Publicidade, O Que É Isto?

Publicado em: 22/08/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 12,842 |

Afinal o que é Publicidade?

Muitos publicitários sofrem para explicar (para suas mães, esposas ou amigos) o que faz o publicitário. Diria que é a combinação do artista com o vendedor. Mas realmente hoje, esta explicação esteja um pouco obsoleta. O publicitário, a grosso modo, é responsável em divulgar uma idéia, produto e serviço. E muitas vezes a marca da empresa, neste caso, seu cliente.

            Já li em muitos artigos e livros que o publicitário é o responsável em convencer as pessoas. Mas é uma idéia muito ultrapassada e distorcida da profissão. Será que você seria convencido por um excelente publicitário (juntamente com uma linda campanha) em comprar roupas tamanho P se o seu tamanho é G? Ou eu que detesto peixe de comprar uma "suculenta" lata de atum ou sardinha só porque fui convencido?

            Duvido muito. E isto comprova que o publicitário não convence ninguém se esta pessoa não estiver predisposta e aberta para receber a mensagem.

            Mas com certeza a publicidade serve para realçar as qualidades do produtos. E talvez, maquiar os defeitos. Mas lembre-se, se o produto é ruim, não há publicidade que resolva. Afinal, podemos comprar um produto ruim 1 vez, mas com certeza nunca mais a empresa verá nosso dinheiro. Não é?

            Portanto publicidade boa é publicidade que não mente e que respeita o consumidor.

            Mas falamos da BOA PUBLICIDADE. Dá para imaginar o valor da publicidade diante setores como indústria e comércio, não é?

            Muitos confundem também a publicidade com o marketing. São profissões distintas, embora complementares. Mas a publicidade resumindo é responsável pela criação, produção, conceito da divulgação. Já o marketing está mais envolvido com a venda, mercado e estratégias de abordagem.

            Fazer publicidade é montar uma boa campanha. Além de planejar com o cliente, saber qual o retorno que ele espera obter com o produto, realizar pesquisas de opinião com os consumidores, definir o público-alvo e o perfil dos veículos que serão usados para a divulgação.  Sem esquecer que o CLIENTE é que aprovará ou não as soluções apresentadas. Seja de texto ou de imagem.

            O publicitário também é responsável pela pesquisa, análise e definição dos meios de comunicação ideal para o cliente (Internet, televisão, jornais, revistas, etc). Ele analisa o custo benefício e acaba com as inoportunas empresas que costumam empurrar espaços publicitários ou anúncios para as empresas. Muitas vezes é um dinheiro desperdiçado. Ou você nunca fui importunado por uma empresa de lista telefônica? A agência analisará o custo x benefício, público, tiragens, etc para aprovar ou não a veiculação.  O cliente fica mais sossegado e com certeza terá a verba de mídia melhor empregada.

            O publicitário também é responsável em verificar e analisar aonde será veiculada a propaganda, horário, dia, formato, etc.

Ele tem a noção da dinâmica do mercado e compreende as bases do comportamento humano.O mercado de trabalho para os publicitários divide-se basicamente entre agências de propaganda, departamentos de marketing de empresas e veículos (rádios, jornais, TVs, revistas). A área de criação nas agências é a mais restrita e, conseqüentemente, a concorrência é mais acirrada. Apesar de atraente, a função criativa pode ser muito estressante, principalmente quando é preciso ter uma idéia genial em 24 horas. Nas empresas, há maior possibilidade de se arrumar trabalho e boas perspectivas são encontradas na área de gerência de produtos, onde se tem uma visão global de todo o processo. Há uma tendência dos profissionais em se especializar em uma das diversas etapas do trabalho em Publicidade: atendimento, pesquisa de mercado, planejamento, redação, mídia, criação e arte.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/design-grafico-artigos/publicidade-o-que-e-isto-532825.html

    Palavras-chave do artigo:

    publicidade

    ,

    emprego

    ,

    marketing

    Comentar sobre o artigo

    Rogério Ferreira Leite

    Pretende este trabalho inserir o leitor no universo do Marketing de forma bastante sutil, não exigindo grandes conhecimentos. Busca mostrar as diversas facetas de um assunto que, à primeira vista, pode parecer cansativo e enfadonho, mas que no decorrer da leitura descobre-se interessante e envolvente, tanto para leigos quanto para expertos. Esse artifício foi utilizado para, juntamente com os fatos reais narrados, despertar o desejo de descobrir a novidade representada pelo "Efeito cata-vento". (PARTE 1)

    Por: Rogério Ferreira Leitel Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 15/07/2010 lAcessos: 1,462 lComentário: 1
    Vinicius Gonçalves

    Seja para atender um cliente especial, falar com o gerente do seu banco ou passar uma boa primeira impressão, as vestimentas são parte fundamental da imagem de uma pessoa. Descubra a importância de se vestir bem para o marketing pessoal dos empresários.

    Por: Vinicius Gonçalvesl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 13/08/2012 lAcessos: 303
    Julio Cesar S. Santos

    O Que é Marketing Pessoal? Como Utilizar o Marketing Pessoal Para Conseguir Um Emprego?

    Por: Julio Cesar S. Santosl Carreira> Entrevistasl 10/10/2011 lAcessos: 331
    Meio News RJ

    O Rio de Janeiro foi o estado que mais expandiu a geração de empregos no país, em junho de 2011. No período, foram criados 19.756 novos postos de trabalho no estado, o que significou um aumento de 0,57% em relação ao mês anterior. Esse resultado, em termos absolutos, representa o melhor desempenho desde 2003, quando começou a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

    Por: Meio News RJl Notícias & Sociedade> Cotidianol 21/07/2011 lAcessos: 33

    Você sabe que uma negociação bem preparada e convenientemente conduzida pode fazer a diferença entre conseguir ou não uma boa posição e/ou um bom salário. O Serviço que você ira realizar e de responder cartas, etiquetando e envelopando malas-diretas em grande escala com nossos impressos de publicidade informativa no modo de marketing receptivo ou ativo, forneceremos a você, os impressos gráficos e etiquetas autocolantes com nomes e endereçamento de pessoas de todo o pais, somos a única empresa

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócio de Casal 10/07/2009 lAcessos: 453

    A relação entre empreendedorismo e marketing é fundamental para o futuro de uma nova empresa. Ainda sim, em cidades de pequeno e médio porte, não há a cultura de estabelecer um Plano de Negócios e estratégias definidas de marketing. Isso porque não há a preocupação em verificar o mercado através de pesquisas e ações que diminuam o risco de fracasso do novo empreendimento. A pesquisa quantitativa feita em Viçosa/MG, em uma amostragem de 25 empresas, evidencia que os proprietários, na maioria das vezes, são responsáveis pelas decisões na área de marketing. Entretanto, empresas mais recentes já procuram se aconselhar em instituições como o Sebrae.

    Por: Emerson Clemente Rodrigues Lacerdal Marketing e Publicidadel 14/01/2010 lAcessos: 1,917
    Roger S Souza

    É o conjunto de técnicas de criação, produção, planejamento e distribuição de campanhas e peças publicitárias, para promoção de um produto ou um serviço. Esse tecnólogo elabora estratégias de comunicação, visando obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade e o mercado consumidor.

    Por: Roger S Souzal Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 09/07/2013 lAcessos: 17

    Guia Comercial de Produtos e Serviços.

    Por: Chrywlls Alves e Silval Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/05/2010 lAcessos: 143
    Luis Filipe Gregorio

    O Multinivel é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta produtos ou serviços, do fabricante directamente para o consumidor, por meio de uma rede de distribuidores independentes sem vínculo empregatício com a empresa.

    Por: Luis Filipe Gregoriol Negócios> Negócio de Casal 13/05/2011 lAcessos: 116
    Lívia Ferraz

    Logotipo, logo e logomarca são termos bastante difundidos, embora muitos ainda tenham dúvidas sobre seus significados. Este texto aborda as questões que cercam a utilização destas palavras e até mesmo algumas polêmicas envolvem o uso delas.

    Por: Lívia Ferrazl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/06/2014 lAcessos: 24

    Esse artigo fala das principais extensões de arquivos que se deve usar ao enviar um serviço para gráfica. É um resumo para leigos e profissionais na área gráfica que visa facilitar a comunicação entre gráficos e diretores de arte.

    Por: rodney barbosal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 06/06/2014 lAcessos: 49
    Janaína Nogueira

    Saiba o que é o Fotolito e como funciona esse processo para impressão de produtos gráficos.

    Por: Janaína Nogueiral Marketing e Publicidade> Design Gráficol 30/05/2014 lAcessos: 17
    RF Impressão Digital

    Pense em utilizar foto em banners de promoção para despertar mais a atenção de seu cliente

    Por: RF Impressão Digitall Marketing e Publicidade> Design Gráficol 29/05/2014 lAcessos: 13
    Klebson

    O primeiro passo a definir é a cor do layout para o cartão, já que cada tonalidade é capaz de transmitir uma sensação diferente para quem está vendo, de modo que deve combinar com o segmento de atuação. Por exemplo, se você trabalha como advogado, uma boa opção é optar por um cartão de fundo azul, pois segundo a psicologia das cores, o azul transmite ideia de credibilidade e confiabilidade.

    Por: Klebsonl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 31/01/2014 lAcessos: 34
    Luciana Graça

    O cartão de visitas abre portas para o profissional e o faz ser lembrado. Vamos passar 10 dicas de como elaborar o melhor cartão de visita. Vale ressaltar que o cartão de visita é um dos elementos mais importantes do relacionamento pessoal, social e profissional.

    Por: Luciana Graçal Marketing e Publicidade> Design Gráficol 29/01/2014 lAcessos: 201

    Quem tem um restaurante ou pensa em abrir um, deve saber que para ele poder funcionar, é preciso seguir algumas regras. Essas podem ser por conta da lei para atender a necessidades de um cliente específico.

    Por: Almeida Luanl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 15/12/2013 lAcessos: 30
    Rodolfo Barros

    E-book digital é um formato de texto compilado para diversos formatos, como PDF, word. Há uma crescente busca e produção de E-books digitais na internet, por serem economicamente mais via áveis, mas com um layout pobre e sem vida, passando ao leitor um péssimo designer, acabando por prejudicar sua venda, pois a designer é tudo, principalmente no meio digital, como isso vou mostrar a historia do E-book e até onde encontra layouts profissionais prontos para e-books.

    Por: Rodolfo Barrosl Marketing e Publicidade> Design Gráficol 20/11/2013 lAcessos: 31

    Realmente os sites de compras coletivas (Breve lançaremos Urbano Coletivo aguardem!) é uma excelente ferramente de marketing e divulgação para as empresas. Mais uma opção de mídia. E o mais interessante é que é quase 100% mensurável. Afinal, o cliente sabe exatamente quanto rendeu o investimento. COMPRA COLETIVA NÃO SERVE PARA FECHAR CAIXA.

    Por: Marcelo Azevedol Marketing e Publicidadel 31/01/2011 lAcessos: 435

    Este assunto parece estranho. Mas acreditem, recebo mais de 20 e-mails POR MÊS (!!!) com currículo e principalmente fotos solicitando entrevistas e oportunidades. Realmente acho que deve-se tomar muito cuidado com o envio e para quem envia. Pois realmente venho ouvindo casos e mais casos, muitas vezes ruins, sobre tais envios.

    Por: Marcelo Azevedol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 15/05/2010 lAcessos: 182 lComentário: 1

    Parceria realmente é uma das melhores maneiras de você e a sua empresa destacar-se. Diante a onda de spams, clientes sempre ocupados e a montanha de anúncios, diferenciar-se é a palavra de ordem. A Parceria além de ser um excelente exemplo de ganha x ganha, faz com que você ganhe fôlego e foco no que é mais importante para crescer profissionalmente: ganhar dinheiro! Mas a Parceria precisa realmente existir e não apenas oferecer pequenas vantagens caso compre ou não determinado produto/serviço

    Por: Marcelo Azevedol Marketing e Publicidade> Design Gráficol 14/05/2010 lAcessos: 383 lComentário: 1

    Se o objetivo de toda empresa é vender seus produtos ou serviços quanto mais conhecida melhor. Dificilmente este objetivo é alcançado sem o trabalho profissional de uma boa divulgação dos produtos/ serviços e principalmente da marca.

    Por: Marcelo Azevedol Negócios> Pequenas Empresasl 30/07/2008 lAcessos: 126,545 lComentário: 31

    Comments on this article

    0
    Dani 01/12/2010
    Olá
    Gostei muito do artigo, esta muito bem definido.
    Ajudou bastante na minha escolha
    -1
    Walter Negrão 30/08/2010
    não entendi porr* nenhuma .
    1
    jessica 17/11/2009
    Olá!
    Achei muito interessante esse artigo, pois eu ja estou me preparando para a escolha de uma profissão e estou indecisa ntre Publicidade e Jornalismo, apesar que qinda tenho um tempinho para pensar!

    Agora ja sei o que é publicidade!
    Obrigada!
    1
    Eliz 06/10/2009
    Muito obrigada!!...
    Estou estudando para uma prova de ITMC e preciso ser criativa na resposta. Ajudou bastante, pelo menos ficou mais claro que a teoria...rs
    0
    janaina 02/07/2009
    oi que legal
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast