A Internet E Seus Efeitos Sobre As Empresas De Turismo E Viagens

Publicado em: 07/10/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,232 |

Nos últimos tempos, o crescimento tecnológico e o interesse da sociedade pela tecnologia, vêm desenvolvendo a cada dia em expansão no turismo, como exemplo a Internet que opera em tempo real. Este novo conceito em negócios transformou-se em uma ferramenta importante e indispensável, oferecendo aos consumidores subsídios para a escolha de seus próprios roteiros turísticos, de férias ou negócios, que representam investimento de tempo e financeiro, muitas vezes sem precisar passar pela ajuda de um agente de viagem. 

A globalização ampliou estratégias para identificar, desenvolver e comercializar o turismo por operadoras turísticas, empresas de transporte aéreo e de pequenas e médias empresas ligadas ao turismo.

O crescimento explosivo da Internet é considerado um fenômeno revolucionário em computação e telecomunicações, e está constantemente se expandindo à medida que mais empresas e outras organizações e seus usuários aderem a esta rede mundial de supervia de informações.

A globalização é acelerada pelo avanço dos meios de comunicação, com a interatividade fez o mundo ficar menor. Ao invés de se mandar uma carta, torcer que seja entregue em seu destino e esperar muito tempo por uma reposta, hoje se envia um e-mail, onde a resposta é imediata. Para fazer uma pesquisa, consulta-se um CD-ROM ou um web site (MARÍN, 2004).

A Internet chegou ao Brasil em 1989, porém o acesso era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais. Somente em 1995 a Internet foi liberada para uso comercial da rede no Brasil, originando os primeiros provedores de acesso no país.

Segundo Organização das Nações Unidas - ONU (2007), o Brasil é o sexto maior usuário de Internet no mundo em termos de total de população que acessa a rede, são 39 milhões de pessoas usuárias de rede de computadores no país.

No ramo do turismo, a Internet tem sido uma plataforma fundamental para a rápida expansão de serviços de informação, aplicações comerciais, promoção e webmarketing, incluindo sistemas colaborativos, intranet e comércio eletrônico. As empresas que atuam no trade turístico buscam se adaptar às novas tecnologias, pois com a globalização, a concorrência passa a ser mundial e o cliente cada vez mais perto do fornecedor.

Conforme dados publicados pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens - ABAV (2007) "em 2005 o número de internautas nos sites de viagem e turismo aumentou 93%. No primeiro semestre de 2006 o turismo teve 42,12% da audiência no Brasil, sendo o tema de maior procura na web".

Diante da perspectiva, ter um site de uma empresa na web nos dias de hoje já se tornou obrigatório, já não é mais um custo para o empresário, mas sim, um investimento.

A Internet é uma ótima ferramenta de divulgação e marketing, mas ter um site não basta. Este deve agregar valores para o negócio, nem que seja disponibilizando informações básicas sobre a empresa, que são de extrema importância no mercado.

A imagem de uma empresa de turismo na Internet é um meio para criar oportunidades, divulgar produtos e serviços, informaçoes sobre destino, vistos, relacionar-se com clientes e futuros clientes, chamar a atenção do usuário e causar boa impressão em segundos, é o que marca a empresa na web.

A atualização tecnológica é de grande importância para empresas turisticas, pois melhora a eficiência e a eficácia operacional, facilita processos, oferece informações e aumenta a agilidade do setor. É necessário que a Internetseja utilizada aproveitando todos os seus recursos, como instrumento para agregar valor e gerar economia para o turismo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/a-internet-e-seus-efeitos-sobre-as-empresas-de-turismo-e-viagens-593451.html

    Palavras-chave do artigo:

    globalizacao

    ,

    internet e turismo

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo tem por finalidade relacionar o processo de globalização, com as novas tendências da era digital e como esta se relaciona dentro do espaço turístico.

    Por: Mariana Lindote de J. Bomfiml Turismo e Viageml 04/08/2009 lAcessos: 2,506

    O presente artigo visa estudar e discutir o atual papel das agências de viagens no mercado de turismo brasileiro. A evolução da internet aliada a desintermediação das companhias aéreas vêm reduzindo significamente o comissionamento repassado as agências de viagens. Diante deste quadro se faz necessário a reintermediação do processo convencional de comercialização dos produtos adaptando-se as novas tecnologias e novos conceitos. Por fim, ressaltar a importância da especialização do prestador de serviços de modo que ele saia da posição de agente de viagem para consultor.

    Por: Vinícius Rocha Luizl Turismo e Viageml 22/09/2009 lAcessos: 11,507 lComentário: 5

    O presente trabalho tem como objetivo analisar o Festival de Parintins sob a ótica midiática, observando o contexto local,aspectos econômicos e culturais. Para tanto, é necssário mencionar fatores historicos do povo amazônida que executa tamanho festival.

    Por: Adrielson Oliveiral Arte& Entretenimento> Artel 28/08/2008 lAcessos: 8,319 lComentário: 3

    Com o objetivo de premiar as empresas que melhor investem e gerenciam seus ativos intangíveis, a DOM Strategy Partners em parceria com o Grupo Padrão realiza pela quarta vez o Prêmio Intangíveis Brasil (PIB). Os vencedores serão apresentados no dia 9 de novembro no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, às 8h30.

    Por: Tatiana Ferradorl Negócios> Administraçãol 26/10/2010 lAcessos: 128
    CLAUDIO TAVEIRA

    O capitalismo não apenas existe pela globalização tecnológica, internet e produtos tecnológicos, como exemplo marcante. O nosso cotidiano nos cerca deste paradigma racional de produção de mais-valias superficial, a sociedade do consumo transmite um status quo em certas localidades geográficas. O Shopping Center representa o ápice da cultura ocidental global, nele podemos encontrar o mundo das marcas e dos estilos, as grifes que ostentamos, em suma o shopping é a materialização da globalização.

    Por: CLAUDIO TAVEIRAl Negócios> Administraçãol 09/11/2011 lAcessos: 252
    Rodnei Vecchia

    Água o ouro azul do século XXI. O século que ora se inicia terá na água sua fonte de maior valor econômico.

    Por: Rodnei Vecchial Educaçãol 12/04/2012 lAcessos: 143
    Dimas Patriota

    Você encontrará um relato dos dez idiomas mais úteis, seus motivos e áreas de atuação, de acordo com o que o mercado mundial projeta para esse início de século.

    Por: Dimas Patriotal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 22/04/2011 lAcessos: 93
    Fabrício Valle

    É recorrente na sociedade civil que a visão que o esperanto é uma língua que não deu certo. Mas, não deu certo mesmo? Esse artigo quer mostrar o contrário.

    Por: Fabrício Vallel Educação> Línguasl 15/11/2010 lAcessos: 212
    Escritorcampos

    Venha conhecer a sua cepa. Você poderá achar uma chatice falar de patriotismo, não se trata nem disto, na reali­dade estamos falando de um futuro que pertence aos nossos filhos e netos, e sen­timo-nos culpados, se nem ao menos falarmos, criticando as injustiças, já que nada podemos fazer de imediato, a não ser ir merolhando as partes na espe­rança de se melhorar o todo.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 225
    Turismo e Viagens.blog

    A capital da Alemanha nos mostra muito mais do que uma simples cidade grande da Europa, Berlim é história, cultura, atrações turísticas e vida noturna agitada. A cidade que há 25 anos atrás era dividida por um muro soube curar suas feridas, transformando-se em uma cidade moderna, linda e bem cuidada. Uma curiosidade sobre Berlim é sobre seus preços, a cidade é umas mais baratas em relação as outras grandes cidades européias. Leia o artigo Completo...

    Por: Turismo e Viagens.blogl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 13/10/2014

    Confira recomendações de entidades como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e uma das mais importantes entidades de turismo do Brasil, diante de uma epidemia como a do ebola e os possíveis riscos para pessoas que viajam.

    Por: Biaphra Galenol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/10/2014 lAcessos: 12

    A Montanha Jovem, como é conhecida Huayna Picchu, é um dos principais símbolos locais. Desse pico a 300 metros da cidadela, o visitante tem uma ampla vista panorâmica de Machu Picchu, os típicos terraços incas e do Vale do Rio Urubamba. É uma enorme montanha que se encontra atrás da cidadela inca. Localizada ao norte da cidadela de Machu Picchu com uma altitude de 2.667 m.s.n.m.

    Por: Josel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014

    Salkantay é um nevado em Perú, localizado na Cordilheira de Vilcabamba, também conhecido como um segundo Caminho Inca. Está localizado no Estado de Cusco ao norte da cidade de Cusco, e se encontra a uma altura de 6271 m.s.n.m.

    Por: Josel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014
    Turismo e Viagens.blog

    O estado da Bahia é uma grande referencia no turismo para os brasileiros e também os estrangeiros, para que você tenha uma ideia só o carnaval de salvador (capital da Bahia) recebe mais de 500 mil turistas todo ano, mas a Bahia de Todos os Santos não é só feita de carnaval. A Bahia tem mais 500 mil km², e uma riqueza cultural pra ninguém botar defeito. O estado da Bahia é o nosso destino no artigo de hoje, vamos conhecer os 3 pontos mais visitados e sentir um pouco do gostinho desse paraíso. Eu

    Por: Turismo e Viagens.blogl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014
    Andréia Cavalcante

    As cidade do Brasil, oferece muitas opções de lazer. Aproveite as dicas e saiba, onde comer, como chegar e quais os lugares mais badalados do momento. Aproveite as vantagens de morar em algumas das cidades modelo, que oferecem a oportunidade de conhecer e viver diversas culturas.

    Por: Andréia Cavalcantel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 07/10/2014
    Brasilhando Brasil

    15 frases que eu considero muito útil para quem quer ir viajar para o exterior mas não sabe inglês e não sabe por onde começar também.

    Por: Brasilhando Brasill Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 07/10/2014

    VENHA VISITAR PEDRO DO ROSÁRIO - MA. VOU CONTAR SOBRE A HISTORIA DE PEDRO DO ROSÁRIO.

    Por: manoel limal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast