Ar condicionado gasta muito? Como calcular?

02/04/2013 • Por • 4,603 Acessos

O clima tropical do Brasil é responsável pelos dias quentes em diversas regiões do país, incluindo estados como Rio de Janeiro, Salvador, Maranhão e São Paulo.

Para reduzir a incidência do calor, muitas pessoas investem em um equipamento de ar condicionado, que mantém a temperatura agradável em residências, apartamentos, empresas e escritórios.

O mercado oferece diversas opções de modelos, potências e marcas, para suprir as diferentes necessidades de cada consumidor. E, apesar da grande difusão do aparelho em todos os estados brasileiros, sempre surge uma dúvida comum: Quais serão os gastos que o equipamento irá gerar?

O consumo de energia de um ar condicionado vai variar de acordo com sua potência, tempo de funcionamento e da frequência de limpeza dos filtros.

A forma de instalação também é um fator importante, visto que um aparelho mal instalado pode funcionar de forma errada, aumentando os gastos. A instalação de ar condicionado Split deve ser feita preferencialmente por um profissional qualificado, evitando assim um consumo maior de energia.

Como calcular consumo de ar condicionado, então? É necessário ter em mãos os seguintes dados: potência do aparelho em Watts (costuma estar registrada no manual do aparelho ou em uma etiqueta fixa);

levantamento das horas que o ar condicionado permanecerá ligado, todos os dias; número de dias por mês que o aparelho ficará ligado; custo do quilowatt/hora no imóvel (encontrado na conta de luz). Após recolher os dados, basta realizar o seguinte cálculo:

• Consumo de energia: Potência em Watts x número de horas funcionando x número de dias ligado divido por 1.000.

• Consumo em dinheiro: Consumo de Energia x Custo do Quilowatt /hora

Atenção: O resultado obtido será apenas uma estimativa do consumo geral do aparelho e do valor que será aumentado em sua conta de energia. Para valores mais precisos, é necessário consultar um profissional.

Perfil do Autor

Roberto Freitas

Roberto Freitas é publicitário.