Diálogo muito comovente entre uma aranha e uma mosca

Publicado em: 23/07/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 56 |

Olá, amigos do Artigonal! Esta é a triste história de um fato imaginário que acontece entre uma vaidosa Aranha e uma indefesa Mosca.

A Aranha e a Mosca

Uma Aranha tecia muito tranquilamente sua casa: uma armadilha infalível para pegar qualquer inseto que passasse por ela.

Todavia, uma descuidada Mosca passou pelo local e se prendeu na teia. Ela, quanto mais se debatia, mais se enroscava nos fios. Não bastando isso, ainda teve a infelicidade de ver a aranha se aproximar, lentamente, mostrando suas patas serrilhadas e pegajosas.

- Oh, Dona Aranha – suplicou a pobre Mosca. – Me liberta daqui, por favor. Me tire deste tormento angustiante.

- Hum, que pretensão! – sorriu a Aranha com desdém. – Eu, libertar você? Imagina! – Levantou uma pata e depois completou: - Você é minha presa, presa! Caiu na teia e virou prisioneira, minha prisioneira! E darei a você o destino que eu quiser.

- Caí na teia porque não sabia que estava aqui – defendeu-se a Mosca. – Eu não a vi quando voei distraída para cá. – Por favor, Dona Aranha, me liberte!

- Não e não! Não vou libertar você e pronto! Devia ter prestado atenção no caminho por onde anda. Na próxima vez, preste atenção. Menina, que estou dizendo? Próxima vez? Ah, que pena... Não tem próxima vez, pois. Você não tem chance de escapar.

Só que nesse momento passou um gavião. Arrastou parte da teia com suas asas. A Aranha por pouco não foi esmagada. Equilibrou-se no ar e gritou:

- Socorro!

Ninguém ali poderia ajudá-la, claro, a não ser a mosca, que a orientou como sair do apuro.

Depois do susto, a Aranha voltou à pose anterior. Isto é, ao domínio da situação.

Sentindo-se mesmo perdida, a Mosca a desafiou:

- Já que você prende todos os que caem em sua teia, por que não prendeu o gavião?

A aranha, soberba como sempre, pensou, pensou e depois respondeu:

- Simplesmente porque não gosto da carne de gavião. É muito amarga.

Moral da história: Tem gente que se considera o superior a todos os seres. Assim, mesmo na hora do perigo se sente vaidosa demais e mantém sua postura arrogante de ditador impiedoso.

Fonte:

Cazuza, de Viriato Correa 

Dicas de leitura:

O Porquinho no Espelho

Mokolóton Extraterrestre

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/dialogo-muito-comovente-entre-uma-aranha-e-uma-mosca-6691759.html

    Palavras-chave do artigo:

    historias

    ,

    contos

    ,

    animais

    Comentar sobre o artigo

    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    O artigo analisa documentos que abordam o tema literatura infantil. Os autores consultados se complementam através de suas teorias sobre a visão da criança no mundo da literatura infantil com enfoque nos contos de fadas, foi realizada a análise de contos de fadas de escritores que retomam os contos "Os sapatos vermelhos" de Andersen e "Cinderela" dos escritores e irmãos Grimm. Desta maneira, pode-se afirmar que o mito, a fantasia, o inusitado fazem parte da formação da pessoa humana.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 26/05/2011 lAcessos: 5,707

    é preciso resgatar e cultivar o ato de contar historias, porque com a evolução dos tempos, estamos permeados de tecnologias e o momento da historia que deve ser praticado diariamente na sala de aula tem ficado esquecido por alguns professores.Tudo modernizou-se é bem verdade, mas os recursos tecnológicos também nos auxiliam tornando mais atrativas as histórias.

    Por: Lucimarl Educação> Educação Infantill 26/07/2011 lAcessos: 568
    Dinis Xerinda

    Não se pode ter dúvidas de que Walt Disney teve o grande mérito de trazer muita diversão e cultura a pessoas de todas as idades, principalmente às crianças de todas as gerações desde a década de 1920 até hoje. A influência de seu trabalho foi tão grande que encantou gerações do mundo inteiro durante sua vida e ainda encanta, mesmo 43 anos depois de sua morte.

    Por: Dinis Xerindal Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 13/05/2011 lAcessos: 2,660

    Este artigo tem como tema "A importância dos contos para a formação de valores e o desenvolvimento psíquico Infantil", abordando, a relevância que a contação de história demonstra na dimensão lúdica nos aspectos que favorecem o desenvolvimento infantil. Apresenta uma abordagem teórica, que favorece a reflexão e análise do tema. O questionamento que motivou a escolha dessa temática foi: qual é a importância da fantasia no desenvolvimento infantil? A pesquisa bibliográfica fundamentou a elaboração

    Por: Vilma vianal Educação> Educação Infantill 27/02/2014 lAcessos: 434
    Miriam de Sales

    Contos de encantamento:contos de fadas,estórias da carochinha,contos mágicos,sobrenaturais etc...

    Por: Miriam de Salesl Literatura> Crônicasl 16/08/2010 lAcessos: 877 lComentário: 1
    Angélica Milano Siqueira Ramos

    Resumo: Os contos de Aleilton Fonseca com sua ênfase em memórias, lembranças e histórias, sua influência no presente e na vida das pessoas envolvidas dos contos são comentadas e analisadas neste artigo, e relacionadas com outras obras da Literatura Brasileira, e textos lidos e discutidos em sala. Este trabalho comenta a postura e o tratamento dispensado a personagem Marta do conto "Jaú dos bois."

    Por: Angélica Milano Siqueira Ramosl Literatural 17/08/2010 lAcessos: 851 lComentário: 1

    Olhar sensível de Lidi Lopez para ensaios com grávidas aliado à experiência de Lionel Falcon com animais dá vida ao projeto ‘Behind the Shadows'

    Por: Thais e Silval Press Releasel 12/12/2014 lAcessos: 27

    Este artigo pretende tratar da origem da literatura, suas funções através do tempo, obras e autores relevantes mostrando como é primordial o papel da literatura infantil no processo de aprendizagem. Ele nos mostra como o homem usou a oralidade para transmitir sua herança cultural e as transformações ocorridas ao longo da história.

    Por: Alexandrina M. P. de Fariasl Educação> Educação Infantill 16/02/2015 lAcessos: 17
    Natalina E Alvaro

    A Batalha está se aproximando, a Terra irá Balançar, será uma LUTA, TERRÍVEL, QUE SÓ QUEM É SEGUIDOR DAS LEIS DO AMOR CONFORME DEUS PRECONIZA, SAIRÃO VENCEDORES, SERÃO POUCOS, OS QUE TESTEMUNHARÃO A VITÓRIA FINAL DE DEUS, SOBRE A MALDADE QUE ESTÁ TEIMANDO EM QUERER DOMINAR A TERRA NAS RELAÇÕES HUMANAS e COM A NATUREZA(MUITO DEVASSADA PELAS ATITUDES DO HOMEM)!

    Por: Natalina E Alvarol Religião & Esoterismo> Religiãol 15/11/2010 lAcessos: 391
    eva maria silva oliveira

    O fascínio das crianças pelas histórias de fadas, príncipes e princesas, bruxas, magos, madrastas, duendes e animais que voam, até os adultos sentem o encantamento que os contos oferecem e nem sempre sabem explicar o porquê. Mas, acreditam que a Literatura Infantil auxilia na compreensão do mundo e desenvolve a leitura e a escrita.

    Por: eva maria silva oliveiral Educação> Educação Infantill 28/11/2014 lAcessos: 48

    As consequências drásticas são inevitáveis para o nosso país, que se encontra a beira do caos. A impunidade torna a população pusilânime e os desordeiros, marginais, pichadores, os amigos do alheio, os blacks-blocs, os arruaceiros e os baderneiros pintam e bordam, e nenhuma providência é tomada, para amenizar a violência que se instalou de vez na pátria brasileira. Corrupção de todos os matizes, políticos afanadores do dinheiro público, obras faraônicas sem prazo para conclusão...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 03/03/2015

    Dentre os muitos escândalos surgidos no governo do Partido dos trabalhadores (PT), desde sua inserção na presidência da República, que os escândalos não param, pois assim que se chega ao fim uma investigação, começa outra. Mensalão, Propinoduto, Petrolão, BNDES e vem mais um o Eletrolão. São tantos escândalos que a Polícia Federal não terá condições de averiguar todos, visto que a demora em apontar nomes pode ser considerado o ponto fraco das investigações

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 19/02/2015

    Dizem alguns historiadores que uma grande maioria das festas cristãs tem um cunho pagão. Quem faz as afirmações baseia nas tradições dos povos antigos, pois os rituais eram mágicos religiosos e os religiosos usavam essa artimanha para controlar certos e determinados fatores que poderiam representar reveses em suas vidas. Com o passar do tempo tudo muda, no entanto, os desvios foram se sucedendo e nos dia de hoje esses rituais aparecem muito deturpados, nas mais diversas festividades cristãs.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015

    Segundo o dito popular amor de carnaval desaparece na fumaça. É igual a dor de cabeça, quando tomamos um comprimido, ela normalmente passa. Na vida tudo passa e o tempo se encarrega disso. Ao assistirmos os belos desfiles de carnaval pelo Brasil afora, denotamos que momentos de prazer se misturam a momentos dolorosos. Enquanto nosso País passa por momentos difíceis, o povo se esbalda, enche o papo de cachaça, cerveja e outras bebidas malfazejas.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 17/02/2015
    Evaní Dias Paes Landim

    O presente artigo aponta para a reflexão do gênero feminino no romance de maturidade de Machado de Assis,Dom Casmurro.De início é interessante destacar a Revolução Francesa como mola precursora para se repensar o papel da mulher no século XIX.Dentro dessa perspectiva, discorreremos sobre a forma abusiva do sexismo masculino e a diminuição do feminino. analisaremos a personagem Capitu, criada com intenções específicas, concentra em si a dissimulação e críticas sociais que o autor abordava.

    Por: Evaní Dias Paes Landiml Literatura> Crônicasl 16/02/2015

    A palavra cidadania é a qualidade ou estado de cidadão. Já cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante de uma cidade, indivíduo, sujeito, homem, mas naturalmente um hominal de conduta ilibada. Cidadão do mundo é o homem que põe os interesses da humanidade acima da pátria; cidadão do Universo.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 14/02/2015
    Ellie Rocha

    Artigo escrito no ensino médio a cerca a necessidade da leitura para a existência de um futuro utópico onde todos sentiriam prazer ao receber conhecimento e onde a leitura seria a principal maneira de lazer

    Por: Ellie Rochal Literatura> Crônicasl 13/02/2015

    Meu amigo você continua a não me entender. Você afirma que foram criados todos esses órgãos, mas os mesmos não funcionam. Por que o chefão da quadrilha (O Barba está solto?) não teve coragem de dar um depoimento para amenizar a situação dos seus companheiros de partido. Ficou ausente o tempo todo. O que adianta criar órgãos que os próprios petistas não obedecem? Eu nada tenho contra ou a favor do governo Fernando Henrique.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 10/02/2015
    José Guimarães

    Você recebe mensagem, de quem não sabe quem te enviou, em seu celular? Alguém tira dinheiro de sua conta sem que você fique sabendo? Já ficou com raiva por causa disso? Essa poesia ou texto poético foi escrito para você.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Poesial 10/02/2015
    José Guimarães

    Artigo focado na prática de viver feliz e com alegria. Isto é, ter alegria por estar vivo e ser abençoado pelo Senhor Deus, Criador dos céus e da Terra. Viver com alegria é viver feliz. Não importa que você esteja doente, seja alegre assim mesmo. Mostre às pessoas que você é feliz.

    Por: José Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 07/01/2015
    José Guimarães

    Eu escrevi essa poesia para homenagear os Pais. Todos os Pais, no dia dos Pais e em quaisquer outros dias. Você pode usá-la para homenagear seu pai.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Poesial 25/11/2014
    José Guimarães

    Artigo focado no fato da necessidade de a pessoa pensar de maneira positiva para viver melhor. Pensar de maneira positiva faz com que a pessoa crie ânimo para executar tarefas. A pessoa fica motivada a fazer aquilo que antes não conseguia fazer.

    Por: José Guimarãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 25/11/2014 lAcessos: 12
    José Guimarães

    Crônica sobre um homem que ficou sem poder andar e precisou usar muletas para se locomover. História de um doente necessitado de muletas.

    Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 27/10/2014 lAcessos: 17
    José Guimarães

    Artigo escrito com dicas para limpar seus blogs de comentários spam. Os comentários spam são enviados por pessoas que não visitam seus blogs e aproveitam a oportunidade grátis de criar backlinks.

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/10/2014 lAcessos: 23
    José Guimarães

    Artigo focado em comentários que deixam o blogueiro desanimado, triste, sem vontade até para escrever mais artigos. O que você acha de comentários escritos por pessoas do tipo fake, escritos para humilhar o dono do blog ou as pessoas que escrevem e publicam artigos em blogs?

    Por: José Guimarãesl Internet> Blogsl 19/09/2014 lAcessos: 13
    José Guimarães

    Artigo escrito com foco em pesquisas de intenção de votos feitas por telefone. Pesquisas para saber em quem você vai votar para presidente e governador do seu Estado. Como é feita a pesquisa de intenção de votos. Quem paga para fazer pesquisa de intenção de votos?

    Por: José Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 18/09/2014 lAcessos: 41
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast