Princípios Fundamentais Da Cruz Vermelha

Publicado em: 26/06/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,625 |

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRUZ VERMELHA

Dr.Wagner Paulon

2008

Embora já praticados por Henry Dunant, no ano de 1855, em Solferino, na Itália, quando ajudou aos soldados feridos naquela batalha sangrenta, os princípios fundamentais da Cruz Vermelha Internacional foram proclamados pela 20a Conferência Internacional da Cruz Vermelha, Viena, em 1965.

Humanidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, nascido da preocupação de prestar auxílio sem discriminação aos feridos dentro dos campos de batalha, esforça-se por prevenir e aliviar, em todas as circunstâncias, o sofrimento humano. Tem em vista a proteção da vida e saúde, bem como a promoção do respeito pela pessoa humana. Favorece a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e uma paz duradoura entre todos os povos.

Imparcialidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho não faz qualquer distinção quanto à nacionalidade, raça, religião, condição social ou filiação política. O Movimento empenha-se unicamente em socorrer todos os indivíduos na medida do seu sofrimento e da urgência das necessidades.

Neutralidade

A fim de guardar a confiança de todos, o Movimento abstém-se de tomar parte nas hostilidades e em controvérsias de ordem política, racial, religiosa ou ideológica.

Independência

O Movimento é independente. As Sociedades Nacionais, auxiliares dos

 poderes públicos no desempenho das suas atividades humanitárias, e submetidas às leis que regem o seu país respectivo, devem guardar uma autonomia que lhes permita agir sempre de acordo com os princípios do Movimento.

Voluntariado

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.

Unidade

Só pode existir uma única Sociedade Nacional da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho em cada país. Ela deve estar aberta a todos e estender a sua ação humanitária a todo o território nacional.

Universalidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades têm direitos iguais e o dever de ajuda mútua.

♦♦♦

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/principios-fundamentais-da-cruz-vermelha-463439.html

    Palavras-chave do artigo:

    cicv

    ,

    ajuda

    ,

    cruz vermelha

    Comentar sobre o artigo

    O orçamento inicial do CICV, em 2008, para as operações em terreno na África soma 378 milhões de francos suíços (339 milhões de dólares/ 230 milhões de euros). É um aumento de quase 10% em relação ao orçamento inicial para 2007.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 25/06/2008 lAcessos: 584 lComentário: 1
    Luiz Otavio D. Pinheiro

    Texto denúncia, recebido por e-mail sobre a ação do PT e da PETRALHADA. Imperdível. Divulgue, pense no Brasil.

    Por: Luiz Otavio D. Pinheirol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/09/2014 lAcessos: 11

    O trabalho em questão vai retratar a importância de determinadas políticas públicas que asseguram os direitos dos cidadãos de nosso país, conforme a Constituição de 1988 que diz "São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição".

    Por: RENATA SOUZAl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 20/09/2014
    Carla Jacques

    O TEXTO FAZ UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA QUESTÃO DO RACISMO, À LUZ DA IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO, DISCUTINDO O CASO RELACIONADO AO GOLEIRO ARANHA (VEICULADO NA MÍDIA) E UM OUTRO CASO DE UM BAIRRO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO PAÍS QUE É INTITULADO POR ALGUNS MORADORES COM O SEGUINTE VULGO: "PLANETA DOS MACACOS".

    Por: Carla Jacquesl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 15/09/2014 lAcessos: 23
    Leonardo Quintão 1500

    Em 2014 a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial, completou 25 anos. A lei ficou conhecida como Caó em homenagem ao seu autor, o deputado Carlos Alberto de Oliveira e determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Com a sanção, a lei regulamentou o trecho da Constituição Federal que torna inafiançável e imprescritível o crime de racismo, após dizer que todos são iguais sem

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 11/09/2014
    Francisco Amado

    Como um reacionário honesto, eu naturalmente rejeito o Nazismo, Comunismo, Fascismo e todas as ideologias relacionadas que são, de fato, um reductio ad absurdum da chamada democracia e do "povo no poder". Eu rejeito os pressupostos absurdos do governo da maioria, do parlamento hocus-pocus,

    Por: Francisco Amadol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 09/09/2014
    Leonardo Quintão 1500

    A verba no valor de R$ 123 mil será suficiente para construção do campo com o sistema de amortecedor de impacto de alto desempenho, colocação de alambrado e, ainda, iluminação profissional. O projeto está em fase final de elaboração e o recurso, empenhado, aguardando apenas a conclusão dos trâmites da instituição financeira para que a verba chegue à Administração Municipal.

    Por: Leonardo Quintão 1500l Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 30/08/2014

    Artigo sobre a temática feminismo, liberdade da mulher na vida em sociedade e preconceito de um pensamento machista.

    Por: Beatriz Beraldol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/07/2014 lAcessos: 27
    Eduardo Machiavelli

    Para falar sobre o direito de posse das terras de Israel e Palestina que é conhecida por muitos como Terra Santa ou mais corretamente A Terra Prometida que mana leite e mel. É preciso ler bastante e pesq

    Por: Eduardo Machiavellil Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/07/2014 lAcessos: 38

    Microbiologistas e Parasitologista de todo o Brasil estão sendo contratados em estado de Urgência para realizarem exames em Vereadores Parasitas Intestinais de São Bernardo do Campo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Polítical 15/11/2011 lAcessos: 72

    A Ampola Retal de São Bernardo do Campo está infecta de Vereadores Oxiúros, Ascaris lombricóides e Saginatas, pois, a Câmara Municipal é composta por 99% de Vereadores Oxiúros, Ascaris e Saginatas, Parasitas mais agressivos (Corruptos), do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/11/2011 lAcessos: 75

    No dia de hoje, pude assistir cenas desrespeitosas, asquerosas, humilhantes, Violações dos Direitos Humanos e a Carta Magna, assim como, aos Direitos Constitucionais dos Cidadãos deste famigerado e delituoso país, sendo os protagonistas destas ações: policiais militares (PM) e civis do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ensino Superiorl 08/11/2011 lAcessos: 46

    No dia 05 de Outubro de 2011 às 9h30m um grupo de 3 (três) elementos de uma guarnição do garra (SWAT BRASILEIRA) investiram contra um Cidadão de Bem, Deficiente Físico, Psicanalista, Professor de várias Universidades Brasileiras, Pesquisador, Articulista, Membro da Cruz Vermelha Brasileira, Membro Representante do Conselho Brasileiro de Psicanálise, Membro de muitas Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, assim como, Membro da Organização Internacional "Médicos Sem Fronteiras".

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 10/10/2011 lAcessos: 112

    II Congresso Nacional de Terapeutas Assembléia Geral da Federação Nacional dos Terapeutas Realização: FENATE e SINNATURAL/MG

    Por: Wagner Paulonl Press Releasel 19/09/2011 lAcessos: 19

    INSTITUIDO PELO CBP( I.N.N.G.) EM TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL; HONRA, DIGNIDADE E AUMENTO DA AUTO - ESTIMA, PARA QUEM NÃO TINHA, SEQUER UM ANEL DE FORMATURA. "Lords of the Ring"

    Por: Wagner Paulonl Carreira> Gestão de Carreiral 20/08/2011 lAcessos: 111

    O Conselho Brasileiro de Psicanálise ( I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/06/2011 lAcessos: 240

    Enviamos ao Ministério Público Federal e Estadual denúncia contra a entidade denominada (Sigmund Freud Associação Psicanalítica "Sig" – RS), localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a qual: agride moralmente com palavras chulas e desonestas, afirmando que: "grande parte das Entidades, Instituições, Escolas, Sindicatos e Associações Psicanalíticas são fraudulentas", menos a tal associaçãozinha, acima referida.

    Por: Wagner Paulonl Direito> Legislaçãol 08/06/2011 lAcessos: 230
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast