Etnocentrismo e Sociedade

Publicado em: 29/04/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,415 |

Ao atentarmos para o termo etnocentrismo, temos, primeiramente, a concepção de uma coisa um pouco mais longínqua a nossa realidade do que esta realmente está. Imaginamos grupos que se acham superiores e menosprezam outros grupos. Etnias que, tal qual os alemães arianos que liderados por Hitler (que não era um ariano puro) perseguiam os judeus, também se acham no direito de oprimir e retaliar outras etnias diversas a sua.

Destarte, retornarmos ao início desse texto reafirmando que ao dispararmos críticas às outras sociedades estrangeiras, por exemplo, estamos sendo etnocêntricos; ao ofender homossexuais e presidiários, os heterossexuais e os "homens livres", respectivamente, estão sendo etnocêntricos; ao difamar pessoas que ganham a vida serviciando seu próprio corpo em troca de dinheiro, as pessoas que assim não o fazem estão sendo etnocêntricas. Saliente-se também, o fato de que quem não pratica o ato difamatório acima citado propriamente dito, mas que distingue estas duas classes entre classes de "prostitutos" e de pessoas de bem, também são pessoas etnocêntricas.

Fato curioso é que os que se consideram "homens de bem" pensam que nunca poderão ser um dia "prostitutos"; os que se consideram "homens livres", pensam nunca cair em desgraça e se tornarem um dia presidiários; os heterossexuais nunca pensam em um dia gostar da fruta e se tornarem homossexuais.

Estas breves explanações foram feitas com o intuito de demonstrar o que passa muitas vezes despercebido aos nossos olhos: que o etnocentrismo está intrinsecamente ligado a nossa sociedade. Que somos etnocêntricos até sem querer. Que visualizamos o nosso grupo social, a nossa família, os nossos amigos, de maneira tal, que constantemente, em virtude disto, discriminamos outras famílias, outros grupos sociais, por acharmos que eles não estão a nossa altura. Somos etnocêntricos desde o momento em que nos tornamos cientes de nossas atitudes; e o pior, nos desenvolvemos etnocêntricos.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/etnocentrismo-e-sociedade-2264648.html

    Palavras-chave do artigo:

    etnocentrismo sociedade discriminacao

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,539

    A atual política educacional brasileira orienta em superar o preconceito, a discriminação e o racismo que ainda imperam nas instituições de ensino. Dessa forma, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena propõem que se acabe com os estigmas que negros e indígenas ainda sofrem. Dessa forma, se pretende, através desse artigo, refletir sobre as imagens dos negros contidos nos livros didáticos e paradidáticos.

    Por: JOANA PESSOA CARVALHOl Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 214

    Este artigo trata das questões sobre o docente do ensino superior no Brasil e as transformações provocadas pelos desafios da formação dos novos profissionais de ensino.

    Por: SOLANGE GOMES DA SILVEIRAl Educação> Ensino Superiorl 27/10/2010 lAcessos: 607
    Davi Santos

    Em busca do equilibrio A vida como ela é, já dizia o famoso escritor, Nelson Rodriguês, ou a vida é bela do filme de Roberto Benigni, Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, me vem o desejo de falar de algo que abrange a vida e o ser no que ele é, autêntico, ou hipócrita,honesto ou desonesto,forte ou fraco,onde ele vem a pensar nele criatura, como ser que pensa e executa, vive ou deixa a vida o levar, basicamente ele para e diz : O que realmente o equilíbra.

    Por: Davi Santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2014

    Diariamente passo por um ser humano triste, sozinho que mendiga numa grande e bonita rua da cidade, que dorme a chuva. Será feliz?

    Por: arminda moraisl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 12/11/2014
    Mariana Chaves

    De forma subliminar estamos vivendo em uma guerra de aparências, não importa o que você realmente é como pessoa, e sim o que você parece ou faz.

    Por: Mariana Chavesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 07/11/2014
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Texto denúncia, recebido por e-mail sobre a ação do PT e da PETRALHADA. Imperdível. Divulgue, pense no Brasil.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/09/2014 lAcessos: 14

    O trabalho em questão vai retratar a importância de determinadas políticas públicas que asseguram os direitos dos cidadãos de nosso país, conforme a Constituição de 1988 que diz "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

    Por: RENATA SOUZAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 20/09/2014 lAcessos: 15
    Carla Jacques

    O TEXTO FAZ UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA QUESTÃO DO RACISMO, À LUZ DA IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO, DISCUTINDO O CASO RELACIONADO AO GOLEIRO ARANHA (VEICULADO NA MÍDIA) E UM OUTRO CASO DE UM BAIRRO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO PAÍS QUE É INTITULADO POR ALGUNS MORADORES COM O SEGUINTE VULGO: "PLANETA DOS MACACOS".

    Por: Carla Jacquesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/09/2014 lAcessos: 26
    Leonardo Quintão 1500

    Em 2014 a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial, completou 25 anos. A lei ficou conhecida como Caó em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira e determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 11/09/2014
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014
    Carlos Medeiros

    O excelente documentário "Notícias de uma guerra particular" produzido no Rio de Janeiro, adentrou quartéis, casas de custódia, presídios e morros cariocas, e elucidou uma questão muitas vezes imaginada e divulgada mas poucas vezes tratada de maneira tão real: a sociedade em meio ao abandono do estado, tendo como opção a "proposta" de modelo de estado que o tráfico sugere.

    Por: Carlos Medeirosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/11/2011 lAcessos: 597

    Comments on this article

    2
    Rômulo Berg 04/05/2010
    Gostei muito do artigo e gostaria de obter mais subssideo para uma pesquisa que estou fazendo.
    estarei lhe enviando uma mensagem e gostaria de obter uma resposta.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast