A Internet E Seus Efeitos Sobre As Empresas De Turismo E Viagens

Publicado em: 07/10/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,232 |

Nos últimos tempos, o crescimento tecnológico e o interesse da sociedade pela tecnologia, vêm desenvolvendo a cada dia em expansão no turismo, como exemplo a Internet que opera em tempo real. Este novo conceito em negócios transformou-se em uma ferramenta importante e indispensável, oferecendo aos consumidores subsídios para a escolha de seus próprios roteiros turísticos, de férias ou negócios, que representam investimento de tempo e financeiro, muitas vezes sem precisar passar pela ajuda de um agente de viagem. 

A globalização ampliou estratégias para identificar, desenvolver e comercializar o turismo por operadoras turísticas, empresas de transporte aéreo e de pequenas e médias empresas ligadas ao turismo.

O crescimento explosivo da Internet é considerado um fenômeno revolucionário em computação e telecomunicações, e está constantemente se expandindo à medida que mais empresas e outras organizações e seus usuários aderem a esta rede mundial de supervia de informações.

A globalização é acelerada pelo avanço dos meios de comunicação, com a interatividade fez o mundo ficar menor. Ao invés de se mandar uma carta, torcer que seja entregue em seu destino e esperar muito tempo por uma reposta, hoje se envia um e-mail, onde a resposta é imediata. Para fazer uma pesquisa, consulta-se um CD-ROM ou um web site (MARÍN, 2004).

A Internet chegou ao Brasil em 1989, porém o acesso era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais. Somente em 1995 a Internet foi liberada para uso comercial da rede no Brasil, originando os primeiros provedores de acesso no país.

Segundo Organização das Nações Unidas - ONU (2007), o Brasil é o sexto maior usuário de Internet no mundo em termos de total de população que acessa a rede, são 39 milhões de pessoas usuárias de rede de computadores no país.

No ramo do turismo, a Internet tem sido uma plataforma fundamental para a rápida expansão de serviços de informação, aplicações comerciais, promoção e webmarketing, incluindo sistemas colaborativos, intranet e comércio eletrônico. As empresas que atuam no trade turístico buscam se adaptar às novas tecnologias, pois com a globalização, a concorrência passa a ser mundial e o cliente cada vez mais perto do fornecedor.

Conforme dados publicados pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens - ABAV (2007) "em 2005 o número de internautas nos sites de viagem e turismo aumentou 93%. No primeiro semestre de 2006 o turismo teve 42,12% da audiência no Brasil, sendo o tema de maior procura na web".

Diante da perspectiva, ter um site de uma empresa na web nos dias de hoje já se tornou obrigatório, já não é mais um custo para o empresário, mas sim, um investimento.

A Internet é uma ótima ferramenta de divulgação e marketing, mas ter um site não basta. Este deve agregar valores para o negócio, nem que seja disponibilizando informações básicas sobre a empresa, que são de extrema importância no mercado.

A imagem de uma empresa de turismo na Internet é um meio para criar oportunidades, divulgar produtos e serviços, informaçoes sobre destino, vistos, relacionar-se com clientes e futuros clientes, chamar a atenção do usuário e causar boa impressão em segundos, é o que marca a empresa na web.

A atualização tecnológica é de grande importância para empresas turisticas, pois melhora a eficiência e a eficácia operacional, facilita processos, oferece informações e aumenta a agilidade do setor. É necessário que a Internetseja utilizada aproveitando todos os seus recursos, como instrumento para agregar valor e gerar economia para o turismo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/a-internet-e-seus-efeitos-sobre-as-empresas-de-turismo-e-viagens-593451.html

    Palavras-chave do artigo:

    globalizacao

    ,

    internet e turismo

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo tem por finalidade relacionar o processo de globalização, com as novas tendências da era digital e como esta se relaciona dentro do espaço turístico.

    Por: Mariana Lindote de J. Bomfiml Turismo e Viageml 04/08/2009 lAcessos: 2,506

    O presente artigo visa estudar e discutir o atual papel das agências de viagens no mercado de turismo brasileiro. A evolução da internet aliada a desintermediação das companhias aéreas vêm reduzindo significamente o comissionamento repassado as agências de viagens. Diante deste quadro se faz necessário a reintermediação do processo convencional de comercialização dos produtos adaptando-se as novas tecnologias e novos conceitos. Por fim, ressaltar a importância da especialização do prestador de serviços de modo que ele saia da posição de agente de viagem para consultor.

    Por: Vinícius Rocha Luizl Turismo e Viageml 22/09/2009 lAcessos: 11,522 lComentário: 5

    O presente trabalho tem como objetivo analisar o Festival de Parintins sob a ótica midiática, observando o contexto local,aspectos econômicos e culturais. Para tanto, é necssário mencionar fatores historicos do povo amazônida que executa tamanho festival.

    Por: Adrielson Oliveiral Arte& Entretenimento> Artel 28/08/2008 lAcessos: 8,323 lComentário: 3

    Com o objetivo de premiar as empresas que melhor investem e gerenciam seus ativos intangíveis, a DOM Strategy Partners em parceria com o Grupo Padrão realiza pela quarta vez o Prêmio Intangíveis Brasil (PIB). Os vencedores serão apresentados no dia 9 de novembro no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, às 8h30.

    Por: Tatiana Ferradorl Negócios> Administraçãol 26/10/2010 lAcessos: 128
    CLAUDIO TAVEIRA

    O capitalismo não apenas existe pela globalização tecnológica, internet e produtos tecnológicos, como exemplo marcante. O nosso cotidiano nos cerca deste paradigma racional de produção de mais-valias superficial, a sociedade do consumo transmite um status quo em certas localidades geográficas. O Shopping Center representa o ápice da cultura ocidental global, nele podemos encontrar o mundo das marcas e dos estilos, as grifes que ostentamos, em suma o shopping é a materialização da globalização.

    Por: CLAUDIO TAVEIRAl Negócios> Administraçãol 09/11/2011 lAcessos: 257
    Rodnei Vecchia

    Água o ouro azul do século XXI. O século que ora se inicia terá na água sua fonte de maior valor econômico.

    Por: Rodnei Vecchial Educaçãol 12/04/2012 lAcessos: 143
    Dimas Patriota

    Você encontrará um relato dos dez idiomas mais úteis, seus motivos e áreas de atuação, de acordo com o que o mercado mundial projeta para esse início de século.

    Por: Dimas Patriotal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 22/04/2011 lAcessos: 93
    Fabrício Valle

    É recorrente na sociedade civil que a visão que o esperanto é uma língua que não deu certo. Mas, não deu certo mesmo? Esse artigo quer mostrar o contrário.

    Por: Fabrício Vallel Educação> Línguasl 15/11/2010 lAcessos: 212
    Escritorcampos

    Venha conhecer a sua cepa. Você poderá achar uma chatice falar de patriotismo, não se trata nem disto, na reali­dade estamos falando de um futuro que pertence aos nossos filhos e netos, e sen­timo-nos culpados, se nem ao menos falarmos, criticando as injustiças, já que nada podemos fazer de imediato, a não ser ir merolhando as partes na espe­rança de se melhorar o todo.

    Por: Escritorcamposl Literatura> Crônicasl 06/05/2010 lAcessos: 225
    voenext

    O crescimento acelerado nos negócios, com uma economia emergente e sua inserção nos BRICS, o Brasil vem expandindo-se nos últimos anos, e tal como é de se esperar, a mobilidade para firmar relações comerciais e empresariais são consideradas de suma importância nesse momento.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    No mercado cada vez mais competitivo e aquecido, torna-se mais procurada e oportuna e locação de avião para utilização em deslocamentos, seja para fins empresariais, transporte de mercadorias e passeios com a família ou amigos.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    Para entender os novos clientes e a procura intensa pelo serviço nos últimos anos, as empresas do segmento locação de aviões em sp tem investido muito no setor. Com modernas aeronaves, serviço vip e personalizado, os clientes têm suas exigências atendidas a tempo e horas.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    Muitos empresários têm optado por essa alternativa ultimamente por uma questão de produtividade e necessidade, reuniões que poderiam ser reduzidas a 1 hora passam a ocupar o dia inteiro devido aos caos no trânsito e também ao péssimo funcionamento nos aeroportos do país.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    Em São Paulo e em todos os outros Estados brasileiros, o serviço de táxi aéreo é autorizado unicamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que tem o papel de fiscalizar todas as empresas para que elas cumpram uma série de requisitos para garantir o transporte aéreo civil mais seguro.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    Em seu site oficial, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) faz um alerta aos consumidores para que se certifiquem de que a empresa de serviço de táxi aéreo de aviões que deseja contratar seja autorizada para prestar o serviço.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    Os aviões de aluguel vêm sendo cada vez mais utilizados por empresas e pessoas em São Paulo, seja para o transporte de passageiros, ou de pessoas enfermas ou de carga. Eles veem no serviço de aluguel de avião, um vantajoso diferencial para vencer os obstáculos de um trânsito com engarrafamentos cotidianos calculados em quilômetros.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    voenext

    O avião é um dos mais seguros meios de viajar, além de confortável e rápido. Contudo, muitas vezes, é preciso enfrentar demoras e muito stress causado pelas horas perdidas em aeroportos e mesmo a dependência dos horários entre os voos convencionais.

    Por: voenextl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 28/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast