A Carga Tributária No Brasil, A Política Protecionista E O Efeito Negativo Na Distribuição Das Receitas

Publicado em: 05/08/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,686 |

O IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário fez um estudo muito detalhado afirmando que o brasileiro trabalha cerca de 148 dias por ano para pagar impostos.  Outro dado também importante é que dos 72,3 anos de expectativa de vida que tem o brasileiro, pelos menos 29,29 de sua vida ele trabalha para pagar aquilo que chamamos de uma “troca” justa.

 Enquanto estamos vibrando com os campeonatos estaduais de futebol, com a seleção brasileira marcando seus gols, com a olimpíada, e especialmente com a novela das oito, o governo brasileiro planeja mais um ataque as nossas “reservas de proteção”, ou melhor dizendo, aquilo que poderia ser destinado ao sustento de nossas famílias e a compra de bens para uso e consumo para a melhoria da qualidade de vida dos nossos irmãos brasileiros.

 A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, passamos com grande rapidez por paises considerados de primeiro mundo. Em contrapartida, os últimos em educação, distribuição da renda, segurança, saúde, etc.

 “Que pais é esse...” já dizia Renato Russo em sua canção criticando a política nacional entre os anos 80 e 90.  De ontem para hoje o que mudou? Pelo Contrário! Só cresceu. Cresceu o número de políticos que por sinal é um dos mais despreparados do mundo, o funcionalismo público, que em termos de qualidade deixam muito a desejar, a corrupção, ativa e passiva. Não importa, é a corrupção do “jeitinho” que atinge todas as esferas públicas e privadas do 5º maior pais em extensão territorial do mundo.

 Estudos apontam que o salário mínimo nacional teria que ser de 05 (cinco), para que se respeitasse o dispositivo constitucional em seu Artigo 6º.

 Dos paises mencionados em estudo pela Pricewaterhouse, dos 178, o Brasil está em 178º, com ampla vantagem da Turquia e de Camarões seus concorrentes mais diretos.  O fato é que no Brasil se gasta mais de 2.600 horas por ano para que as empresas cumpram com suas obrigações tributárias.  A Turquia está em 2.040 horas por ano e Camarões com aproximadamente 1.400 horas.  Poucos são os países que ultrapassam às 1.000 horas. 

 Em 2008 o Brasil arrecadou quase 1 trilhão de reais em impostos. Até o impostômetro sofreu alterações para evidenciar os números, tiveram que acrescentar mais algumas casas para adaptação no crescimento da arrecadação, não é incrível?  Mais incrível ainda é assistir de camarote os nossos políticos, eleitos pelo voto direto, duelando em pleno cenário nacional, ciumentos de uma crise estabelecida pelo protecionismo, dos agregados que se sujeitam a tirar o nosso sustento, a parcela destinada à saúde ou a educação, aquela parcela que faz a diferença quando morre uma criança pelo fato de não se ter pediatra de plantão no posto de saúde do nosso bairro, ou quando somos atacados em plena luz do dia por marginais, pela evidência de não se existir uma política de segurança pública adaptada a nossa realidade.  Só começaremos a dar valor a esses fatos quando sofrermos a pressão direta pela falta dos fatores inseridos pelos problemas desta magnitude. 

 Quando o Estado prende um “ladrão” de galinhas que rouba para sustentar a sua família, o mesmo sofre as penalidades previstas na Lei, mas o Estado é co-responsável e deveria ser penalizado da mesma forma, pois as garantias legais e diretos irrevogáveis não são respeitados, são violados da mesma forma que observamos um político na maior cara-de-pau roubando em plena luz do dia e não sofre nenhuma penalidade por isto.

 Repartir no seu sentido lato significa distribuir.  É a contrapartida de tudo que é arrecadado, é o efeito pelo qual a sociedade goza de privilégios e garantias previstas pelo Estado, para que se possibilite um crescimento sustentável ou até mesmo uma melhor política social e econômica para o nosso pais.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/a-carga-tributaria-no-brasil-a-politica-protecionista-e-o-efeito-negativo-na-distribuicao-das-receitas-1100308.html

    Palavras-chave do artigo:

    politica

    ,

    economia

    ,

    protecionismo

    Comentar sobre o artigo

    O conhecimento humano vai muito além do que ele pensa... Esse fato tem sido comprovado cientificamente, bem como estudiosos no desenvolvimento dos seres hominais. Por sua imperfeição ele pode se inserir nas práticas do bem e do mal e está alicerçado por seu livre-arbítrio. Nós somos seres inteligentes que povoam o Universo maravilhoso. As duas palavras acima enunciadas estão em voga nos dias atuais, na política brasileira. O nepotismo representa a excessiva influência que os sobrinhos e ...

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Literatura> Crônicasl 21/08/2013 lAcessos: 24

    Quais podem ser as implicações para o desenvolvimento da economia e do acesso do cidadão, quanto a aplicação pelo Estado de barreiras protecionistas em sua economia.

    Por: Guilherme Gandini Cândidol Direitol 29/05/2012 lAcessos: 180
    Valdec Romero Castelo Branco

    O trabalho procura destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra – a globalização. Discute-se os problemas do baixo dinamismo econômico no País na década de 1980 e 1990 e suas repercussões sobre os níveis de emprego. trata-se, também, do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. Na última parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 3,445
    Públio Athayde

    A inserção do Brasil na "nova ordem" mundial está inexoravelmente condicionada à adequação das instituições nacionais às demandas do mercado global. A afirmativa acima pode e deve ser estendida tão amplamente quanto possível, relativizada em todos os sentidos e problematizada extensivamente: em primeiro lugar, inserir o Brasil na "nova ordem". Este artigo é produto de um curso ministrado no CEPEDERH / UNA (Cetro de Preparação de Recursos Humanos / União de Negócios e Administração).

    Por: Públio Athaydel Notícias & Sociedade> Polítical 18/11/2008 lAcessos: 3,699 lComentário: 2
    Welinton dos Santos

    Muitas dúvidas pairam sobre a economia, entre elas, como será a recuperação da Europa com o aumento do nível de desemprego e problemas de ordens conjunturais no Leste Europeu?

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 08/07/2009 lAcessos: 344
    Welinton dos Santos

    O combustível da economia é o investimento, que provoca desenvolvimento num processo dinâmico e imperceptível algumas vezes. O marketing trabalha com variáveis controláveis e incontroláveis, como na economia.

    Por: Welinton dos Santosl Marketing e Publicidadel 19/03/2009 lAcessos: 2,090

    A questão do aquecimento global alcançou contornos dramáticos com a publicação do relatório Stern no Reino Unido em 2006. Economistas de todo o mundo consideram que as empresas não podem mais desprezar os impactos ambientais no planejamento de seus empreendimentos. A prova cientifica de cataclismos iminentes neste século são irrefutáveis e há grande preocupação com o desenvolvimento de técnicas para utilização de energia limpa.

    Por: al Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 17/02/2009 lAcessos: 67

    O artigo retoma o debate neoliberal, acolhido, na década dos anos 1990 no Brasil, interrompida pela crise econômico/financeira mundial do ano 2008. A defesa do nacional desenvolvimentismo; Projeto de desenvolvimento econômico assentado no trinômio: industrialização substitutiva de importações; intervencionismo estatal e nacionalismo, é retomado sob um prisma distorcido em relação aos ideários de Celso Furtado.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 26/11/2013 lAcessos: 150
    Kleiton Kuhn

    Com as reviravoltas do mundo e a crise econômica já exposta nas manchetes de todos os jornais teremos a oportunidade de repensarmos nossos modelos de gestão. Vamos partir do que acontece entre as Nações e como podemos nos preparar para as mudanças dentro das nossas organizações. Com vocês alguns dos princípios da empresas progressitas...

    Por: Kleiton Kuhnl Negócios> Gestãol 03/04/2009 lAcessos: 447
    Carla Jacques

    O TEXTO FAZ UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA QUESTÃO DO RACISMO, À LUZ DA IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO, DISCUTINDO O CASO RELACIONADO AO GOLEIRO ARANHA (VEICULADO NA MÍDIA) E UM OUTRO CASO DE UM BAIRRO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO PAÍS QUE É INTITULADO POR ALGUNS MORADORES COM O SEGUINTE VULGO: "PLANETA DOS MACACOS".

    Por: Carla Jacquesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/09/2014 lAcessos: 15
    Leonardo Quintão 1500

    Em 2014 a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial, completou 25 anos. A lei ficou conhecida como Caó em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira e determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 11/09/2014
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    A verba no valor de R$ 123 mil será suficiente para construção do campo com o sistema de amortecedor de impacto de alto desempenho, colocação de alambrado e, ainda, iluminação profissional. O projeto está em fase final de elaboração e o recurso, empenhado, aguardando apenas a conclusão dos trâmites da instituição financeira para que a verba chegue à Administração Municipal.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/08/2014

    Artigo sobre a temática feminismo, liberdade da mulher na vida em sociedade e preconceito de um pensamento machista.

    Por: Beatriz Beraldol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/07/2014 lAcessos: 22
    Eduardo Machiavelli

    Para falar sobre o direito de posse das terras de Israel e Palestina que é conhecida por muitos como Terra Santa ou mais corretamente A Terra Prometida que mana leite e mel. É preciso ler bastante e pesq

    Por: Eduardo Machiavellil Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/07/2014 lAcessos: 31

    Aprendemos que todos os vícios prejudiciais às forças psicossomáticas, que arruínam a saúde e apressam a morte (e se incluem o alcoolismo, a glutonaria, o tabagismo, a toxicomania, etc.) representam formas de suicídio indireto, levando o Espírito, "post-mortem", a um sentimento de culpa tanto mais penoso quanto maiores tenham sido os abusos cometidos. Ressalte-se que: A vida humana é, pois, cópia da vida espiritual, nela se nos deparam em ponto pequeno, todas as peripécias da outra.

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/07/2014 lAcessos: 11
    Bruno Scarpa

    Resumo e reflexão sobre a Democracia racial no Brasil. O presente artigo pretende criar uma breve, porém importante reflexão, sobre a situação do negro em nosso país ( Brasil ).

    Por: Bruno Scarpal Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 21/06/2014
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    O Excesso de Confiança pode trazer conseqüências irreparáveis. Um grande exemplo pode acontecer com um motorista. Vamos chamá-lo de Sr. XYZ. O Sr XYZ recebeu a sua primeira licença para dirigir. Jurou por inúmeras vezes proteger a si mesmo e a outrem.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 28/02/2011 lAcessos: 218
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    No planejamento tributário aprendemos a melhor forma de economizar o dinheiro das empresas de forma LÍCITA, com a chamada "Elisão Fiscal". A Elisão configura-se num planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária num determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, onde o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem diminuir o impacto tributário nos gastos do ente administrado.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Negócios> Gerêncial 28/02/2011 lAcessos: 723
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    bem verdade que o empresario só visa o lucro. Se a empresa apresentou prejuízo, não tem porque distribuir lucros. Um grande problema para ser colocado em análise são as antecipações de lucros durante o ano. Esses valores distribuídos durante o exercício podem acarretar um prejuízo bem relevante para a empresa se não existir o controle por parte dos envolvidos

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Negócios> Gestãol 28/02/2011 lAcessos: 2,615
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    Aprovada na última quarta-feira 14/07, a PEC 66, que alterou o parágrafo sexto do artigo 226 da Constituição. Com a nova lei, aqueles que desejarem se divorciar não precisarão mais cumprir o requisito da prévia separação judicial por mais de um ano ou comprovar a separação de fato por dois anos. A emenda constitucional será encaminha para a publicação no D.O, para entrar em vigor.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Direito> Doutrinal 20/07/2010 lAcessos: 1,205
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    O Projeto de Lei 73/99 da deputada Nice Lobão veio garantir a negros e índios um critério de igualdade para inserção nas universidades públicas de todo o Brasil. O sistema estabelece reserva de vagas, baseado no desempenho escolar dos alunos do ensino médio e que estudaram em escolas da rede pública.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Educação> Ensino Superiorl 03/05/2010 lAcessos: 605
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    Este artigo procura evidenciar o efeito dos julgamentos em 2ª instância, face as decisões em 1º grau, alegando causas e efeitos no tratamento da sentença com relação ao dano moral.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Direitol 18/11/2009 lAcessos: 951 lComentário: 2
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    Esse artigo tem como finalidade demonstrar o nível do desemprego no Brasil e no mundo. Evidenciar perspectivas e complexidades dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos no tratamento de sua mão-de-obra qualificada, com índices de desenvolvimento e informações estatísticas.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Direitol 01/10/2009 lAcessos: 770
    FABIANO ALVES TEIXEIRA

    Este artigo tem como objetivo demonstrar a realidade do evangelho quanto à corrupção dos últimos anos. O efeito na comunidade local. A intervenção das autoridades e a falta de transparência de algumas denominações quanto à forma de aplicar os seus recursos.

    Por: FABIANO ALVES TEIXEIRAl Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/08/2009 lAcessos: 514
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast