Brasília: Sua Importância Para O Brasil

Publicado em: 17/04/2010 |Comentário: 5 | Acessos: 4,221 |

Brasília: sua importância para o Brasil

Brasília, desde o início de sua construção foi objeto de contestação e reprovação por várias pessoas. Dado o alto custo envolvendo na sua concepção e a distância dos principais centros urbanos do país muitas lideranças se voltaram contra. Na época houve também, por razões óbvias, forte resistência dos funcionários públicos federais que não queriam ser deslocados de um grande centro como o Rio de Janeiro para uma cidade isolada que acabara de ser criada. Ainda hoje se ouve pessoas se referirem à capital do Brasil de forma pejorativa. O que você acha de Brasília: ela é necessária ou o Brasil poderia está melhor sem a construção dessa cidade? Seria melhor a capital ter ficado no Rio de Janeiro? Os escândalos têm alguma relação com a cidade?

A atual capital do nosso país foi fruto da visão estratégica de Juscelino Kubitschek (JK) que via naquele lugar no Planalto Central o local ideal para iniciar o desenvolvimento do interior Brasil e diminuir a pressão nos grandes centros brasileiros, notadamente no Rio de Janeiro. É verdade que em séculos passados já se vislumbrava a construção da capital naquele local ou próximo a ele, mas foi no governo de JK em que ações concretas foram tomadas e o antigo sonho se tornou realidade para todos os brasileiros. Certamente, a antiga capital brasileira não teria condições de suportar afluxo de gente que muito possivelmente viriam caso continuasse capital da nação até os dias de hoje. O grande número de comunidades e favelas que se formaram no Rio certamente seria infinitamente maior se JK tivesse dado ouvidos aqueles que contestavam a sua saga.

É verdade que em Brasília ocorreram vários escândalos políticos com falcatruas das mais diversos matizes e envolvendo os mais diversos partidos políticos e pessoas que, a princípio, não levantavam qualquer suspeita. Mas, há de convir que esses escândalos poderiam ocorrer em qualquer cidade, como, de fato, tem ocorrido. Isso ocorre não por culpa da cidade ou de sua localização, mas por diversas outras razões que não possuem nenhuma relação com a cidade e nem de seus habitantes. A política brasileira precisa melhorar significativamente para que isso deixe de ocorrer. Brasília com a sua arquitetura, monumento, estrutura e localização e suficiente para superar qualquer escândalo que venham ocorrer em seu território.

Neste 21 de abril de 2010, a nossa capital completa seus cinqüenta anos de fundação que tanto frutos já deu ao Brasil e ao seu povo. Brasília, com seus problemas de concentração de renda, das dificuldades em certos atendimentos nos serviços públicos aos mais pobres, notadamente na área da saúde, e tantos outros problemas tem se revelado como um orgulho para a nação brasileira. A contestação bastante pertinente de que a construção da nova capital, em razão das altas somas de recursos públicos envolvidos, levou à escalada de inflação nos anos seguintes que por sua vez levaram a diversos problemas econômicos e políticos, é muito mais que superada pela exuberância da nossa capital. Os brasileiros têm orgulho de sua atual capital e agradecem ao visionário presidente que governou Brasil entre 1956 e 1961 (JK) que com a ajuda de um arquiteto (Oscar Niemeyer), um urbanista (Lúcio Costa) e tantas outras pessoas fizeram o Brasil ser uma nação maior, mais rica, mais visível e muito mais respeitada.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 15 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/brasilia-sua-importancia-para-o-brasil-2171876.html

    Palavras-chave do artigo:

    brasilia

    ,

    jk

    ,

    saga

    Comentar sobre o artigo

    Pretende tratar das experiências dos candangos em Brasília, fazendo uma análise através dos relatos do que vieram para nova capital em busca de melhores condições de vida ou da construção de seus sonhos entre as vigas de aço do projeto modernizante de Oscar Niemayer. Analisar o conteúdo dessas entrevistas é uma forma de desvendar as práticas sociais que foram comuns naquele período, já que a história raramente coloca em cena os outros sujeitos que não possuem influencia midiática.

    Por: LEIDIANE I. M. S. BRAGAl Educação> Ensino Superiorl 21/05/2011 lAcessos: 574
    Turismo e Viagens.blog

    A capital da Alemanha nos mostra muito mais do que uma simples cidade grande da Europa, Berlim é história, cultura, atrações turísticas e vida noturna agitada. A cidade que há 25 anos atrás era dividida por um muro soube curar suas feridas, transformando-se em uma cidade moderna, linda e bem cuidada. Uma curiosidade sobre Berlim é sobre seus preços, a cidade é umas mais baratas em relação as outras grandes cidades européias. Leia o artigo Completo...

    Por: Turismo e Viagens.blogl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 13/10/2014

    Confira recomendações de entidades como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e uma das mais importantes entidades de turismo do Brasil, diante de uma epidemia como a do ebola e os possíveis riscos para pessoas que viajam.

    Por: Biaphra Galenol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/10/2014 lAcessos: 11

    A Montanha Jovem, como é conhecida Huayna Picchu, é um dos principais símbolos locais. Desse pico a 300 metros da cidadela, o visitante tem uma ampla vista panorâmica de Machu Picchu, os típicos terraços incas e do Vale do Rio Urubamba. É uma enorme montanha que se encontra atrás da cidadela inca. Localizada ao norte da cidadela de Machu Picchu com uma altitude de 2.667 m.s.n.m.

    Por: Josel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014

    Salkantay é um nevado em Perú, localizado na Cordilheira de Vilcabamba, também conhecido como um segundo Caminho Inca. Está localizado no Estado de Cusco ao norte da cidade de Cusco, e se encontra a uma altura de 6271 m.s.n.m.

    Por: Josel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014
    Turismo e Viagens.blog

    O estado da Bahia é uma grande referencia no turismo para os brasileiros e também os estrangeiros, para que você tenha uma ideia só o carnaval de salvador (capital da Bahia) recebe mais de 500 mil turistas todo ano, mas a Bahia de Todos os Santos não é só feita de carnaval. A Bahia tem mais 500 mil km², e uma riqueza cultural pra ninguém botar defeito. O estado da Bahia é o nosso destino no artigo de hoje, vamos conhecer os 3 pontos mais visitados e sentir um pouco do gostinho desse paraíso. Eu

    Por: Turismo e Viagens.blogl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 09/10/2014
    Andréia Cavalcante

    As cidade do Brasil, oferece muitas opções de lazer. Aproveite as dicas e saiba, onde comer, como chegar e quais os lugares mais badalados do momento. Aproveite as vantagens de morar em algumas das cidades modelo, que oferecem a oportunidade de conhecer e viver diversas culturas.

    Por: Andréia Cavalcantel Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 07/10/2014
    Brasilhando Brasil

    15 frases que eu considero muito útil para quem quer ir viajar para o exterior mas não sabe inglês e não sabe por onde começar também.

    Por: Brasilhando Brasill Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 07/10/2014

    VENHA VISITAR PEDRO DO ROSÁRIO - MA. VOU CONTAR SOBRE A HISTORIA DE PEDRO DO ROSÁRIO.

    Por: manoel limal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 06/10/2014
    Francisco Castro

    A vida das pessoas pode ser caracterizada por meio de vários aspectos, cada um exercendo a sua função de proporcionar para cada pessoa um viver mais feliz, mais alegre, mais saudável, mais digno e o menos vulnerável possível.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/01/2012 lAcessos: 71
    Francisco Castro

    A moradia constitui-se como a principal condição para que uma pessoa possa desfrutar de bem estar, de tranqüilidade, paz e privacidade.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/12/2011 lAcessos: 97
    Francisco Castro

    A economia, as pessoas e a própria vida das pessoas estão repletas de números. Tudo se mede por meio de números. Assim, se a pessoa é mais pobre ou mais rica e descrita por meio do valor da renda ou da riqueza que se mede com números.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 17/12/2011 lAcessos: 87
    Francisco Castro

    Os investimentos públicos, os incentivos fiscais, as facilitações e a desburocratização devem ser focados no ser humano. É necessário que todas essas ações tenham como objetivos primordiais facilitar as pessoas poderem viver melhor. Os resultados de medidas como o PIB, entre muitos outros, devem espelhar a vida das pessoas.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 14/12/2011 lAcessos: 36
    Francisco Castro

    Será que está perto do prefeito ou dos secretários compensa os custos administrativos e políticos de um município? Será que não seria mais eficiente ter menos municípios e os recursos deixados de ser gastos com a estrutura do poder municipal ser investidos nos atendimentos às necessidades da população?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Polítical 09/12/2011 lAcessos: 57
    Francisco Castro

    Desde há muito tempo que o povo brasileiro, principalmente os mais pobres e mais carentes, sofre por falta de atendimento nas suas demandas mais elementares, tais como alimentação, educação, saneamento e muito outros. O sofrimento dessas pessoas é indescritível, só não é maior porque elas são acostumadas a sofrerem privações dos mais diferentes tipos e humilhações que passam a fazer parte do cotidiano.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 03/12/2011 lAcessos: 49
    Francisco Castro

    O Brasil tem remuneração do trabalho em termos do PIB igual, superior ou inferior ao praticado pelos principais países do mundo? No Brasil, a participação da remuneração do trabalho em relação ao PIB tem aumentado ou diminuído ao longo do tempo?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/11/2011 lAcessos: 76
    Francisco Castro

    O ano de 2009 foi cruel para a grande maioria dos países, o Brasil não ficou imune, mas muitas nações padeceram muito mais do que o povo brasileiro. Isso, evidentemente, não foi virtude somente de um governo, mas de solidez institucional da nossa economia com a utilização de mecanismos adequados que fizeram o Brasil muito mais forte, do ponto de vista econômico, do que vários países considerados ricos, os chamados do primeiro mundo ou desenvolvidos.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/11/2011 lAcessos: 54

    Comments on this article

    -4
    jjjjjjjjjjjjjjjjj 16/09/2011
    valeu isso me ajudou pra caramba mano
    3
    eduardo 09/09/2011
    boa materia adorei me ajudou muito para meu trabalho sobre a importância de Brasília
    -9
    Mario 01/09/2010
    ARROP QUE ADREM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    -10
    Mario 01/09/2010
    que PORRA é essa
    -9
    Carine 04/08/2010
    Vei se vc for viajar para a Bahia prefira ir a Ilhéus por que lá é muito fantástico!
    A mãe da amiga de minha filha foi para lá!
    Disse ser muito linda que nunca viu uma cidade tão bonita!
    Que lá tem as melhores prais do Brasil inteirinho!
    Vão para lá que eu também fui é lindaaaaa!
    Bjs e abraços para todos que forem!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast