Use Mantas Para Sofá na Sua Decoração de Sala

21/05/2010 • Por • 3,900 Acessos

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa. É na sala que recebemos as visitas e passamos boa parte do tempo. Deve, portanto, ser um local aprazível e bonito, que agrade aos olhos e seja confortável e aconchegante.

manta para sofá

Na decoração de sala, pequenos detalhes fazem a diferença e podem modificar drasticamente a atmosfera do cômodo. A manta para sofá, por exemplo, é um acessório que dá cor e vida ao ambiente, além de proteger o móvel em que é utilizada, e possui infinitas formas de utilização.

Dicas de Uso da Manta para Sofá na Decoração de Sala:

  • Ser colocada desde o encosto do sofá até as almofadas, de maneira bem alinhada
  • Ser colocada de maneira displicente sobre os braços do sofá
  • Abranger todo o sofá, transversalmente
  • Ser colocada em apenas um canto do sofá
  • Abranger apenas o encosto ou as almofadas que estão no sofá.

Ao escolher a mantas para sofá, procure evitar as de tecido liso, pois elas escorregam no sofá. Cuidado também com as cores: elas devem se adequar a seu gosto, mas devem ficar harmoniosas com as cores já presentes no ambiente.

Se o seu estofado possui cores neutras, como bege, cinza, branco e preto, as mantas podem ter grande variação de estampas (como xadrez e estampas de animais) e múltiplas cores – sofás em cores neutras combinam bem com mantas de cores quentes e fortes, como vermelho e laranja.

Se o estofado que está na sua sala já tem estampa ou possui cores fortes, opte por mantas na mesma cor do móvel, porém em tons mais delicados, mantas lisas de outras cores também são uma opção nesse caso.

Outros artigos de decoração são essencias para a sala de uma casa. Tapetes, cortinas, abajour, lustres e pequenos objetos como porta-retratos.

Os tapetes para sala devem ficar em harmonia com o tamanho do ambiente e o formato dos móveis, portanto, deve-se usar de bom senso na hora de sua escolha – tapetes redondos, por exemplo, são difíceis de combinar com outros objetos. As cores também devem estar em sintonia com o ambiente – a tonalidade do tapete pode inclusive combinar com os detalhes do sofá, como as estampas ou a manta. Em caso de dúvida quanto ao tom do tapete, prefira cores neutras como branco, bege, cinza, eles combinam facilmente com os outros elementos presentes no recinto.

As cortinas, assim como os tapetes para sala, devem ter tamanho harmônico com o cômodo da casa em que serão colocadas. Elas podem ter cores em tons parecidos com o da mobília, podem ser de cor neutra, caso a mobília seja colorida/estampada ou podem se destacar – caso o resto da sala seja em cores neutras, a cortina de cor vibrante iluminará o ambiente. A cor das cortinas pode também combinar com as almofadas e a manta para sofá, ou com o tapete.

Em todo caso, evite o contraste excessivo e a presença de muitas cores em um só ambiente, procure usar o jogo de cores neutras e vibrantes a seu favor, embelezando a sua sala e tornando o ambiente charmoso e aconchegante.

Fonte: Dicas de Decoração – Melhore a Decoração de Sua Sala de Estar