A Corrupção No Brasil

Publicado em: 13/05/2009 |Comentário: 10 | Acessos: 16,032 |

O nosso país caminha por passos vagos. Apesar de arrecadar muitos bilhões de dólares por ano, a renda é muito mal distribuída; apesar de ser um país avançado, que tenta superar o estado de emergência em relação aos Estados Unidos e países europeus, perde, e muito, para a corrupção.

Segundo vi através das minhas pesquisas, o ano de 2008 fechou com 300 mil operações fraudulentas ou irregulares, um aumento de 112% em relação ao ano anterior, e ainda o Brasil perde anualmente com a corrupção política e empresarial cerca de R$ 160 bilhões, o que representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Não podemos deixar de criticar os atos que ficam impunes em nosso governo. A roubalheira chega a surpreender, pois muitos jornais, sejam eles impressos ou televisivos, chegam a denunciar atos corruptos, mas parece que o Estado apóia os embusteiros.

Não há como deixar de indignar-se diante da tamanha corrupção que assola as nossas administrações. E é essa a principal causa da indignação, pois os corruptos tiram de nós não apenas o pão que nos alimenta, mas a dignidade.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil perde US$ 3,5 bilhões por ano com prejuízo à produtividade provocada por fraudes públicas. Perdemos com isso um investimento em educação e em saúde, por exemplo.

Enquanto noticiam as fraudes do governo e das empresas, a saúde sofre com a falta de medicamentos, de leitos, de médicos e as autoridades dizem estarem fazendo o necessário para melhorar o atendimento ao doente no SUS.

É deprimente o estado do nosso país. Ele está jogado às traças, ou melhor, à corrupção.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 17 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/a-corrupcao-no-brasil-915414.html

    Palavras-chave do artigo:

    corrupcao

    ,

    brasil

    ,

    politica

    Comentar sobre o artigo

    Kevin Henrique de Sousa

    Este artigo propõe uma abordagem de análise da corrupção como um fenômeno derivado de ações individuais racionais, tratando assim o burocrata público como um caçador-de-renda típico. Toda a análise se baseia nos pressupostos do individualismo metodológico.

    Por: Kevin Henrique de Sousal Notícias & Sociedadel 30/09/2014 lAcessos: 33
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014 lAcessos: 14
    carlos martins

    "Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. "Mateus 24:36

    Por: carlos martinsl Notícias & Sociedadel 10/03/2012 lAcessos: 104

    Vamos à luta? O que o Brasil precisa para mudar é de um povo que vai à luta a fim de brigar em favor dos direitos promulgados pela Constituição Federal. (Leia e discuta o assunto conosco!)

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 02/06/2013 lAcessos: 23

    O Brasil está a um passo da ditadura , mas o povo continua acreditando que está tudo bem...até quando isso continuará?

    Por: goldenlionl Notícias & Sociedade> Polítical 04/02/2013 lAcessos: 47
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Desenvolve se uma guerra ideológica com objetivo de atingir aquele grupo que detém exatamente o poder, essa guerra atinge se o ponto central, que é a questão da ética, entre a direita e a esquerda do Brasil, sem entrar no mérito da própria ética, que é um fenômeno muito mais complexo que a corrupção.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Educação> Ensino Superiorl 15/12/2012 lAcessos: 68

    O brasileiro já se acostumou com a mania de "grandeza" e insere em suas vidas títulos homéricos de monarquias, campeão de todas as modalidades, pensa ou tem vontade de ser superior em tudo. O título mais usado pelos patrícios é o de "Rei". Rei da voz, rei do futebol, rainha dos baixinhos, rei da música, e agora assumimos o reinado da corrupção. Corrupto ou (callichirus major, Stimpson, 1886) é um crustáceo decápode, que pertence à família Callianassidae, apresenta indivíduos maiores atingindo 20

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Polítical 13/09/2011 lAcessos: 228
    Ana Paula Pinto

    A análise da participação e dos direitos à juventude brasileira na atualidade se impõe como necessidade perante o grande contingente jovem e à situação de vulnerabilidade que se encontra grande parte desse contingente. Para enfrentar tal quadro os programas sociais dos governos, especificamente o Projovem no Brasil, tem sido uma das alternativas apontadas para estimular o protagonismo juvenil. sendo assim, procuramos apreender as perspecções política dos participantes do Projovem Adolescente.

    Por: Ana Paula Pintol Educaçãol 27/12/2010 lAcessos: 2,725 lComentário: 2
    Leandro Souza

    A educação é uma socialização das novas gerações de uma sociedade e, enquanto tal conserva os valores dominantes (a moral) naquela sociedade. A educação é também uma possibilidade e um impulso à transformação: desenvolvimento das potencialidades dos educandos. Toda educação é uma ação interativa: se faz mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos.

    Por: Leandro Souzal Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 288

    Dentre os muitos escândalos surgidos no governo do Partido dos trabalhadores (PT), desde sua inserção na presidência da República, que os escândalos não param, pois assim que se chega ao fim uma investigação, começa outra. Mensalão, Propinoduto, Petrolão, BNDES e vem mais um o Eletrolão. São tantos escândalos que a Polícia Federal não terá condições de averiguar todos, visto que a demora em apontar nomes pode ser considerado o ponto fraco das investigações

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/02/2015

    Dizem alguns historiadores que uma grande maioria das festas cristãs tem um cunho pagão. Quem faz as afirmações baseia nas tradições dos povos antigos, pois os rituais eram mágicos religiosos e os religiosos usavam essa artimanha para controlar certos e determinados fatores que poderiam representar reveses em suas vidas. Com o passar do tempo tudo muda, no entanto, os desvios foram se sucedendo e nos dia de hoje esses rituais aparecem muito deturpados, nas mais diversas festividades cristãs.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015

    Segundo o dito popular amor de carnaval desaparece na fumaça. É igual a dor de cabeça, quando tomamos um comprimido, ela normalmente passa. Na vida tudo passa e o tempo se encarrega disso. Ao assistirmos os belos desfiles de carnaval pelo Brasil afora, denotamos que momentos de prazer se misturam a momentos dolorosos. Enquanto nosso País passa por momentos difíceis, o povo se esbalda, enche o papo de cachaça, cerveja e outras bebidas malfazejas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015
    Evaní Dias Paes Landim

    O presente artigo aponta para a reflexão do gênero feminino no romance de maturidade de Machado de Assis,Dom Casmurro.De início é interessante destacar a Revolução Francesa como mola precursora para se repensar o papel da mulher no século XIX.Dentro dessa perspectiva, discorreremos sobre a forma abusiva do sexismo masculino e a diminuição do feminino. analisaremos a personagem Capitu, criada com intenções específicas, concentra em si a dissimulação e críticas sociais que o autor abordava.

    Por: Evaní Dias Paes Landiml Literatura> Crônicasl 16/02/2015

    A palavra cidadania é a qualidade ou estado de cidadão. Já cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante de uma cidade, indivíduo, sujeito, homem, mas naturalmente um hominal de conduta ilibada. Cidadão do mundo é o homem que põe os interesses da humanidade acima da pátria; cidadão do Universo.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/02/2015
    Ellie Rocha

    Artigo escrito no ensino médio a cerca a necessidade da leitura para a existência de um futuro utópico onde todos sentiriam prazer ao receber conhecimento e onde a leitura seria a principal maneira de lazer

    Por: Ellie Rochal Literatura> Crônicasl 13/02/2015

    Meu amigo você continua a não me entender. Você afirma que foram criados todos esses órgãos, mas os mesmos não funcionam. Por que o chefão da quadrilha (O Barba está solto?) não teve coragem de dar um depoimento para amenizar a situação dos seus companheiros de partido. Ficou ausente o tempo todo. O que adianta criar órgãos que os próprios petistas não obedecem? Eu nada tenho contra ou a favor do governo Fernando Henrique.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 10/02/2015

    Queremos mostrar a realidade dos nossos governos, visto que em pleno século XXI, ainda temos profissionais da mídia que fogem a sua destinação legal, que é o compromisso com a verdade, e passam a integrar a "imprensa marrom", com um único intento de ganhar dinheiro, que no linguajar da radiofusão nomina-se de "jabá".

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 29/01/2015

    Vamos à luta? O que o Brasil precisa para mudar é de um povo que vai à luta a fim de brigar em favor dos direitos promulgados pela Constituição Federal. (Leia e discuta o assunto conosco!)

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 02/06/2013 lAcessos: 23

    Breve reflexão sobre as políticas públicas no Brasil baseada em alguns estudos e análises sistemáticas.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 20/03/2012 lAcessos: 114

    Por que o investimento na área cultural no país é muito escasso? Por que o país investe tão pouco em educação e cultura?

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 05/03/2011 lAcessos: 107

    Muitos dos brasileiros sentem-se ameaçados perante tanta corrupção na política brasileira. Será que temos saída?

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 28/08/2010 lAcessos: 1,703 lComentário: 1

    O Guerreiro das Sete Faces é um personagem muito astuto que surpreende o seu inimigo e se defende de uma maneira precisa e rigorosa. Ele enfrenta um inimigo incomum, porém pouco preparado para a peleja.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatural 12/02/2010 lAcessos: 70

    "Dr. Dimitri" é uma série de contos escritos por Ronyvaldo Barros dos Santos e que faz muito sucesso na web. Dimitri Kosovski é um investigador muito respeitado, apesar do seu costume periódico de tomar chá e do seu jeito atrapalhado e às vezes atinado, e é escolhido para resolver os mais importantes casos policiais de uma cidade fictícia, aparentemente localizada próxima a uma metrópole denominada Medley.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatural 08/01/2010 lAcessos: 53

    A morte da esposa do eu-poético provoca-lhe uma grande melancolia e ele então escreve expondo todas as suas frustrações.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Poesial 15/12/2009 lAcessos: 84

    Os policiais no Brasil são muitos desvalorizados e, por isso, sofrem muito. É o que mostrou uma pesquisa feita em 2009.

    Por: Ronyvaldo Barros dos Santosl Literatura> Crônicasl 07/12/2009 lAcessos: 147

    Comments on this article

    1
    Neiva Menezes Pulcinelli 12/10/2011
    Parabéns pelo artigo Ronyvaldo!
    Para contribuir eu gostaria de lhe repassar a minha percepção, pois sob a minha ótica a população não está conseguindo desenvolver estratégias para reverer a situação, isso a curto e a médio prazo. O que fazer? Como? Teríamos que desenvolver uma estratégia, divulgá-la ao máximo para somar forças para realizar as cobranças. Vale também destacar que a corrupção está presente em muitas ações das pessoas, nos gestores das empresas, enfim na comunidade. Vamos ter que encontrar esta estratégia, URGENTE!
    -1
    alberto luiz 04/10/2011
    Nós brasileiros precisamos tomar vergonha e na proxíma eleição presidencial a população não sair das suas residencias para votar aí sim os nossos políticos que dizem ser nossos tomarão medidas cabíveis na questão educação e saúde.
    1
    Alberto Luiz Souza 04/10/2011
    O nosso país é uma vergonha sofremos por falta de educação e saúde enquanto muitos vampiros sugam o dinheiro público vão pelos ralos.
    0
    CLAUDITO 17/01/2011
    A POLITICA NO BRASIL GERALMENTE ESTÁ UMA SUJEIRA!
    -2
    jessica marques 21/10/2010
    tudo bem o brasil é um dos paises mais corruptos, mais o pior é que esses corruptos continuam em ação e ninguen faz nada para colocar essas pessoas na cadeia só porque são de classe media, agora se fosse um pobre a justiça caia em cima.
    -1
    Valdir Teixeira 23/09/2010
    Discordo do Slagam oficial do Governo brasileiro. Deveria sofrer apenas uma pequena e justa correção: "Brasil, um país de tolos"! É uma "alcatéia" de políticos roubando, aliados ou não, sendo denunciados, cassados e presos e a população confirmando, por intenções de votos, a preferência e elegibilidade desses pilantras. O "fazendeiro" Roriz, a família Sarney, os "abençoados do DF; seria mesmo necessário a tal "ficha limpa"? E parece uma combinação estratégica entre governantes e oposicionistas; Lança-se uma mulher marionete para presidente e manutenção do sistema e um concorrente desgastado e desprovido de poder de combate. Pra frente, Sucupira.......................!
    -2
    Victor 21/09/2010
    ñ concordo com o araujo.
    pois existem muitos politicos corruptos sim, mas existem muitos que eu boto a mao no fogo por conhece de verdade.
    0
    leandro 02/08/2010
    o diego, seu burro, quando se fala em arrecadação monetária, falamos em dólares, pois esta é a principal moeda mundial!!!!!!

    quanto a cronica do Ronyvaldo! perfeeita, parabéns
    2
    Araújo 10/12/2009
    A corrupção aqui é crônica. Ela existe em todas as esferas do poder púyblico e privado. Nosso país é um verdadeiro paraíso das máfias. Não há empenho do poder público, porque Vêm de lá os chefões do crime. A coisa é tão absurda, que A POLÍCIA MILITAR do meu estado (ES) e dividida em duas: A banda considerada por eles mesmos de "BOA" e a banda "PODRE". (Isto é do conhecimento de todos, inclusive da imprensa) Ou seja uma quadrilha dentro da Polícia, financiada pelo Estado.
    E os oficiais que dirigem a coorporação, dizem que os corruptos são minoria. Então eu pergunto: se é minoria porque a maioria aceita passivamente essa situação.

    Não tem jeito só tem vagabundo no poder. Se houver uma salvação, talvês só com revolução armada. Fica aqui o meu protesto.

    Parabens pelo seu lindo texto. Araújo Vitória ES
    0
    Diegoo 23/08/2009
    Nós vivemos no Brasil, são arrecadados reais, e não dólares!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast