É comum Bullying no local de trabalho?

Publicado em: 16/09/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 370 |

É comum Bullying no local de trabalho?

 bully-trabalho

Muitas pessoas acreditam que só ocorre Bullying no ambiente escolar entre alunos. Salienta-se que o comportamento de quem pratica Bullying é tão destrutivo a auto-estima do ser humano estando presente não só entre as crianças mas sim, principalmente entre homens e mulheres em seu ambiente de labor.

 O Bullying no local de trabalho é bem semelhante ao que enfrenta as crianças na escola. Ocorre que o Bullying no local de trabalho é um verdadeiro transtorno para o trabalhador.

 A definição de Bullying no ambiente de trabalho é aquele que expõe o trabalhador a um momento de constrangimento fechatório, e principalmente humilhantes, pelo período que está prestando a sua jornada de trabalho.

 Geralmente quem pratica o Bullying são os superiores hierárquicos. É possível observar que os superiores com características de Valentão, praticam o Bullying aos seus subordinados com brincadeiras onde muitas vezes a auto-estima do trabalhador é tão atingida no local de trabalho, que o mesmo desiste do trabalho, em razão de constantemente ter sua dignidade exposta.

 Outrossim, as pessoas que sofrem Bullying no ambiente de trabalho tem as características bastante parecidas com as que sofrem no ambiente escolar.

 Diferente do que acontece em atos de agressão, q muitas vezes não passam de uma atitude única, o Bullying acontece constantemente, criando um padrão taxativo contra a vítima.

 Grande parte das vítimas, sofrem sem se manifestar com medo de perder o emprego, e controversamente a sua própria ideia, acabam por largar o trabalho para dar fim aos constantes abusos.

 Outra característica importante que merece ser tecida algumas considerações, é de que o superior hierárquico, extremamente exigente e severos, exagerando no perfeccionismo, não necessariamente é causadores de Bullying, levando em conta q suas atitudes visam o melhoramento da empresa conseguindo melhores resultados de seus funcionários.

Vale lembrar que a prática do Bullying não ocorre apenas em um ambiente com várias pessoas, expondo obrigatoriamente a ridicularização pública, mas também em situações em que o causador faz individualmente suas agressões verbais no intuito de minimizar o agredido ofendendo e desprezando.

Ainda é importante frisar, que o Bullying no local de trabalho, ma maioria da vezes, é cometida a uma pessoa a qual quem agride tem medo. O agredido, via de regra, passa despercebido por ter seus atos confundidos com criticas costumeiras e pequenos atos.

 As características mais frequentes são normalmente piadas, gritos, isolamento social, xingamento, supervisão excessiva, ridicularização de natureza religiosa, étnica, física ou até mesmo social além de gestos, olhares, risadas, alteração na voz e ameaças.

Quem sofre o Bullying geralmente tem vários campos da sua vida tanto emocional ou física atingida, como por exemplo quando a vitima vai dormir tem dificuldades em razão de se lembrar das agressões sofridas. Outra característica é o alto nível de estres, baixíssima auto-estima, fobias entre outros.

 O Bullying afeta as empresas em vários aspectos sendo primeiro os funcionários não trabalharem em equipe, a baixa produtividade de quem sofre, gastos com processos trabalhistas de perdas e danos, ambiente de trabalho sem qualidade, empregados desmotivados e sem opinião própria, custas com treinamento de novos funcionários, entre outras.

Continue lendo em;

É comum Bullying no local de trabalho?

www.buenoecostanze.adv.br

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/e-comum-bullying-no-local-de-trabalho-5225530.html

    Palavras-chave do artigo:

    comum

    ,

    bully

    ,

    trabalho

    Comentar sobre o artigo

    MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINS

    O bullying no trabalho é uma ação agressiva permeada por uma relação de poder injusta e egoísta, como gestos, palavras, comportamentos e atitudes que atente por sua repetição, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Pode acontecer em qualquer empresa ou ambiente de trabalho, da maior corporação ao menor negócio.

    Por: MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINSl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 27/10/2012 lAcessos: 208

    Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não te

    Por: Mônica, Neiva e Taizel Educação> Educação Infantill 31/03/2012 lAcessos: 162

    O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica sobre a violência escolar, trazemos o conceito de bullying, as consequências dessa violência para a comunidade escolar. Para tanto usamos como referencial teórico autores que retratam esta temática como: Constanatini (2004); Fante (2005); Lopes Neto (2005) Fante e Pedra (2008); Guareschi (2008), Pereira (2009) dentre outros. Apresenta-se uma reflexão sobre a contribuição da família e da escola na minimização deste tipo de violência.

    Por: EURICLÉIA FAGUNDES RAMOSl Educação> Ciêncial 24/11/2011 lAcessos: 685
    MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINS

    Este texto, originário de uma entrevista com alunos, tem como foco o desenvolvimento da temática da agressão entre alunos no ambiente escolar e virtual -o bullying e cyberbullying. O fenômeno Cyberbullying vem se tornando mais constante e presente fora do ambiente escolar acarretando diversas conseqüências físicas e psíquicas, o que é, sem dúvida, prejudicial para a vida de crianças, adolescentes e jovens.

    Por: MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINSl Educação> Educação Infantill 25/03/2012 lAcessos: 434
    marco mammoli

    Para Seyle,o estresse é uma resposta inespecífica que o organismo "desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para a adaptação".O bullying se encaixa com perfeição a essa forma de estresse altamente nocivo.É um comportamento complexo, composto de ações agressivas intencionais,repetitivas,adotadas de maneira individual ou grupal contra um ou mais indivíduos,sem motivação justificável. Levam a lesões físicas,sociais e emocionais causando dor,medo, depressão, entre outras.

    Por: marco mammolil Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/02/2011 lAcessos: 1,466

    Ação chamada Bully é um mau que cresce nas raízes da sociedade, e cria cidadãos obscurecidos pela raiva que levam ou jogam nas pessoas ao seu redor. Este tipo de comportamento é tratado pela sociedade levianamente, levando o tratamento a ser tarde demais quando detectado.

    Por: Rafael Junqueiral Psicologia&Auto-Ajudal 01/11/2009 lAcessos: 1,674
    Joice Lima Santana

    Bullying Na Escola: Diga Não!. Traz uma discussão sobre as possíveis soluções para acabarmos com esse problema na escola.

    Por: Joice Lima Santanal Educação> Educação Infantill 26/01/2011 lAcessos: 1,735 lComentário: 1
    Marcelo Magalhães Gomes

    Artigo extraído do Trabalho de Conclusão de Curso: O bullying e a responsabilidade civil do estabelecimento de ensino privado. Essa monografia foi apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito à Escola de Ciências Jurídicas do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro e aprovada pelo coordenador Prof. José Eduardo Ribeiro de Assis e pelo orientador Prof. Laerte Accioly Redon, em 6 de dezembro de 2010.

    Por: Marcelo Magalhães Gomesl Educaçãol 28/04/2011 lAcessos: 3,051 lComentário: 1
    Elisângela da Silva Pereira

    Este texto trata sobre Bullying e Assédio Moral nas empresas e orienta para como evitar a existência deles.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Gestãol 19/05/2014 lAcessos: 25

    Com base no ordenamento jurídico compreendido no Código Civil de 2002, através do artigo 1888 e seguintes, o testamento marítimo é feito de forma especial, sendo utilizado em situações de emergência: em viagem, a bordo de navio mercantil, pode testar perante o comandante, na presença de duas testemunhas, por forma que corresponda ao testamento público ou ao testamento cerrado.

    Por: sherika nonatol Direitol 16/11/2014

    O presente trabalho trata da possibilidade de reconhecimento jurídico das entidades familiares que surgiram após a Constituição Federal de 1988.

    Por: Jaianel Direitol 15/11/2014

    Quando uma empresa entra em falência, isto é, não possui mais formas ou bens de pagar suas dívidas a seus credores, ela entrará em estado de falência decretado pela justiça.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 14/11/2014

    Embora não seja um tema muito explorado, há leis que asseguram o direito de pessoas idosas à alimentação. O idoso tem esse direito resguardado pela Constituição e pelo Estatuto do Idoso, e ele poderá exigir esse encargo dos seus parentes. Contudo, se os familiares não tiverem condições de tomar essa responsabilidade, o Estado assumirá para si a obrigação alimentar o idoso, como esta previsto em lei.

    Por: Camila Ferreira Rossetil Direitol 14/11/2014
    Caroline Ferreira

    No ordenamento jurídico trabalhista o funcionário, em regra, é protegido por se tratar da parte hipossuficiente da relação. No caso de acidentes de trabalho existem uma série de medidas imediatas que resguardam os direitos do acidentado, mas existem também controvérsias sobre como deve ser tratado o acidente de trajeto. O presente artigo tem como objetivo a análise das teorias acerca da responsabilidade civil do empregador por acidente do trabalho de trajeto ("in itinere").

    Por: Caroline Ferreiral Direitol 13/11/2014

    Com o rompimento dos laços afetivos e, consequentemente, do vínculo conjugal, muitas vezes pode ocorrer um desequilíbrio socioeconômico. Com o intuito de restabelecer o equilíbrio financeiro e social, surgem os alimentos compensatórios.

    Por: Débora Stimamigliol Direitol 13/11/2014
    KELI PAVI

    A caracterização da visita íntima como direito fundamental do preso Sendo um dos problemas mais discutidos hoje no direito penitenciário, a visita íntima ou conjugal ainda não está regulamentada em lei, o que não significa que ela deve ser restringida, pois esse direito se apoia principalmente no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e dos direitos fundamentais.

    Por: KELI PAVIl Direitol 12/11/2014

    O presente trabalho é um estudo criterioso acerca da lei de alienação parental. Resumidamente, ocorre alienação parental quando um dos genitores incute na mente do filho ideias depreciativas a respeito do outro genitor, aproveitando-se da dificuldade acerca da percepção da realidade, buscando turbar a formação da percepção social da criança ou do adolescente. A lei de alienação parental foi instituída pela Lei nº 12.318/2010. Contudo, anteriormente ao seu advento, a alienação parental já era rec

    Por: Ana Paula Kapplerl Direitol 11/11/2014 lAcessos: 12

    A quebra de caixa é uma verba ou adicional, com a finalidade única de cobrir os riscos assumidos pelo trabalhador, que manipula constantemente com valores pecuniários, ou seja dinheiro.

    Por: costanzel Direitol 28/09/2011 lAcessos: 963

    Cumpre esclarecer que é um ato comum de funcionários maltratar ou agredir animais em seu estabelecimento onde é comum inúmeras reclamações junto aos órgão de defesa do consumidor (PROCON).

    Por: costanzel Direitol 16/09/2011 lAcessos: 159

    Desde 1999 existe um projeto de lei, que está parado na Câmara dos Deputados, que considera algumas atitudes praticadas por usuários da Rede Mundial de Computadores, a Internet, como crimes que podem ser punidos com prisão de um mês até seis anos.

    Por: costanzel Internetl 15/09/2011 lAcessos: 131

    De acordo com as regras da nossa língua portuguesa, palavras terminadas em "nte" não tem variação de gênero: Atacante, Estudante, Gerente, PRESIDENTE... Porém, desde 1872 a palavra "Presidenta" existe na língua portuguesa e consta nos dicionários:

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 102

    A preocupação com maus-tratos aos animais já era no seculo XV, o debate polêmico dos direitos dos mesmos introduzido pelo filósofo Ramon Bogéa, e dado continuidade no século XVII, pelo filósofo francês René Descartes e ainda por Aristóteles no século IV A.C., que debatia que os animais tinham alma.

    Por: costanzel Direitol 15/09/2011 lAcessos: 195

    É necessário saber que com fundamento em nossa Constituição Federal, todos tem direito a exercer uma profissão, onde é assegurado a todos acima de toda e qualquer discriminação o deficiente.

    Por: costanzel Direito> Legislaçãol 14/09/2011 lAcessos: 143

    Considera-se empregado doméstico aquele maior de 18 (dezoito) anos que presta serviços de natureza contínua (ininterrupta), onde sua atividade não gere lucro a pessoa ou à família contratante (Art. 1º da Lei 5.859 de 11/12/1972). Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não-econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador.

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 374

    Para que se faça jus aos descontos relativos ao Instituto Nacional de Seguro Social e ao Imposto de Renda, necessário se faz a existência de acordo devidamente homologado ou final sentença. Mas, seja qual for o fim da lide entre as partes, é sobre este que os recolhimentos devidos devem ser efetuados, nomeadamente, os recolhimentos devidos ao INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social, isso quando as verbas são classificadas como de natureza salarial, cabendo ao Reclamante o desconto relativ

    Por: costanzel Direitol 14/09/2011 lAcessos: 171
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast