Etnocentrismo e Sociedade

Publicado em: 29/04/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,449 |

Ao atentarmos para o termo etnocentrismo, temos, primeiramente, a concepção de uma coisa um pouco mais longínqua a nossa realidade do que esta realmente está. Imaginamos grupos que se acham superiores e menosprezam outros grupos. Etnias que, tal qual os alemães arianos que liderados por Hitler (que não era um ariano puro) perseguiam os judeus, também se acham no direito de oprimir e retaliar outras etnias diversas a sua.

Destarte, retornarmos ao início desse texto reafirmando que ao dispararmos críticas às outras sociedades estrangeiras, por exemplo, estamos sendo etnocêntricos; ao ofender homossexuais e presidiários, os heterossexuais e os "homens livres", respectivamente, estão sendo etnocêntricos; ao difamar pessoas que ganham a vida serviciando seu próprio corpo em troca de dinheiro, as pessoas que assim não o fazem estão sendo etnocêntricas. Saliente-se também, o fato de que quem não pratica o ato difamatório acima citado propriamente dito, mas que distingue estas duas classes entre classes de "prostitutos" e de pessoas de bem, também são pessoas etnocêntricas.

Fato curioso é que os que se consideram "homens de bem" pensam que nunca poderão ser um dia "prostitutos"; os que se consideram "homens livres", pensam nunca cair em desgraça e se tornarem um dia presidiários; os heterossexuais nunca pensam em um dia gostar da fruta e se tornarem homossexuais.

Estas breves explanações foram feitas com o intuito de demonstrar o que passa muitas vezes despercebido aos nossos olhos: que o etnocentrismo está intrinsecamente ligado a nossa sociedade. Que somos etnocêntricos até sem querer. Que visualizamos o nosso grupo social, a nossa família, os nossos amigos, de maneira tal, que constantemente, em virtude disto, discriminamos outras famílias, outros grupos sociais, por acharmos que eles não estão a nossa altura. Somos etnocêntricos desde o momento em que nos tornamos cientes de nossas atitudes; e o pior, nos desenvolvemos etnocêntricos.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 13 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/etnocentrismo-e-sociedade-2264648.html

    Palavras-chave do artigo:

    etnocentrismo sociedade discriminacao

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo trata de aspectos da história e da cultura indígena e da forma como estes assuntos estão sendo abordados nas escolas, bem como a imagem do índio nos livros didáticos. A Lei n° 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura indígena é uma iniciativa rica que vai gerar novas abordagens sobre o tema. Através desta perspectiva, comparou-se como o tema é discutido no material didático, apontando as deficiências e visões equivocadas e assim trazendo sugestões.

    Por: Ana Paula Delgadol Educação> Ensino Superiorl 11/04/2011 lAcessos: 3,693

    A atual política educacional brasileira orienta em superar o preconceito, a discriminação e o racismo que ainda imperam nas instituições de ensino. Dessa forma, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 que incluem o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena propõem que se acabe com os estigmas que negros e indígenas ainda sofrem. Dessa forma, se pretende, através desse artigo, refletir sobre as imagens dos negros contidos nos livros didáticos e paradidáticos.

    Por: JOANA PESSOA CARVALHOl Educação> Educação Infantill 28/05/2013 lAcessos: 251

    Este artigo trata das questões sobre o docente do ensino superior no Brasil e as transformações provocadas pelos desafios da formação dos novos profissionais de ensino.

    Por: SOLANGE GOMES DA SILVEIRAl Educação> Ensino Superiorl 27/10/2010 lAcessos: 612
    Adriana Farias

    Pequeno poema feminista. amostra literária sobre o rasa cultura machista e desigual e rodeia nossa sociedade, rouba vidas e desgasta convivências.

    Por: Adriana Fariasl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 22/01/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Fidel Castro causou forte impacto nas gerações de sua época levantando a bandeira do progresso compartilhado num mundo repleto de injustiças, insurgindo-se contra a dominação econômica e adotando o socialismo. Mas como muitos líderes, se deixou levar pela mania de grandeza.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 06/01/2015 lAcessos: 11
    Alexandre Arrenius Elias

    No ano de 2014 marcou-se a história brasileira por crises políticas que foram superadas não pela solução dos problemas, mas pela baixa capacidade de se impor, honestamente e com justiça, a ordem e o tal progresso no país que traz esse lema na sua própria bandeira. Um país que segue sem ética e sem moral por seus meios políticos, assistido pela ignorância e alienação da maioria que acha tudo isso normal.

    Por: Alexandre Arrenius Eliasl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/12/2014 lAcessos: 20

    solidariedade como tema de pessoas que atuam na área de Tecnologias da Informação - TICs e Telecomunicações

    Por: nelson takayanagil Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/11/2014 lAcessos: 66
    JUNIOR OMNI

    Quantos jovens tiveram os seus sonhos "ASSASSINADOS" na guerra? Quantas mulheres perderam os seus esposos? Quantas jovens não se casaram com a pessoa amada, que morreu nas guerras? Quantas noivas ficaram "VIÚVAS" antes mesmo de se casarem? - - - Quantos filhos ficaram órfãos de pai e mãe, POR CAUSA DAS GUERRAS? Quantos filhos cresceram com "PROBLEMAS PSICOLÓGICOS" por causa da ausência de seu pai, ou de sua mãe? Quantas vidas jogadas na lata do lixo, por causa dos "LÍDERES MUNDIAIS" que decreta

    Por: JUNIOR OMNIl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/11/2014 lAcessos: 11
    Davi Santos

    Em busca do equilibrio A vida como ela é, já dizia o famoso escritor, Nelson Rodriguês, ou a vida é bela do filme de Roberto Benigni, Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, me vem o desejo de falar de algo que abrange a vida e o ser no que ele é, autêntico, ou hipócrita,honesto ou desonesto,forte ou fraco,onde ele vem a pensar nele criatura, como ser que pensa e executa, vive ou deixa a vida o levar, basicamente ele para e diz : O que realmente o equilíbra.

    Por: Davi Santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2014 lAcessos: 13

    Diariamente passo por um ser humano triste, sozinho que mendiga numa grande e bonita rua da cidade, que dorme a chuva. Será feliz?

    Por: arminda moraisl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 12/11/2014 lAcessos: 11
    Mariana Chaves

    De forma subliminar estamos vivendo em uma guerra de aparências, não importa o que você realmente é como pessoa, e sim o que você parece ou faz.

    Por: Mariana Chavesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 07/11/2014 lAcessos: 14
    Carlos Medeiros

    O excelente documentário "Notícias de uma guerra particular" produzido no Rio de Janeiro, adentrou quartéis, casas de custódia, presídios e morros cariocas, e elucidou uma questão muitas vezes imaginada e divulgada mas poucas vezes tratada de maneira tão real: a sociedade em meio ao abandono do estado, tendo como opção a "proposta" de modelo de estado que o tráfico sugere.

    Por: Carlos Medeirosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/11/2011 lAcessos: 626

    Comments on this article

    2
    Rômulo Berg 04/05/2010
    Gostei muito do artigo e gostaria de obter mais subssideo para uma pesquisa que estou fazendo.
    estarei lhe enviando uma mensagem e gostaria de obter uma resposta.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast