Atitudes Contra O Preconceito

17/11/2008 • Por • 27,278 Acessos

Atitudes contra o preconceito


O preconceito surge na mente do ser humano devido as diferenças que existem na sociedade e que são desconhecidas por cada um no meio em que vivem, é ter conceito ou opinião sobre alguém, antes de se ter um conhecimento claro e profundo sobre a mesma.


O preconceito existe desde os tempos mais distantes na história da humanidade, pois havia pessoas de classes sociais, culturais e raciais bem diferentes, que
alimentados pelo orgulho, pela soberba e pela altivez de seus corações passaram a dominar classes consideradas inferiores, principalmente aquelas com menos condições financeiras. Então essas classes menos favorecidas eram tratadas com desprezo. Desde tempos bem distantes, que as classes mais favorecidas e menos favorecidas viviam separadas por esse conceito errado que um fazia do outro.


Mas sabemos que não existe somente o preconceito entre classes sociais, mas também existe entre religiões, pessoas com alguma deficiência física, opção sexual ou racial, entre outros. Um exemplo de preconceito é a questão de cotas universitárias para negros, como se pode estipular um número especifico de vagas para negros, sendo que ele tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa. Este é um entre vários que existem em nosso dia a dia.


Pessoas que não aceitam as outras como são que julgam as outras pelo que vêem, não se preocupam em conhecer melhor o próximo, são estas coisas que levam um indivíduo a ter um pré-conceito.


Mas se cada um lembrasse que somos todos iguais perante Deus e que cada um de nós tem defeitos e qualidades, viveríamos em um mundo melhor, sem violência e com paz entre todos os povos.

Perfil do Autor

Agnes Almeida

Estudante