Classificação Dos Alimentos:

Publicado em: 01/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 3,099 |

Classificação dos Alimentos:

 

1.      Quanto à natureza:

 

1.1.  Naturais:

   São os que chamamos de alimentos necessários, se restringe a suprir as necessidades primárias da vida. Exemplo: Alimentos como arroz e feijão, vestuário e etc.

 

1.2.  Civil:

   Esses são os alimentos que visam manter o status familiar, sendo ele uma manutenção da condição social de quem precisa de alimentos.

 

 

 

2.      Quanto à causa jurídica:

 

2.1.  Legal:

    Esses são os alimentos fixados na lei, sendo essa regulamentação quanto às pessoas que podem pleitear e aquelas que serão obrigadas a prestar.

    Essa lei é regulamentada pelo Direito de Família.

    Caso o devedor dos alimentos descumpra com a sua obrigação, poderá ser   gerada a sua prisão.

 

2.2.  Voluntário:

   São próprios da vontade das partes, a lei não os cria e não os regula.

 

2.3.   Indenizatório:

   São gerados devido a um ato ilícito praticado por alguém, provenientes da responsabilidade civil. È o dever de indenizar a título de alimentos.

 

 

3.      Quanto a finalidade:

 

3.1.  Provisional:

   São proferidos em sede de liminar, dentro de uma ação cautelar, são indispensáveis aqui as provas dos requisitos das cautelares, são elas: “Fumus boni júris” e “Periculum in mora”.

 

3.2.   Provisórios:

   São fixados em sede de liminar, contudo, dentro de uma ação de alimentos. Tratando-se de decisão interlocutória.

 

3.3.  Definitivo:

   São os alimentos fixados em sentença de mérito, onde é fixado o dever do réu em pagar alimentos.

 

 

 

 

4.      Quanto ao Momento:

 

4.1.  Pretérito:

   Esses alimentos são proibidos no Brasil, pois pleiteiam direitos alimentares anteriores à distribuição da ação.

 

4.2.  Atuais:

   São pleiteados na inicial, com o objetivo de serem fixados em favor do autor. Tem seu término com a fixação dos alimentos futuros dentro da mesma ação.

 

4.3.  Futuros:

   São provenientes da sentença de mérito, possui efeito “ex tunc” em razão dos alimentos atuais e, “ex nunc” em razão das características desses alimentos.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/classificacao-dos-alimentos-1528563.html

    Palavras-chave do artigo:

    classificacao dos alimentos

    ,

    naturais

    ,

    civis

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem por objetivo a apreensão conceitual e das características da relação alimentar na sistemática do Código Civil e propõe uma breve análise do novo panorama de prestação de alimentos que encontrou previsão legal muito recentemente com a edição da Lei 11.804/08 que disciplina os alimentos gravídicos e a forma como ele será exercido.

    Por: rogeriol Direito> Doutrinal 09/06/2011 lAcessos: 1,870

    O presente trabalho trata de detalhar questões pertinentes aos alimentos devidos em Direito de Família.

    Por: Diego Henrique Caniceirol Direito> Doutrinal 06/06/2011 lAcessos: 1,464
    Fábio Araújo de Holanda Souza

    Este trabalho insurge aspectos introdutórios e gerais do Direito de Família com o fito de tornar a leitura desta temática consubstancial aos princípios arraigados na Constituição não obstante suas peculiaridades culturais e eternas evoluções conceituais inerentes aos paradigmas que surge consoante a dinâmica social.

    Por: Fábio Araújo de Holanda Souzal Direito> Doutrinal 18/04/2011 lAcessos: 3,871
    Elizeu Vieira Moreira

    ...reflete filosoficamente e sociologicamente sobre a necessidade de mudanças na gestão do espaço e da espacialidade urbanos, tendo em vista, o atual estado de crise social e ambiental vivenciada nas cidades, notadamente, naquelas cuja infraestrutura de provimento das necessidades está intimamente relacionada ao processo de estratificação social provocado pelo sociometabolismo do capital...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 515
    Antonio Cunha

    Este artigo tem como objetivo geral o reconhecimento da forma como as políticas públicas culturais (ações, programas e projetos culturais) do governo municipal de Curitiba, entre 1970 e 2004, contemplaram a pluralidade étnica da cidade, sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba. No contexto urbano da cidade de Curitiba, observa-se a inserção das diversas etnias e multiculturalismo visto que a população curitibana apresenta interfaces étnico-culturais e que as políticas pública

    Por: Antonio Cunhal Notícias & Sociedade> Polítical 10/08/2009 lAcessos: 2,221 lComentário: 1

    A presente pesquisa foi elaborada tendo por objetivo estudar o fenômeno assédio moral nas relações de trabalho educacional em face de sua relevância na sociedade. Desta forma pretende-se conhecer, analisar e compreender este mal que atinge as instituições de ensino, buscando contribuir para o esclarecimento do fenômeno, como preveni-lo e reprimi-lo.

    Por: Arianal Educação> Ensino Superiorl 02/04/2011 lAcessos: 1,271
    Adriano Martins Pinheiro

    Segundo o artigo 966 do Código Civil: "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços."

    Por: Adriano Martins Pinheirol Direito> Doutrinal 20/10/2009 lAcessos: 20,997 lComentário: 1

    Com base no ordenamento jurídico compreendido no Código Civil de 2002, através do artigo 1888 e seguintes, o testamento marítimo é feito de forma especial, sendo utilizado em situações de emergência: em viagem, a bordo de navio mercantil, pode testar perante o comandante, na presença de duas testemunhas, por forma que corresponda ao testamento público ou ao testamento cerrado.

    Por: sherika nonatol Direitol 16/11/2014

    O presente trabalho trata da possibilidade de reconhecimento jurídico das entidades familiares que surgiram após a Constituição Federal de 1988.

    Por: Jaianel Direitol 15/11/2014

    Quando uma empresa entra em falência, isto é, não possui mais formas ou bens de pagar suas dívidas a seus credores, ela entrará em estado de falência decretado pela justiça.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 14/11/2014

    Embora não seja um tema muito explorado, há leis que asseguram o direito de pessoas idosas à alimentação. O idoso tem esse direito resguardado pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso, e ele poderá exigir esse encargo dos seus parentes. Contudo, se os familiares não tiverem condições de tomar essa responsabilidade, o Estado assumirá para si a obrigação alimentar o idoso, como esta previsto em lei.

    Por: Camila Ferreira Rossetil Direitol 14/11/2014
    Caroline Ferreira

    No ordenamento jurídico trabalhista o funcionário, em regra, é protegido por se tratar da parte hipossuficiente da relação. No caso de acidentes de trabalho existem uma série de medidas imediatas que resguardam os direitos do acidentado, mas existem também controvérsias sobre como deve ser tratado o acidente de trajeto. O presente artigo tem como objetivo a análise das teorias acerca da responsabilidade civil do empregador por acidente do trabalho de trajeto ("in itinere").

    Por: Caroline Ferreiral Direitol 13/11/2014 lAcessos: 11

    Com o rompimento dos laços afetivos e, consequentemente, do vínculo conjugal, muitas vezes pode ocorrer um desequilíbrio socioeconômico. Com o intuito de restabelecer o equilíbrio financeiro e social, surgem os alimentos compensatórios.

    Por: Débora Stimamigliol Direitol 13/11/2014
    KELI PAVI

    A caracterização da visita íntima como direito fundamental do preso Sendo um dos problemas mais discutidos hoje no direito penitenciário, a visita íntima ou conjugal ainda não está regulamentada em lei, o que não significa que ela deve ser restringida, pois esse direito se apoia principalmente no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais.

    Por: KELI PAVIl Direitol 12/11/2014

    O presente trabalho é um estudo criterioso acerca da lei de alienação parental. Resumidamente, ocorre alienação parental quando um dos genitores incute na mente do filho ideias depreciativas a respeito do outro genitor, aproveitando-se da dificuldade acerca da percepção da realidade, buscando turbar a formação da percepção social da criança ou do adolescente. A lei de alienação parental foi instituída pela Lei nº 12.318/2010. Contudo, anteriormente ao seu advento, a alienação parental já era rec

    Por: Ana Paula Kapplerl Direitol 11/11/2014 lAcessos: 19

    No Brasil há um projeto de lei que tenta regular a união civil de pessoas do mesmo sexo, e mesmo que não se tenha ainda uma lei específica sobre esse asunto, já há jurisprudências a favor e principalmente uma Instrução Normativa INSS/DC nº 25 que estabelece a pensão por morte e com isso também auxílio-reclusão para uniões homoafetivas.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 01/12/2010 lAcessos: 946

    Testamentos especiais: Artigo 1.886 do Código civil, São testamentos especiais: I - o marítimo; II - o aeronáutico; III - o militar. Codicilo não é testamento, é em resumo a última vontade do testador.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 10/06/2010 lAcessos: 684

    Da Dissolução da Sociedade e do Vínculo Conjugal O Brasil ingressou nos rol dos países divorcistas, com a Emenda Constitucional 19 de 1977, onde passou a admitir a dissolução do vínculo matrimonial. Art. 1571 do Código Civil. A sociedade conjugal termina: I- pela morte de um dos conjugues; II- pela nulidade ou anulação do casamento; III- pela separação judicial; IV- pelo divorcio.

    Por: Mariana Milioni Mil-Homens Arantesl Direitol 01/12/2009 lAcessos: 1,207
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast