Modelos de Procuração

Publicado em: 11/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 8,527 |

A procuração é um documento importante para que uma pessoa dê poderes específicos ou amplos à outra pessoa. Por exemplo, se eu precisar fazer a matrícula na faculdade, mas não vou poder comparecer ao local, eu posso entregar uma procuração a uma colega de confiança para que ela faça a matrícula em meu nome. Esse é um tipo de procuração particular, específica para algum propósito. Ela também pode ser usada para movimentar o dinheiro no INSS ou no banco.

Por outro lado, a procuração pública dá amplos poderes ao outorgado, ou seja, à pessoa que será dada a procuração. Com ela, ele poderá receber, negociar, quitar ou transmitir os bens do outorgante.

A procuração particular deve ter o reconhecimento de firma em cartório, enquanto a pública deve ser lavrada em cartório, pois o outorgado terá plenos poderes e poderá agir em todas as instâncias pelo outorgante, dependendo do teor contido na procuração.

Para fazer uma procuração, é preciso seguir um modelo específico. Por isso, disporemos um modelo de procuração particular no caso da matrícula para que você substitua os espaços com os seus dados e com os do outorgado. Se você tiver que fazer uma procuração para outro caso, como movimentar uma conta de banco, substitua a parte em que está escrito sobre a matrícula pela movimentação da conta corrente, informando o número da mesma.

 

PROCURAÇÃO

Pelo presente instrumento particular de procuração, eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado), nomeio e constituo meu bastante procurador (a)
(nome do procurador (a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente à (endereço), a quem confio amplos poderes, para efetuar a minha matrícula para o 4º semestre letivo de 2011 do Programa de Pós-Graduação em (informar o curso), podendo para esse fim assinar documentos, enfim, praticar todos os atos necessários ao bom e fiel desempenho deste mandato.

  

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).


(nome do outorgante - assinar acima)

---------------------

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/modelos-de-procuracao-5009320.html

    Palavras-chave do artigo:

    modelo

    ,

    procuracao

    ,

    particular

    Comentar sobre o artigo

    este modelo tem por escop esclarecer duvidas de como elaborar um inventário

    Por: RODRIGO BARBOSA DE OLIVEIRAl Direitol 29/11/2008 lAcessos: 507,782 lComentário: 27
    Juiz Arbitral

    BASEADO NA LEI FEDERAL 9.307/96 Modelos de: ATAS; PETIÇÕES; CONVOCAÇÕES/NOTIFICAÇÕES; SENTENÇAS ARBITRAIS; CLÁUSULAS COMPROMISSORIA; TERMOS DE COMPROMISSOS; COMPROMISSOS ARBITRAIS; E OUTROS MODELOS DE DOCUMENTOS

    Por: Juiz Arbitrall Direitol 23/07/2009 lAcessos: 5,568 lComentário: 12

    Nilton Monteiro: responsável pela lista de Furnas é réu em mais de cem processos. Laudo pericial atestou montagem de documentação.

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 26/02/2013 lAcessos: 40
    Fred Martins

    Ante uma patente incapacidade de promover a ordem no interior do sistema prisional e seu reflexo perante a sociedade, o Estado encontra um bode expiatório para sua incompetência: o cidadão.

    Por: Fred Martinsl Direito> Doutrinal 01/04/2013 lAcessos: 68
    Antonio de Jesus Trovão

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPERIOSIDADE DE MODERNIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO NACIONAL ATRAVÉS DE UMA VISÃO MAIS AMPLA SOBRE A JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS E O CONFRONTO COM O NOVO MILÊNIO.

    Por: Antonio de Jesus Trovãol Direito> Doutrinal 17/07/2012 lAcessos: 58

    Numa era de consumo ascendente,onde o lucro se traduz na máxima de mercado,o desenvolvimento de mecanismos que favoreçam a manutenção deste cenário configura-se tendência consolidada. Neste sentido têm-se os cartões de crédito,amplamente disseminado e utilizado,que apesar de freqüente na vida econômica de milhares de pessoas,não detém regulamentação legal específica,o que acarreta inúmeras decisões controvertidas.Assim o artigo presta-se a apresentar dissonâncias atuais e perspectivas futuras.

    Por: Marília Ferreira da Silval Direitol 19/11/2008 lAcessos: 4,990 lComentário: 1

    O estudo objetivou analisar os tipos de violência praticados contra a criança e o adolescente, e identificar as políticas de atendimento a essas vítimas, para tanto se utilizou a metodologia da pesquisa bibliográfica com pesquisas realizadas em bibliotecas virtuais de diversas universidades conceituadas. De modo geral a pesquisa demonstrou que em 80% dos casos de violência intrafamiliar os principais agressores são as mães e ou pais e violência ocorreu predominantemente na residência da vítima.

    Por: Ceres Ribeiro de Moraesl Educaçãol 11/11/2012 lAcessos: 961
    José VIRGÍLIO Dias de Sousa

    Versa sobre o direito do voto, os caminhos percorridos para alcançar o direito de votar, o voto censitário, capacitário, feminio, do analfabeto, do menor, discorre sobre o direito eleitoral, enfim, a evolução do direito de votar no Brasil e visão mundial.a importância do voto.

    Por: José VIRGÍLIO Dias de Sousal Direito> Doutrinal 02/01/2010 lAcessos: 10,895 lComentário: 6

    Objetivando-se um melhor entendimento da possibilidade de ocorrência deste fenômeno no meio comercial mundial, buscou-se realizar um estudo detalhado sobre a origem do crédito, sua evolução histórica e conceito, as principais espécies de títulos de crédito, características, e princípios fundamentais. Evidenciou-se ainda um foco nos estudos sobre o art. 889 do CC 2002 que instituiu a possibilidade de emissão de títulos de crédito a partir de caracteres criados em computador ou meio equivalente.

    Por: Francisco José Jácome de Melol Direitol 19/02/2015

    No cenário atual diversos protestos, manifestações puderam ser vistos nas ruas, inicialmente contra o aumento das passagens de ônibus, mas, todos sabem que um conjunto de fatores desencadeou esse protesto em que parte da pauta das manifestações é um resultado das políticas do governo na ultima década.

    Por: Gleidson Mateus de Melol Direitol 16/02/2015
    Natal Moro Frigi Frigi

    A indicada contribuição fora instituída pela Lei Complementar nº 110/2001, art. 1º, com a finalidade de remunerar os expurgos inflacionários dos Planos Collor e Verão, onde a multa sobre o saldo acumulado do FGTS que era de 40% passou a ser de 50%, todavia, o trabalhador continua recebendo os mesmo valor, pois o aumento (10%) ficaria para a União Federal com o objeto de  remunerar as correção indicadas.

    Por: Natal Moro Frigi Frigil Direitol 14/02/2015

    Eventualmente, verifica-se a necessidade de se obter determinados documentos ou até mesmo informações nos órgãos públicos, contudo, na grande maioria dos casos a tentativa é frustrada em virtude de tanta burocracia. Ocorre que, o acesso a essas informações é direito constitucional do cidadão e o presente artigo se presta, justamente, a conferir mecanismos para que esse garantia seja cumprida.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 21

    O presente artigo visa fornecer subsídios e elementos suficientes para que os proprietários revendedores de combustíveis possam reverter as multas aplicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP apenas com uma pequena mudança na rotina de seus estabelecimentos.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 13

    Diante do exposto, é possível observar que a adequação das peculiaridades técnicas do meio envolvido às normas jurídicas proporcionará maior confiança na contratação virtual e contribuirá para a evolução das relações contratuais.

    Por: Natália Paz de Lyral Direitol 14/01/2015 lAcessos: 17

    Trata-se, pois, imprescindível a adoção de sistemas de criptografia que garantam a autenticidade, integridade, tempestividade e perenidade do documento. Desta forma, os contratos eletrônicos terão eficácia probatória contra terceiros. No caso de dúvida quanto à autenticidade e integridade, o contrato não será considerado inválido ou inexistente, mas poderá vir a ser comprovado em juízo por qualquer meio de prova admitido.

    Por: Natália Paz de Lyral Direitol 14/01/2015 lAcessos: 15

    A expansão da Internet com propósitos comerciais, impulsionou o desenvolvimento do comércio eletrônico mediante a utilização de contratos eletrônicos. Entretanto, a vulnerabilidade desse novo ambiente de onde são celebrados os contratos eletrônicos gera insegurança entre as partes contratantes.

    Por: Natália Paz de Lyral Direitol 14/01/2015

    Dizem que a tecnologia afastou as pessoas com o passar dos anos, já que grande parte delas prefere ficar em casa, sentada em frente ao computador para conversar com amigos virtuais. O mesmo acontece com os celulares. Nos dias de hoje quase não há quem consiga viver sem eles.

    Por: Dicas de comol Tecnologia> Telefonia e Celularl 19/05/2012 lAcessos: 226

    Muitos brasileiros possuem a preferência de viajar para o exterior, isto é, quando as condições são favoráveis. Porém, muitos se esquecem de que o nosso país é rico, tanto em belezas naturais, quanto em paisagens magníficas. O nosso país também é reconhecido mundialmente pela característica principal de sua população: hospitalidade. Nós, brasileiros, temos facilidade de nos comunicar com pessoas de diversas etnias e adoramos receber turistas.

    Por: Dicas de comol Turismo e Viagem> Hotéis e Resortsl 19/05/2012 lAcessos: 65

    Ir ao Paraguai para fazer compras é um hábito muito comum entre os brasileiros, no entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que podem trazer, qual a cota máxima de isenção de impostos, enfim, como trazer mercadorias do Paraguai sem ter problemas com a alfândega brasileira em Foz do Iguaçu. Assim sendo, vamos esclarecer algumas dúvidas

    Por: Dicas de comol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 26/08/2011 lAcessos: 454

    Apesar da facilidade que temos, hoje em dia, para realizar compras com pagamentos em cartão de crédito, sempre nos sentimos estimulados a participar de promoções. Afinal de contas, quem não quer ganhar algo gratuito, como por exemplo, uma televisão, uma câmera fotográfica, computador, iPod, livros, automóvel, passeios, almoço ou jantar em um restaurante, CDs, DVDs, ingressos para shows, teatro, cinema? Por isso, é que cresce o número de pessoas que se cadastra em sites para participarem de diver

    Por: Dicas de comol Notícias & Sociedade> Cotidianol 26/08/2011 lAcessos: 72

    Para ter imagem digital na sua televisão, não é preciso comprar uma TV HDMI, mas você vai precisar de um receptor. Há dois tipos de receptores compatíveis com o sistema brasileiro, o ISDB-Tb: os usados para captar os sinais de HDTV, que podem ser TVs convencionais, de LCD ou de plasma, e os usados para captar os one-seg, responsáveis pelos sinais móveis e portáteis recebidos pelos celulares, mini TVs ou penTVs.

    Por: Dicas de comol Tecnologia> Tecnologiasl 24/07/2011 lAcessos: 188

    Com a estabilidade da economia brasileira, muitas pessoas optam pelo financiamento de veículos. Sabe-se que mais da metade da frota de veículos novos adquiridos no Brasil são financiados. Isso acontece pela facilidade do pagamento, que pode ser feito em até 84 meses, em prestações pequenas, que podem ser pagas por qualquer trabalhador.

    Por: Dicas de comol Finanças> Finanças Pessoaisl 11/07/2011 lAcessos: 422

    O consórcio é uma das modalidades de compra mais utilizadas pelos motoqueiros. Isso porque o pagamento é facilitado e pode ser feito em várias parcelas, geralmente de 25 a 70 meses. O melhor do consórcio de motos é que não há taxas de juros, somente a taxa da administradora, que varia de acordo com a instituição escolhida.

    Por: Dicas de comol Automóveis> Motocicletasl 11/07/2011 lAcessos: 200

    A simulação de financiamento é um mecanismo importante, fornecido ao consumidor para diminuir suas dúvidas, ajudar na escolha da instituição financeira e auxiliá-lo no planejamento de suas finanças pessoais.

    Por: Dicas de comol Finanças> Créditol 17/06/2011 lAcessos: 314
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast