seria como um bordão de raridade, Consciencialmente substanciado no amor ao próximo e não na revelia. Contributivo com amor a transmitir reguei tudo sem belicosidade… Deotropismo uma bela palavra que me imantou com imensa simpatia. Dileto amigo ajude-me a ultrapassar o caminho espinhoso com agilidade,

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/09/2014

    Encontrei meu amor mesmo com uma ânsia sem medidas. Na luta diária e nos entraves que nos envolvem esqueci que estava só… Nos olhares das pessoas indiscretas o mal se afigura como raios flamejantes. Não permita que o orgulho tome conta do seu ser, pois este mal afeta o amor e, consequentemente o coração. Eu posso afirmar de viva voz que ao te encontrar conheci por acaso, aliás, foi o acaso mais lindo da minha vida. Para se amar verdadeiramente hoje em dia, é preciso que o amor seja provado e sen

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 08/09/2014

    Antes mesmo do descobrimento do nosso país, ele já era habitado pelos silvícolas. Os estudiosos das civilizações antigas, pesquisadores, arqueólogos chegaram às descobertas pré-históricas, que foram executadas por meio de escavações e análises minuciosas, e, através, desses estudos calcularam que entre os anos 40 mil e 12 mil a.C., já existiam os povos nômades, caçadores e pescadores que usavam utensílios artesanais rudimentares, para as suas sobrevivências.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 25/08/2014

    A vida é virtuosa, a morte traiçoeira, uma traz virtudes, anseios, felicidades, angústias e muita mais. A outra deixa o corpo inerte, a saudade consome e transforma a vida de muitos, e além do mais, se houver cremação sobram somente às cinzas. A vida sempre vencerá a morte, pois somos imortais e nos renovamos, através da reencarnação. Se a morte faz companhia desde o nascituro é porque nossos destinos sempre serão renovados por este ciclo que Deus criou para nós. A carne se putrefaz, mas o ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/08/2014

    Ao acessar o ninho de amor com êxtase total… Mostro com melindres meu amor e sensação… O destino que faz o nosso amor se tornar fatal… Reverbero por um dia de amor ardente de excitação.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 12/08/2014

    Nas lições da vida temos muito que aprender, principalmente nas experiências adquiridas onde renasce o esplendor de sementes a sementes. Com a fraternidade nós regamos o saber que no somatório das experiências nasce e cresce com o sabor do conhecimento adquirido. O que somos hoje devemos aos nossos pais. Os pais não são construtores da vida, porém os mediadores dela, plasmando sob a divina diretriz do Senhor. Os pais humanos são os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 12/08/2014

    "Segundo Marco Antônio Villa em seu livro "Década Perdida" – Dez anos de PT (Partido dos Trabalhadores) no poder, estamos vivendo um tempo sombrio, uma época do vale-tudo. Desapareceram os homens públicos. Foram substituídos pelos políticos profissionais. Todos querem enriquecer a qualquer preço. E rapidamente. Não importam os meios. Garantidos pela impunidade, sabem que, se forem apanhados, têm sempre uma banca de advogados, regiamente paga, para livrá-los de alguma condenação. São anos marcado

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 01/08/2014

    Comments on this article

    0
    diego 06/07/2010
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    0
    larissa 08/05/2009
    isso o q vc falou tem tudo a ver com tempos modernos
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast