Atitudes Contra O Preconceito

Publicado em: 17/11/2008 |Comentário: 14 | Acessos: 27,186 |

Atitudes contra o preconceito


O preconceito surge na mente do ser humano devido as diferenças que existem na sociedade e que são desconhecidas por cada um no meio em que vivem, é ter conceito ou opinião sobre alguém, antes de se ter um conhecimento claro e profundo sobre a mesma.


O preconceito existe desde os tempos mais distantes na história da humanidade, pois havia pessoas de classes sociais, culturais e raciais bem diferentes, que
alimentados pelo orgulho, pela soberba e pela altivez de seus corações passaram a dominar classes consideradas inferiores, principalmente aquelas com menos condições financeiras. Então essas classes menos favorecidas eram tratadas com desprezo. Desde tempos bem distantes, que as classes mais favorecidas e menos favorecidas viviam separadas por esse conceito errado que um fazia do outro.


Mas sabemos que não existe somente o preconceito entre classes sociais, mas também existe entre religiões, pessoas com alguma deficiência física, opção sexual ou racial, entre outros. Um exemplo de preconceito é a questão de cotas universitárias para negros, como se pode estipular um número especifico de vagas para negros, sendo que ele tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa. Este é um entre vários que existem em nosso dia a dia.


Pessoas que não aceitam as outras como são que julgam as outras pelo que vêem, não se preocupam em conhecer melhor o próximo, são estas coisas que levam um indivíduo a ter um pré-conceito.


Mas se cada um lembrasse que somos todos iguais perante Deus e que cada um de nós tem defeitos e qualidades, viveríamos em um mundo melhor, sem violência e com paz entre todos os povos.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 31 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/design-grafico-artigos/atitudes-contra-o-preconceito-645614.html

    Palavras-chave do artigo:

    preconceito

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem como objeto de estudo uma abordagem a qual busca analisar a opinião de docentes do Ensino Fundamental I em relação ao uso da norma não padrão do português em sala de aula, principalmente na relação professor/aluno, a partir de questionários feitos com os mesmos. Observa-se que um trabalho nesta perspectiva é de extrema importância para que os docentes possam refletir como está sendo expandido o preconceito linguístico nos dias de hoje, principalmente em sala de aula.

    Por: Silvio Nunes da Silva Júniorl Educação> Línguasl 16/12/2013 lAcessos: 378
    Italo Batista

    O presente trabalho tem como objetivo analisar, por categorias, preconceitos e discriminações contidas no gênero Piada sobre nordestinos. As piadas, embora pareçam neutras, reforçam uma séria de ideologias, de um sujeito discursivo que revela como as vozes de uma determinada cultura vêem os nordestinos brasileiros, é o que Fernandes (2007) chama de heterogeneidade. As análises...

    Por: Italo Batistal Educação> Línguasl 23/06/2011 lAcessos: 1,291

    Este artigo faz referências ao preconceito linguístico que atua no Brasil, tema que abre caminhos a uma reflexão sobre a variação linguística presente nas línguas, analisando este fenômeno na Língua Latina. Dá ideias para a construção de novos caminhos e esperanças a uma sociedade, ainda massacrada pelas desigualdades regionais, afirmando que a humanidade só avança significativamente quando universaliza conquistas sociais e culturais.

    Por: susi cabral de souzal Educação> Ensino Superiorl 13/04/2010 lAcessos: 1,202
    Gisele Leite

    Difícil de detectar, difícil de punir e ainda mais penoso de combater. A autora faz digressões em diversas áreas definindo o preconceito na tentativa de definhá-lo.

    Por: Gisele Leitel Direitol 27/10/2009 lAcessos: 4,279

    O presente ensaio refere-se ao preconceito de crianças com necessidades especiais, relatando a inclusão dessas na escola e no meio social. Citando que essas crianças são capazes de realizar muitas atividades, sendo que deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as posições de outras pessoas ou da sociedade em que vive.

    Por: Rosirene Abadia de S. Macedol Educação> Ensino Superiorl 26/11/2014

    Um estudo recentemente publicado numa revista médica especializada em obesidade (Journal of Obesity) confirma a existência de uma menor afinidade por parte dos médicos em relação aos seus pacientes obesos, sendo que, na medida em que o IMC (índice de massa corporal) do paciente se eleva menor é a simpatia e a atenção que a classe médica tende a demonstrar durante uma consulta médica. As causas, soluções e a prevenção de preconceitos contra os obesos são explicadas neste artigo.

    Por: Alfredo Toledo e Souzal Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 05/05/2013 lAcessos: 41

    A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem à formação de cidadãos com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenças.

    Por: Degmar Augusta da Silval Educação> Ciêncial 29/10/2008 lAcessos: 40,439 lComentário: 10
    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    Por meio de reflexão detalhada sobre alguns aspectos do uso da língua, Marcos Bagno (2002), conduz o leitor a questionar e mesmo analisar o preconceito linguístico resultante de um embate histórico entre língua e gramática normativa, fato que preocupa tanto linguistas quanto profissionais que trabalham com o ensino da língua materna.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Ensino Superiorl 10/11/2013 lAcessos: 222

    Este artigo tem por objetivo em apresentar um projeto sobre o racismo e o preconceito racial, os quais levam à discriminação, à marginalização e à violência. Uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia. Em nossa sociedade o preconceito é desenvolvido a partir da busca, por parte das pessoas preconceituosas, em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes "faltam" para serem semelhantes à grande maioria. O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existê

    Por: Marta Nunes e Sirleide Carvalhol Educação> Línguasl 28/12/2011 lAcessos: 2,139
    HUMBERTO BELTRAN

    POR MAIS QUE SE TENTE CONTEMPORIZAR , O PRECONCEITO ESTÁ EVIDENTE EM TODOS OS SETORES DA NOSSA SOCIEDADE.

    Por: HUMBERTO BELTRANl Literatura> Crônicasl 24/02/2012 lAcessos: 246

    Certamente é uma das ferramentas mais populares e baratas quanto a exposição de anúncios. Em um mundo cada vez mais conectado visualmente elas ainda são uma solução.

    Por: Jan Carle Cabrall Marketing e Publicidade> Design Gráficol 17/12/2014
    Stile Embalagens

    Sacolas são uma excelente ferramenta de marketing e propaganda, uma sacola bonita pode fazer toda a diferença. O objetivo de utilizar sacolas personalizadas com a sua logomarca é de fixar a sua marca, fidelizar o seu cliente e ainda divulgar a sua marca tendo um excelente custo benefício.

    Por: Stile Embalagensl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 25/10/2014 lAcessos: 17
    Stile Embalagens

    Você já ouviu falar da sacola Alça Chapéu? O nome para meio estranho, mas a sacola é linda. A sacola Alça Chapéu tem esse nome porque a alça parece com um chapéu. Essa sacola dá mais evidência para a sua loja quando sua logomarca está nela personalizada.

    Por: Stile Embalagensl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 25/10/2014 lAcessos: 11
    Stile Embalagens

    Desenvolvida em polietileno de baixa densidade (Material translúcido), agrega valor à sua marca e estabelecimento. O brilho natural da sacola Alça Camiseta PEBD valoriza a impressão dando mais evidência para a logomarca

    Por: Stile Embalagensl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 21/09/2014
    Stile Embalagens

    No mercado existem diversos modelos de sacolas personalizadas para lojas e eventos, sacolas com designs arrojados e sofisticados.

    Por: Stile Embalagensl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 27/08/2014
    Josue Santana

    Em um mundo globalizado, ter um site na internet não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo. Ter uma página na internet se tornou indispensável para empresas de todos os tamanhos: grande, médio ou pequeno porte.

    Por: Josue Santanal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/08/2014
    Lívia Ferraz

    Logotipo, logo e logomarca são termos bastante difundidos, embora muitos ainda tenham dúvidas sobre seus significados. Este texto aborda as questões que cercam a utilização destas palavras e até mesmo algumas polêmicas envolvem o uso delas.

    Por: Lívia Ferrazl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/06/2014 lAcessos: 40

    Esse artigo fala das principais extensões de arquivos que se deve usar ao enviar um serviço para gráfica. É um resumo para leigos e profissionais na área gráfica que visa facilitar a comunicação entre gráficos e diretores de arte.

    Por: rodney barbosal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/06/2014 lAcessos: 100

    O turismo é algo que pode aumentar e muito a renda de uma cidade, pois investir nesta área é extremamente importante.

    Por: Agnes Almeidal Turismo e Viageml 01/12/2008 lAcessos: 3,268 lComentário: 4

    A falta de educação, de cultura, esporte e oportunidade para jovens faz com que eles procurem algo diferente para fazer, encontrando as drogas em seus caminhos, se tornando dependentes disto para viver, sem dinheiro para o seu consumo acabam cometendo furtos e fazendo qualquer coisa para sustentar o seu vício, se tornando pessoas agressivas e sem noção da realidade.

    Por: Agnes Almeidal Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/10/2008 lAcessos: 19,582 lComentário: 7

    Na sociedade em que vivemos observamos o lixo nas ruas, rios e matas. Sabemos que, quando mal administrado, o lixo torna-se um grande problema para a comunidade. Nem sempre são tomados os devidos cuidados para que se aproveite da melhor maneira nossos detritos. O lixo que não vai para seus devidos fins acaba sendo jogado nos rios, ou fica espalhado pela cidade, que acaba entupindo bueiros, causando enchentes, estragando casas e o patrimônio público.

    Por: Agnes Almeidal Marketing e Publicidade> Multimídial 17/10/2008 lAcessos: 14,707 lComentário: 19

    A gravidez na adolescência envolve muito mais do que pensamos, problemas físicos, emocionais, sociais, entre outros. É muito importante que exista a consciência por parte dos jovens que atitudes inconseqüentes podem ter graves conseqüências, pois uma gravidez inesperada dificulta que o jovem tenha uma vida normal, como sair com os amigos e estudar. Viver e sonhar os sonhos da adolescência é uma experiência única, acreditar que um futuro bem sucedido espera, e é importante lutar para que isto aconteça.

    Por: Agnes Almeidal Lar e Família> Adolescentesl 23/09/2008 lAcessos: 32,033 lComentário: 37

    Política é um assunto que muitos cidadãos preferem não discutir, mas para o desenvolvimento de uma comunidade é necessário.

    Por: Agnes Almeidal Notícias & Sociedade> Polítical 23/09/2008 lAcessos: 221

    Comments on this article

    -1
    Matheus Italo 15/10/2011
    "Negar o preconceito é a melhor forma de mante-lo" Valfré
    -1
    CÉLYA REGINA 25/05/2011
    o pré conceito é um modo de julgar as pessoas sem ao mesmo te-las conhecido direito
    -1
    julio césar silveira 26/03/2011
    Além de um "N" número de preconceitos que assistimos e percebemos ainda há aqueles que cotidianamente persistem em somar e aumentar a lista daqueles que já existem. Na cidade onde vivo em bairros que habitam a elite do município essas não desejam que a classe média ascendente habitem ou construam no lugar onde elas vivem. Penso que esse fenomeno social venha ocorrendo por causa do desenvolvimento do país e as classes médias baixas também vem alcançando níveis de compras não vistos anteriormente e esses abastados que governaram o país durante cerca de 500 anos ficam incomodados por causa de tais ocorrencias.
    0
    mario 07/10/2010
    e nada vcs sao lindas
    0
    julia 25/09/2010
    eu gostei o texto e incrivel parabens
    -2
    julia soares teles 23/09/2010
    eu amei o texto e muito lindo
    -3
    vitor 14/08/2010
    q namorar comigo
    -3
    bombom 16/06/2010
    gostei mto do site esta explicando muito bem sobre o preconceito e as origem dele BRASIL LIVRE PRECONCEITO ;D
    -1
    adriano 11/12/2009
    vc ñ é 10 vc é 1000
    -1
    Fabrycya Cirqueira Soares 13/11/2009
    PÔ acheii muito legal esse site pois fala de um assunto importante para nossa sociedade em geral é interessante sabermos olharmos para si mesmo e nao ter descriminaçaõ com ninguem dependente de cor, raça,religiaõ...
    -2
    ericles 10/11/2009
    a verdade que cada um de nos somos iguais so basta olhar pra dentro de si
    que vc vai ver quem vc é olhe pra si e se conheça naum fique discriminando os outros
    pq vc naum e melhor e nem pior de que ninguem!
    -2
    helio 12/08/2009
    muito interesante esse sati ,e temos q ter consiencia do qestamos fazendo.
    -2
    jey 21/06/2009
    eu nao intendo nada disso mas sou totalmente contra o preconceito
    -1
    Juliana 10/03/2009
    Axeei oo site legal gosteei soobree oqee elees coomentarãoo tenho casos pareciidoos noo msn ee naa minhaa viida mesmooo escola por exemploo meninoos doo msn qee fikaam zuandoo aa suua pretaa suaa negraa isso aquiiloo comoo diiz alii em ciimaa soomoos toodoos Iguaais perantee a Deus, só isso ee Obriigadaa peloo site ajudooo !!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast