Debêntures

17/06/2011 • Por • 4,603 Acessos

O presente trabalho, consiste num breve estudo sobre as debêntures a partir da analise de questões doutrinarias relacionadas ao tema.

Após a caracterização do que se poderia chamar pano de fundo, compreendido neste estudo como aspectos referentes aos títulos de crédito em geral e ao mercado mobiliário, procura-se analisar o instituto das debêntures, o processo de distribuição e as vantagens e riscos da sua emissão.

Este trabalho de pesquisa analisou a e emissão de debêntures como instrumento de captação de recursos para as sociedades anônimas.

Observou-se que a captação de recursos através de debêntures apresenta vantagens significativas para as empresas, quando comparada a outros mecanismos de financiamento.

Outrossim, por sua flexibilidade, a debênture proporciona a liberdade necessária para atender tanto às necessidades de quem precisa captar recursos quanto aos desejos de quem quer aplicá-los.

Para as empresas, uma das principais finalidades consiste na obtenção de fundos de um modo que mantenha a rentabilidade das ações em mãos dos acionistas, procurando com isso evitar riscos e quer assegurar a disponibilidade de fundos no momento certo.

Por outro lado, observou-se também a existência de riscos na emissão de debêntures para os compradores. Contudo, a diferença básica presente entre o mercado de valores e o mercado de produtos normais encontra-se basicamente no risco. Assim, ao se adquirir uma debênture, mesmo avaliando o passado e o presente de uma empresa, o risco pela incerteza do mercado ainda é grande.

Tendo em vista a amplitude do tema, o presente trabalho não teve como meta o esgotamento do assunto, mas tão somente uma tentativa de abordar a questão a partir de alguns parâmetros escolhidos, sem deixar de reconhecer a existência de inúmeras outras possibilidades de análise do mesmo.

http://pt.oboulo.com/debentures-41428.html

Perfil do Autor

FacilitaJa

http://pt.oboulo.com/debentures-41428.html