Como Nasceram As Expressões Populares:Tirar O Cavalo Da Chuva

Publicado em: 04/12/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 2,119 |

COMO NASCERAM AS EXPRESSÕES POPULARES:TIRAR O CAVALO DA CHUVA NA época colonial e,ainda hoje,no interior,o cavalo era o principal meio de transporte e o mais utilizado;o nobre animal tinha muitas vantagens,não enguiçava,não precisava de combustível,nem atrasava a viagem,pois,era controlado pelo dono. Quando uma visita chegava á cavalo ,dava ao dono da casa o direito de perceber as intenções do chegante;se amarrasse o cavalo na frente da casa,a visita seria rápida.Tempo para um cafezinho com requeijão .no Nordeste ou um chimarrão,no Sul.Agora,se o viajante procurasse abrigo para a montaria,aí,o bicho pegava;cavalo protegido da chuva,demonstrava permanência longa,de um dia ou mais. Se o recém-chegado era gente boa,divertida,alegre,um bom papo,o anfitrião enlevado com o prosear,não queria deixar a visita ir embora.Os dias no campo são longos,as horas custam a passar e uma boa companhia faz toda a diferença.Sempre que o viajante fazia menção de ir embora,o dono da casa falava:-compadre,tire o cavalo da chuva,ou seja,leve a montaria para um local fresco e seguro,pois,você vai demorar. Com o correr dos tempos,a expressão mudou de sentido,passando a significar a desistência de um propósito qualquer,uma negativa ou admoestação.Muitos acrescentam uma ironia:-pode tirar o cavalinho da chuva,pois,isto você não vai conseguir.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/como-nasceram-as-expressoes-popularestirar-o-cavalo-da-chuva-670650.html

    Palavras-chave do artigo:

    cavalo

    ,

    viagem

    ,

    transporte

    Comentar sobre o artigo

    Porque escolher a Hungria como destino de viajem? Uma dúzia de argumentos a favor de viajar para Hungria, o país maravilhoso dos Magiares.

    Por: Hungria Bonital Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 25/07/2009 lAcessos: 881 lComentário: 1
    Mica

    Os transportes evoluíram de tal forma que passaram de simples meios para facilitar a deslocação do ser humano e cargas para autenticas obras de arte.

    Por: Mical Automóveis> Carrosl 18/06/2010 lAcessos: 6,058 lComentário: 2

    O presente trabalho foi idealizado com o objetivo indicar uma logística de operacionalização para a empresa Transmóveis para que possa efetuar suas entregas de encomendas na data prevista. O trabalho mostra a origem e evolução do estudo e aplicação da logística nos processos gerenciais, apresenta também os conceitos básicos de estoques e suas principais classificações, abordando a necessidade de cada um no contexto empresarial. Apresenta também uma estratégia logística para ser aplicada na refer

    Por: Thyago Batistotel Negócios> Gestãol 21/05/2009 lAcessos: 1,264
    Valéria Araújo Cavalcante

    Essa história se passou na realidade há cerca de 20 anos. Havia uma precariedade ainda maior do transporte público. Ainda hoje em alguns lugares a fila não é respeitada, e predomina a lei do mais forte, isso já acontecia e um dos fatores contribuintes era e ainda é a carência de transporte público suficiente e de qualidade. Essa história, realmente fez parte da vida de um grupo de estudantes.

    Por: Valéria Araújo Cavalcantel Literatura> Crônicasl 10/01/2010 lAcessos: 70
    Reginaldo Silva Ribeiro

    Este trabalho retrata a história de um menino, que nasceu em um lugarejo, onde seria impossível, reencontrar sua felicidade, porém, mostrou que é possível alcançar o que se busca quando se busca.

    Por: Reginaldo Silva Ribeirol Literatura> Crônicasl 21/04/2014 lAcessos: 41
    Gizelle

    Oi gente, tudo bem aí? Bem, essa minha última viagem rendeu muito… De última hora, tipo as 23 horas do dia anterior, exatamente no último " aniversário do Lu " que foi no Hard Rock, resolvemos ir até Washington. Antes de continuar a contar, peço uma pausa para um GRANDE detalhe:

    Por: Gizellel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 18/12/2012 lAcessos: 37
    Escritorcampos

    Venha conhecer a sua cepa. Você poderá achar uma chatice falar de patriotismo, não se trata nem disto, na reali­dade estamos falando de um futuro que pertence aos nossos filhos e netos, e sen­timo-nos culpados, se nem ao menos falarmos, criticando as injustiças, já que nada podemos fazer de imediato, a não ser ir merolhando as partes na espe­rança de se melhorar o todo.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 237

    DOMINGO, 22 DE AGOSTO DE 2010 Há algum tempo, aos noventa e três anos, ele partiu para uma viagem sem volta ao encontro de minha mãe, com destino à eternidade. Tão agarrado à vida, uma vida que lhe foi tão árdua, tão sofrida, tão cheia de altos e baixos. Tão frágil, tão submisso, tão entregue; ele que foi na vida fortaleza, disciplina, hombridade, sistemático, liderança e inteligência. Não morreu nos meus braços como talvez fosse a vontade dele, morreu ao lado de uma minha irmã que lhe deu

    Por: Rilmar Jose Gomesl Literatura> Crônicasl 04/09/2010 lAcessos: 93

    Dentro do segmento veterinário, o transporte de animais é um assunto que merece atenção especial.

    Por: Thiago Fonsecal Negócios> Gestãol 09/12/2014

    Dentre os muitos escândalos surgidos no governo do Partido dos trabalhadores (PT), desde sua inserção na presidência da República, que os escândalos não param, pois assim que se chega ao fim uma investigação, começa outra. Mensalão, Propinoduto, Petrolão, BNDES e vem mais um o Eletrolão. São tantos escândalos que a Polícia Federal não terá condições de averiguar todos, visto que a demora em apontar nomes pode ser considerado o ponto fraco das investigações

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/02/2015

    Dizem alguns historiadores que uma grande maioria das festas cristãs tem um cunho pagão. Quem faz as afirmações baseia nas tradições dos povos antigos, pois os rituais eram mágicos religiosos e os religiosos usavam essa artimanha para controlar certos e determinados fatores que poderiam representar reveses em suas vidas. Com o passar do tempo tudo muda, no entanto, os desvios foram se sucedendo e nos dia de hoje esses rituais aparecem muito deturpados, nas mais diversas festividades cristãs.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015

    Segundo o dito popular amor de carnaval desaparece na fumaça. É igual a dor de cabeça, quando tomamos um comprimido, ela normalmente passa. Na vida tudo passa e o tempo se encarrega disso. Ao assistirmos os belos desfiles de carnaval pelo Brasil afora, denotamos que momentos de prazer se misturam a momentos dolorosos. Enquanto nosso País passa por momentos difíceis, o povo se esbalda, enche o papo de cachaça, cerveja e outras bebidas malfazejas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015
    Evaní Dias Paes Landim

    O presente artigo aponta para a reflexão do gênero feminino no romance de maturidade de Machado de Assis,Dom Casmurro.De início é interessante destacar a Revolução Francesa como mola precursora para se repensar o papel da mulher no século XIX.Dentro dessa perspectiva, discorreremos sobre a forma abusiva do sexismo masculino e a diminuição do feminino. analisaremos a personagem Capitu, criada com intenções específicas, concentra em si a dissimulação e críticas sociais que o autor abordava.

    Por: Evaní Dias Paes Landiml Literatura> Crônicasl 16/02/2015

    A palavra cidadania é a qualidade ou estado de cidadão. Já cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante de uma cidade, indivíduo, sujeito, homem, mas naturalmente um hominal de conduta ilibada. Cidadão do mundo é o homem que põe os interesses da humanidade acima da pátria; cidadão do Universo.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/02/2015
    Ellie Rocha

    Artigo escrito no ensino médio a cerca a necessidade da leitura para a existência de um futuro utópico onde todos sentiriam prazer ao receber conhecimento e onde a leitura seria a principal maneira de lazer

    Por: Ellie Rochal Literatura> Crônicasl 13/02/2015

    Meu amigo você continua a não me entender. Você afirma que foram criados todos esses órgãos, mas os mesmos não funcionam. Por que o chefão da quadrilha (O Barba está solto?) não teve coragem de dar um depoimento para amenizar a situação dos seus companheiros de partido. Ficou ausente o tempo todo. O que adianta criar órgãos que os próprios petistas não obedecem? Eu nada tenho contra ou a favor do governo Fernando Henrique.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 10/02/2015

    Queremos mostrar a realidade dos nossos governos, visto que em pleno século XXI, ainda temos profissionais da mídia que fogem a sua destinação legal, que é o compromisso com a verdade, e passam a integrar a "imprensa marrom", com um único intento de ganhar dinheiro, que no linguajar da radiofusão nomina-se de "jabá".

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 29/01/2015
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014
    Miriam de Sales

    Uma breve reflexão sobre a corrupção no mundo e,especialmente, no nosso país.A verdade é que todos os partidos têm um projeto de poder;talvez o PT que começou sob a bandeira da ética,tenha resvalado um pouco nos seus valores ,afim de construir um "reich de mil anos",ou seja construir um projeto de poder cujo objetivo fosse socializar a nação,fortalecendo a classe média e tirando milhares da linha de pobreza.Para isto precisava de recursos e tirava das grandes empresas....

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Cotidianol 10/11/2014 lAcessos: 14
    Miriam de Sales

    QUAL SERÁ O PERFIL DO POVO BRASILEIRO?Será que somos cúmplices das coisas desagradáveis que acontecem na nossa sociedade a começar pela escolha dos nossos políticos? Se não estamos satisfeitos só nós podemos mudar tudo isto,mas,estaremos preparados?É disto que trata este artigo já lido e aplaudido por dezenas de leitores.Faça v´cê ,também a sua reflexão ,principalmente agora ás portas do segundo turno desta disputadíssima eleição.

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 07/10/2014 lAcessos: 17
    Miriam de Sales

    COMO VOCÊ,CARO LEITOR,VÊ OS PRESIDENCIÁVEIS?VAMOS ANALISAR JUNTOS?AFINAL,ESTA É A MAIS IMPORTANTE DAS ESCOLHAS,POIS ,DEFINIRÁ O NOSSO FUTURO COMO PAÍS.RETROCEDEREMOS PARA OS PRIMÓRDIOS DA CIVILIZAÇÃO?AVANÇAREMOS NA ECONOMIA?E OS PROGRAMAS SOCIAIS,QUE FUTURO TERÃO? COMO VOCÊS VEEM,MUITOS QUESTIONAMENTOS E POUCAS CERTEZAS.O TAMANHO DA NOSSA RESPONSABILIDAFDE ASSUSTA UM POUCO NÃO É?

    Por: Miriam de Salesl Notícias & Sociedade> Polítical 03/09/2014 lAcessos: 13
    Miriam de Sales

    O premiado filme brasileiro faz jus ao sucesso,pois,trata de um assunto polêmico,quase um tabú,sobre as consequências das relações extra - conjugais e o custo emocional,principalmente para as mulheres.É um filme denso,chocante,baseadoo numa história real,a de Neide,"A Fera da Penha",que matou ,por vingança,a filinha do amante.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Cinema e TVl 22/06/2014 lAcessos: 21
    Miriam de Sales

    Visitando,como escritora convidada,o salão internacional do livro,em Turim,Itália/2014 pude perceber o avanço da nossa literatura ,na Europa,a importância da nossa presença neste evento,um dos mais importantes da Europa e ,dado ao número de visitantes,a comprar livros e participar de mesas literárias,compreender que a Literatura escrita e impressa continua tendo um público muito fiel e compartilhante.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 28/05/2014 lAcessos: 24
    Miriam de Sales

    Uma avaliação criteriosa sobre as festas literárias no Brasil e no mundo.Como escolher,porque participar.Divulgação,vantagens,investimentos.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 27/03/2014 lAcessos: 37
    Miriam de Sales

    O título,disse alguém,é como uma mulher bonita atravessando a rua;o trânsito para quando ela passa.Você a vê ,de relance,mas,quer saber tudo sobre ela,descobrir seus mistérios. Com o livro e os blogs é assim,também ;e,desde que o conteúdo seja tão bom quanto o continente,o livro corre o risco de virar Best – seller. Se o autor acerta com o título tem muitas chances de vender seu livro.Leia essas dicas.

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/03/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast