Etnocentrismo e Sociedade

29/04/2010 • Por • 4,603 Acessos

Ao atentarmos para o termo etnocentrismo, temos, primeiramente, a concepção de uma coisa um pouco mais longínqua a nossa realidade do que esta realmente está. Imaginamos grupos que se acham superiores e menosprezam outros grupos. Etnias que, tal qual os alemães arianos que liderados por Hitler (que não era um ariano puro) perseguiam os judeus, também se acham no direito de oprimir e retaliar outras etnias diversas a sua.

Destarte, retornarmos ao início desse texto reafirmando que ao dispararmos críticas às outras sociedades estrangeiras, por exemplo, estamos sendo etnocêntricos; ao ofender homossexuais e presidiários, os heterossexuais e os "homens livres", respectivamente, estão sendo etnocêntricos; ao difamar pessoas que ganham a vida serviciando seu próprio corpo em troca de dinheiro, as pessoas que assim não o fazem estão sendo etnocêntricas. Saliente-se também, o fato de que quem não pratica o ato difamatório acima citado propriamente dito, mas que distingue estas duas classes entre classes de "prostitutos" e de pessoas de bem, também são pessoas etnocêntricas.

Fato curioso é que os que se consideram "homens de bem" pensam que nunca poderão ser um dia "prostitutos"; os que se consideram "homens livres", pensam nunca cair em desgraça e se tornarem um dia presidiários; os heterossexuais nunca pensam em um dia gostar da fruta e se tornarem homossexuais.

Estas breves explanações foram feitas com o intuito de demonstrar o que passa muitas vezes despercebido aos nossos olhos: que o etnocentrismo está intrinsecamente ligado a nossa sociedade. Que somos etnocêntricos até sem querer. Que visualizamos o nosso grupo social, a nossa família, os nossos amigos, de maneira tal, que constantemente, em virtude disto, discriminamos outras famílias, outros grupos sociais, por acharmos que eles não estão a nossa altura. Somos etnocêntricos desde o momento em que nos tornamos cientes de nossas atitudes; e o pior, nos desenvolvemos etnocêntricos.

Perfil do Autor

Carlos Medeiros

"O rio chega aonde quer pq aprendeu a contornar os obstáculos"Me esforço para ser como um rio !!