Brasília: Sua Importância Para O Brasil

Publicado em: 17/04/2010 |Comentário: 5 | Acessos: 4,520 |

Brasília: sua importância para o Brasil

Brasília, desde o início de sua construção foi objeto de contestação e reprovação por várias pessoas. Dado o alto custo envolvendo na sua concepção e a distância dos principais centros urbanos do país muitas lideranças se voltaram contra. Na época houve também, por razões óbvias, forte resistência dos funcionários públicos federais que não queriam ser deslocados de um grande centro como o Rio de Janeiro para uma cidade isolada que acabara de ser criada. Ainda hoje se ouve pessoas se referirem à capital do Brasil de forma pejorativa. O que você acha de Brasília: ela é necessária ou o Brasil poderia está melhor sem a construção dessa cidade? Seria melhor a capital ter ficado no Rio de Janeiro? Os escândalos têm alguma relação com a cidade?

A atual capital do nosso país foi fruto da visão estratégica de Juscelino Kubitschek (JK) que via naquele lugar no Planalto Central o local ideal para iniciar o desenvolvimento do interior Brasil e diminuir a pressão nos grandes centros brasileiros, notadamente no Rio de Janeiro. É verdade que em séculos passados já se vislumbrava a construção da capital naquele local ou próximo a ele, mas foi no governo de JK em que ações concretas foram tomadas e o antigo sonho se tornou realidade para todos os brasileiros. Certamente, a antiga capital brasileira não teria condições de suportar afluxo de gente que muito possivelmente viriam caso continuasse capital da nação até os dias de hoje. O grande número de comunidades e favelas que se formaram no Rio certamente seria infinitamente maior se JK tivesse dado ouvidos aqueles que contestavam a sua saga.

É verdade que em Brasília ocorreram vários escândalos políticos com falcatruas das mais diversos matizes e envolvendo os mais diversos partidos políticos e pessoas que, a princípio, não levantavam qualquer suspeita. Mas, há de convir que esses escândalos poderiam ocorrer em qualquer cidade, como, de fato, tem ocorrido. Isso ocorre não por culpa da cidade ou de sua localização, mas por diversas outras razões que não possuem nenhuma relação com a cidade e nem de seus habitantes. A política brasileira precisa melhorar significativamente para que isso deixe de ocorrer. Brasília com a sua arquitetura, monumento, estrutura e localização e suficiente para superar qualquer escândalo que venham ocorrer em seu território.

Neste 21 de abril de 2010, a nossa capital completa seus cinqüenta anos de fundação que tanto frutos já deu ao Brasil e ao seu povo. Brasília, com seus problemas de concentração de renda, das dificuldades em certos atendimentos nos serviços públicos aos mais pobres, notadamente na área da saúde, e tantos outros problemas tem se revelado como um orgulho para a nação brasileira. A contestação bastante pertinente de que a construção da nova capital, em razão das altas somas de recursos públicos envolvidos, levou à escalada de inflação nos anos seguintes que por sua vez levaram a diversos problemas econômicos e políticos, é muito mais que superada pela exuberância da nossa capital. Os brasileiros têm orgulho de sua atual capital e agradecem ao visionário presidente que governou Brasil entre 1956 e 1961 (JK) que com a ajuda de um arquiteto (Oscar Niemeyer), um urbanista (Lúcio Costa) e tantas outras pessoas fizeram o Brasil ser uma nação maior, mais rica, mais visível e muito mais respeitada.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 16 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/brasilia-sua-importancia-para-o-brasil-2171876.html

    Palavras-chave do artigo:

    brasilia

    ,

    jk

    ,

    saga

    Comentar sobre o artigo

    Pretende tratar das experiências dos candangos em Brasília, fazendo uma análise através dos relatos do que vieram para nova capital em busca de melhores condições de vida ou da construção de seus sonhos entre as vigas de aço do projeto modernizante de Oscar Niemayer. Analisar o conteúdo dessas entrevistas é uma forma de desvendar as práticas sociais que foram comuns naquele período, já que a história raramente coloca em cena os outros sujeitos que não possuem influencia midiática.

    Por: LEIDIANE I. M. S. BRAGAl Educação> Ensino Superiorl 21/05/2011 lAcessos: 622

    Quem é que não gosta de um cafezinho quente no fim da tarde? A cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, encontrou uma forma de fazer a bebida se tornar parte dos atrativos turísticos, atraindo e agradando a muitos turistas. Melhor ainda, o aroma e sabor de um café especial, apreciado inclusive em outros países, foi mais uma descoberta dos moradores locais.

    Por: juliol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 24/02/2015
    Luis Alves

    Sempre que precisamos viajar, saímos à busca por promoções de passagens aereas que contenham o maior percentual de descontos. Porém, nem sempre conseguimos descobrir onde encontrar estes descontos para economizar o nosso dinheiro. Por sorte, hoje podemos contar com dicas de sites especializados em indicar promoções de passagens aereas com os maiores descontos do mercado.

    Por: Luis Alvesl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 22/02/2015
    Antonio Magnus

    Caro leitores, o litoral Catarinense é uns dos mas visitados do Pais, e venho através desse site fazer chegar ate vocês o que temos de mas belo para oferecer, que são nossas belezas naturais, temos diversos Resorts, hotéis, hotels fazenda, que proporcionam ao turista que aqui nos visita uma extraordinária satisfação, e é com satisfação que venho divulgar o mas novo empreendimento do litoral Catarinense.

    Por: Antonio Magnusl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 21/02/2015
    EloMilhas

    Tudo começou em 2007. Ano em que o Brasil foi confirmado pela FIFA como país-sede da Copa do Mundo, ano em que o Orkut ainda era a rede social mais usada pelos brasileiros… e que o melhor blog de viagens foi fundado. Sim, nós estamos falando do Melhores Destinos. Hoje, aqui no #boletimEloMilhas, a gente vai contar para vocês um pouquinho da trajetória do blog de viagens mais famoso do país.

    Por: EloMilhasl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/02/2015
    Odalberto Domingos Casonatto

    Com um tempo definido de 12 dias, aproveitamos para dar uma esticada até Santiago. Tínhamos já ouvido falar positivamente, sobre a cidade de Santiago e dos Chilenos. Um povo politizado, que prioriza a cultura e desponta como um país em desenvolvimento no cenário dos países Sul-americanos. Muito temos que aprender com os chilenos, vale a pena gastar alguns dias conhecendo está realidade. Afinal o vôo Porto Alegre - Santiago é de apenas algumas horas.

    Por: Odalberto Domingos Casonattol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 12/02/2015

    Estamos no ano da Copa do Mundo e posteriormente das Olimpíadas. O Brasil sendo um pais com tantos atrativos turísticos, acredita-se que haverá um aumento significativo da demanda de turistas nas cidades sedes e com isso uma grande movimentação financeira no país que se for bem aproveitada pelas organizações tende a ser grandes marcos no nosso pais. As empresas de micro e pequeno porte são os enfoques desse momento devido a pesquisas indicarem que essa demanda turística opte por utilizar os ser

    Por: Giselle Campanharol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/02/2015 lAcessos: 20
    Fábio Mendes

    Carnaval não é apenas sinônimo de folia: muitos aproveitam o feriado para descansar, em um refúgio distante e sossegado. Qual tipo de Carnaval você prefere? Confira os destinos perfeitos para quem adora pular e para quem deseja fugir da folia.

    Por: Fábio Mendesl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/02/2015 lAcessos: 15
    Noivos de Fresco

    O tema viagens pode ser um dos temas do seu Casamento! Descubra as nossas dicas para decorar e escolher a sua viagem de lua-de-mel, com o Noivos de Fresco!

    Por: Noivos de Frescol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 04/02/2015
    Francisco Castro

    A vida das pessoas pode ser caracterizada por meio de vários aspectos, cada um exercendo a sua função de proporcionar para cada pessoa um viver mais feliz, mais alegre, mais saudável, mais digno e o menos vulnerável possível.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 28/01/2012 lAcessos: 74
    Francisco Castro

    A moradia constitui-se como a principal condição para que uma pessoa possa desfrutar de bem estar, de tranqüilidade, paz e privacidade.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/12/2011 lAcessos: 102
    Francisco Castro

    A economia, as pessoas e a própria vida das pessoas estão repletas de números. Tudo se mede por meio de números. Assim, se a pessoa é mais pobre ou mais rica e descrita por meio do valor da renda ou da riqueza que se mede com números.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 17/12/2011 lAcessos: 91
    Francisco Castro

    Os investimentos públicos, os incentivos fiscais, as facilitações e a desburocratização devem ser focados no ser humano. É necessário que todas essas ações tenham como objetivos primordiais facilitar as pessoas poderem viver melhor. Os resultados de medidas como o PIB, entre muitos outros, devem espelhar a vida das pessoas.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 14/12/2011 lAcessos: 42
    Francisco Castro

    Será que está perto do prefeito ou dos secretários compensa os custos administrativos e políticos de um município? Será que não seria mais eficiente ter menos municípios e os recursos deixados de ser gastos com a estrutura do poder municipal ser investidos nos atendimentos às necessidades da população?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Polítical 09/12/2011 lAcessos: 62
    Francisco Castro

    Desde há muito tempo que o povo brasileiro, principalmente os mais pobres e mais carentes, sofre por falta de atendimento nas suas demandas mais elementares, tais como alimentação, educação, saneamento e muito outros. O sofrimento dessas pessoas é indescritível, só não é maior porque elas são acostumadas a sofrerem privações dos mais diferentes tipos e humilhações que passam a fazer parte do cotidiano.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 03/12/2011 lAcessos: 56
    Francisco Castro

    O Brasil tem remuneração do trabalho em termos do PIB igual, superior ou inferior ao praticado pelos principais países do mundo? No Brasil, a participação da remuneração do trabalho em relação ao PIB tem aumentado ou diminuído ao longo do tempo?

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 27/11/2011 lAcessos: 84
    Francisco Castro

    O ano de 2009 foi cruel para a grande maioria dos países, o Brasil não ficou imune, mas muitas nações padeceram muito mais do que o povo brasileiro. Isso, evidentemente, não foi virtude somente de um governo, mas de solidez institucional da nossa economia com a utilização de mecanismos adequados que fizeram o Brasil muito mais forte, do ponto de vista econômico, do que vários países considerados ricos, os chamados do primeiro mundo ou desenvolvidos.

    Por: Francisco Castrol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 24/11/2011 lAcessos: 61

    Comments on this article

    -4
    jjjjjjjjjjjjjjjjj 16/09/2011
    valeu isso me ajudou pra caramba mano
    3
    eduardo 09/09/2011
    boa materia adorei me ajudou muito para meu trabalho sobre a importância de Brasília
    -9
    Mario 01/09/2010
    ARROP QUE ADREM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    -10
    Mario 01/09/2010
    que PORRA é essa
    -9
    Carine 04/08/2010
    Vei se vc for viajar para a Bahia prefira ir a Ilhéus por que lá é muito fantástico!
    A mãe da amiga de minha filha foi para lá!
    Disse ser muito linda que nunca viu uma cidade tão bonita!
    Que lá tem as melhores prais do Brasil inteirinho!
    Vão para lá que eu também fui é lindaaaaa!
    Bjs e abraços para todos que forem!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast