Flores - Como Montar Arranjos de Orquídeas?

21/04/2010 • Por • 2,599 Acessos

As orquídeas são consideradas uma das mais apreciadas espécies de flores cultivadas em todo o mundo devido a sua elegância, delicadeza e raridades de algumas espécies, sendo as flores cultivadas em orquidários muitas vezes abertos ao público que admiram a beleza das orquídeas e também no âmbito doméstico.

No último uma excelente opção é a confecção de arranjos de orquídeas para decoração. Neste texto é apresentadas dicas de como montar estes arranjos, falando sobre as espécies comumente utilizadas e sobre dicas de conservação.

A utilização de arranjos de orquídeas para decoração é uma maneira interessante de ornamentar o ambiente seja doméstico seja de trabalho, desde que haja os devidos cuidados com sua conservação e estética geral.

Uma dica é harmonização do arranjo com o local onde será feita a decoração, ou seja, é necessário que o arranjo combine em tons e em formato no lugar onde servirá de ornamentação.

Orquídeas

Uma dica é a escolha de um vaso elegante e que combine com o arranjo de orquídeas. Uma maneira de se utilizar arranjos de orquídeas é a opção de combiná-los com outras flores, ou a mistura de orquídeas de espécies ou cores no mesmo arranjo decorativo.

Dentre a variedade de espécies de orquídeas encontradas no mercado e nas lojas de flores online se destacam as orquídeas de espécie epífitas, que são comumente utilizadas em arranjos. Outras amplamente empregadas são os gêneros e as espécies de flores como: cattleya, phalaenopsis e oncidiuns, pois elas possuem resistência em ambientes internos.

As outras espécies podem ser encontradas como arranjos, mas geralmente são resistentes apenas aos ambientes externos, como jardins e varandas.

Para manter arranjos de orquídeas com maior durabilidade e beleza são necessários alguns cuidados básicos com água, luminosidade solar e manutenção necessária, como cortar e retiradas às flores mortas do arranjo.

Em relação à luminosidade indica-se o contato indireto com a luz solar, pois existem riscos quanto à danificação das flores pelos raios incisivos de Sol. As flores devem ser regadas constantemente, visando manter umidade, porém não excessiva para não incentivar a proliferação de fungos e parasitas. Outro fator importante é em relação à temperatura do ambiente. Este último é variável de acordo com a espécie de orquídea.

Como conclusão pode-se afirmar que as orquídeas constituem em uma bela e elegante forma de adorno, principalmente devido à beleza da flor, que é variável de acordo com a espécie (dessa maneira sendo encontrado uma ampla variedade de arranjos em floriculturas e locais especializados), e com os cuidados necessários o arranjo manter sua duração e vivacidade, garantindo uma bela forma de decoração.

Fonte: Orquídeas - Como Montar Arranjos de Orquídeas

Perfil do Autor

Liz Gusmão

Dona dos blogs Flores On Line e Dicas de Presentes e ambientalista de carteirinha.