Tempos Modernos

Publicado em: 09/10/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 4,179 |

TEMPOS MODERNOS

O que seria na opinião dos brasilianos tempos modernos? Os tempos modernos revalidam o pensamento do ser humano, principalmente dos antigos que tem para as criaturas humanas um sentido novo. Dias melhores, bonanças, criatividade, humanidade, irmandade, fraternidade, caridade e amor ao próximo são potenciais insuperáveis de momentos felizes, melhores e mais calmos. Esta riqueza nos foi dada, basta colocá-la em prática. A fome do ouro, do vil metal, de uma posição social mais alta é o viés do homem atual, principalmente daqueles que se imantaram na política de corpo e alma. A aquisição das facilidades da vida tornou-se banalizada e sua finalidade não é a busca incessante de paz, conforto e de defesa, no seio da inquietação da existência material.

A banalização da riqueza material transformou o bom homem em egoísta, Comprou a consciência de muitos. Tudo em nome da ampliação das zonas, áreas e territórios em que emana o poder. O homem atual só pensa em si, no poder, na riqueza, na dominação esquecendo aqueles que vivem a margem da sociedade. Usam todas as artimanhas possíveis para cobrir sua máscara com intuito de repassar uma personalidade diferente aos olhos dos mais curiosos e críticos. A vitória de um homem simples tem mais valor do que o galardão de um político famoso. Esses acontecimentos fazem parte do cotidiano, mas a mídia os camufla e deixa a maioria a ver navios. O título desta matéria já foi tema de filme.  O cinema mudo estava no auge e o público tinha seus artistas prediletos. Tempos modernos o filme que marcou época, Chaplin retrata com maestria o momento social de seu tempo.


Esgotado pela mecanização da rotina de trabalho, operário causa tumulto na fábrica onde trabalha. Demitido, tenta sobreviver em meio aos conflitos da metrópole moderna. O grande Chaplin faz críticas à sociedade moderna industrial. Chaplin chama a atenção do mundo ao passar sua mensagem social de forma clara. Em cada cena ele aborda temas polêmicos como máquinas tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade e a escravidão. Justamente o que ocorre nos dias atuais, principalmente nas fábricas de veículos automotores. Os tempos modernos são fábricas de alienados mentais. “Um dos diretores de um manicômio espanhol asseverava há pouco tempo que mais de 400 pessoas em um ano tinham procurado refúgio, como loucos, nesse pouso de alienados em virtude das necessidades imperiosas da fome”. Já imaginaram se os famintos brasileiros tomarem esta mesma posição de passarem por loucos para ter o que comer seria uma avalanche que derrubaria qualquer governo.

Países considerados ricos têm algum sinal de pobreza, por exemplo, a Espanha é pobre em terras, já outros são ridos em terra, mas a pobreza é ainda maior. Encontramos, lidamos com todo tipo de ser humano nos tempos modernos. O vivo, o esperto, o enganador e os que vivem as expensas dessa raça cruel e desumana. A pirâmide continua aumentando sua base e transformando seu meio. Deverá num futuro bem próximo passar de uma pirâmide para uma figura monstruosa sem forma e aspectos delineados.

O certo é que ninguém se eleva, sem esforço máximo da vontade, dos campos do hábito para regiões iluminadas da experiência. Entretanto, ninguém atinge as múltiplas regiões da experiência sem passaportes adquiridos nas agências da dor. Quando nos referimos à dor ela toma outra feição como, fome, sofrimento, miséria e as preocupações diárias e o esforço descomunal para se manter vivo dignamente.Os tempos modernos proporcionaram novas tecnologias, mas aumentaram o número de necessitados e carentes no mundo. O maior boom dos tempos modernos foi o desemprego.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 20 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/tempos-modernos-596739.html

    Palavras-chave do artigo:

    tecnologia

    ,

    desemprego

    ,

    fome

    Comentar sobre o artigo

    Valdec Romero Castelo Branco

    Em um país com dimensões continentais pode-se afirmar que, a médio e longo prazo, é inviável pressupor que o desenvolvimento econômico e social se dará sem o desenvolvimento simultâneo de uma indústria competitiva. Em uma economia mundial cada vez mais internacionalizada podemos afirmar que a perda de competitividade das empresas brasileiras, traz como conseqüência à destruição das suas condições de sobrevivência, promovendo um processo de desindustrialização nacional.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 1,117

    No dia 31/08/2008 foi exibida no Fantástico uma reportagem que tem como chamada à frase “Família brasileira encolheu nos últimos 35 anos. Por que será que os casais estão optando por ter menos filhos?”.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 09/09/2008 lAcessos: 5,020 lComentário: 4
    RINALDO BARROS

    Em que pese a constatação de que a desigualdade ainda permanece, o aumento da renda do brasileiro, via políticas compensatórias e crescimento econômico, incorporou 27 milhões de pessoas às camadas médias, mudando a divisão dos recursos e alterando os padrões de consumo no País. É preciso não esquecer, entretanto, que ainda falta muito para que essa "nova classe média" se estabeleça de forma mais sólida porque, apesar do aumento da renda, a instabilidade ainda é grande.

    Por: RINALDO BARROSl Literatura> Crônicasl 11/10/2010 lAcessos: 185
    Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reis

    Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise da vasta gama de tecnologias educacionais que permeiam o cotidiano dos alunos desde sua entrada na educação infantil, passando para o ensino fundamental e, em seguida, para o ensino médio. Procura também mostrar o que esse grande “rol de informações” pode vir a colaborar na construção de um futuro com bases sólidas e bem estruturadas dentro do foco aqui apresentado.

    Por: Paula Cristina Klahold Rodrigues dos Reisl Educaçãol 01/07/2009 lAcessos: 1,048

    Ressaltar que o povo, a sociedade brasileira andam muito esquecidos e estressados, é nos furtarmos dos problemas que enfrentamos no dia a dia da nossa sofrida vida. Nunca se esqueça de que poderosas forças estão dentro de nós, no momento exato, ela se manifestará e o somatório dos resultados será positivado. Empregue bem os seus poderes e virtudes, pois não devemos perder tempo e a paciência com problemas banais, o pulso firme nos levará ao rol das máquinas exterminadoras de problemas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 15/01/2013
    Manoel Aparecido Martins

    O presente artigo, no qual tive o prazer de ler por sua clareza e estruturação das idéias, trás em seu bojo como foco principal os efeitos da globalização e da consequente reestruturação produtiva.

    Por: Manoel Aparecido Martinsl Educaçãol 14/06/2009 lAcessos: 1,211
    Escritorcampos

    Não basta ser executivo à troglodita de terceiro milênio. Pois, ainda existem os empresários renitentes, que teimam em anotar suas operações fundamentais em suas antigas e amarfanhadas cadernetas pessoais. Gerir uma empresa está muito além dessa simplicidade, até os mais atualizados em­presários se desatualizam a cada minuto que passa.

    Por: Escritorcamposl Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 04/03/2010 lAcessos: 205
    ADILSON MOTTA

    O Brasil tem 50,5 milhões de habitantes entre 15 e 29 anos. Jamais, em tempo algum, nossa sociedade teve tantos jovens como agora. É nesta faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, de evasão escolar, de falta de formação profissional, mortes por homicídios, envolvimento com drogas e com a criminalidade.

    Por: ADILSON MOTTAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2012 lAcessos: 41
    Escritorcampos

    Aqui vai uma síntese da cultura organizacional ao estudante, que necessite de descre­ver sobre o assunto tão em voga no momento.

    Por: Escritorcamposl Educação> Ensino Superiorl 05/05/2010 lAcessos: 2,676 lComentário: 1
    Hamilton Felix Nobrega

    Houve um tempo em que as pessoas se preocupavam em manter a discrição sobre suas vidas e ao direito de guardar segredos. Ninguém sabia o que você fazia, onde você estava, o que estava comendo. Ninguém sabia sequer, a hora que você dormia. Quando as pessoas estavam doentes procuravam médicos, quando estavam tristes procuravam o acalento dos amigos pessoalmente, e assim por diante. As pessoas viviam somente as suas vidas...

    Por: Hamilton Felix Nobregal Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/04/2014
    Imperial de Minas

    No Brasil, a APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), tem ficado mais conhecida uma vez que o problema atinge atualmente uma em cada 20 crianças.

    Por: Imperial de Minasl Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/04/2014
    Angelo Epifanio

    Muitas pessoas perguntam sobre as formas, abrangência e funcionamento dos reajustes nos planos de saúde. Tais dúvidas atormentam os usuários, principalmente quando estes são surpreendidos com reajustes inesperados e aparentemente abusivos, praticados pelas operadoras ou seguradoras.

    Por: Angelo Epifaniol Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/03/2014

    Pimenta Caiena em cápsula, pimenta Caiena em flocos e Pimenta Caiena em pó. Várias formas de você degustar uma pimenta e ainda fortalecendo sua saúde.

    Por: Bombay Herbs & Spicesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/03/2014

    Em São Paulo existem mais de 40 mil corretores de imóveis e eles contribuem e muito para o transito caótico da cidade, assim um vereador criou um projeto para que esses profissionais possam usar as faixas especiais para o transporte coletivo, já que os mesmos quase não são usados pelos ônibus

    Por: icuritibal Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/03/2014

    Surpreendentes testemunhos, de um final dia de trabalho, da quotidiana sociedade, nos podem interromper diários rituais, uma leitura, por exemplo.

    Por: Asantixl Notícias & Sociedade> Cotidianol 13/03/2014

    Comemora-se o dia do consumidor em 15 de março. Desde 1985, a data tem reconhecimento internacional, sendo uma diretriz das Nações Unidas. Esse dia nos convida a uma reflexão sobre os direitos fundamentais do consumidor no cenário jurídico nacional.

    Por: Central Pressl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/03/2014
    José Luiz Mendes Gomes

    NOSSA BELA BELO MONTE (José Luiz Mendes Gomes) Ela é a maior obra de infraestrutura do país e produzirá energia suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. É um empreendimento contemplado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) nos governos Lula e Dilma e vai garantir o aumento na oferta de energia e consequentemente maior segurança ao Sistema Interligado Nacional

    Por: José Luiz Mendes Gomesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 08/03/2014

    A politicagem e a politicalha avançam a passos largos arrasando tudo que veem pela frente, consumindo o patrimônio monetário da nação, e ninguém de sã consciência, quer enfrentar esse batalhão perigoso de corruptos, que está aí fazendo miséria, empobrecendo a sociedade brasileira e, contribuindo para o aumento de consumo de drogas, que é o viés mais possante da criminalidade.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 07/04/2014 lAcessos: 21

    Diz o clichê popular de que quando uma fruta cai ou despenca do pé está madura, e no ponto de ser saboreada. Já na Internet esse acontecimento tem uma sinonímia bastante complicada. Na Rede Mundial de Computadores, essa nuança quando dita pelo assinante da seguinte forma: "O sinal caiu" é uma péssima notícia, pois significa que você vai ficar sem condições de efetuar qualquer trabalho, pesquisa, ou inserir qualquer documentação em sites, blogs, ou mesmo participar de curso por correspondência.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 29/03/2014

    O amor para ser belo e radiante precisa ser eterno e brilhante, visto que é uma luz que não deixa escurecer a vida, pois temos a guarida real e descomunal que o Pai Maior nos proporcionou. Amor com amor representa um caminho, um viés, uma diretriz que um anjo nos direcionou com deidade, para que atingíssemos a plenitude e a felicidade com as deliciosas melodias dos seresteiros.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 25/03/2014

    A violência exacerbada que atinge todo o mundo tem como viés principal o egoísmo. O egoísmo significa a qualidade de egoísta e o amor exclusivo a si próprio. O homem egoísta é aquele que trata só dos seus interesses e por esse motivo se transforma em verdadeiro comodista. Como leitores e nós temos notado uma determinada ânsia dos veículos de Comunicação de manchetear os jornais com a desgraça alheia. Em determinada dia notamos em uma manchete de primeira página que no final mais violento teriam

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 24/03/2014

    Esmerado sorriso que brilha qual lua em noite inarrável. No palco azul da vida fibrila, no espelho do tempo notável. Manifestações de amor são sempre bem-vindas, seja onde como e quando for escolhemos trezentos e sessenta e cinco dias, ou seja, um ano, para nos amarmos frementemente espalhando amor por onde passamos.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 19/03/2014

    Chorei, gritei e implorei bastante, não me deste nenhuma atenção... Meu único universo é o amor seja ele qual for. Hoje, mas calmo imploro um instante, a sua atitude de mulher de grande coração. E de amor extasiado, complicado, deliberado mais sem dor. Sei que me amas, mas não queres demonstrar, no entanto, eu imploro o seu belo sentimento... Em situações normais ou holocaústicas o que vale é o fervor do limiar ao cume brotam perfumes para reanimar nosso amor.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Poesial 17/03/2014

    No árido solo nordestino sementes são inseridas. Transformando o destino ditoso em vidas enternecidas. Sertão de seca inclemente, de sol bravo e abrasador. De vegetação resistente e renitente, onde o sertanejo supera a vida e a dor. A esperança é a última que morre, diz o dito popular, mas a fé nunca faltará. As tristezas que invadem nossas mentes e molestam nossos corações ás vezes carregamos mais lixos do que alimentos. As tristezas e melancolias serão substituídas por alegria e entusiasmo...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/03/2014

    O abjeto político continua causando dissabores ao povo brasileiro. Parece até que eles querem achincalhar e arrevezar às reclamações provindas de todas as áreas, de todos os lugares, que sofrem com a inoperância dos que deveriam defender o povo, no entanto, estão mais preocupados em estufar seus bolsos com dólares, reais e euros.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 10/03/2014

    Comments on this article

    0
    diego 06/07/2010
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    0
    larissa 08/05/2009
    isso o q vc falou tem tudo a ver com tempos modernos
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast