Como Fazer A Instalação De Forro De Gesso Em Placas

Publicado em: 11/04/2010 |Comentário: 3 | Acessos: 27,842 |

DADOS DE PROJETO
Para atender às necessidades da produção, o projeto deve contemplar:
> Especificação de todos os forros de placas de gesso e de seus componentes específicos.
> Detalhes das interfaces entre o forro e as paredes ou outros componentes construtivos.
> Quantificação de todos os componentes.
> Designação dos forros, com informações relativas às suas dimensões e quantidade das placas de gesso.
> Desempenho dos forros, como dados referentes à isolação sonora, absorção sonora, resistência ao fogo e fixação de peças como luminárias etc.
> Juntas de movimentação.

DIRETRIZES PARA EXECUÇÃO DO SERVIÇO
Na instalação do forro de gesso, devem ser verificados todos os detalhes previstos no projeto, por meio de locação prévia dos pontos de fixação dos pendurais, as posições das luminárias, juntas de movimentação etc.

Os serviços são iniciados após a conclusão e teste dos sistemas de impermeabilização, instalações elétricas, hidráulicas, de ar-condicionado etc.

Os revestimentos de paredes, os caixilhos e demais elementos que possam causar interferência ao forro também devem estar concluídos. 
Nos forros onde for utilizada pasta de gesso preparada em obra para rejuntamento de placas, assentamento de molduras etc., as superfícies metálicas que possam entrar em contato com o gesso (caixilhos, metais sanitários etc.) devem ser protegidas, mesmo que sejam anodizados, cromados, entre outros.

A instalação de forro de gesso em placas é feita após os seguintes   serviços preliminares:
> Análise do projeto arquitetônico e das instalações, verificando as interfaces do forro com os demais elementos construtivos e instalações.
> Verificação da modulação do forro de modo a utilizar o maior número de placas inteiras.
> Demarcação na parede de referências de nível e de alinhamento das placas em relação à cota de piso pronto, tomando como base a cota do nível do forro (face inferior).
> Verificação do posicionamento das juntas de dilatação, de acordo com o tipo e sistema de fixação adotados.
> Definição e demarcação dos pontos de fixação no teto e/ou na estrutura auxiliar.
> Proteção das aberturas da obra de forma a impedir a entrada de água de chuva.
> Acabamento das vedações internas e externas e de outros elementos construtivos, principalmente na região do encontro com o forro de gesso.
> Posicionamento dos pontos das instalações hidráulicas, elétricas, ar-condicionado, sprinklers etc., de acordo com o projeto, a fim de evitar aberturas posteriores no forro de gesso em placas.
> Verificação da capacidade de carga da estrutura ou a da laje  e sua compatibilidade com  o peso do forro de gesso em placas.

RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO EM OBRA
Durante o recebimento, recomenda-se observar se a quantidade dos materiais corresponde ao pedido de compra e se os materiais possuem as características especificadas no projeto, ou pedido de compra.

Placas de gesso
As placas de gesso não devem estar quebradas e apresentar desvios dimensionais acima dos limites pré-definidos.

As placas de gesso devem ser protegidas das intempéries. Em locais eventualmente sujeitos à ação da água e da umidade, as placas devem ser protegidas com uma lona impermeável; cuidados devem ser tomados para que a lona não seja arrastada ou retirada por rajadas de vento, particularmente quando do emprego de lonas leves de polietileno (plástico preto).

Perfis metálicos
Os perfis metálicos da estrutura auxiliar eventualmente existente não devem estar amassados e apresentar desvios dimensionais. Além disso, devem ser compatíveis com os tirantes e com o ambiente de exposição (recomenda-se o emprego de revestimento de zinco pelo menos 
tipo Z 275). Se forem empregados perfis metálicos semelhantes aos especificados para forros de drywall, recomenda-se observar as recomendações constantes na seção Alternativas Tecnológicas do Guia da Construção 89 e 90, que tratam sobre forro de chapa de gesso acartonado.

Recomenda-se evitar balanços ou distorções que causem amassamento ou torções nos perfis.

Pasta e cola de gesso
A pasta e a cola de gesso devem estar dentro do prazo de validade e estocados em local seco sobre estrados afastados do piso.

i98579.jpg

FIXAÇÃO

A fixação de pendurais na estrutura metálica é feita com o uso de prendedores ou solda. No caso  de solda, há necessidade da recomposição da camada protetora de zinco, com adoção de tintas  ricas em zinco. No caso de estrutura de madeira, a fixação é feita com pregos ou parafusos, sempre na horizontal.

É necessário demarcar na parede referências de nível e de alinhamento das placas em relação à cota de piso pronto, de acordo com a cota estabelecida do nível inferior do forro.

As juntas de dilatação são colocadas conforme o tipo e sistema de fixação adotados.

Os pontos de fixação no teto e/ou na estrutura auxiliar são definidos e demarcados, nivelando e fixando as placas.

Na colocação da primeira placa, os pendurais são presos ao sistema de fixação e ao elemento metálico não oxidável embutido na placa. É necessária a colocação de mais dois pontos de fixação em duas outras extremidades, sendo o processo executado perfurando a placa in loco conforme as figuras ao lado.

Para as placas consecutivas, da primeira fiada, em ambas as direções, recomenda-se a colocação de mais um ponto de fixação, para cada placa, a partir do encaixe tipo macho-e-fêmea unidos com a cola de gesso distribuída nas partes ou com o compósito fibroso na parte superior das placas.

Recomenda-se que os tirantes fiquem na vertical e com comprimentos uniformes.

Após a conclusão das etapas de fixação anteriores, as demais placas permanecem com um ponto de fixação, sendo que na última placa é necessário que seja feito um furo para facilitar a aplicação e o nivelamento da mesma conforme a figura.

Aplicação horizontal de pregos e/ou parafusos

i98581.jpg

Após a fixação das placas à estrutura, é feita a manutenção dos bisotes entre placas, retirando o excesso de gesso proveniente do compósito fibroso. O rejunte dos bisotes entre as placas é feito com pasta de gesso, lixando-o em seguida para reparar possíveis imperfeições.

Colocação das placas

i98582.jpg

O nível e a regularidade da colocação são verificados com o uso de linhas esticadas nas duas direções.

Nos forros com estrutura de sustentação, o encaixe das presilhas é feito nas ranhuras ou rebaixos, conforme o avanço da colocação. O espaçamento em cada borda não deve ultrapassar 60 cm.

JUNTAS DE DILATAÇÃO (Projeto de norma 02:002-40-013:2000)
As juntas de dilatação (gesso ou material não oxidável) são utilizadas para evitar danos ao forro, causados pela movimentação diferencial entre o forro e a estrutura ou o elemento de vedação vertical, conforme apresentado nas figuras abaixo:

i98583.jpg

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO (Garantias)
Em geral, pode ser exigida ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para os    serviços executados, pois a empreitada é para o serviço com mão-de-obra e fornecimento   de material.

É importante que a contratante aplique listas de verificação na aceitação dos serviços antes de efetuar a liberação do pagamento, sendo que algumas construtoras já dispõem de listas ou fichas de verificação de serviços incluindo pelo menos os seguintes itens:
> Desvios ou tolerâncias para marcação, alinhamento e nível.
> Integridade das placas de gesso.
> Acabamento de juntas entre placas de gesso.
> Verificação dimensional do posicionamento de singularidades como pontos de luz etc.

Pode ser feita retenção, em geral de 5%, de cada medição, a ser paga posteriormente, normalmente 90 dias após a conclusão de todos os serviços contratados. O valor poderá ser usado para eventuais correções de falhas verificadas ou até mesmo para alguma despesa administrativa não paga e de responsabilidade do empreiteiro.

FORMA DE PAGAMENTO
Os pagamentos ou medições são feitos conforme acordo entre empresa contratante e contratada.

CONTROLE E ACEITAÇÃO DO SERVIÇO
> Controle das dimensões e desvios de fôrma, resistência mecânica das placas e regularidade dos encaixes nos bordos. Placas fissuradas, lascadas nos cantos e com ondulações na face aparente não são aceitas.
> Verificação do funcionamento das instalações que ficarão embutidas no plenum.
> Proteção de componentes metálicos que poderão ser atingidos pela pasta de gesso de rejuntamento.
> Verificação da cota, nível e do posicionamento de referências para instalação dos perfis e/ou  das placas.
> Localização de luminárias, pontos de exaustão ou insuflação de ar.
> Dimensões mínimas de seção transversal dos tirantes.
> Para objetos fixados no forro, considerar a carga de uso equivalente a 1/3 da carga de ruptura.
> Tipo de aço e tipo de proteção anticorrosiva dos perfis de sustentação.
> Características dos demais acessórios (presilhas, cantoneiras, dispositivos de união etc.).
> Revestimento de zinco pertencente à classe Z 275 conforme previsto na ABNT NBR 7008:2003, para componentes e arames classe leve ou pesada, conforme a NBR 6331:1982.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Em locais sujeitos à umidade, vapores, fumaça, gorduras etc., as placas de gesso devem receber proteção (pintura, impermeabilizações etc.). Os componentes metálicos devem receber proteção anticorrosiva.

A limpeza dos forros de gesso com pintura pode ser feita com o uso de pano macio umedecido e sabão neutro.

A remoção de mofo pode ser feita com o uso de água sanitária diluída em água.

O reparo de pequenas fissuras no forro de gesso pode ser feito com pasta de gesso.


fonte:http://revista.construcaomercado.com.br/guia/index.asp

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/decoracao-artigos/como-fazer-a-instalacao-de-forro-de-gesso-em-placas-2132200.html

    Palavras-chave do artigo:

    gesso

    ,

    decoracao

    ,

    reformas

    Comentar sobre o artigo

    Levar a alegria proporcionando o bem estar, realizando o sonho de quem deseja ter um ambiente perfeito. Proporcionando aos nossos clientes total satisfação no conforto de seu lar.

    Por: André Franciscol Casa & Jardim> Decoraçãol 29/08/2012 lAcessos: 46
    Bruna Abrusio

    Quem não trabalha no ramo de construção muitas vezes não repara no que há a sua volta e tudo que implica para o ambiente existir. Decoração com móveis, bibelôs, entre outras coisas não são tudo para o lugar. É preciso também espaço, paredes apresentáveis, forro bem iluminado, entre outras coisas. Hoje em dia, a base para sua decoração também pode ser decorada.

    Por: Bruna Abrusiol Casa & Jardim> Decoraçãol 06/03/2012 lAcessos: 87

    Vai construir ou reformar ? conheça um novo sitema construtivo , Drywall ( construção seca) Que já está disponível no mercado, não perca mais tempo.

    Por: drywall daniel fuastinol Casa & Jardim> Decoraçãol 22/05/2011 lAcessos: 1,188

    Você já passou por algum momento estressante com pedreiros durante uma reforma na sua casa? Já comprou apartamento financiado? Já pensou em adquirir um consórcio imobiliário? Sabe quanto vale o seu apartamento? Para responder as perguntas acima convido-os a lerem este artigo e a conhecer o blog Minha Casa...

    Por: Luiz Gustavo Silval Lar e Famílial 22/08/2011 lAcessos: 50
    SerradoMar Imóvel Praia Grande

    A Cyrela publicou o Dicionário do Mercado Imobiliário. Muito bom pois, ajuda pessoas leigas em alguns assuntos a entederem melhor seu significado. Isto tabém ajuda a corretores de diferentes regiões do país.

    Por: SerradoMar Imóvel Praia Grandel Notícias & Sociedade> Cotidianol 23/09/2011 lAcessos: 411

    Este artigo foi elaborado para enfrentar exame da OAB/RS . Não esta completa , faltando as Ações Possessorias . Que estou preparando , pois não se pode estudar as ações possessorias , sem ter noções preliminares , como a diferença de posse , de detenção , posse direta , indireta , boa -fé , má - fé ....

    Por: LARA LIMA GIUDICEl Direito> Jurisprudêncial 15/10/2008 lAcessos: 39,388

    VENDA DE MOVEIS E TAPEÇARIA EM GERAL Á VINTE ANOS NO MERCADO, A MOVPLAY OFERECE SERVIÇOS DE TAPEÇARIA EM GERAL,CABECEIRAS DE CAMA, POLTRONAS, SOFÁS, CADEIRAS, PAREDES TAPEÇADAS, BANCOS...., COMO TAMBÉM, MÓVEIS ANTIGOS (PEÇAS ÚNICAS), UMA VARIEDADE DE PEÇAS DECORATIVAS, MÓVEIS PLANEJADOS PARA TODO AMBIENTE EM SUA CASA.

    Por: carlosl Casa & Jardim> Móveisl 12/07/2010 lAcessos: 540
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,781

    Ladrilhos hidráulicos são decorativos azulejos artesanais, coloridos, utilizados principalmente como revestimentos de pavimentos. Conheça aqui como utilizá-los para decorar seu lar!

    Por: Pedro Borgesl Casa & Jardim> Decoraçãol 25/09/2014

    Neste mundo globalizado, nada fica parado. A evolução das coisas ocorre num processo rápido através de mudanças ao longo do tempo. Até uma simples caneca acompanha o modismo e as transformações. Este recipiente para ingerir bebida quente, por exemplo, conquistou fama, ganhou colecionadores, virou presente chique e arrecada dinheiro para instituições. Muda de cor, formato, tipo, modelo e se torna um grande sucesso entre consumidores.

    Por: Mario Britol Casa & Jardim> Decoraçãol 24/09/2014

    Pouca gente teve a oportunidade de circular por armazéns e portos do Brasil em busca de informações sobre o funcionamento destes locais, portanto, pouca gente conseguiu visualizar em ação uma das peças mais importantes para a lógica de funcionamento da economia do país.

    Por: 3xcelerl Casa & Jardim> Decoraçãol 23/09/2014

    Este post traz dicas para a decoração para a sala para as famílias utilizando uma decoração utilizando um sofá de canto e outros moveis muito uteis para a casa.

    Por: Joana Marquesl Casa & Jardim> Decoraçãol 15/09/2014

    Os móveis de madeira estão em alta nas decorações, eles transmitem sensibilidade, designe diferenciado, qualidade e requinte na decoração. Os móveis em madeira que já forma tendência há muito tempo estão de volta para deixar os ambientes ainda mais bonitos e modernos.

    Por: otmzl Casa & Jardim> Decoraçãol 15/09/2014

    O tipo de decoração de uma casa diz muito sobre os donos, as suas características e o seu estilo. Quando o dono opta por uma decoração durável significa que ele é inteligente e, sobretudo de bom gosto, principalmente quando da preferência para o uso do piso Paviflex. Você sabia que o piso de uma casa é um dos itens mais importantes?

    Por: otmzl Casa & Jardim> Decoraçãol 11/09/2014

    Possui móveis clássicos e não sabe como utilizá-los na decoração de sua casa? Veja sugestões para decorar com móveis clássicos de uma forma diferente.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Casa & Jardim> Decoraçãol 02/09/2014

    Telhas Termo Acústicas Conforto, qualidade de vida e economia em apenas um produto. Economizando no resfriamento do ambiente através do excelente poder de isolamento térmico e reduzindo ruídos e barulhos externos com o isolamento acústico e ainda retarda a ação das chamas, as Telhas Termo-acústicas.... Confira em nosso site: http://www.beteltoldos.com.br/

    Por: John Wesleyl Casa & Jardim> Decoraçãol 29/08/2014

    A solicitação de cartões seja ela de débito, crédito ou pessoal de alguma empresa para compras exclusivas tem sido bastante facilitada pela tecnologia do mundo atual. Porém as pessoas estão caindo em golpes com mais frequência e se prejudicando, pois não conseguem acesso a uma informação precisa e segura. Para isto iremos orientar como solicitar o cartão construcard com segurança, assim como qualquer outro do gênero.

    Por: wendsonl Finanças> Finanças Pessoaisl 14/05/2014 lAcessos: 31

    Consultar o saldo do PIS pela internet é algo bem simples e pode, você só precisa do seu numero do PIS ou NIT e acesso a internet para realiar o seu cadastro no site da Caixa.

    Por: wendsonl Finanças> Finanças Pessoaisl 14/02/2014 lAcessos: 58

    Então você quer fazer algum dinheiro extra? Ou, talvez você queira começar a ganhar online. Bem, a verdade é que fazer dinheiro online agora tornar-se bastante comum. E por que não seria? Você recebe dinheiro enquanto está sentado em casa, sem qualquer esforço! No entanto, com tantos sites por aí, quem dizer que você vai obtenha um bom rendimento sem trabalho esta mentindo. O Google é uma das plataformas mais populares para se ganhar dinheiro online. O gigante das buscas fornecer muitas formas

    Por: wendsonl Internet> Marketing na Internetl 07/02/2014 lAcessos: 17

    Dentre todas as tarefas e responsabilidades diárias é difícil encontrar tempo para ir a uma academia ou praticar um esporte para manter o peso. Queimar as calorias consumidas durante o dia é essencial para manter o corpo em forma.

    Por: wendsonl Saúde e Bem Estarl 25/09/2013 lAcessos: 54

    Os serviços otimizados pela internet são infinitos. Consultas a médicos podem ser marcadas, compras de produtos, agendamentos, serviços diversos, tudo vêm sendo melhorado cada vez mais com a internet. A consulta a fatura dos cartões de crédito também podem ser feitas pela internet. Cada vez mais todas as bandeiras de cartões vem se aderindo as facilidades da web, e agora você pode consultar sua fatura sem sair de casa, sem pegar fila, de maneira rápida, fácil, segura e sem custo adicional algum

    Por: wendsonl Finanças> Créditol 22/07/2013 lAcessos: 277

    A decoração de banheiros modernos podem ter mil e uma configurações, layouts, ideias, cores, estilos... Estamos no século XXI e hoje pode-se dizer que vale tudo na decoração de banheiros, desde que seja feito com elegância e estilo. Os banheiros mais modernos passam pelas linhas minimalistas, mas também com base em tendências como o Zen e estética oriental, o neo-barroco, classicismo contemporâneo. Confira nosso artigo completo sobre dicas e sugestões para decoração de banheiros modernos.

    Por: wendsonl Casa & Jardim> Decoraçãol 10/04/2013 lAcessos: 65

    O óleo de coco foi é um produto natural que traz vários benefícios para saúde, inclusive quando é usado ​​externamente. Um estudo no Journal of the American Society Dermatite relatou que o óleo de coco virgem é útil no tratamento de vírus, fungos e bactérias, as quais podem causar problemas de acne na pele. Usando o óleo de coco no rosto você irá evitar o surgimento de acnes e inflamações na pele causadas por bactérias e fungos. Existem várias formas de usar o óleo de coco na pele, confira algum

    Por: wendsonl Belezal 30/10/2012 lAcessos: 139

    O sonho de grande parte dos brasileiros é ter seu próprio negócio. E isso não é mérito para qualquer um. Abrir o seu próprio empreendimento exige diversos passos de planejamento. Com os altos custos de investimento, porém, a realização vai sendo adiada. Com as franquias fica mais fácil conseguir alcançar esse objetivo. As franquias são braços de determinadas empresas abertas por terceiros e que trabalham nos moldes do nome da marca, afinal as pessoas procuram determinados estabelecimentos pela

    Por: wendsonl Negócios> Pequenas Empresasl 20/09/2012 lAcessos: 110

    Comments on this article

    9
    paulorogerioribeiro 11/08/2011
    gostaria de saber se fornecem algum curso de colocacao de forros de gesso
    7
    fernando cesar de oliveira 09/05/2011
    por favor me responda como faço para fazer uma parede de teto eu preciso fazer no meu banheiro
    11
    norival rocha junior 17/04/2011
    gostaria de saber onde consigo molde para fazer as placas
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast