Algumas Dicas para a Decoração de Seu Quarto

12/05/2009 • Por • 14,952 Acessos

quarto1.jpgA decoração de quartos de casal pode ser trabalhosa e complexa à medida que tenhamos de pensar no tamanho do quarto e na quantidade de pertences que o casal venha a ter. Tudo deve ser planejado para que ele atenda às necessidades de uma forma tranquila, oferecendo conforto e bem estar. Assim, não só a questão estética é importante, mas também, a avaliação das necessidades. Resumidamente, os itens abaixo poderão colaborar:

Faça uma avaliação do mobiliário necessário. Esta avaliação deve levar em conta a quantidade de pertences que o casal possui e o tamanho do quarto lembrando que a melhor otimização possível é aquela em que se ganha cada centímetro (Isto pode ocorrer mais facilmente pela adoção de móveis planejados). É importantíssimo o estabelecimento destas medidas para que a escolha de móveis ocorra de forma que suas dimensões preservem a boa circulação do ambiente. Faça desenhos que envolvam layouts, perspectivas, e outras ferramentas que possam ajuda-lo nesta tarefa. Outro recurso interessante é o de fazer simulações com jornais ao chão de forma que a área ocupada seja exatamente as dos mobiliários. Desta forma, tem-se uma base para a circulação disponível. Embora cansativo, este trabalho proporciona menos erros e pode aproximar muito mais o casal. Vá em frente! Vale a pena!

Reconheça seu estilo. Em mãos das informações acima, vá até as lojas e aprecie o tipo de mobiliário que lhe agrada, seja pela cor, material, ou qualquer outra característica que goste. Olhe atentamente as revistas, participe de mostras, enfim defina o que realmente lhe atrai. Com esta informação será possível escolher o mobiliário do seu gosto e nas dimensões estabelecidas no primeiro item acima. (Neste momento sonhe com o quarto que sempre desejou). Coloque seu coração para funcionar e ele lhe trará a resposta sobre o que você é e realmente gosta. Como disse antes, melhor se esta busca ocorrer a dois. Não se esqueça que o colchão é um item essencial em toda esta busca. Ele completa este local de descanso e momentos íntimos. Então, a qualidade, durabilidade e conforto são requisitos primordiais nesta escolha.

Revestimentos e cores. Aqui vale o que foi dito no item anterior. No entanto, há pessoas ou casais que são mais despojados, outros mais clássicos, outros contemporâneos e assim por diante. Assim, é bom lembrar que o excesso pode levar ao cansaço. Já a falta pode levar à monotonia. O ideal é que se tenham as cores distribuídas de uma forma equilibrada e harmônica para prover uma sensação de bem estar. Há opiniões, entretanto, que falam em duas, três e até quatro cores para uma ambiente. Mais uma vez, pense sobre o que deseja e procure usá-las de forma a não sobrecarregar o ambiente. Como já foi discutido antes em outros artigos, se deseja um destaque em um ambiente pequeno, pinte ou revista com papel de parede, madeira ou mesmo uma série de outros revestimentos no mercado, apenas uma das paredes. Distribua em pequenos detalhes seja do enxoval, ou dos objetos que compõem o quarto, as cores que gosta. Combine estampas e motivos de um papel de parede. Aqui, em revistas ou mesmo na internet há uma série de exemplos de quartos nessas características. Com paciência e carinho você pode chegar a resultados surpreendentes. Pode apostar.

A escolha dos tecidos. O bem ou mal estar está muito ligado às nossas sensações. Assim, ninguém gosta de se sentir mal até mesmo ao tocar um tecido ou ao andar descalço sobre um tapete. Para isso é que se encontram várias opções de tecidos. Pesquise, toque-os, e sinta o que mais lhe agrada. Em geral tecidos de algodão são mais macios e proporcionam um conforto inigualável (Quanto maior o número de fios mais maciez). Além dele, existem vários outros com a mesma característica. Enfim, busque aqueles, seja no tapete ou no enxoval, que mais lhe agrade e corresponda a seus sonhos e desejos de seu dia a dia, principalmente no que diz respeito a seus momentos íntimos e de descanso.

Iluminação. Como já citado em outros artigos deste Blog, a luz tem um papel fundamental para determinação de climas adequados para determinadas situações. Além disso, ela pode interferir na sensação de dimensão do espaço, fazendo-o parecer maior ou menor. O ponto fundamental aqui é que sem uma iluminação adequada, nenhuma decoração resiste. Ela pode ser de vários tipos, por isso novamente busque exemplos e perceba as formas de uso e o clima que ela pode criar nos ambientes. Observe que até mesmo a luz de velas pode ser essencial nesta tarefa.

Este é apenas um resumo e uma forma de colaborar com quem deseja decorar um quarto ou por casamento ou pelo desejo de renovar sua decoração.

Um grande abraço

Marcos

 

Perfil do Autor

Marcos César

Analista de Negócios e Designer de Interiores. Atualmente trabalho apenas como autônomo na área de designer de interiores desenvolvendo e executando projetos de decoração de interiores residenciais e comerciais. Administro o Site Marcos César Interiores que trata de assuntos relacionados à decoração e design