Codicilo

Publicado em: 07/12/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 2,683 |

CODICILOS

 

A palavra codicilo é de origem latina, era considerada diminutivo de codex , que se traduz por código, pois o testamento era o codex grande, e o codicilo um testamento pequeno. Simplificando, trata-se de um ato de última vontade, para as disposições de pequeno valor.

Dispõe o artigo 1.881 do Código Civil sobre os codicilos:

Toda pessoa capaz de testar poderá, mediante escrito particular seu, datado e assinado, fazer disposições especiais sobre o seu enterro, sobre esmolas de pouca monta a certas determinadas pessoas, ou, indeterminadamente, aos pobres de certo lugar, assim como legar móveis, roupas ou jóias, de pouco valor, de seu uso pessoal.

O que pode perceber é que o codicilo é limitado, restrito, não tem o mesmo alcance do que o testamento, mas ele tem vida própria, pois independe da existência de testamento.

Não se exige muitas formalidades para existência de um codicilo, mas, deve ser inteiramente escrito, datado e assinado pelo disponente, não se exigindo assinatura de testemunhas.

O codicilo pode ser utilizado pelo autor da herança para várias finalidades, dentre elas: fazer disposições sobre o seu enterro, deixar esmolas de pouca monta, reabilitar o indigno, deixar bens móveis, roupas e jóias desde que de pequeno valor. Não pode ter bens imóveis, necessariamente tem que ser móveis, mas que sejam também de pequeno valor.

Existe uma discussão sobre a questão desse pequeno valor, quando que é considerado de pequena monta e esse problema é solucionado pelo contexto social, ou seja, para descobrir quando é de pequeno valor não se leva em conta o valor do patrimônio e sim o do contexto social.

Sobre a revogação de um codicilo preceitua Carlos Roberto Gonçalves:

“A revogação do codicilo pode ser expressa ou tácita. É expressa quando o codicilo é revogado por outro codicilo, ou por outro testamento, com menção à intenção de revogá-lo. É tácita quando se dá pela elaboração de testamento posterior, de qualquer natureza, sem confirmá-lo, ou modificá-lo”.

O codicilo pode, assim, revogar outro codicilo, um testamento também pode revogar um codicilo, mas, no entanto, codicilo não revoga testamento pois, este só pode ser revogado por outro testamento.

Os artigos que dispõem sobre os codicilos são os 1.881 a 1.885 do Código Civil.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

                   GONÇALVES, CARLOS ROBERTO. Direito Civil Brasileiro – volume 07 – Direito das Sucessões. São Paulo: Edição, 2007 – Editora Saraiva.

                   VADE MECUM, Acadêmico de Direito-8ª Edição – Editora Rideel, 2009.

                   VENOSA, SÍLVIO DE SALVO. Direito Civil – volume 07 – Direito das sucessões. São Paulo : Atlas, 2009.

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/codicilo-1549956.html

    Palavras-chave do artigo:

    codicilo

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem por objetivo esclarecer os leitores a respeito do codicilo, que se trata de instituto em que o codicilante poderá deixar a seus herdeiros, bens de pequeno valor, como roupas, jóias e móveis de uso pessoal, desde que esses possuam valor ínfimo.

    Por: PRISCILA FONTANAl Direito> Legislaçãol 24/05/2011 lAcessos: 586
    Derick

    O artigo discorre sobre a necessidade do instituto do codicilo nos dias de hoje, sendo que muitos acreditam este ser inútil considerando-se o fato do testamento poder dispor sobre tudo que o codicilo dispoe.

    Por: Derickl Direito> Doutrinal 13/06/2010 lAcessos: 177

    Estudo sobre finalidades e prática do codicilo na legislação brasileira.

    Por: SILVIO BRANDANI BERTAGNOLIl Direitol 02/12/2009 lAcessos: 521
    tiago luis

    palavra codicilo é de origem latina codex, que significa código, porém, o vocábulo em questão traz em si a idéia de diminutivo. Partindo disso, codicilo seria um diminutivo de código, ou um pequeno escrito.

    Por: tiago luisl Direitol 10/12/2009 lAcessos: 716

    O presente artigo visa apresentar uma breve análise da finalidade e aspectos do codicilo.

    Por: Silvia Sant\' Anna Consiglieril Direitol 03/12/2009 lAcessos: 1,237
    Michele de Souza Calura

    Explicar o que significa o codicilo, qual a sua finalidade e seus requisitos.

    Por: Michele de Souza Calural Direito> Legislaçãol 05/12/2010 lAcessos: 799

    O presente trabalho trata-se do questionamento da omissão do artigo 1881 e seguintes do Código Civil Brasileiro vigente que não menciona critério e nem estipula valor quando diz "pouco valor" ou "pouca monta".

    Por: Camila Fernandesl Direitol 30/11/2009 lAcessos: 324 lComentário: 1

    Codicilo é uma disposição de última vontade do testado, sendo realizado a próprio punho datado e assinado, conforme observado no artigo 1.881 do Código Civil.

    Por: Ederson Junior de Almeidal Direitol 07/12/2009 lAcessos: 372

    Codicilo e uma forma de exteriorização do ato de ultima vontade do autor, no intuito de dispor sobre seus bens de menor valor. O autor terá que fazê-lo por escrito, de forma holográfica, e ao fim devera ser datado e assinado. O instituto foi incluído em nosso ordenamento jurídico, no intuito de facilitar a vontade do autor em deliberar seus bens apos sua morte.

    Por: israell Direitol 07/12/2009 lAcessos: 53

    Trata-se de uma resenha sobre o documentário Ouro Azul - Guerras Mundial das Águas, que mostra a briga dos países para conseguir água, a exploração de empresas na extração da água para comercialização, o custo da água em outros países.

    Por: Sue Hellen Maidanal Direitol 27/10/2014

    Trata-se de uma resenha crítica sobre o livro Estação Carandiru, escrito por Dráuzio Varella.

    Por: Sue Hellen Maidanal Direitol 27/10/2014

    Sabe qual a diferença entre insolvência e falência? Leia o artigo e saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 27/10/2014

    Com o término da faculdade, a dúvida entre advocacia privada e concursos se faz muito presente. Mas qual caminho a seguir? Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 22/10/2014

    Trata-se de um artigo que pretende fornecer breves apontamentos acerca da Escola da Exegese. No início do Século XIX, surgiu a Escola da Exegese em meio ao caos político e social da França revolucionária.

    Por: JOSÉ CARLOS MAIA SALIBA IIl Direitol 21/10/2014

    Sabe o que é advocacia administrativa? Advocacia administrativa é um crime previsto por lei. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 13/10/2014

    O artigo em questão trata do direito que a mulher gestante tem de receber alimentos do pai ou do suposto pai da criança. Será falado das possibilidades e das provas para receber os alimentos.

    Por: Janainal Direitol 13/10/2014

    Objetiva-se averiguar o bloco econômico do Mercosul, fundado por meio do Tratado de Assunção de 1991, desde o seu contexto histórico até os moldes atuais, abordando a estrutura e o funcionamento de seus órgãos bem assim a proteção aos direitos sociais e econômicos e os mecanismos de solução de controvérsias, no âmbito do bloco econômico.

    Por: Cristiane Sampaio Diogol Direitol 10/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast