Modelos de Procuração

11/07/2011 • Por • 8,881 Acessos

A procuração é um documento importante para que uma pessoa dê poderes específicos ou amplos à outra pessoa. Por exemplo, se eu precisar fazer a matrícula na faculdade, mas não vou poder comparecer ao local, eu posso entregar uma procuração a uma colega de confiança para que ela faça a matrícula em meu nome. Esse é um tipo de procuração particular, específica para algum propósito. Ela também pode ser usada para movimentar o dinheiro no INSS ou no banco.

Por outro lado, a procuração pública dá amplos poderes ao outorgado, ou seja, à pessoa que será dada a procuração. Com ela, ele poderá receber, negociar, quitar ou transmitir os bens do outorgante.

A procuração particular deve ter o reconhecimento de firma em cartório, enquanto a pública deve ser lavrada em cartório, pois o outorgado terá plenos poderes e poderá agir em todas as instâncias pelo outorgante, dependendo do teor contido na procuração.

Para fazer uma procuração, é preciso seguir um modelo específico. Por isso, disporemos um modelo de procuração particular no caso da matrícula para que você substitua os espaços com os seus dados e com os do outorgado. Se você tiver que fazer uma procuração para outro caso, como movimentar uma conta de banco, substitua a parte em que está escrito sobre a matrícula pela movimentação da conta corrente, informando o número da mesma.

 

PROCURAÇÃO

Pelo presente instrumento particular de procuração, eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado), nomeio e constituo meu bastante procurador (a)
(nome do procurador (a)), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), residente à (endereço), a quem confio amplos poderes, para efetuar a minha matrícula para o 4º semestre letivo de 2011 do Programa de Pós-Graduação em (informar o curso), podendo para esse fim assinar documentos, enfim, praticar todos os atos necessários ao bom e fiel desempenho deste mandato.

  

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).


(nome do outorgante - assinar acima)

---------------------

Perfil do Autor

Dicas de como

Dicas de Como informações de utilidade pública e gratuitas, para saber mais sobre modelos de procuração acesse nosso site: www.modelodeprocuracao.com.br