A Corrupção No Brasil

Publicado em: 13/05/2009 |Comentário: 10 | Acessos: 15,986 |

O nosso país caminha por passos vagos. Apesar de arrecadar muitos bilhões de dólares por ano, a renda é muito mal distribuída; apesar de ser um país avançado, que tenta superar o estado de emergência em relação aos Estados Unidos e países europeus, perde, e muito, para a corrupção.

Segundo vi através das minhas pesquisas, o ano de 2008 fechou com 300 mil operações fraudulentas ou irregulares, um aumento de 112% em relação ao ano anterior, e ainda o Brasil perde anualmente com a corrupção política e empresarial cerca de R$ 160 bilhões, o que representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Não podemos deixar de criticar os atos que ficam impunes em nosso governo. A roubalheira chega a surpreender, pois muitos jornais, sejam eles impressos ou televisivos, chegam a denunciar atos corruptos, mas parece que o Estado apóia os embusteiros.

Não há como deixar de indignar-se diante da tamanha corrupção que assola as nossas administrações. E é essa a principal causa da indignação, pois os corruptos tiram de nós não apenas o pão que nos alimenta, mas a dignidade.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil perde US$ 3,5 bilhões por ano com prejuízo à produtividade provocada por fraudes públicas. Perdemos com isso um investimento em educação e em saúde, por exemplo.

Enquanto noticiam as fraudes do governo e das empresas, a saúde sofre com a falta de medicamentos, de leitos, de médicos e as autoridades dizem estarem fazendo o necessário para melhorar o atendimento ao doente no SUS.

É deprimente o estado do nosso país. Ele está jogado às traças, ou melhor, à corrupção.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 17 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/a-corrupcao-no-brasil-915414.html

    Palavras-chave do artigo:

    corrupcao

    ,

    brasil

    ,

    politica

    Comentar sobre o artigo

    Kevin Henrique de Sousa

    Este artigo propõe uma abordagem de análise da corrupção como um fenômeno derivado de ações individuais racionais, tratando assim o burocrata público como um caçador-de-renda típico. Toda a análise se baseia nos pressupostos do individualismo metodológico.

    Por: Kevin Henrique de Sousal Notícias & Sociedadel 30/09/2014 lAcessos: 11
    carlos martins

    "Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. "Mateus 24:36

    Por: carlos martinsl Notícias & Sociedadel 10/03/2012 lAcessos: 94

    Vamos à luta? O que o Brasil precisa para mudar é de um povo que vai à luta a fim de brigar em favor dos direitos promulgados pela Constituição Federal. (Leia e discuta o assunto conosco!)

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 02/06/2013 lAcessos: 20

    O Brasil está a um passo da ditadura , mas o povo continua acreditando que está tudo bem...até quando isso continuará?

    Por: goldenlionl Notícias & Sociedade> Polítical 04/02/2013 lAcessos: 39
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Desenvolve se uma guerra ideológica com objetivo de atingir aquele grupo que detém exatamente o poder, essa guerra atinge se o ponto central, que é a questão da ética, entre a direita e a esquerda do Brasil, sem entrar no mérito da própria ética, que é um fenômeno muito mais complexo que a corrupção.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 15/12/2012 lAcessos: 56

    O brasileiro já se acostumou com a mania de "grandeza" e insere em suas vidas títulos homéricos de monarquias, campeão de todas as modalidades, pensa ou tem vontade de ser superior em tudo. O título mais usado pelos patrícios é o de "Rei". Rei da voz, rei do futebol, rainha dos baixinhos, rei da música, e agora assumimos o reinado da corrupção. Corrupto ou (callichirus major, Stimpson, 1886) é um crustáceo decápode, que pertence à família Callianassidae, apresenta indivíduos maiores atingindo 20

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 13/09/2011 lAcessos: 224
    Ana Paula Pinto

    A análise da participação e dos direitos à juventude brasileira na atualidade se impõe como necessidade perante o grande contingente jovem e à situação de vulnerabilidade que se encontra grande parte desse contingente. Para enfrentar tal quadro os programas sociais dos governos, especificamente o Projovem no Brasil, tem sido uma das alternativas apontadas para estimular o protagonismo juvenil. sendo assim, procuramos apreender as perspecções política dos participantes do Projovem Adolescente.

    Por: Ana Paula Pintol Educaçãol 27/12/2010 lAcessos: 2,675 lComentário: 2
    Leandro Souza

    A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade e, enquanto tal conserva os valores dominantes (a moral) naquela sociedade. A educação é também uma possibilidade e um impulso à transformação: desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Toda educação é uma ação interativa: se faz mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos.

    Por: Leandro Souzal Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 272
    Claudio Bezerra de Menezes

    Resumo O artigo tem como propósito refletir sobre os vícios do Sistema Político Nacional sob o prisma Cultural, Polí- tico, Jurídico e Educacional no Brasil.

    Por: Claudio Bezerra de Menezesl Direito> Doutrinal 19/01/2014 lAcessos: 72

    O ensinamento propiciado pela vitória do PT não se encontra no discurso da Presidenta reeleita, mas no cotejo desse discurso com a fala do Ministro Gilberto Carvalho.

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 30/10/2014

    Uma das palavras mais badaladas nesse período eleitoral foi democracia. Passaram um pano na politicagem, esqueceram os desmandos, as falcatruas, o mensalão, o valerioduto, o propinoduto e o petrolão. Acusaram a "Revista Veja" de ter denunciado antecipadamente os escândalos da Petrobras, afirmando os aficionados de Dilma e Lula e sua quadrilha de que a mídia imprensa agiu de má fé

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014
    José Guimarães

    Crônica sobre um homem que ficou sem poder andar e precisou usar muletas para se locomover. História de um doente necessitado de muletas.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014

    Uma combinação da crua realidade de Serra Leoa com a miragem cinematográfica do diretor Akira Kurosawa, e sobrando alguns estilhaços para as eleições presidenciais de 2014.

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 24/10/2014

    Numa decisão política, a ética, as boas propostas deveriam ser o ponto alto da democracia, mas nos parece que todos os candidatos a cargos eletivos trocaram a política pela politicagem. A dúvida para alguns é real na hora da votação, mas vá a urna dizer qual o Brasil que você deseja. É bom frisar que os próximos quatro anos dependem do seu e dos nossos votos. É seu, é nosso direito querermos um país melhor mais democrático, onde haja disciplina, hierarquia e amor à pátria.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/10/2014

    O calidoscópio das eleições presidenciais de 2014 mostra hoje que tudo será decidido por gratidão, ou frustração. O papel decisivo do eleitor classe "C".

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 22/10/2014

    Carta a Dona Dilma Rousseff, mui digna Presidenta do Brasil e candidata a reeleição, pedindo que suspenda a propaganda "Ai, Minas Gerais, quem conhece o Aécio não vota jamais..."

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 17/10/2014

    Quando nos referimos à política, devemos fazer um paralelo, uma comparação entre duas palavras, política e politicagem. São sinonímias contraditas e que refletem diferenciais hercúleos, do que seja a verdade em sua plenitude. Sabemos, de antemão, que existe uma variedade enorme de políticas, desde a comercial, passando pela familiar e indo até a política monetária. Política é ciência, é arte, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado (ciência política).

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 15/10/2014

    Vamos à luta? O que o Brasil precisa para mudar é de um povo que vai à luta a fim de brigar em favor dos direitos promulgados pela Constituição Federal. (Leia e discuta o assunto conosco!)

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 02/06/2013 lAcessos: 20

    Breve reflexão sobre as políticas públicas no Brasil baseada em alguns estudos e análises sistemáticas.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 20/03/2012 lAcessos: 101

    Por que o investimento na área cultural no país é muito escasso? Por que o país investe tão pouco em educação e cultura?

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 05/03/2011 lAcessos: 103

    Muitos dos brasileiros sentem-se ameaçados perante tanta corrupção na política brasileira. Será que temos saída?

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 28/08/2010 lAcessos: 1,692 lComentário: 1

    O Guerreiro das Sete Faces é um personagem muito astuto que surpreende o seu inimigo e se defende de uma maneira precisa e rigorosa. Ele enfrenta um inimigo incomum, porém pouco preparado para a peleja.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatural 12/02/2010 lAcessos: 61

    "Dr. Dimitri" é uma série de contos escritos por Ronyvaldo Barros dos Santos e que faz muito sucesso na web. Dimitri Kosovski é um investigador muito respeitado, apesar do seu costume periódico de tomar chá e do seu jeito atrapalhado e às vezes atinado, e é escolhido para resolver os mais importantes casos policiais de uma cidade fictícia, aparentemente localizada próxima a uma metrópole denominada Medley.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatural 08/01/2010 lAcessos: 44

    A morte da esposa do eu-poético provoca-lhe uma grande melancolia e ele então escreve expondo todas as suas frustrações.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Poesial 15/12/2009 lAcessos: 74

    Os policiais no Brasil são muitos desvalorizados e, por isso, sofrem muito. É o que mostrou uma pesquisa feita em 2009.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 07/12/2009 lAcessos: 147

    Comments on this article

    1
    Neiva Menezes Pulcinelli 12/10/2011
    Parabéns pelo artigo Ronyvaldo!
    Para contribuir eu gostaria de lhe repassar a minha percepção, pois sob a minha ótica a população não está conseguindo desenvolver estratégias para reverer a situação, isso a curto e a médio prazo. O que fazer? Como? Teríamos que desenvolver uma estratégia, divulgá-la ao máximo para somar forças para realizar as cobranças. Vale também destacar que a corrupção está presente em muitas ações das pessoas, nos gestores das empresas, enfim na comunidade. Vamos ter que encontrar esta estratégia, URGENTE!
    -1
    alberto luiz 04/10/2011
    Nós brasileiros precisamos tomar vergonha e na proxíma eleição presidencial a população não sair das suas residencias para votar aí sim os nossos políticos que dizem ser nossos tomarão medidas cabíveis na questão educação e saúde.
    1
    Alberto Luiz Souza 04/10/2011
    O nosso país é uma vergonha sofremos por falta de educação e saúde enquanto muitos vampiros sugam o dinheiro público vão pelos ralos.
    0
    CLAUDITO 17/01/2011
    A POLITICA NO BRASIL GERALMENTE ESTÁ UMA SUJEIRA!
    -2
    jessica marques 21/10/2010
    tudo bem o brasil é um dos paises mais corruptos, mais o pior é que esses corruptos continuam em ação e ninguen faz nada para colocar essas pessoas na cadeia só porque são de classe media, agora se fosse um pobre a justiça caia em cima.
    -1
    Valdir Teixeira 23/09/2010
    Discordo do Slagam oficial do Governo brasileiro. Deveria sofrer apenas uma pequena e justa correção: "Brasil, um país de tolos"! É uma "alcatéia" de políticos roubando, aliados ou não, sendo denunciados, cassados e presos e a população confirmando, por intenções de votos, a preferência e elegibilidade desses pilantras. O "fazendeiro" Roriz, a família Sarney, os "abençoados do DF; seria mesmo necessário a tal "ficha limpa"? E parece uma combinação estratégica entre governantes e oposicionistas; Lança-se uma mulher marionete para presidente e manutenção do sistema e um concorrente desgastado e desprovido de poder de combate. Pra frente, Sucupira.......................!
    -2
    Victor 21/09/2010
    ñ concordo com o araujo.
    pois existem muitos politicos corruptos sim, mas existem muitos que eu boto a mao no fogo por conhece de verdade.
    0
    leandro 02/08/2010
    o diego, seu burro, quando se fala em arrecadação monetária, falamos em dólares, pois esta é a principal moeda mundial!!!!!!

    quanto a cronica do Ronyvaldo! perfeeita, parabéns
    2
    Araújo 10/12/2009
    A corrupção aqui é crônica. Ela existe em todas as esferas do poder púyblico e privado. Nosso país é um verdadeiro paraíso das máfias. Não há empenho do poder público, porque Vêm de lá os chefões do crime. A coisa é tão absurda, que A POLÍCIA MILITAR do meu estado (ES) e dividida em duas: A banda considerada por eles mesmos de "BOA" e a banda "PODRE". (Isto é do conhecimento de todos, inclusive da imprensa) Ou seja uma quadrilha dentro da Polícia, financiada pelo Estado.
    E os oficiais que dirigem a coorporação, dizem que os corruptos são minoria. Então eu pergunto: se é minoria porque a maioria aceita passivamente essa situação.

    Não tem jeito só tem vagabundo no poder. Se houver uma salvação, talvês só com revolução armada. Fica aqui o meu protesto.

    Parabens pelo seu lindo texto. Araújo Vitória ES
    0
    Diegoo 23/08/2009
    Nós vivemos no Brasil, são arrecadados reais, e não dólares!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast