Como limpar e reparar a sua casa de banho

22/06/2011 • Por • 117 Acessos

Mesmo que trabalhemos fora ou não, as nossas casas de banho não dispensam um conjunto de cuidados, não é? Por conhecer bem essas situações, é que reuni várias dicas interessantes que podem facilitar a sua vida em casa, sem gastar muito.

Vamos começar uma série de artigos, onde poderá aprender algumas dicas e truques para limpar e reparar a sua sala, de como limpar o quarto, a sua cozinha e todas as partes da sua casa. Hoje vamos começar com algumas sugestões de como fazer uma boa limpeza e pequenos arranjos à sua casa de banho.

Neste artigo, você vai aprender com esse guia interessante e útil, de como limpar e reparar pequenos trabalhos domésticos na sua casa de banho sem muitos esforços, uma tarefa simples e fácil. Vamos lá?

 

Como limpar os espelhos da casa de banho correctamente:

Para fazer uma boa limpeza aos espelhos da casa de banho, comece por tirar o pó, usando uma flanela (pano) limpa, seca e macia. Além de não riscar seu espelho, elimina o pó com mais facilidade. Em seguida tire as marcas de dedos com um pano e água morna, se quiser, pode usar um pouco de álcool. E para finalizar, após a limpeza, use um pouco de folha de jornal bem amassada, isso ajuda a recuperar o brilho perdido.

Como desentupir a pia/lavatório:

Não é preciso gastar dinheiro com peças complicadas e nem chamar um profissional da área paradesentupir o lavatório. A solução é rápida e bastante simples. Primeiro, feche o passador para evitar o vazamento da água enquanto estiver a arranjar. Coloque luvas de borracha e remova o copo que fica debaixo da pia/lavatório. Em seguida jogue no lixo a sujeira que estiver no copo e lave a peça com bastante água e sabão. Volte o copo ao sítio e aperte, não esquecendo de o armário. E está pronto!

 

Torneira a pingar - descubra se há vazamento

Descubra se há vazamento na casa de banho:

Pode não imaginar, mas um buraco de apenas 2mm no cano pode desperdiçar até 3.200 litros de água por dia, por isso preste sempre atenção se existem vazamentos em sua casa. No vaso sanitário/sanita, jogue cinzas de cigarro ou incenso sobre a água: o normal é que elas fiquem no fundo. Se houver movimentação, é um sinal de alerta.

No encanamento, é mais difícil de enxergar, porém não é impossível, feche todas as torneiras e não utilize as sanitas, anote o número que aparece no contador de sua casa, depois de umas horas, verifique se os dígitos mudaram ou continuam os mesmos. Se tiver mudado, chame rapidamente um profissional. Existem determinadas tarefas que o melhor é mesmo um profissional arranjar.

Se a descarga disparar na casa de banho, o que fazer?

Se o autoclismo disparar, pode ser que a mola esteja partida. Nesse caso terá que trocar o conjunto que fica dentro da válvula de descarga e essa mola não é vendida separadamente. Com isso, abre a válvula, retire a caixa externa, verá um parafuso com um conjunto com uma mola. Solte o parafuso e tire esse conjunto. Tenha atenção que quando comprar a sua nova válvula para que esta seja da mesma marca, para não correr o risco de não encaixar. Encaixe o novo conjunto e recoloque a tampa.

Como fazer a limpeza à sanita

Como limpar sanitas e cortinas de chuveiro:

Em relação à limpeza das cortinas, existe um tecido especial anti-mofo para cortinas de chuveiro, mas há outras opções para evitar a humidade que é esticar bem as cortinas depois do duche, para que estas possam secar. Existem plásticos e tecidos que podem ser lavados na máquina. Nesse caso, acrescente meia chávena de detergente líquido e meia chávena de bicarbonato de sódio. Se optar lavar na máquina, não faça centrifugação. No caso de as cortinas serem de plásticos, lave-as com esponja e detergente líquido e em seguida, água quente. Se tiver cabines de duche, limpam-se com esponja e vinagre branco.

No caso da limpeza da sanita simplesmente deite um produto anti-calcário e deixe actuar por algum tempo. Para as manchas mais difíceis, deixe actuar durante a noite.

 

Dicas extras para sua casa de banho:

Será muito mais fácil e demorará menos tempo se limpar a sua casa de banho regularmente. Depois irá apenas efectuar a manutenção da limpeza, em vez de deixar que a espuma e a humidade se acumulem com o tempo. Opte por fazer um kit de limpeza para a sua casa de banho em separado, onde irá colocar todos os produtos de limpeza e o equipamento necessário. Armazene tudo num balde de plástico ou num cesto. Tenha atenção para que fique fora do alcance das crianças.

Em vez de vários frascos pequenos de perfume e objectos pessoais colocados individualmente em cima do balcão da casa de banho, coloque-os num cesto decorativo ou numa bandeja. Terá um ar mais luxuoso. Se você utilizar um pequeno rolo de borracha para limpar vidros nos azulejos depois de tomar duche irá impedir a formação de manchas de água na superfície. Aspire ou varra o chão da casa de banho com regularidade para limpar os cabelos, pó ou sujidade antes de lavar o chão. Retire todos os tapetes, cestos de lixo ou quaisquer outros objectos que estejam no chão e que possam atrapalhar.

 

Fique atento as próximas dicas sobre limpezas e arrumações.

Essas foram as dicas para os arranjos e  limpeza de sua casa de banho. Sabemos que não é só a casa de banho, mas sim todos os cómodos da nossa casa que precisam de cuidado e zelo, por isso, se quiser saber mais dicas sobre como limpar e reparar as várias divisões da sua casa, não perca os próximos artigos.

Já leu as nossas sugestões de como limpar e arrumar o quarto?

 

Perfil do Autor

Ricardo Miguel

Chamo-me Ricardo Miguel e adoro a internet, aprender e partilhar conhecimento. Moro em Lisboa, Portugal e nasci em 1976. Quem quiser me contactar, basta entrar num dos meus sites e procurar por "contacto" ou deixar mensagem neste site. Tenho dois websites, o www.dicascaseiras.com e o www.tecnologiadoglobo.com, nos quais gosto de partilhar aquilo que sei e tenho aprendido, de uma forma didáctica e simples, com informação de qualidade.