A Jurisprudencia cria direito ?

Publicado em: 22/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,347 |

Quanto ao Direito anglo-saxão não há a menor dúvida.

Nos ordenamentos filiados à tradição romano-germânica há quem reconheça o seu papel formador do Direito e quem o rejeite.

 

Os que admitem alegam que as transformações sociais exigem um pronunciamento judicial sobre assuntos que eventualmente não se encontram na lei. O juiz, impossibilitado de alegar a lacuna da lei para furtar-se à decisão, constrói através de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, regras para os casos concretos que lhe são propostos. Em inúmeros casos os tribunais acabaram criando um Direito novo, embora aparentemente tenham se limitado a aplicar as leis existentes.

 

Art 8o. CLT

"As autoridades administrativas e a justiça do trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, ..."

 

Os que negam sustentam que o juiz é um mero intérprete da lei. Em verdade, ao dar certa conotação a um artigo de lei interpretando-o restritiva ou extensivamente, está apenas aplicando o Direito positivado.

 

Exemplos de jurisprudência transformada em lei:

1. Pensão alimentícia, que era devida apenas após o trânsito em julgado e hoje em dia é devida desde a citação (alimentos provisórios)

2. Os direitos da concubina, já reconhecidos pela jurisprudência com base na sociedade de fato, agora estão contemplados em lei.

 

Obs: Nos Estados de Direito codificado, a jurisprudência apenas orienta e informa, possuindo autoridade científica sem, no entanto, vincular os tribunais ou juizes de instância inferior.

Jurisprudência x Precedentes

 

Reserva-se o termo jurisprudência para as decisões dos tribunais e "precedentes" para as decisões de juízes de primeiro grau.

 

As divergências jurisprudenciais comprometem o Direito?

 

Segundo Miguel Reale, "... as divergências que surgem entre as sentenças, relativas às mesmas questões de fato e de direito, longe de revelarem a fragilidade da jurisprudência, demonstram que o ato de  julgar não se reduz a uma atitude passiva, diante dos textos legais, mas implica notável margem de poder criador."

 

 

5. Direito Comparado

Ao confrontar ordenamentos jurídicos vigentes em diversos povos, o Direito Comparado "aponta-lhes as semelhanças e as diferenças, procurando elaborar sínteses conceituais e preparar o caminho para unificação de certos setores do Direito" (Wilson de Souza Campos Batalha)

 

É expressamente indicado como fonte do Direito pelo art. 8º da CLT.

 

Mais informaçao e detalhes aqui : video aula de direito e curso de direito.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/a-jurisprudencia-cria-direito-3710846.html

    Palavras-chave do artigo:

    video aula de direito

    ,

    aula de direito

    ,

    curso de direito

    Comentar sobre o artigo

    Veja aqui os 10 tipos de direito e suas definiçoes.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 22/11/2010 lAcessos: 14,489

    A Arbitrariedade é conduta antijurídica praticada por órgãos da administração pública e violadora de formas do Direito.

    Por: samuell Direitol 23/11/2010 lAcessos: 3,091

    Veja esta materia super importante sobre tridimensionalidade do direito.

    Por: samuell Direitol 18/11/2010 lAcessos: 385
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,876

    Veja mais 12 tipos de direitos e suas definiçoes aqui.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 22/11/2010 lAcessos: 288

    Veja aqui um breve resumo sobre este importante assunto de nosso Estado Brasileiro.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 24/11/2010 lAcessos: 3,263
    EVILAZIO RIBEIRO

    ConceitoProva é todo elemento trazido ao processo, pelo juiz ou pelas partes, destinado a comprovar a realidade de um fato, a existência de algo ou a veracidade de uma afirmação.

    Por: EVILAZIO RIBEIROl Direito> Legislaçãol 14/12/2010 lAcessos: 92

    Este artigo apresenta o curso de formação de professores nas tecnologias de linguagens audiovisuais produzido pela SEED/MEC e Unirede. Descreve sua organização estrutural, caracteriza as edições, evidencia os desafios e avanços a cada edição, ressalta os aspectos que redimensionaram o curso visando atender às diferenças regionais e pontua os ganhos dos professores cursistas no processo de formação.

    Por: Maria Amabia Viana Gomesl Educação> Educação Onlinel 10/09/2010 lAcessos: 871 lComentário: 2
    Mathias Gonzalez

    Na busca de uma solução eficaz aos desafios propostos pela atual sociedade às organizações educacionais, surge a revalorização das modalidades de educação semi-presencial e a distância. Estas modalidades educativas começam a se desenvolver em sua terceira geração, onde os recursos das mídias tradicionais - texto, áudio e vídeo – são potencializados a partir de sua fusão na internet.

    Por: Mathias Gonzalezl Educação> Educação Onlinel 09/11/2009 lAcessos: 1,024

    Um breve sobre Conciliação. Com o escopo de reduzir o número de demandas judiciais surge a idéia da participação de órgãos extrajudiciais nas soluções das lides. Propõe-se comissão negociação prévia.

    Por: samuell Direitol 02/12/2009 lAcessos: 410

    Com base no ordenamento jurídico compreendido no Código Civil de 2002, através do artigo 1888 e seguintes, o testamento marítimo é feito de forma especial, sendo utilizado em situações de emergência: em viagem, a bordo de navio mercantil, pode testar perante o comandante, na presença de duas testemunhas, por forma que corresponda ao testamento público ou ao testamento cerrado.

    Por: sherika nonatol Direitol 16/11/2014

    O presente trabalho trata da possibilidade de reconhecimento jurídico das entidades familiares que surgiram após a Constituição Federal de 1988.

    Por: Jaianel Direitol 15/11/2014

    Quando uma empresa entra em falência, isto é, não possui mais formas ou bens de pagar suas dívidas a seus credores, ela entrará em estado de falência decretado pela justiça.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 14/11/2014

    Embora não seja um tema muito explorado, há leis que asseguram o direito de pessoas idosas à alimentação. O idoso tem esse direito resguardado pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso, e ele poderá exigir esse encargo dos seus parentes. Contudo, se os familiares não tiverem condições de tomar essa responsabilidade, o Estado assumirá para si a obrigação alimentar o idoso, como esta previsto em lei.

    Por: Camila Ferreira Rossetil Direitol 14/11/2014
    Caroline Ferreira

    No ordenamento jurídico trabalhista o funcionário, em regra, é protegido por se tratar da parte hipossuficiente da relação. No caso de acidentes de trabalho existem uma série de medidas imediatas que resguardam os direitos do acidentado, mas existem também controvérsias sobre como deve ser tratado o acidente de trajeto. O presente artigo tem como objetivo a análise das teorias acerca da responsabilidade civil do empregador por acidente do trabalho de trajeto ("in itinere").

    Por: Caroline Ferreiral Direitol 13/11/2014

    Com o rompimento dos laços afetivos e, consequentemente, do vínculo conjugal, muitas vezes pode ocorrer um desequilíbrio socioeconômico. Com o intuito de restabelecer o equilíbrio financeiro e social, surgem os alimentos compensatórios.

    Por: Débora Stimamigliol Direitol 13/11/2014
    KELI PAVI

    A caracterização da visita íntima como direito fundamental do preso Sendo um dos problemas mais discutidos hoje no direito penitenciário, a visita íntima ou conjugal ainda não está regulamentada em lei, o que não significa que ela deve ser restringida, pois esse direito se apoia principalmente no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais.

    Por: KELI PAVIl Direitol 12/11/2014

    O presente trabalho é um estudo criterioso acerca da lei de alienação parental. Resumidamente, ocorre alienação parental quando um dos genitores incute na mente do filho ideias depreciativas a respeito do outro genitor, aproveitando-se da dificuldade acerca da percepção da realidade, buscando turbar a formação da percepção social da criança ou do adolescente. A lei de alienação parental foi instituída pela Lei nº 12.318/2010. Contudo, anteriormente ao seu advento, a alienação parental já era rec

    Por: Ana Paula Kapplerl Direitol 11/11/2014 lAcessos: 12

    Veja o resumo da distinçao das funçoes do poder em nosso Brasil.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 24/11/2010 lAcessos: 533

    Forma de governo veja o resumo desta materia importante de nosso Pais.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 24/11/2010 lAcessos: 871

    Veja aqui um breve resumo sobre este importante assunto de nosso Estado Brasileiro.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 24/11/2010 lAcessos: 3,263

    Veja mais 12 tipos de direitos e suas definiçoes aqui.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 22/11/2010 lAcessos: 288

    Veja aqui os 10 tipos de direito e suas definiçoes.

    Por: Conhecimento a todos.l Direitol 22/11/2010 lAcessos: 14,489

    Os celulares avançados pode ser uma grande ferramenta para os web blog veja.

    Por: Conhecimento a todos.l Tecnologia> Telefonia e Celularl 22/10/2010 lAcessos: 86

    O iphone esta bem inovado ate mesmo seu carregador é atraves do ambito solar.

    Por: Conhecimento a todos.l Tecnologia> Telefonia e Celularl 22/10/2010 lAcessos: 277

    Os fones de ouvido do iphone sao excelentes e com otima qualidade.

    Por: Conhecimento a todos.l Tecnologia> Telefonia e Celularl 22/10/2010 lAcessos: 163
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast