A Importância de Uma Alimentação Nos Dias Atuais

Publicado em: 27/10/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 919 |

1 - INTRODUÇÃO

Valdir Lino Batista Campos

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.

2 - COMO OBTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
É muito difícil introduzir alimentos saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, em nossa alimentação. Isso ocorre porque temos muitas atividades e, na maioria das vezes, acabamos deixando de lado as refeições ou comendo comidas rápidas (fast foods). No mundo contemporâneo, todos estão com pressa. É de conhecimento geral que alimentação e saúde estão intimamente ligadas. Está provado, cientificamente, que as pessoas que se alimentam equilibradamente terão saúde, ou pelo menos poderão prevenir certas doenças.
Os alimentos servem para saciar a fome e ser combustível para todas as atividades do corpo humano, tais como piscar os olhos, levantar um braço, namorar, caminhar, correr ou jogar bola. Precisamos de energia, proveniente dos alimentos que comemos todos os dias. Também serve para demonstrar carinho, afeto e aceitação, por exemplo, quando a mãe amamenta o bebê, ou um almoço onde todos se reúnem em torno de uma mesa, é uma demonstração de carinho, de afeto. Ou seja, o alimento está intimamente ligado com o nosso bem estar físico, social e mental, definido segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde.
Uma alimentação saudável passa, principalmente, pelas diferenças sócio-econômicas de nosso país. Em nosso país, de desigualdades gritantes, existem pessoas que possuem baixa renda e não têm condições de alimentar-se adequadamente por problemas financeiros. É preciso que seja de conhecimento geral o que é ter uma alimentação equilibrada. As pessoas muitas vezes gastam o pouco dinheiro que dispõem em uma alimentação inadequada, tomando e refrigerantes no lugar de sucos, por exemplo. Hoje em dia vemos na população economicamente excluída uma grande porcentagem de obesos. Isso acontece porque a população não tem conhecimento sobre uma alimentação adequada. Não que se proiba doces e refrigerantes, pois fazem parte de nosso cotidiano de nossa alimentação, mas devem ser ingeridos no horário e quantidade corretos. Para falar sobre alimentação, temos que debater sobre nutrientes. São substâncias que compõem os alimentos e que o organismo precisa para viver, para manter a saúde e executar suas atividades, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, água e sais minerais. Os nutrientes fornecem energia para todas as atividades: trabalhar, praticar esportes, para o funcionamento dos órgãos, são materiais para promover crescimento, cicatrização de feridas, substituição das células envelhecidas, etc.
A maioria das pessoas ingerem todos os dias carnes e frituras. Não devemos comer todos os dias. O conceito de alimentação deve ser variada. Dando preferência para carnes, molhos gordurosos e doces, na dieta, basicamente carboidratos e proteínas, ao longo do tempo, vão ficando doentes e estressadas, sem saber o por quê. Primeiro, porque vivem apressados, segundo porque não comem direito. Começam a ficar obesas porque dão preferência para os alimentos errados. Os conceitos de alimentação equilibrada foram esquecidos, surgindo o stress e a desnutrição. Se você tiver uma alimentação rica em carboidratos e lipídios, e pobre em vitaminas e minerais, você pode ter, no futuro, um problema de obesidade, desenvolver diabetes. Seu organismo fica desgastado, e você não sabe o que pode ocorrer futuramente.

3- A CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre os riscos de doenças causadas pela ingestão prolongada de alguns tipos de produtos. Muitos componentes da alimentação dos brasileiros são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, problemas cardíacos, obesidade e outras enfermidades crônicas, como o diabetes. Por isso, alimentos ricos em gorduras, como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, entre outros, devem ser ingeridos com moderação. O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de doenças. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, por exemplo, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados.

A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência. As fibras, apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, reduzindo o tempo de contato de substâncias nocivas com a parede do intestino grosso.

A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. O uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não é recomendável para prevenção do câncer. Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor se forem adotados ao longo da vida.

4 - DIETAS NO COTIDIANO

Fazer uma dieta saudável é diferente do que fazer uma dieta para emagrecer, mas vai acabar por atingir os mesmos objetivos e, talvez, mais alguns! A maior parte das vezes, recorremos às dietas de emagrecimento imediatamente antes do Verão ou porque vamos participar num evento onde queremos estar o nosso melhor ou porque alguém que encontramos na rua há duas semanas nos disse: "estás mais gordinho. Claro que enquanto houver disciplina e motivação, a cruzada para eliminar os quilos a mais continua, mas a sensação contínua de fome e da privação de alguns alimentos acaba por vencer e voltamos aos velhos hábitos. Algum tempo depois, ganhamos coragem e iniciamos de novo a dieta, que dura mais umas semanas e assim entramos num ciclo vicioso que não nos leva a lado nenhum!

Seguir uma dieta saudável é simplesmente mudar o nosso estilo de vida… para sempre! Pode parecer assustador e até impossível, mas a verdade é que um investimento como este, a longo prazo, pode trazer-lhe benefícios a vários níveis. São pequenos passos que pode começar a adoptar já hoje – não tem de os fazer todos ao mesmo tempo – mas comece devagar, introduzindo um novo hábito saudável com cada dia que passa e, mais depressa do que imagina, estará a sentir-se melhor do que alguma vez pensou (e entretanto também vai notar a diferença nas calças!). Pois, é que isto de comer saudável, também é um ciclo vicioso, só que este faz-lhe bem! O seu corpo e mente agradecem.

Do ponto de vista antropológico, podemos entender a necessidade de se iniciar uma dieta como um dos mais malignos sintomas de nossa perversa relação como meio ambiente. Só faz dieta quem pode escolher. Em populações originais, que mantém uma relação melhor com o meio ambiente, há pouco o que escolher. E isso não significa qualquer prejuízo na qualidade alimentar ou nas conseqüências sobre a saúde. Talvez fosse melhor até dizer: não há porque escolher! Sim, uma população que mantém uma relação de equilíbrio como seu meio ambiente, come o que ele lhe permite comer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BRAGGION, GF; MATSUDO, SMM; MATSUDO, VKR. Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Rev. Bras. De Ciên. Mov. 2000, v.8, n.1, p15-21.

http://www.brasilescola.com/saude/alimentacao-saudavel.htm

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/culinaria-artigos/a-importancia-de-uma-alimentacao-nos-dias-atuais-5343605.html

    Palavras-chave do artigo:

    alimentacao saudavel

    ,

    vitaminas

    ,

    nutrientes

    Comentar sobre o artigo

    Ricardo Miguel

    Conheça 14 dicas importantes para ter uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa, sem ter que fazer sacrifícios e dietas fora do seu alcance.

    Por: Ricardo Miguell Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 15/01/2014 lAcessos: 48

    Quando adotamos hábitos alimentares inadequados, colocamos em risco nossos melhores esforços para controlar o peso e fortalecer nosso corpo.

    Por: Marcelo Menegaldol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/04/2008 lAcessos: 5,205

    Para ter uma alimentação saudável, é importante consumir diferentes tipos de alimentos e nutrientes; e a soja e seus alimentos fonte proporcionam alguns desses nutrientes. A soja é um dos vegetais com maior valor nutritivo devido a sua quantidade de proteínas – nutriente normalmente encontrado em alimentos de origem animal. Saiba mais.

    Por: Bruno Maruganl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 24/04/2014 lAcessos: 16

    Para se ter uma alimentação saudável é necessário consumir alimentos que possam prover todas as vitaminas que o corpo precisa. Entretanto, você sabe quais são as vitaminas que o corpo necessita e em quais alimentos elas estão presentes? Leia aqui algumas dicas sobre como ter uma alimentação saudável, além de curiosidades e informações sobre as vitaminas.

    Por: Beatriz Gonzalesl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/12/2009 lAcessos: 5,243 lComentário: 5

    *por Dr. Fabio Cardoso de Carvalho, cardiologista intervencionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).

    Por: Accesso Comunicaçãol Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/12/2013 lAcessos: 28

    A coalhada é uma excelente fonte de proteínas e cálcio. E por isso, imprescindível na alimentação diária de crianças e adultos.

    Por: promosuperl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 25/08/2010 lAcessos: 4,792

    Salada - Saiba mais sobre a importância das Saladas na Alimentação e veja algumas dicas de como manter uma salada por mais tempo. Dicas para uma vida saudável.

    Por: Beatriz Gonzalesl Culinárial 03/05/2010 lAcessos: 788

    Uma pele nutrida, de aspeto são e luminoso, exige cuidados, entre os quais a esfoliação e hidratação adequadas, a proteção da radiação solar e uma alimentação adequada. Leia este artigo e saiba mais.

    Por: FaleSaudel Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 03/12/2012 lAcessos: 53
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz uma retrospectiva da alimentação escolar no Brasil, dando ênfase à questão da alimentação saudável nos sistemas de educação do país.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 31/03/2011 lAcessos: 6,595

    Como comprar vinhos online? Qual e como posso escolher meu vinho? Aqui vão doze dicas que te ajudarão na hora de comprar vinhos online.

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 25/09/2014

    Mas se você, na hora de comprar um vinho, ainda se encontra um pouco perdido sobre os tipos de vinho e não sabe qual comprar, vamos te dar uma ajuda. Um dos tipos de classificações dos tipos de vinho é a partir da uva a partir da qual eles são feitos, para depois virarem a deliciosa bebida e serem comercializados. Conheça alguns tipos de uva para melhorar cada vez mais o seu delicioso momento de tomar seu vinho.

    Por: Sayuri Matsuol Culinárial 22/09/2014
    Janaína Nogueira

    As massas congeladas são excelentes opções para quem deseja saborear um prato simples e prático. A correria do cotidiano, muitas vezes impede que pratos saborosos sejam feitos, devido ao tempo que eles exigem para o preparo. Por esse motivo o mercado de congelados vem crescendo cada vez mais e conquistando diversas pessoas.

    Por: Janaína Nogueiral Culinárial 28/08/2014
    Janaína Nogueira

    Inserir os peixes na alimentação é uma excelente opção para quem deseja viver com mais qualidade, porém existem alguns peixes que são mais recomendados e mais saborosos do que outros, eles são conhecidos como peixes de carne nobre. Mas você sabe quais são os peixes de carne nobre e porque são chamados assim?

    Por: Janaína Nogueiral Culinárial 20/08/2014 lAcessos: 11
    Janaína Nogueira

    Incluir peixe nas refeições além de ser muito fácil é muito importante para a saúde. É recomendável que se consuma peixe pelo menos duas vezes na semana. Os peixes são ricos em vitaminas, proteínas e minerais, e o melhor de tudo é a diversidade de tipos de peixes e várias formas de preparo. Por causa disso é muito mais fácil incluir os peixes no dia a dia.

    Por: Janaína Nogueiral Culinárial 18/08/2014
    Janaína Nogueira

    Todo brasileiro gosta de um belo churrasco, mas já pensou que podia inovar no cardápio e além das carnes convencionais preparar um peixe para churrasco? Há alguns tipos de peixes que podem e devem ser preparados no churrasco e possuem um ótimo sabor, além de colaborar para uma dieta mas rica em nutrientes. O peixe tornará o cardápio do seu churrasco ainda mais diversificado e mais saudável. Vale a pena testar e conferir o resultado.

    Por: Janaína Nogueiral Culinárial 07/08/2014 lAcessos: 15

    A Grécia está às vésperas de apresentar a Campanha Promocional sobre os vinhos do país

    Por: Mirian Ruizl Culinárial 03/08/2014
    Janaína Nogueira

    O delivery de congelados vem ganhando grande espaço e sendo muito procurado pelas pessoas, antes os deliverys eram conhecidos por serem de pizzas e lanches, agora o mercado oferece muita variedade de alimentos congelados. As pessoas estão tendo uma opção há mais de adquirir comidas saborosas e de qualidade. Saiba quais são as vantagens de um delivery de congelados e o que ele oferece.

    Por: Janaína Nogueiral Culinárial 29/07/2014 lAcessos: 17

    O presente artigo aborda Os carboidratos que são os principais produtos da fotossíntese. Além de função energética, também possuem uma função estrutural, atuando como o esqueleto de alguns tipos de células, como por exemplo, a celulose e a quitina, que fazem parte do esqueleto vegetal e animal, respectivamente.

    Por: Valdir Lino Batista Camposl Culinárial 08/11/2011 lAcessos: 385
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast