Classificação Dos Alimentos:

Publicado em: 01/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,123 |

Classificação dos Alimentos:

 

1.      Quanto à natureza:

 

1.1.  Naturais:

   São os que chamamos de alimentos necessários, se restringe a suprir as necessidades primárias da vida. Exemplo: Alimentos como arroz e feijão, vestuário e etc.

 

1.2.  Civil:

   Esses são os alimentos que visam manter o status familiar, sendo ele uma manutenção da condição social de quem precisa de alimentos.

 

 

 

2.      Quanto à causa jurídica:

 

2.1.  Legal:

    Esses são os alimentos fixados na lei, sendo essa regulamentação quanto às pessoas que podem pleitear e aquelas que serão obrigadas a prestar.

    Essa lei é regulamentada pelo Direito de Família.

    Caso o devedor dos alimentos descumpra com a sua obrigação, poderá ser   gerada a sua prisão.

 

2.2.  Voluntário:

   São próprios da vontade das partes, a lei não os cria e não os regula.

 

2.3.   Indenizatório:

   São gerados devido a um ato ilícito praticado por alguém, provenientes da responsabilidade civil. È o dever de indenizar a título de alimentos.

 

 

3.      Quanto a finalidade:

 

3.1.  Provisional:

   São proferidos em sede de liminar, dentro de uma ação cautelar, são indispensáveis aqui as provas dos requisitos das cautelares, são elas: “Fumus boni júris” e “Periculum in mora”.

 

3.2.   Provisórios:

   São fixados em sede de liminar, contudo, dentro de uma ação de alimentos. Tratando-se de decisão interlocutória.

 

3.3.  Definitivo:

   São os alimentos fixados em sentença de mérito, onde é fixado o dever do réu em pagar alimentos.

 

 

 

 

4.      Quanto ao Momento:

 

4.1.  Pretérito:

   Esses alimentos são proibidos no Brasil, pois pleiteiam direitos alimentares anteriores à distribuição da ação.

 

4.2.  Atuais:

   São pleiteados na inicial, com o objetivo de serem fixados em favor do autor. Tem seu término com a fixação dos alimentos futuros dentro da mesma ação.

 

4.3.  Futuros:

   São provenientes da sentença de mérito, possui efeito “ex tunc” em razão dos alimentos atuais e, “ex nunc” em razão das características desses alimentos.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/classificacao-dos-alimentos-1528563.html

    Palavras-chave do artigo:

    classificacao dos alimentos

    ,

    naturais

    ,

    civis

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem por objetivo a apreensão conceitual e das características da relação alimentar na sistemática do Código Civil e propõe uma breve análise do novo panorama de prestação de alimentos que encontrou previsão legal muito recentemente com a edição da Lei 11.804/08 que disciplina os alimentos gravídicos e a forma como ele será exercido.

    Por: rogeriol Direito> Doutrinal 09/06/2011 lAcessos: 1,924

    O presente trabalho trata de detalhar questões pertinentes aos alimentos devidos em Direito de Família.

    Por: Diego Henrique Caniceirol Direito> Doutrinal 06/06/2011 lAcessos: 1,490

    As circunstancias provocadas pelas secas no semi-árido nordestino assumiram, ao longo da história, um caráter inevitável que levou a doção de uma política voltada para a construção de reservatórios hídricos na tentativa de mitigar os efeitos da estiagem. No entanto, a construção de um grande numero de reservatórios elaborada de maneira aleatória, sem observar seu enquadramento nas condições na dinâmica hídrica nem em sua capacidade de suporte, aliada a uma ocupação motivada pela oferta de água.

    Por: DÉBORAH ARAGÃOl Direito> Legislaçãol 20/01/2015
    Fábio Araújo de Holanda Souza

    Este trabalho insurge aspectos introdutórios e gerais do Direito de Família com o fito de tornar a leitura desta temática consubstancial aos princípios arraigados na Constituição não obstante suas peculiaridades culturais e eternas evoluções conceituais inerentes aos paradigmas que surge consoante a dinâmica social.

    Por: Fábio Araújo de Holanda Souzal Direito> Doutrinal 18/04/2011 lAcessos: 3,986
    Elizeu Vieira Moreira

    ...reflete filosoficamente e sociologicamente sobre a necessidade de mudanças na gestão do espaço e da espacialidade urbanos, tendo em vista, o atual estado de crise social e ambiental vivenciada nas cidades, notadamente, naquelas cuja infraestrutura de provimento das necessidades está intimamente relacionada ao processo de estratificação social provocado pelo sociometabolismo do capital...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 531
    Antonio Cunha

    Este artigo tem como objetivo geral o reconhecimento da forma como as políticas públicas culturais (ações, programas e projetos culturais) do governo municipal de Curitiba, entre 1970 e 2004, contemplaram a pluralidade étnica da cidade, sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba. No contexto urbano da cidade de Curitiba, observa-se a inserção das diversas etnias e multiculturalismo visto que a população curitibana apresenta interfaces étnico-culturais e que as políticas pública

    Por: Antonio Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 10/08/2009 lAcessos: 2,234 lComentário: 1

    A importância da água é inestimável sendo observada ao se perceber sua intima relação com a qualidade ambiental e de saúde humana. Por outro lado, é também tida como um recurso ambiental, pois a alteração adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade ambiental. Além disso, a deterioração das condições ótimas dos ambientes aquáticos afeta diretamente a saúde humana e, consequentemente, o bem estar da população.

    Por: DÉBORAH ARAGÃOl Direito> Legislaçãol 20/01/2015

    Atualmente, torna-se incontestável a importância que o Direito Ambiental tem assumido nas relações e nas decisões da sociedade, considerando que a deferência às suas normas, invariavelmente, acarreta na melhoria na qualidade de vida das pessoas, além de possibilitar que as atividades econômicas sejam balizadas no Princípio do Desenvolvimento Sustentável. A água, como bem essencial à sadia qualidade de vida é fundamental à garantia da dignidade da pessoa humana.

    Por: DÉBORAH ARAGÃOl Direito> Legislaçãol 20/01/2015

    A presente pesquisa foi elaborada tendo por objetivo estudar o fenômeno assédio moral nas relações de trabalho educacional em face de sua relevância na sociedade. Desta forma pretende-se conhecer, analisar e compreender este mal que atinge as instituições de ensino, buscando contribuir para o esclarecimento do fenômeno, como preveni-lo e reprimi-lo.

    Por: Arianal Educação> Ensino Superiorl 02/04/2011 lAcessos: 1,287
    Giovanna Santos

    Encontrado em 1967 um importante relatório contendo detalhes sobre um terrível genocídio contra povos indígenas resultam em dizimação de tribos inteiras.

    Por: Giovanna Santosl Direitol 25/02/2015

    Objetivando-se um melhor entendimento da possibilidade de ocorrência deste fenômeno no meio comercial mundial, buscou-se realizar um estudo detalhado sobre a origem do crédito, sua evolução histórica e conceito, as principais espécies de títulos de crédito, características, e princípios fundamentais. Evidenciou-se ainda um foco nos estudos sobre o art. 889 do CC 2002 que instituiu a possibilidade de emissão de títulos de crédito a partir de caracteres criados em computador ou meio equivalente.

    Por: Francisco José Jácome de Melol Direitol 19/02/2015 lAcessos: 13

    No cenário atual diversos protestos, manifestações puderam ser vistos nas ruas, inicialmente contra o aumento das passagens de ônibus, mas, todos sabem que um conjunto de fatores desencadeou esse protesto em que parte da pauta das manifestações é um resultado das políticas do governo na ultima década.

    Por: Gleidson Mateus de Melol Direitol 16/02/2015
    Natal Moro Frigi Frigi

    A indicada contribuição fora instituída pela Lei Complementar nº 110/2001, art. 1º, com a finalidade de remunerar os expurgos inflacionários dos Planos Collor e Verão, onde a multa sobre o saldo acumulado do FGTS que era de 40% passou a ser de 50%, todavia, o trabalhador continua recebendo os mesmo valor, pois o aumento (10%) ficaria para a União Federal com o objeto de  remunerar as correção indicadas.

    Por: Natal Moro Frigi Frigil Direitol 14/02/2015

    Eventualmente, verifica-se a necessidade de se obter determinados documentos ou até mesmo informações nos órgãos públicos, contudo, na grande maioria dos casos a tentativa é frustrada em virtude de tanta burocracia. Ocorre que, o acesso a essas informações é direito constitucional do cidadão e o presente artigo se presta, justamente, a conferir mecanismos para que esse garantia seja cumprida.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 21

    O presente artigo visa fornecer subsídios e elementos suficientes para que os proprietários revendedores de combustíveis possam reverter as multas aplicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP apenas com uma pequena mudança na rotina de seus estabelecimentos.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 16

    Diante do exposto, é possível observar que a adequação das peculiaridades técnicas do meio envolvido às normas jurídicas proporcionará maior confiança na contratação virtual e contribuirá para a evolução das relações contratuais.

    Por: Natália Paz de Lyral Direitol 14/01/2015 lAcessos: 17

    Trata-se, pois, imprescindível a adoção de sistemas de criptografia que garantam a autenticidade, integridade, tempestividade e perenidade do documento. Desta forma, os contratos eletrônicos terão eficácia probatória contra terceiros. No caso de dúvida quanto à autenticidade e integridade, o contrato não será considerado inválido ou inexistente, mas poderá vir a ser comprovado em juízo por qualquer meio de prova admitido.

    Por: Natália Paz de Lyral Direitol 14/01/2015 lAcessos: 15

    No Brasil há um projeto de lei que tenta regular a união civil de pessoas do mesmo sexo, e mesmo que não se tenha ainda uma lei específica sobre esse asunto, já há jurisprudências a favor e principalmente uma Instrução Normativa INSS/DC nº 25 que estabelece a pensão por morte e com isso também auxílio-reclusão para uniões homoafetivas.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 01/12/2010 lAcessos: 957

    Testamentos especiais: Artigo 1.886 do Código civil, São testamentos especiais: I - o marítimo; II - o aeronáutico; III - o militar. Codicilo não é testamento, é em resumo a última vontade do testador.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 10/06/2010 lAcessos: 695

    Da Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal O Brasil ingressou nos rol dos países divorcistas, com a Emenda Constitucional 19 de 1977, onde passou a admitir a dissolução do vínculo matrimonial. Art. 1571 do Código Civil. A sociedade conjugal termina: I- pela morte de um dos conjugues; II- pela nulidade ou anulação do casamento; III- pela separação judicial; IV- pelo divorcio.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 01/12/2009 lAcessos: 1,235
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast