Diálogo muito comovente entre uma aranha e uma mosca

Publicado em: 23/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 41 |

Olá, amigos do Artigonal! Esta é a triste história de um fato imaginário que acontece entre uma vaidosa Aranha e uma indefesa Mosca.

A Aranha e a Mosca

Uma Aranha tecia muito tranquilamente sua casa: uma armadilha infalível para pegar qualquer inseto que passasse por ela.

Todavia, uma descuidada Mosca passou pelo local e se prendeu na teia. Ela, quanto mais se debatia, mais se enroscava nos fios. Não bastando isso, ainda teve a infelicidade de ver a aranha se aproximar, lentamente, mostrando suas patas serrilhadas e pegajosas.

- Oh, Dona Aranha – suplicou a pobre Mosca. – Me liberta daqui, por favor. Me tire deste tormento angustiante.

- Hum, que pretensão! – sorriu a Aranha com desdém. – Eu, libertar você? Imagina! – Levantou uma pata e depois completou: - Você é minha presa, presa! Caiu na teia e virou prisioneira, minha prisioneira! E darei a você o destino que eu quiser.

- Caí na teia porque não sabia que estava aqui – defendeu-se a Mosca. – Eu não a vi quando voei distraída para cá. – Por favor, Dona Aranha, me liberte!

- Não e não! Não vou libertar você e pronto! Devia ter prestado atenção no caminho por onde anda. Na próxima vez, preste atenção. Menina, que estou dizendo? Próxima vez? Ah, que pena... Não tem próxima vez, pois. Você não tem chance de escapar.

Só que nesse momento passou um gavião. Arrastou parte da teia com suas asas. A Aranha por pouco não foi esmagada. Equilibrou-se no ar e gritou:

- Socorro!

Ninguém ali poderia ajudá-la, claro, a não ser a mosca, que a orientou como sair do apuro.

Depois do susto, a Aranha voltou à pose anterior. Isto é, ao domínio da situação.

Sentindo-se mesmo perdida, a Mosca a desafiou:

- Já que você prende todos os que caem em sua teia, por que não prendeu o gavião?

A aranha, soberba como sempre, pensou, pensou e depois respondeu:

- Simplesmente porque não gosto da carne de gavião. É muito amarga.

Moral da história: Tem gente que se considera o superior a todos os seres. Assim, mesmo na hora do perigo se sente vaidosa demais e mantém sua postura arrogante de ditador impiedoso.

Fonte:

Cazuza, de Viriato Correa 

Dicas de leitura:

O Porquinho no Espelho

Mokolóton Extraterrestre

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/dialogo-muito-comovente-entre-uma-aranha-e-uma-mosca-6691759.html

    Palavras-chave do artigo:

    historias

    ,

    contos

    ,

    animais

    Comentar sobre o artigo

    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 26/05/2011 lAcessos: 5,466

    é preciso resgatar e cultivar o ato de contar historias, porque com a evolução dos tempos, estamos permeados de tecnologias e o momento da historia que deve ser praticado diariamente na sala de aula tem ficado esquecido por alguns professores.Tudo modernizou-se é bem verdade, mas os recursos tecnológicos também nos auxiliam tornando mais atrativas as histórias.

    Por: Lucimarl Educação> Educação Infantill 26/07/2011 lAcessos: 537
    Dinis Xerinda

    Não se pode ter dúvidas de que Walt Disney teve o grande mérito de trazer muita diversão e cultura a pessoas de todas as idades, principalmente às crianças de todas as gerações desde a década de 1920 até hoje. A influência de seu trabalho foi tão grande que encantou gerações do mundo inteiro durante sua vida e ainda encanta, mesmo 43 anos depois de sua morte.

    Por: Dinis Xerindal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/05/2011 lAcessos: 2,589
    Miriam de Sales

    Contos de encantamento:contos de fadas,estórias da carochinha,contos mágicos,sobrenaturais etc...

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/08/2010 lAcessos: 865 lComentário: 1

    Este artigo tem como tema "A importância dos contos para a formação de valores e o desenvolvimento psíquico Infantil", abordando, a relevância que a contação de história demonstra na dimensão lúdica nos aspectos que favorecem o desenvolvimento infantil. Apresenta uma abordagem teórica, que favorece a reflexão e análise do tema. O questionamento que motivou a escolha dessa temática foi: qual é a importância da fantasia no desenvolvimento infantil? A pesquisa bibliográfica fundamentou a elaboração

    Por: Vilma vianal Educação> Educação Infantill 27/02/2014 lAcessos: 308
    Angélica Milano Siqueira Ramos

    Resumo: Os contos de Aleilton Fonseca com sua ênfase em memórias, lembranças e histórias, sua influência no presente e na vida das pessoas envolvidas dos contos são comentadas e analisadas neste artigo, e relacionadas com outras obras da Literatura Brasileira, e textos lidos e discutidos em sala. Este trabalho comenta a postura e o tratamento dispensado a personagem Marta do conto "Jaú dos bois."

    Por: Angélica Milano Siqueira Ramosl Literatural 17/08/2010 lAcessos: 775 lComentário: 1
    Natalina E Alvaro

    A Batalha está se aproximando, a Terra irá Balançar, será uma LUTA, TERRÍVEL, QUE SÓ QUEM É SEGUIDOR DAS LEIS DO AMOR CONFORME DEUS PRECONIZA, SAIRÃO VENCEDORES, SERÃO POUCOS, OS QUE TESTEMUNHARÃO A VITÓRIA FINAL DE DEUS, SOBRE A MALDADE QUE ESTÁ TEIMANDO EM QUERER DOMINAR A TERRA NAS RELAÇÕES HUMANAS e COM A NATUREZA(MUITO DEVASSADA PELAS ATITUDES DO HOMEM)!

    Por: Natalina E Alvarol Religião & Esoterismo> Religiãol 15/11/2010 lAcessos: 385
    Wagner Campos

    Dificuldades à parte, somente com muito esforço, determinação e paixão pelo que se faz, juntamente com muito profissionalismo é que se consegue conquistar mais espaço e ampliar os horizontes.

    Por: Wagner Camposl Carreira> Recursos Humanosl 08/04/2008 lAcessos: 4,346

    História, Sociedade e Pensamento Educacional – Pedagogia Hospitalar: um breve histórico. Muito se tem falado sobre qualidade de vida. A Pedagogia Hospitalar vem se expandindo no atendimento à criança hospitalizada em uma visão humanística. O nosso trabalho deve estar voltado ao ser global. A Classe Escolar Hospitalar foi implantada no auxílio do tratamento de crianças e adolescentes.

    Por: JEANE PEREIRA MACEDOl Educação> Educação Infantill 13/10/2012 lAcessos: 156

    Animar é dar vida a algo que é inanimado ou sem vida. Um filme de desenho animado traz vida em caracteres pintados. O herói e a heroína não são estrelas de cinema ou animais e pássaros.

    Por: Roberto Sedyciasl Arte& Entretenimento> Artel 01/08/2008 lAcessos: 247

    O ensinamento propiciado pela vitória do PT não se encontra no discurso da Presidenta reeleita, mas no cotejo desse discurso com a fala do Ministro Gilberto Carvalho.

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 30/10/2014

    Uma das palavras mais badaladas nesse período eleitoral foi democracia. Passaram um pano na politicagem, esqueceram os desmandos, as falcatruas, o mensalão, o valerioduto, o propinoduto e o petrolão. Acusaram a "Revista Veja" de ter denunciado antecipadamente os escândalos da Petrobras, afirmando os aficionados de Dilma e Lula e sua quadrilha de que a mídia imprensa agiu de má fé

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014
    José Guimarães

    Crônica sobre um homem que ficou sem poder andar e precisou usar muletas para se locomover. História de um doente necessitado de muletas.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014

    Uma combinação da crua realidade de Serra Leoa com a miragem cinematográfica do diretor Akira Kurosawa, e sobrando alguns estilhaços para as eleições presidenciais de 2014.

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 24/10/2014

    Numa decisão política, a ética, as boas propostas deveriam ser o ponto alto da democracia, mas nos parece que todos os candidatos a cargos eletivos trocaram a política pela politicagem. A dúvida para alguns é real na hora da votação, mas vá a urna dizer qual o Brasil que você deseja. É bom frisar que os próximos quatro anos dependem do seu e dos nossos votos. É seu, é nosso direito querermos um país melhor mais democrático, onde haja disciplina, hierarquia e amor à pátria.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 23/10/2014

    O calidoscópio das eleições presidenciais de 2014 mostra hoje que tudo será decidido por gratidão, ou frustração. O papel decisivo do eleitor classe "C".

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 22/10/2014

    Carta a Dona Dilma Rousseff, mui digna Presidenta do Brasil e candidata a reeleição, pedindo que suspenda a propaganda "Ai, Minas Gerais, quem conhece o Aécio não vota jamais..."

    Por: Osorio de Vasconcellosl Literatura> Crônicasl 17/10/2014

    Quando nos referimos à política, devemos fazer um paralelo, uma comparação entre duas palavras, política e politicagem. São sinonímias contraditas e que refletem diferenciais hercúleos, do que seja a verdade em sua plenitude. Sabemos, de antemão, que existe uma variedade enorme de políticas, desde a comercial, passando pela familiar e indo até a política monetária. Política é ciência, é arte, é a ciência dos fenômenos referentes ao Estado (ciência política).

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 15/10/2014
    José Guimarães

    Crônica sobre um homem que ficou sem poder andar e precisou usar muletas para se locomover. História de um doente necessitado de muletas.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com dicas para limpar seus blogs de comentários spam. Os comentários spam são enviados por pessoas que não visitam seus blogs e aproveitam a oportunidade grátis de criar backlinks.

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/10/2014
    José Guimarães

    Artigo focado em comentários que deixam o blogueiro desanimado, triste, sem vontade até para escrever mais artigos. O que você acha de comentários escritos por pessoas do tipo fake, escritos para humilhar o dono do blog ou as pessoas que escrevem e publicam artigos em blogs?

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014 lAcessos: 28
    José Guimarães

    O objetivo de eu escrever este artigo é compartilhar você o que aprendi sobre a distribuição de remédios de graça. Acredito que, assim como eu não sabia antes, muitas pessoas ainda não sabem da existência de distribuição de remédios para determinados grupos de doentes crônicos. As condições para conseguir remédios grátis devem ser vistas nos postos de saúde de sua cidade ou em farmácias participantes do programa.

    Por: José Guimarãesl Saúde e Bem Estar> Medicinal 12/09/2014
    José Guimarães

    Artigo escrito com o objetivo de te ensinar o significado de Opsigamia. Aprender mais palavras da Língua Portuguesa é certamente uma maneira de enriquecer seu vocabulário.

    Por: José Guimarãesl Educação> Línguasl 26/05/2014
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito para compartilhar com você algumas estratégias válidas e confirmadas para enviar visitas ao blog que você cria e administra. Técnicas de SEO são muito importantes para aumentar a audiência de seus blogs. Considere ler artigos de Search Engine Optimization para aprender formas de enviar mais visitas aos seus blogs.

    Por: José Guimarãesl Internet> SEO e SEMl 25/05/2014 lAcessos: 22
    José Guimarães

    Este artigo foi escrito com base numa reportagem do jornalismo da televisão, sobre os trabalhadores de uma multinacional que sofrem muito com a dor. A dor realmente incomoda muito e quem a tem sabe como é difícil realizar atividades diárias, por mais simples que sejam.

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 08/11/2013 lAcessos: 28
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast