Desigualdades No Brasil

Publicado em: 12/07/2008 |Comentário: 22 | Acessos: 150,999 |

A situação de pedintes nas ruas mostra o quão preocupante está a desigualdade social em nosso país. Pensando nisso cabe refletir sobre a seguinte situação: Uma pessoa que não tem renda fixa vai para um local público e vende honestamente raspadinhas ou qualquer outro produto. Se analisarmos, são raras as pessoas que param para dar atenção. Milhares de desculpas são ditas aos vendedores ambulantes: “não tenho dinheiro”, “estou com pressa”, “não acredito em sorte”, “hoje não” (e na verdade nunca será “hoje sim”)... As pessoas, às vezes, sem questionar sua ação ou por estarem influenciadas a desconfiança e vivendo num mundo em que tempo é raro, não refletem sobre a situação do vendedor em questão. Se eles vendem, ninguém compra, agora se roubam, mandam-no trabalhar e os chamam de desocupados.

Mas por outro lado, às vezes as pessoas resolvem ajudar e aquele que recebe, gasta o que recebe com cigarros, bebidas e outros vícios. Este comportamento é devido, geralmente, a falta de motivação para construir uma vida estruturada. Mas se ajudamos, estamos fazendo a nossa parte, e onde será investido é de consciência do ajudado, se é para o que pediu ou para outro fim.

Portanto, é uma situação polêmica, pois não sabemos ao certo o que fazer para ajudar os que realmente precisam.

 A desigualdade social tem resultado no crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas por não sobrarem alternativas.

A falta de oportunidade e solidariedade faz com que o número de desabrigados aumentem. Projetos sociais que fornecem aos jovens oportunidades de se incluírem profissionalmente na sociedade e os motivam a batalhar para “crescer na vida” são importantes para diminuir a desigualdade, violência e outros problemas que estão todo dia estampando as páginas dos jornais.

O país precisa se reestruturar, a forma de pensar, de uma grande parte da população, precisa ser reformulada. É importante investir na educação, no trabalho e na cultura. E que seja, aos poucos, reduzido o número de jovens, futuros adultos, “mendigando” nas ruas para sobreviver. É essencial não ficar alienado às desigualdades do nosso país, onde uns têm milhões e outros não têm o que comer.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 67 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/desigualdades-no-brasil-482079.html

    Palavras-chave do artigo:

    desigualdades no brasil

    ,

    problemas sociais

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo explana sobre a prerrogativa da prisão especial, prevista pelo Código de Processo Penal Brasileiro a indivíduos que possuam nível superior ou que ocupem determinadas funções e cargos. Considera-se, neste trabalho, que a prisão especial é incompatível com o princípio da isonomia, garantia constitucional brasileira, por colocar os indivíduos em categorias diferenciadas. É necessário, que condições dignas e humanas no cárcere brasileiro sejam reivindicadas para todas as pessoas,

    Por: Amandal Direitol 01/06/2012 lAcessos: 198

    : O artigo analisará a situação da sociedade brasileira no que se refere às desigualdades de raça . A abordagem foca as políticas afirmativas situadas no campo educacional, em seu nível superior de ensino, e em uma avaliação acerca do mercado de trabalho, buscando encontrar relações de tendências de crescimento da entrada de negros na universidade e suas consequências para a composição do mercado de trabalho e acesso a renda.

    Por: João Carlos Peixel Educação> Ensino Superiorl 16/11/2013 lAcessos: 60

    RESUMO Desigualdade social é – em todos os aspectos – um absurdo. No Brasil, é uma das maiores do mundo. Historicamente, o ser humano, ao atingir certo controle sobre a obtenção de alimento - com a agricultura e a pecuária - fugindo da dependência de caçar ou coletar, criou, para si, uma dependência ainda maior. Para justificar o injustificável, estimulou-se o ódio. Criaram-se os Estados e estimularam-se guerras.

    Por: MARIA APARECIDA DE SAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 07/03/2012 lAcessos: 3,360
    FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTA

    Aflitos é uma obra literária que tem como tema central a violência urbana, cujo palco de reflexão é a cidade de Salvador, local onde as mazelas cotidianas da contemporaneidade se apresentam em constantes evoluções e transformações que ela sofre diariamente, num movimento incessante, típico de um lugar em pleno desenvolvimento. Esse artigo pretende refletir criticamente acerca das desigualdades sociais – causas e conseqüências – apontando os fatores que contribuem para esse panorama citadino.

    Por: FABRÍCIO DE CARVALHO PIMENTAl Educaçãol 26/04/2009 lAcessos: 6,428 lComentário: 6

    Em nosso pais temos um grande desafio a desigualdade que esta presente em todos os setores da sociedade. Vivemos tão acostumados a pobreza, falta de emprego, de oportunidade, de educação com qualidade, que muitas vezes não nos damos conta de nossas leis que garantem todos esses bens a população.

    Por: Robson Stigarl Educaçãol 28/01/2010 lAcessos: 18,050 lComentário: 8
    Professor Marcos Paulo

    Esta modalidade de ensino não pode ser encarada como uma panacéia para todos os males da educação brasileira. Há um esforço muito grande dos educadores e pesquisadores da educação em mostrar que os problemas da educação brasileira não se concentram somente no interior do sistema educacional, mas, antes de tudo, refletem uma situação de desigualdade e polaridade social, produto de um sistema econômico e político perverso e desequilibrado...

    Por: Professor Marcos Paulol Educação> Educação Onlinel 15/09/2011 lAcessos: 229

    A desigualdade social é grande em nosso país e para mudar essa realidade é preciso haver investimentos em várias áreas, inclusive na educação pública.

    Por: MÁRCIO ANDRADE LYRIO BALDESl Ciênciasl 04/04/2009 lAcessos: 701

    Aqui temos uma polícia repressora e despreparada, os brasileiros permitiram que a violência policial se institucionalizasse no país, de modo que não sabemos se ter medo da polícia ou dos próprios bandidos. Talvez aqui seja a única nação onde elegemos esportistas, bailarinos, apresentadores de TV, cantores, atores e ate mesmo um palhaço para ocuparem cargos políticos, e não importa se sabem ler e escrever, isso é apenas um detalhe, quem se importa? Afinal, é BRASIL! articulandoo.blogspot.com

    Por: Tiago Guimarãesl Notícias & Sociedade> Polítical 24/07/2014 lAcessos: 25

    No aspecto cultural temos muito que apreender com o povo francês. Numa situação em que não possuem uma palavra apropriada em seu idioma para traduzir uma palavra estrangeira, eles a usam de forma "afrancesada", pronunciando dentro dos padrões fonéticos da língua materna. Uma atitude digna, correta e adequada às pessoas que se orgulham e respeitam suas origens, história e cultura. Outra atitude cidadã dos franceses que me chama atenção é o valor que eles dão aos assuntos relacionados à agric....

    Por: Valdo Françal Turismo e Viageml 20/03/2009 lAcessos: 444
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Texto denúncia, recebido por e-mail sobre a ação do PT e da PETRALHADA. Imperdível. Divulgue, pense no Brasil.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/09/2014 lAcessos: 11

    O trabalho em questão vai retratar a importância de determinadas políticas públicas que asseguram os direitos dos cidadãos de nosso país, conforme a Constituição de 1988 que diz "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

    Por: RENATA SOUZAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 20/09/2014
    Carla Jacques

    O TEXTO FAZ UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA QUESTÃO DO RACISMO, À LUZ DA IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO, DISCUTINDO O CASO RELACIONADO AO GOLEIRO ARANHA (VEICULADO NA MÍDIA) E UM OUTRO CASO DE UM BAIRRO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO PAÍS QUE É INTITULADO POR ALGUNS MORADORES COM O SEGUINTE VULGO: "PLANETA DOS MACACOS".

    Por: Carla Jacquesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/09/2014 lAcessos: 24
    Leonardo Quintão 1500

    Em 2014 a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial, completou 25 anos. A lei ficou conhecida como Caó em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira e determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 11/09/2014
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    A verba no valor de R$ 123 mil será suficiente para construção do campo com o sistema de amortecedor de impacto de alto desempenho, colocação de alambrado e, ainda, iluminação profissional. O projeto está em fase final de elaboração e o recurso, empenhado, aguardando apenas a conclusão dos trâmites da instituição financeira para que a verba chegue à Administração Municipal.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/08/2014

    Artigo sobre a temática feminismo, liberdade da mulher na vida em sociedade e preconceito de um pensamento machista.

    Por: Beatriz Beraldol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/07/2014 lAcessos: 27
    Eduardo Machiavelli

    Para falar sobre o direito de posse das terras de Israel e Palestina que é conhecida por muitos como Terra Santa ou mais corretamente A Terra Prometida que mana leite e mel. É preciso ler bastante e pesq

    Por: Eduardo Machiavellil Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/07/2014 lAcessos: 38

    O texto reflete sobre a obra Cibercultura do filósofo francês Pierre Lévy. Ele fala sobre como o ciberespaço está articulado com o território onde vivemos.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 04/10/2014

    Resenha elaborada na disciplina de Estudos Contemporâneos da Comunicação e da Cultura, ministrada pela professora Bibiana de Paula Friderichs. Escrita pelo acadêmico de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), estagiário da RBSTV Erechim. E-mail: farosso@terra.com.br. O texto aborda situações atuais da sociedade, relacionando com a história de um dos contos do livro Eu Robô de Isaac Asimov.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/07/2011 lAcessos: 74

    Uma reflexão a respeito do comportamento social e do sistema do consumo

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Cotidianol 31/10/2010 lAcessos: 257

    Este artigo pretende refletir sobre sustentabilidade, sistema de consumo, entre outros elementos que indicam a situação preocupante em que o planeta se encontra.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 31/10/2010 lAcessos: 280

    Reflexão sobre o comportamento da sociedade, e sobre as condições climáticas.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 17/07/2010 lAcessos: 381

    Reflexão sobre o que é saúde. Conforme o dicionário Aurélio, saúde é: "estado daquele cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal". Porém, estamos vivendo em uma sociedade em que as pessoas estão rodeadas de preocupações, stress, rotinas cansativas, entre outros aspectos que poderiam aqui ser citados, os quais prejudicam esta "situação normal" de que o dicionário propõe. Já dizia o ditado "saúde e paz porque o resto a gente corre atrás". Mas será que não estamos correndo atrás de mais do resto e deixando de lado a saúde? Inúmeras dicas, receitas e informações sobre este substantivo tão suplicado nas orações são repassadas a todo instante e nem sempre obtêm os devidos valores.

    Por: Fabio Rossol Saúde e Bem Estarl 17/02/2010 lAcessos: 204

    Reflexão sobre o mercado de trabalho, oportunidades, jovens e funcionamento da sociedade em geral.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedadel 01/09/2009 lAcessos: 160

    Comentário a respeito das tragédias aéreas e da situação do sistema aéreo no País.

    Por: Fabio Rossol Notícias & Sociedadel 25/06/2009 lAcessos: 192

    Comments on this article

    0
    graziely 21/06/2011
    Uauuuuu arrebentouuu vc está d parabens um excelente escrito sobre a desigualdade do nosso pais. Isso é a pura realidade.
    -1
    Lígia 03/05/2011
    nóó ameii! Uhuul dez em geografia! Seu texto me salvo! thanks!
    Beijosnãomeliga
    -2
    Shirlene 02/11/2010
    também achei esse texto um lixo mas como precisei pra fazer o trabalho de Filosofia tive que ver essa bosta!
    0
    thais 26/10/2010
    como é possivel enxergarmos desigualdades e mesmo assim elas permanecem individual ?
    0
    Daniele 27/08/2010
    Eu achei o texto muito bom porém descordo de algumas coisas,a maioria dos jovens tem grandes oportunidades e não dão valor.Na minha escola temos grandes professores que cursaram até o mestrado,e os alunos não deixam nem eles falarem porque não tem vontade de crescer,e são alunos que ainda trabalham em grandes empresas como aprendiz.
    É a maioria que não deixam os professores trabalharem e atrapalham os amigos que querem aprender.
    Em relação a dinheiro realmente existe muita idiferença,mas se já de jovens se enteressasem em crescer poderiam ter uma vida bem estável,conheço mendingo que ficou milhonário porque tinha vontade e oportunidades,nós jovens temos isso e só termos vontade.
    Atenciosamente
    Daniele Almeida
    -1
    Matilde Pinheiro 26/05/2010
    Pois é... a desigualdade no Brasil é muito grande.... isso precisa ser resolvido o mais rápido possivel
    3
    Rafaelly 16/05/2010
    Oii ! Gostei muito do seu texto, tenho um trabalho de Geografia, sobre a desigualdade social no Brasil e espero que esse texto me ajude, pelos comentários , com certeza vou tirar uma boa nota..
    Concordo com você, as vezes ficamos na dúvida, de quando as pessoas estão dizendo a verdade, mas já vi propagandas dizendo que não é para dar esmola e sim oportunidade, é melhor não é ? Minha tia tem um restaurante e um homem veio pedir dinheiro para ela, para comprar comida, ela não confia muito então, ela pediu para ele esperar e deu um prato de comida para ele, ele comeu, agradeceu e todos os dias vai até o restaurante dela e ela dá um prato de comida para ele.. neste caso, acho que ele estava dizendo a verdade, não?
    Enfim, muito obrigado pelo texto, parabéns, continue postando textos sempre que possível..
    Beijos, Rafaelly
    3
    david 16/04/2010
    Nuss cara valeu hein....
    vc me ajudou muito no meu trabalho de sociologia...
    e gostei muito desse texto...concordo com seu ponto de vista....
    vlw....=]
    4
    Ivan 17/02/2010
    Inteligente. Parabéns.
    2
    Lana 10/02/2010
    É difícil encontrar pessoas que se preocupem com esse assunto. Parabéns pelo texto!
    Se cada um fizer a parte que lhe cabe, quem sabe, no futuro, teremos um Brasil menos desigual.
    2
    renata de souza gama 30/10/2009
    Adorei o seu discurso, parabéns, continue assim com todas as suas intensões de melhorar o mundo. Siga em frente que você será um grande Jornalista parabéns....
    -2
    Deise Nessim 20/10/2009
    Para isso é necessário a implantação de um novo sistema, igualitário e que extirpe a concetração de poder.
    -1
    carla 21/09/2009
    otimo est artigo parabens vai ter uma otima carreira pela frent...
    0
    kassielly 03/09/2009
    Esta muito bom!Parabens
    0
    Juliana M. 11/08/2009
    Ola Fabio! interesantissimo seu questionamento, me ajudou mt para uma redação que precisei fazer com o seguinte tema:"qual o Brasil que merecemos?"
    e certamente o Brasil que merecemos é aquele pelo qual nos construimos, nao é verdade?!
    se puder manter contato, agradeço! Abraços.
    2
    sulamita 21/06/2009
    Ameiiii...texto maravilhoso
    beijinhosss e muito sucesso !!!!!!
    2
    Tatiane 17/06/2009
    Adorei seu texto.
    Ainda bem que no mundo existe pessoas que pelo menos se importão com o mundo.
    4
    UnckMan 15/06/2009
    nota 10 Brother
    4
    larissa 27/05/2009
    olha...
    adorei seu texto. Muito bom ficou otimo...
    vc vai ser um otimo jornalista .. siga em frente no seu sonho e nunca desista
    bjaooo
    3
    Bruuna 25/05/2009
    Poow Adoorei,
    esse textoo me salvou em Sociologia!! ;D
    pequeininho e facil de explicaar HAHA'
    beijosmeliga'
    2
    geissiane 11/05/2009
    gostei muito de saber que temos muitos como vc e pensan dessa forma entrei nessa pesquiza pra saber sobri a disigualdade e nao sabia que encontraria algo que mim enteresassi tanto gostai muito das palavras e exemplos vc vai ser um otimo jornalista meus parabens fiquei muito feliz pelo seu modo de pensar
    7
    Joana Alterman 30/04/2009
    Texto maravilhoso.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast