Se adaptando a uma nova Cultura

Publicado em: 19/12/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 49 |

As diferenças culturais podem ser um grande desafio para adaptação ou interação com o meio. E, em alguns casos, podem até ser responsáveis por gerar conflitos. Quem vive no Velho Continente, ou está simplesmente a fazer turismo Europa, sabe muito bem dos desafios que deve enfrentar durante o processo de adaptação a uma nova realidade.

No caso da cultura britânica, alguns hábitos - como, por exemplo: dirigir o carro no lado direito, falar constantemente sobre o tempo, tomar chá - podem até fazer com que as diferenças pareçam maiores do que realmente são.

Existem também as diferenças políticas que fazem com que, muitas vezes, o brasileiro não entenda o papel que a Família Real exerce na vida dos britânicos. Se para alguns ela é apenas um resquício do que ficou da era do Império Britânico, para os seus defensores, representa o fator de equilíbrio e de manutenção da unidade.

Nas relações pessoais também é possível perceber grandes diferenças: enquanto o brasileiro tem um temperamento vibrante e efusivo logo no primeiro encontro, o inglês é, em geral, reservado.

Como em qualquer relação, há vantagens e desvantagens nos dois lados: enquanto um turista pode sentir-se mais rapidamente à vontade quando chega a um lugar onde as pessoas parecem sempre felizes e acolhedoras, também é verdade que este temperamento não é garantia de amizades sinceras e duradouras. Conquistar a confiança e a intimidade de um inglês pode ser uma tarefa bem mais demorada, ao contrário da tendência do brasileiro de já abrir toda a sua vida logo no primeiro encontro. Mas também, é lógico, que uma amizade construída com mais cuidado e paciência tem mais chances de se transformar em uma relação mais sólida.

Na relação com os ingleses também pesa muito a questão do compromisso. Em Londres, percebe-se que respeitar este traço cultural dos ingleses pode fazer muita diferença para se ter uma adaptação bem sucedida, ou não.

Se você pensar bem, com o clima frio que toma conta do país a maior parte do ano, não pega bem marcar um encontro na rua e deixar uma pessoa esperando por um resfriado - por mais agasalhado que se esteja.

Não é muito fora do comum encontrar brasileiros que passam o tempo reclamando dos ingleses por serem tão formais,  chatos, por gostar de  roupas cinzas e escuras, por não ter jogo de cintura. Alguns chegam até a ter a ilusão de que podem mudar isso. Em alguns casos, pontos negaticos, como o famoso jeitinho brasileiro, são exaltados como se fossem virtudes que os ingleses deveriam adquirir.

No fundo, se você está vivendo no país onde é estrangeiro, a melhor forma de aproveitar tudo o que o lugar, sua gente e a sua cultura, têm a oferecer, é tentar entender e respeitar as diferenças. Até porque se alguém tiver que mudar para se adaptar, não vai ser o local, mas você, o imigrante. Adaptar-se à uma nova realidade cultural não significa abrir mão da própria identidade, mas simplesmente tornar a vida mais confortável e mais rica através da aceitação das diferenças.

Como turista, ou morador, uma das dicas de viagem mais importante: a sua vida, ou passeio por países e culturas diversas da sua, é bem mais confortável quando os preconceitos e o medo do diferente ficam fora dos seus itens de viagem.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/dicas-de-viagem-artigos/se-adaptando-a-uma-nova-cultura-6364375.html

    Palavras-chave do artigo:

    londres

    ,

    brasileiros em londres

    ,

    londres para brasileiros

    Comentar sobre o artigo

    Romulo José Ferraz

    Esta é uma história verídica de uma família que veio de Mina Gerais para uma aventura no Rio Arinos (Porto dos Gauchos)norte de Mato Grosso com finalidade de criar rais. Isso foi num passado distânte ainda na década de 50 em que foram a oitava família a chegar numa abertura na beira do Rio Arinos sendo que o vizinho mais próximo estava a 500 quilômetros ao sul

    Por: Romulo José Ferrazl Literatural 27/05/2009 lAcessos: 2,254 lComentário: 7

    Pesquisa conduzida pelo site TripAdvisor colocou a capital britânica em penúltimo lugar em termos de simpatia, ficando atrás apenas de Moscou. E Londres - principal cidade do Reino Unido - não ficou melhor colocada nos outros quesitos como segurança, limpeza e preço. Segundo o site, a pesquisa ouviu opiniões de 75 mil usuários no mês passado. Mas, a pergunta que não quer calar: será que Londres é tudo isso mesmo?

    Por: Milenna Pessôal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/12/2012 lAcessos: 43

    Muitos pais acreditam que investir na educação de seus filhos inclui pagar um curso de inglês. Quem pode gastar um pouco mais paga um curso na Inglaterra, por exemplo. A cidade de Londres concentra muitos cursos de inglês, incluindo o British Study Centers.

    Por: Hugo Tavaresl Educação> Línguasl 06/11/2012 lAcessos: 63

    Publicitário criou primeira televisão online dedicada para os brasileiros que moram em Londres, ou fazem turismo pela Europa

    Por: Milenna Pessôal Press Releasel 29/01/2013 lAcessos: 14

    Londres, Paris e Barcelona são apenas alguns exemplos de cidades que têm no turismo uma das suas principais fontes de receita. No entanto, esses destinos - bem como outras cidades européias - acabam por competir entre si. E cada uma, a seu modo, tenta parecer mais atraente para os seus pretendentes: os turistas.

    Por: Milenna Pessôal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 19/12/2012 lAcessos: 35
    Karen Reis

    O mercado de jogos digitais, também conhecido como mercado de games tem crescido de forma acelerada no país do futebol. Nas últimas décadas é apontado como o setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e comunicação, conquistando os quatro cantos do planeta. Segundo o IBOPE, de cada 13 brasileiros, 10 jogam em computadores. O setor movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e a maior concentração, cerca 35% de empresas de jogos independentes (Indie Games) estão na Capital Paulista...

    Por: Karen Reisl Tecnologia> Jogosl 03/09/2012 lAcessos: 65

    Na semana passada , na segunda-feira houve uma recepcao no O Navio-Escola "Brasil" onde jantar foi preparado pelos tripulantes do Navio. A festa foi muito bem organizada por Senhora Nelsa, que ate os ultimos instantes se preocupada com a banda que nao poderia tocar em um volume alto depois de 21:00 , a pedido da Tower of London, que se encontrava no lado oposto do rio de onde o Navio estava ancacorado. Os convidados incluiram representantes oficiais do Reino Unido e do Brasil , especialmente da embaixada e consulado.

    Por: Lucianal Notícias & Sociedadel 10/11/2009 lAcessos: 270

    Infelizmente , de acordo com as estatisticas do governo britanico , o Reino UNido ainda nao saiu da recessao e certamente essa situacao esta contribuindo para as mudancas que foram introduzidas nos ultimos meses.

    Por: Lucianal Finanças> Finanças Pessoaisl 02/05/2010 lAcessos: 58
    RICHARD E. S. D'AVILA

    Esta obra aborda a idéia da inversão da sociedade atual, onde depois depois de sua leitura, ou frente a suas reflexões tendemos a enchergar nossa crise de identidade.Nossa "Deusa" publicidade se encarrega de seduzir corpos e almas em nome de um sistema econômico o capitalismo, que em sua sede desmedida torna-se globalização, do desesperol.

    Por: RICHARD E. S. D'AVILAl Educaçãol 27/06/2010 lAcessos: 737
    Marcelo Castilho

    Em várias cidades no mundo como, por exemplo, Boston, Londres, Estocolmo, Filadélfia, Barcelona e Nova Iorque, estão envolvendo toda a sociedade para a construção do conceito de Cidades Inteligentes (do inglês, Smart Cities). É um conceito muito amplo que vai além do que simplesmente disponibilizar conexão à internet grátis para toda uma cidade, como alguns pensam. Parte do princípio de que o cidadão é o foco, o que na linguagem empresarial chamaríamos de core.

    Por: Marcelo Castilhol Notícias & Sociedade> Polítical 27/11/2014 lAcessos: 27

    Você sabe a melhor hora de comprar sua mala de viagem, onde você realmente consegue fazer um bom negócio ?

    Por: michel airportl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 18/12/2014

    Descubra porque a organização de uma festa de final de ano é tão importante.

    Por: Five Starl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/11/2014

    Quem nunca sonhou em uma super festa de Reveillón? Passar a virada de ano numa cidade como Miami, pode ser igual a estar em um filme do cinema. Será?

    Por: Five Starl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/11/2014
    Kyoodai

    Califórnia destaca-se por proporcionar uma das férias mais populares nos EUA e os dados dizem porquê. 54% da população do país vive num raio de 50 quilômetros da orla costeira, e mais pessoas estão se mudando para áreas costeiras a cada dia. É por isso que está dica de viagem para Califórnia e suas praias foi pensada para ajudar os milhares de viajantes em que buscam um bom lugar para passar suas férias.

    Por: Kyoodail Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/11/2014

    Miami é uma cidade muito turística e isso não é novidade para ninguém. Agora, você sabia que o réveillon em Miami é um dos mais badalados do mundo?

    Por: Five Starl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 19/11/2014

    Campos dos Goytacazes, devido a sua importância econômica e expansão territorial, é uma mesorregião que ocupa boa parte do norte fluminense. Ocupa uma área média de 4 026,696 Km² e possui quinze distritos, entre eles: Goitacazes, Morro do Coco, Santo Eduardo e Guarus (antes Guarulhos, anexada em 1967). Segundo dados do IBGE, a população campista estimada para 2014 é de 480.648 habitantes.

    Por: GuiaCamposRJl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 14/11/2014

    O portal web Turismo Canto a Canto escolheu as estâncias Turísticas de Itu e Salto como destino de informação turística.  As duas cidades, que  já  foram unidas desde séc. XVII, apresentam características singulares e oferecem ao turista mais exigente completos serviços e atrativos.  Nelas encontramos parques geológicos, diversos pontos pontos turísticos históricos representados em suas fazendas, igrejas, praças, museus, antiquários. http://www.turismoitusalto.com.br

    Por: IDEASl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/11/2014

    Instruindo os clientes de hotéis ou pousadas a obterem um melhor preço para sua hospedagem.

    Por: Pousada e Restaurante Iracemarl Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 10/11/2014 lAcessos: 14

    Comparador de Preço utiliza modelo europeu para auxiliar os consumidores na hora de tomar decisões online

    Por: Milenna Pessôal Press Releasel 02/04/2013 lAcessos: 31

    Publicitário criou primeira televisão online dedicada para os brasileiros que moram em Londres, ou fazem turismo pela Europa

    Por: Milenna Pessôal Press Releasel 29/01/2013 lAcessos: 14

    Pesquisa conduzida pelo site TripAdvisor colocou a capital britânica em penúltimo lugar em termos de simpatia, ficando atrás apenas de Moscou. E Londres - principal cidade do Reino Unido - não ficou melhor colocada nos outros quesitos como segurança, limpeza e preço. Segundo o site, a pesquisa ouviu opiniões de 75 mil usuários no mês passado. Mas, a pergunta que não quer calar: será que Londres é tudo isso mesmo?

    Por: Milenna Pessôal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/12/2012 lAcessos: 43

    Londres, Paris e Barcelona são apenas alguns exemplos de cidades que têm no turismo uma das suas principais fontes de receita. No entanto, esses destinos - bem como outras cidades européias - acabam por competir entre si. E cada uma, a seu modo, tenta parecer mais atraente para os seus pretendentes: os turistas.

    Por: Milenna Pessôal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 19/12/2012 lAcessos: 35

    Após economizar o ano todo, finalmente chegou a hora de realizar o sonho do carro novo. No entanto, a alta no preço de seguro de carros se tornou um problema que pode arruinar seu final de ano? Antes de começar a procurar por carros com seguro barato, confira algumas dicas de como economizar na hora de escolher seguros de carros.

    Por: Milenna Pessôal Finanças> Segurol 18/12/2012 lAcessos: 50
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast