Veja como funciona a tornozeleira eletrônica

Publicado em: 11/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 715 |

Veja como funciona a tornozeleira eletrônica

Pedro Ferreira - Estado de Minas

Publicação: 14/06/2010 18:18 Atualização: 14/06/2010 18:23

O rastreamento do preso com tornozeleira eletrônica é feito por meio de um aparelho de telefone fixo instalado na residência do condenado. "Por meio de um sistema de rastreamento digital, a operadora vai contactar pelo telefone fixo, ligado eletrônicamente à tornozeleira. Se o preso se distanciar mais de 50 metros do aparelho telefônico, ela emite um sinal para a Polícia Militar de que está havendo uma evasão. Essa evasão é localizada instantaneamente e em tempo real pelo monitoramento eletrônico e, de imediato, aquela pessoa poderá ser presa", disse Adilson Rocha, presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG).

A tornozeleira funciona 24 horas, mandando mensagens exatas da localização do preso e de onde ela esteve. Qualquer tentativa do preso de retirar a tornozeleira, o sistema também é acionado. Ainda de acordo com Adilson, o sistema não é constrangedor para o preso.

"Nada mais é do que um relógio, que fica exatamente no tornozelo da pessoa. A pessoa pode tomar banho normalmente. Se houver necessidade de troca do aparelho, basta acionar o pessoal da execução penal", disse. Os aparelhos testados em Minas não apresentaram nenhum problema, segundo ele, mas 100% de eficácia. "No nosso caso, a distância testada foi de 30 metros. Quando a pessoa monitora se distanciava mais do isso, imediatamente o sistema era acionado. A PM, quando acionada, alcançou a pessoa na maior facilidade", disse Adilson.

11/11/2010 21h02 - Atualizado em 11/11/2010 22h10

Foragido do RS é encontrado em SP graças a tornozeleira eletrônica

Homem de 45 anos trabalhava em clínica em Bragança Paulista.
Segundo o Deic, esta deve ser a primeira prisão graças ao aparelho.

Do G1 SP

imprimir Tornozeleira denunciou foragidoTornozeleira denunciou foragido (Foto: Divulgação/
Polícia Civil)

Um foragido da Justiça do Rio Grande do Sul foi preso no início da noite desta quinta-feira (11) em Bragança Paulista, a 85 km de São Paulo, graças à tornozeleira eletrônica de monitoramento de presos. Ele estava foragido desde o dia 22 de outubro e, segundo o Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), deve constar como um dos primeiros homens a serem presos em razão da tornozeleira.

O homem tem 45 anos e trabalhava como coordenador em uma clínica de recuperação de dependentes químicos, onde foi detido. Ele é considerado um dos principais golpistas do Rio Grande do Sul e também tem condenação por extorsão.

Na hora da prisão, o foragido estava com a tornozeleira presa ao corpo. Ele disse que preferiu manter o equipamento por acreditar que a ruptura da alça ativaria um sistema de alarme e facilitaria a sua localização.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cotidiano-artigos/veja-como-funciona-a-tornozeleira-eletronica-3652326.html

    Palavras-chave do artigo:

    preso

    ,

    policia militar

    ,

    tornozeleira eletronica

    Comentar sobre o artigo

    José Souza Silva

    São Paulo ira receber os primeiros ônibus que possuem conexão 4G. Este tipo de tecnologia possibilitará os seus usuários a verem e-mail, acessarem sites, redes sociais e ouvirem músicas.

    Por: José Souza Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/09/2014
    Daniel Paulo

    Quem busca maior qualidade de vida e mais saúde, normalmente busca a academia como principal auxílio, podendo este método ser sugerido por algum profissional da saúde, ou ainda passar a frequentar por vontade própria, no entanto, deve-se ter um objetivo.

    Por: Daniel Paulol Notícias & Sociedade> Cotidianol 20/09/2014

    Na sociedade hodierna, este tema milenar é mais que atual, pois, em todos os seguimentos encontramos esta inversão. O bem se transformou em mal, o bom, em ruim e a verdade em mentira. Enfim, este é um tema mundial, mas que em especial no nosso pais deveria ser passado a limpo.

    Por: Reinaldo Rodrigues Loureirol Notícias & Sociedade> Cotidianol 18/09/2014 lAcessos: 12
    Cibele Suzigan Randi

    Será que temos pensado em nossos dias? E se pensamos de que maneira isso acontece? Estamos sempre correndo, a mil por hora e pouco pensamos se isso está nos fazendo algum bem ou nos proporcionando algo. É isso que proponho ao escrever esse artigo.

    Por: Cibele Suzigan Randil Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/09/2014

    O jovem milionário que não quis da entrevista fez uma doação de R$ 300.000,00 reais a uma instituição de caridade na baixada fluminense nesta sexta-feira do dia 12/09/14.Que este ato seja de inspiração para futuros ganhadores e empresários cariocas para parte da população esquecida pelos nossos governantes.

    Por: Monica Sulivanl Notícias & Sociedade> Cotidianol 16/09/2014
    Odalberto Domingos Casonatto

    O autor comenta a notícia que uma jovem Muçulmana, Mona Ramouni, deficiente visual, por motivos religiosos nunca pode ter um cão de guia (este animal é impuro), assim adotou um Poney para servir de guia. Agora na Universidade de Michigan, USA, Mona tem o Poney "Cali" como guia que a acompanha até dentro do ônibus. São ressaltados aspectos de adaptação cultural.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Notícias & Sociedade> Cotidianol 15/09/2014

    Todo Bem que almejamos conquistar honrosamente é a conquista da Paz chamada Amor de DEUS.

    Por: ADRASTIA ABNARAl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/09/2014
    Elizandra Souza

    A ciclovia é o maior engodo de todos os tempos em relação ao transporte público, pois desresponsabiliza o governo de sua obrigação em oferecer transporte decente. É sabido que pouquíssimos bairros na capital de SP teriam condições de terem ciclovias, não só pela falta de planejamento urbano - aparentemente nunca pensado, mas principalmente pela irregularidade do terreno paulista.

    Por: Elizandra Souzal Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/09/2014
    Maria Jeremias dos Santos

    Beco dos Poetas na Virada Cultural 2011 9º SARAU POÉTICO Dia 17 de Abril a partir das 10hs Este mês acontece na cidade o mega evento Virada Cultural Paulista 2011. São 24 horas de atividades culturais em diversos pontos da cidade. E o Beco dos Poetas não podia ficar fora dessa, teremos nesse dia um Sarau Poético ao ar livre onde você, Poeta e Poetisa poderão mostrar seu talento cultural, cantar sua música e declamar sua poesia. Estreando um novo recurso (uma nova coluna Mapa da Poesia no Beco)

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 08/04/2011 lAcessos: 61
    Maria Jeremias dos Santos

    Sarau do Beco dos Poetas em Janeiro Amigos, Poetas e Poetisas! O ano começa com muitas expectativas e sonhos e com essa energia que vamos comemorar durante todo ano. Pois bem, estamos iniciando o ano, e no domingo dia 23/01 estaremos realizando nossa primeira apresentação de 2011 e gostaríamos de contar com a sua presença no SARAU MATINAL DO BECO DOS POETAS das 10hs ás 12hs. E como sempre, é uma grande alegria ver você lendo ou declamando sua poesia, falando de suas conquistas literárias...

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 05/01/2011 lAcessos: 66
    Maria Jeremias dos Santos

    Em comemoração as Festas Natalinas e Ano Novo adiamos para hoje, 25 de Dezembro de 2010- o anúncio do ganhador(a) do Livro Solo gratuito ao autor com o Grupo Editorial Beco dos Poetas anunciado junto ao regulamento da 5º Antologia , embora sentimos uma grande alegria em publicar um dos autores, sentimos uma grande tristeza em não podermos publicar a todos. O ano de 2011 com certeza, será um ano de grandes realizações nosso "Projeto Todo Autor quer ser Publicado" não obteve patrocínio...

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 25/12/2010 lAcessos: 56
    Maria Jeremias dos Santos

    Sarau Poético do Beco - Tema: Cecília Meireles Um domingo de Poesia, amigos e muita alegria é assim que acontece o Sarau matinal do Beco dos Poetas todos os meses, e nesse fim de ano não poderia ser diferente. Venha participar conosco e traga sua poesia para declamar, venha falar de seus projetos, do seu livro, você é nosso convidado especial - Dia 12 de Dezembro, a partir das 10hs na Biblioteca do CEU- Caminho do Mar- Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5.241-(entrada fran

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 05/12/2010 lAcessos: 41
    Maria Jeremias dos Santos

    Evento: 5º Sarau Poético "Beco dos Poetas" Dia: 12 de Dezembro de 2010 Local: Biblioteca Maria Clara Machado - Céu Caminho do Mar- Jabaquara Av. EngºArmando de Arruda Pereira, 5.241- Tema: Homenagem a Poetisa Cecília Meireles Horário: A partir das 10hs ás 12hs – Aberto ao Público

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 04/12/2010 lAcessos: 131
    Maria Jeremias dos Santos

    JA TEMOS O ISBN SO FALTA O SEU TEXTO... A Participação I - Cada autor poderá participar apenas com um texto de até uma página. II - Não haverá nenhum custo ao Autor a título de Inscrição

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Literatura> Poesial 30/11/2010 lAcessos: 35
    Maria Jeremias dos Santos

    A idiotice é essencial para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, sempre... Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores... No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você... Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto...

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Relacionamentos> Relações Amorosasl 08/11/2010 lAcessos: 164
    Maria Jeremias dos Santos

    Uma das vantagens da idade madura não é, creiam, a maturidade. É que nossos olhos já viram muito mais e quando olhamos para trás os caminhos parecem muito mais longos, mesmo se temos a impressão que os anos se passaram na velocidade da luz. Temos em nós as experiências ,nossa personalidade, nos fazendo rir de nós mesmos e de nossas certezas de antes, hoje não tão certas assim. Há quem pense, com o passar dos anos, estar velho para muita coisa.

    Por: Maria Jeremias dos Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 04/10/2010 lAcessos: 291
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast