O Direito À Moradia

Publicado em: 17/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,400 |

O Homem surgiu em nosso planeta há milhares de anos, e sempre precisou proteger-se contra as intempéries do clima. Primeiro sobre as árvores, por questão de segurança, ou em cavernas, depois em construções rústicas, tendas, choupanas,casas, castelos, palácios, prédios, e tantas outras formas de “residência” para atender as mais variadas necessidades. A visão do “lar” é antiga e sempre foi muito importante para as pessoas. É nele que guardamos nosso bem mais importante, a nossa família, além de ser onde moramos. A residência está ligada diretamente à idéia de proteção, espaço, segurança; é um bem de raiz. A moradia é, em resumo, o nosso porto seguro, e a sua aquisição representa uma das grandes conquistas de nossa vida.Para a maioria das pessoas poder adquirir a sua “casa própria” é muito mais que a realização de um negócio, é a concretização de um grande sonho. A compra da residência é considerada uma das prioridades entre os principais objetivos que buscamos em nossas vidas. A moradia própria é a certeza de que em qualquer situação nosso espaço estará garantido. Para estas pessoas, adquirir a sua residência é conquistar um status diferente de sua posição anterior. É como se essa residência lhe garantisse um atestado de que cumpriu com as expectativas dos seus familiares e grupo de relacionamento.

A falta de condições financeiras para que esse sonho se realize transformou-o em uma grande decepção e frustração. Hoje no Brasil já são mais de 8 milhões de famílias sem essas condições. Essas pessoas compõem o que chamamos de déficit habitacional, que é o número de habitações adequadas necessárias para atender a essa demanda.O déficit habitacional está atrelado diretamente à capacidade financeira dos interessados em poder comprar as suas residências. Ele cresce à medida que aumentam as dificuldades para essas pessoas terem acesso ao financiamento, com as condições adequadas à sua renda familiar disponível. Ele depende, portanto, da diferença entre o salário líquido e o seu comprometimento com todas as suas necessidades básicas mensais. Para análise de crédito, o importante é quanto por mês o interessado pode dispor para o pagamento da prestação do financiamento sem comprometer seus outros compromissos fixos já assumidos anteriormente. Em um País como o nosso, onde milhões de pessoas têm renda familiar muito baixa e o custo do dinheiro é extremamente caro e difícil, cria-se essa situação de grande déficit habitacional com conseqüências danosas para toda a sociedade. O perfil da pirâmide sócioeconômica do Brasil aponta que 33% das famílias têm renda familiar de até dois salários mínimos, sendo que 59% dos domicílios que estão no déficit por inadequação pertencem a essa mesma faixa de renda, e que 92% do déficit está concentrado nas famílias com renda de até cinco salários mínimos.  Mas quando o poder público e agentes privados se unem essa história tem grandes chances de mudar, e isto está acontecendo agora. Veja o que está fazendo está empresa. AFTB

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/credito-artigos/o-direito-a-moradia-1134510.html

    Palavras-chave do artigo:

    casa

    ,

    propria

    ,

    habitacao

    Comentar sobre o artigo

    Denis Farias

    O artigo trata do dever da Caixa Econômica Federal responder juntamente com a empresa empreiteira, perante o mutuário em casos de vicios ou prejuízos na construção do imóvel

    Por: Denis Fariasl Direito> Doutrinal 31/08/2011 lAcessos: 173

    Uma necessidade básica de muitos é saber os meios para a aquisição de financiamento para casa própria. Neste artigo, veremos os passos necessários para isso.

    Por: NAVEGUE WEB INFORMÁTICAl Finanças> Créditol 31/10/2010 lAcessos: 512 lComentário: 1
    Denis Farias

    Analisamos os contratos e os Juros Abusivos que o mutuário sofre quando vai comprar a Casa Própria. Nesses casos via de regra é usada a Tabela Price e os juros são capitalizados.

    Por: Denis Fariasl Direitol 06/10/2009 lAcessos: 1,582 lComentário: 1

    Dados oficiais revelam que os mutuários da casa própria estão descobrindo as vantagens de sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para abater ou liquidar o saldo devedor e também para pagar parte das prestações. As retiradas com essas finalidades dispararam nos últimos quatro anos. saiba mais acesse : http://www.imoveisterrafirme.com.br

    Por: wolney corretor de imoveisl Lar e Famílial 11/09/2009 lAcessos: 4,610
    Imoveis Bahia

    Com sete milhões de brasileiros ingressando na classe média na última década, o fato de que mais de nove milhões de brasileiros querem comprar uma casa em 2011 não é algo tão surpreendente. Para aproveitar ao máximo dessa crescente demanda, os investidores brasileiros devem recorrer a especialistas locais, como a Imóveis Brasil Bahia (IBBI).

    Por: Imoveis Bahial Finanças> Investimentosl 02/10/2011 lAcessos: 54
    Hellston de Albuquerque Linhares

    Primeiramente, o que eu tenho a lhe dizer é que se você chegou até este site, você está realmente buscando informação. A final de contas, financiar um imóvel não é brincadeira, envolve sua família e anos de trabalho para honrar o compromisso de pagar o financiamento.

    Por: Hellston de Albuquerque Linharesl Negóciosl 30/12/2009 lAcessos: 304

    Como conseguir o crédito habitacional? Basta fazer uma pesquisa entre as instituições financeiras que oferecem este tipo de crédito para adquirir o serviço.

    Por: Christiano França Limal Finanças> Créditol 08/10/2010 lAcessos: 116

    Numa coisa o Governo Lula é imbatível: no anúncio de Pacotes mirabolantes para resolver todo e qualquer problema nacional. Exemplos não faltam: - o povo passa fome? Vamos criar o Fome Zero! - a iniciativa privada não investe com o governo? Inventamos a Parceira Público Privada! - o país precisa de infra-estrutura? Toma lá o PAC. A mais nova criação dos marqueteiros do Planalto atende pelo poético nome de Minha Casa, Minha vida. Em primeiro lugar vamos aos fatos:

    Por: Alexsandro Rebello Bonattol Finançasl 02/04/2009 lAcessos: 634 lComentário: 2
    Paulo Pascoa

    Existem várias diferenças entre a construção de uma casa pré-fabricada e a construção de uma casa no local, no entanto, hoje em dia, muitas vezes, não se consegue ver a diferença entre os dois tipos de casa depois da obra acabada.

    Por: Paulo Pascoal Casa & Jardiml 08/09/2010 lAcessos: 1,790

    Banco do Brasil definiu sua estratégia para participar do Programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, que vai facilitar a aquisição da moradia própria para famílias de menor renda. A meta é a construção de um milhão de unidades em todo o país até 2011. Para contribuir com o objetivo do Programa, o BB vai oferecer linhas de crédito para financiamento à produção de novas unidades, com a destinação de recursos para a pessoa jurídica (PJ) e o www.imoveisterrafirme.com.br

    Por: wolney corretor de imoveisl Lar e Famílial 23/10/2009 lAcessos: 1,425 lComentário: 1
    Portais Imobiliarios

    Com o objetivo de estimular o mercado imobiliário e automotivo, o Governo Federal anunciou medidas para ampliar e baratear a oferta de crédito. A ideia é desburocratizar a liberação de financiamentos e aumentar a segurança jurídica das transações, o que diminui os juros

    Por: Portais Imobiliariosl Finanças> Créditol 18/11/2014

    Uma forma diferenciada de operar no mercado financeiro. O que se propõe não é o lucro, mas a inclusão de milhões de pessoas no mundo todo, independente da sua origem, atividade econômica ou classe social. Assim, trabalham hoje 57 mil cooperativas de crédito, em 103 países.

    Por: Central Pressl Finanças> Créditol 14/10/2014 lAcessos: 13

    Você conhece o Consumidor Positivo? Ele é o site de Consultas de Crédito ideal para você que deseja descobrir se tem dívidas ou não no seu CPF.

    Por: cpositivol Finanças> Créditol 25/09/2014 lAcessos: 11

    O Crédito é o combustível que faz a economia crescer e se desenvolver. Com acesso a mais recursos, empresas podem fazer investimentos e aumentar a produção, os consumidores, por sua vez, podem consumir mais e melhorar sua qualidade de vida.

    Por: DanKKoml Finanças> Créditol 14/09/2014 lAcessos: 16

    Os planos de previdência privada são uma ótima opção e oferecem inúmeras possibilidades para que seu investimento se converta em segurança, rentabilidade e na manutenção do padrão de vida no futuro quando você diminuir o ritmo de trabalho, ou ainda, como complementação da aposentadoria.

    Por: Central Pressl Finanças> Créditol 11/06/2014 lAcessos: 14
    Emanuel Gonçalves da Silva

    Ter um automóvel, nos dias de hoje, é muito mais do que um luxo ou um desejo: é uma verdadeira necessidade. Afinal, é comum que as pessoas morem longe do local de trabalho ou estudo, de modo que um carro é a melhor maneira de se locomover dentro da cidade para realizar as tarefas cotidianas. Além disso, para quem gosta de viajar, ter seu próprio veículo também acaba facilitando a locomoção.

    Por: Emanuel Gonçalves da Silval Finanças> Créditol 27/02/2014 lAcessos: 14
    Emanuel Gonçalves da Silva

    Recebi um telefonema de um consumidor do Rio de Janeiro, mas especificamente de Niterói muito perturbado com medo de ameaças constantes de busca e apreensão referente ao financiamento do seu veiculo que já estavam com quatro parcelas atrasadas.

    Por: Emanuel Gonçalves da Silval Finanças> Créditol 27/02/2014
    Emanuel Gonçalves da Silva

    Cobrar Dívidas é uma Arte - Na hora de conquistar um novo cliente, as empresas – geralmente o departamento comercial – fazem de tudo, prometem mundos e fundos, se propõem até a visitar o cliente em casa e resolvem qualquer possível problema que possa prejudicar a sua venda em questão de segundos. Isso pode até impressionar o cliente num primeiro momento, mas depois que o produto ou serviço já foi adquirido, a coisa começa a mudar de figura.

    Por: Emanuel Gonçalves da Silval Finanças> Créditol 11/02/2014 lAcessos: 45
    Alexsandro de oliveira

    "O que você fez HOJE é muito importante, porque você está trocando um dia de sua vida por isso." Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã

    Por: Alexsandro de oliveiral Religião & Esoterismo> Meditaçãol 17/08/2009 lAcessos: 120
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast