Princípios Fundamentais Da Cruz Vermelha

Publicado em: 26/06/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,650 |

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CRUZ VERMELHA

Dr.Wagner Paulon

2008

Embora já praticados por Henry Dunant, no ano de 1855, em Solferino, na Itália, quando ajudou aos soldados feridos naquela batalha sangrenta, os princípios fundamentais da Cruz Vermelha Internacional foram proclamados pela 20a Conferência Internacional da Cruz Vermelha, Viena, em 1965.

Humanidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, nascido da preocupação de prestar auxílio sem discriminação aos feridos dentro dos campos de batalha, esforça-se por prevenir e aliviar, em todas as circunstâncias, o sofrimento humano. Tem em vista a proteção da vida e saúde, bem como a promoção do respeito pela pessoa humana. Favorece a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e uma paz duradoura entre todos os povos.

Imparcialidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho não faz qualquer distinção quanto à nacionalidade, raça, religião, condição social ou filiação política. O Movimento empenha-se unicamente em socorrer todos os indivíduos na medida do seu sofrimento e da urgência das necessidades.

Neutralidade

A fim de guardar a confiança de todos, o Movimento abstém-se de tomar parte nas hostilidades e em controvérsias de ordem política, racial, religiosa ou ideológica.

Independência

O Movimento é independente. As Sociedades Nacionais, auxiliares dos

 poderes públicos no desempenho das suas atividades humanitárias, e submetidas às leis que regem o seu país respectivo, devem guardar uma autonomia que lhes permita agir sempre de acordo com os princípios do Movimento.

Voluntariado

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição de socorro voluntária e desinteressada.

Unidade

Só pode existir uma única Sociedade Nacional da Cruz Vermelha ou do Crescente Vermelho em cada país. Ela deve estar aberta a todos e estender a sua ação humanitária a todo o território nacional.

Universalidade

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é uma instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades têm direitos iguais e o dever de ajuda mútua.

♦♦♦

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/principios-fundamentais-da-cruz-vermelha-463439.html

    Palavras-chave do artigo:

    cicv

    ,

    ajuda

    ,

    cruz vermelha

    Comentar sobre o artigo

    O orçamento inicial do CICV, em 2008, para as operações em terreno na África soma 378 milhões de francos suíços (339 milhões de dólares/ 230 milhões de euros). É um aumento de quase 10% em relação ao orçamento inicial para 2007.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 25/06/2008 lAcessos: 589 lComentário: 1

    A leitura potencializando a busca de uma ação transformadora nesta sociedade tecnologica na formação de uma cidadania na construção de uma práxis e diminuição das desigualdades social oferecendo aos educandos de forma problematizadora e critica uma pedagogia de libertação pela leitura

    Por: Daniela Rosseti silval Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 20/02/2015
    Braz Branco

    Parâmetros entre uma carta-resposta responsável e a realidade do sistema de saúde brasileiro.

    Por: Braz Brancol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 14/02/2015
    Adriana Farias

    Pequeno poema feminista. amostra literária sobre o rasa cultura machista e desigual e rodeia nossa sociedade, rouba vidas e desgasta convivências.

    Por: Adriana Fariasl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 22/01/2015
    Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Fidel Castro causou forte impacto nas gerações de sua época levantando a bandeira do progresso compartilhado num mundo repleto de injustiças, insurgindo-se contra a dominação econômica e adotando o socialismo. Mas como muitos líderes, se deixou levar pela mania de grandeza.

    Por: Benedicto Ismael Camargo Dutral Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 06/01/2015 lAcessos: 14
    Alexandre Arrenius Elias

    No ano de 2014 marcou-se a história brasileira por crises políticas que foram superadas não pela solução dos problemas, mas pela baixa capacidade de se impor, honestamente e com justiça, a ordem e o tal progresso no país que traz esse lema na sua própria bandeira. Um país que segue sem ética e sem moral por seus meios políticos, assistido pela ignorância e alienação da maioria que acha tudo isso normal.

    Por: Alexandre Arrenius Eliasl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/12/2014 lAcessos: 21

    solidariedade como tema de pessoas que atuam na área de Tecnologias da Informação - TICs e Telecomunicações

    Por: nelson takayanagil Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/11/2014 lAcessos: 72
    JUNIOR OMNI

    Quantos jovens tiveram os seus sonhos "ASSASSINADOS" na guerra? Quantas mulheres perderam os seus esposos? Quantas jovens não se casaram com a pessoa amada, que morreu nas guerras? Quantas noivas ficaram "VIÚVAS" antes mesmo de se casarem? - - - Quantos filhos ficaram órfãos de pai e mãe, POR CAUSA DAS GUERRAS? Quantos filhos cresceram com "PROBLEMAS PSICOLÓGICOS" por causa da ausência de seu pai, ou de sua mãe? Quantas vidas jogadas na lata do lixo, por causa dos "LÍDERES MUNDIAIS" que decreta

    Por: JUNIOR OMNIl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 19/11/2014 lAcessos: 13
    Davi Santos

    Em busca do equilibrio A vida como ela é, já dizia o famoso escritor, Nelson Rodriguês, ou a vida é bela do filme de Roberto Benigni, Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido, me vem o desejo de falar de algo que abrange a vida e o ser no que ele é, autêntico, ou hipócrita,honesto ou desonesto,forte ou fraco,onde ele vem a pensar nele criatura, como ser que pensa e executa, vive ou deixa a vida o levar, basicamente ele para e diz : O que realmente o equilíbra.

    Por: Davi Santosl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 18/11/2014 lAcessos: 17

    Microbiologistas e Parasitologista de todo o Brasil estão sendo contratados em estado de Urgência para realizarem exames em Vereadores Parasitas Intestinais de São Bernardo do Campo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Polítical 15/11/2011 lAcessos: 82

    A Ampola Retal de São Bernardo do Campo está infecta de Vereadores Oxiúros, Ascaris lombricóides e Saginatas, pois, a Câmara Municipal é composta por 99% de Vereadores Oxiúros, Ascaris e Saginatas, Parasitas mais agressivos (Corruptos), do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Cotidianol 11/11/2011 lAcessos: 82

    No dia de hoje, pude assistir cenas desrespeitosas, asquerosas, humilhantes, Violações dos Direitos Humanos e a Carta Magna, assim como, aos Direitos Constitucionais dos Cidadãos deste famigerado e delituoso país, sendo os protagonistas destas ações: policiais militares (PM) e civis do Estado de São Paulo.

    Por: Wagner Paulonl Educação> Ensino Superiorl 08/11/2011 lAcessos: 51

    No dia 05 de Outubro de 2011 às 9h30m um grupo de 3 (três) elementos de uma guarnição do garra (SWAT BRASILEIRA) investiram contra um Cidadão de Bem, Deficiente Físico, Psicanalista, Professor de várias Universidades Brasileiras, Pesquisador, Articulista, Membro da Cruz Vermelha Brasileira, Membro Representante do Conselho Brasileiro de Psicanálise, Membro de muitas Sociedades Científicas Nacionais e Internacionais, assim como, Membro da Organização Internacional "Médicos Sem Fronteiras".

    Por: Wagner Paulonl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 10/10/2011 lAcessos: 126

    II Congresso Nacional de Terapeutas Assembléia Geral da Federação Nacional dos Terapeutas Realização: FENATE e SINNATURAL/MG

    Por: Wagner Paulonl Press Releasel 19/09/2011 lAcessos: 23

    INSTITUIDO PELO CBP( I.N.N.G.) EM TERRITÓRIO NACIONAL E INTERNACIONAL; HONRA, DIGNIDADE E AUMENTO DA AUTO - ESTIMA, PARA QUEM NÃO TINHA, SEQUER UM ANEL DE FORMATURA. "Lords of the Ring"

    Por: Wagner Paulonl Carreira> Gestão de Carreiral 20/08/2011 lAcessos: 129

    O Conselho Brasileiro de Psicanálise ( I.N.N.G.), e suas Regionais, prosseguindo na sua campanha sistemática, de combate a tudo que estiver contribuindo para dificultar a vida do Verdadeiro Psicanalista, humano e digno, vêm de público manifestar a sua discordância às manobras do CARTEL (Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras), a qual nada representa de bom, honroso, dignificantes e que o seu escopo é puramente mercenarizar e produzir fortunas a seus integrantes.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/06/2011 lAcessos: 256

    Enviamos ao Ministério Público Federal e Estadual denúncia contra a entidade denominada (Sigmund Freud Associação Psicanalítica "Sig" – RS), localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a qual: agride moralmente com palavras chulas e desonestas, afirmando que: "grande parte das Entidades, Instituições, Escolas, Sindicatos e Associações Psicanalíticas são fraudulentas", menos a tal associaçãozinha, acima referida.

    Por: Wagner Paulonl Direito> Legislaçãol 08/06/2011 lAcessos: 242
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast