O Que É Política?

Publicado em: 16/04/2009 |Comentário: 116 | Acessos: 222,525 |

Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intúito de buscar uma solução para “o problema”.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da socidade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.

O por que do desinteresse pela política torna-se de fácil compreensão quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir políticamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.

Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.

A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.

A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.

Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.

A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos práticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 224 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/o-que-e-politica-870465.html

    Palavras-chave do artigo:

    politica

    Comentar sobre o artigo

    Ana Paula Pinto

    A análise da participação e dos direitos à juventude brasileira na atualidade se impõe como necessidade perante o grande contingente jovem e à situação de vulnerabilidade que se encontra grande parte desse contingente. Para enfrentar tal quadro os programas sociais dos governos, especificamente o Projovem no Brasil, tem sido uma das alternativas apontadas para estimular o protagonismo juvenil. sendo assim, procuramos apreender as perspecções política dos participantes do Projovem Adolescente.

    Por: Ana Paula Pintol Educaçãol 27/12/2010 lAcessos: 2,700 lComentário: 2
    Elizeu Vieira Moreira

    O presente esforço teórico contribui para a incorporação do gênero como categoria epistemológica usada para analisar políticas públicas e programas para as mulheres, embora se procurasse chamar a atenção para a construção social e histórica do feminino e do masculino e para as relações sociais entre os sexos, marcadas em nossa sociedade por uma forte assimetria. Tece algumas considerações sobre o enfoque dado às mulheres nas políticas públicas...

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 27/09/2011 lAcessos: 572
    GUSTAVO H FLORENCIO S THEODORO

    Para se ter base a iniciação dos estudos referente às Políticas Educacionais, é preciso determinar o tipo de objeto ou campo teórico que o constitui. No campo da Ciência Política e da Educação, a partir do qual nasce o objeto das Políticas Educacionais, temos campos mais ou menos sistemáticos, construídos pela aproximação das duas Ciências, cujos métodos e técnicas moldam-se para dar ao Analista, indicadores através dos quais possa interpretar os fatos da realidade que deseja investigar.

    Por: GUSTAVO H FLORENCIO S THEODOROl Educação> Ensino Superiorl 12/09/2011 lAcessos: 386
    Adomair O. Ogunbiyi

    Estudo de Caso sobre o Conselho Municipal das Populações Afrodescendentes (COMAFRO) com enfoque nas políticas públicas e na gestão democrática. O artigo analisa como se dão as políticas públicas relativas à população afro-brasileira nas áreas da educação e da saúde, dentro do escopo de políticas universalistas da Gestão Pública Municipal, de São Luís, Maranhão – Brasil, durante o período de 2004 a 2008, cotejando-as com as propostas oriundas de uma instituição de controle social como o Conselho

    Por: Adomair O. Ogunbiyil Negócios> Gestãol 22/07/2011 lAcessos: 996
    Ana Paula Pinto

    pretende-se colocar em discussão a pauta sobre a política, o seu reflexo na juventude em seu processo de participação na sociedade. Buscamos problemizar numa perspectica teórica , a compreensão sobre o que de fato é a política, resgatando as categorias, como sociedade civil, Estado, democracia, políticas. Por fim, problematizaremos a importância da educação política da juventude, visto que a educação pode ser usada como instrumento que possibilita a construção de uma nova sociabilidade.

    Por: Ana Paula Pintol Educaçãol 03/01/2011 lAcessos: 1,703

    Este artigo foi publicado na Revista Compras Públicas: Legalidade e Transparência; da Editora CAPACITAR - Consultoria e Treinamentos em Licitações; edição de abril de 2009. O objetivo do artigo é analisar qual papel das políticas públicas sócio-ambientais na construção de uma gestão pública mais democrática e participativa no Brasil, com base no socioambientalimo.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 4,813 lComentário: 3
    Victor Hugo Oliveira dos Anjos

    Como trabalho de conclusão do Técnico em Gestão de Políticas Públicas é pertinente estudar a mobilização da sociedade civil para reivindicação de seus direitos e participação na criação de políticas públicas por meio das associações de bairro, a fim de entender a contribuição popular neste processo. Assim, investigar o papel das associações de bairro como mediador entre a população e o Estado é relevante para a compreensão da democratização dos agentes públicos e da efetivação dos direitos.

    Por: Victor Hugo Oliveira dos Anjosl Negóciosl 13/10/2014 lAcessos: 31

    Este artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito de políticas públicas, e questionar o conceito existe que somente o Estado pode elaborar políticas públicas, e não um grupo de cidadãos que sabe a necessidade de sua comunidade, mais do que o Estado instituição.

    Por: Vicente Vagner Cruzl Notícias & Sociedade> Polítical 04/02/2009 lAcessos: 122,395 lComentário: 15

    Esse artigo irá tentar explicar uma das possíveis causas da instabilidade dos processos sustentáveis no Brasil. Tentaremos abordar o tema pelo lado social, onde a população deve primeiramente estar entrosada, interessada, e atuante juntamente com a política exercida no país. Uma vez feito isso, é possível a implantação do pensamento sustentável em cada cidadão, havendo assim uma motivação, uma conscientização e uma maior valorização do pensamento sustentável pela sociedade.

    Por: Lucas Ramazottil Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 15/09/2009 lAcessos: 1,522

    O atual artigo propõe refletir os principais aspectos pertinentes à discussão teórica do Estado Nacional, nos aspectos gerais e, a formação filosófica do Estado brasileiro, no aspecto particular.

    Por: Shirley da Rocha Afonsol Educaçãol 12/09/2009 lAcessos: 14,635 lComentário: 3

    O Direito Penal Econômico é uma matéria jurídica que visa coibir ou punir as condutas ilícitas com um conjunto de regras que tem o escopo de sancionar, com penas próprias, no âmbito das relações econômicas, as ofensas ou perigo aos bens ou interesses juridicamente relevantes. Essa ciência coaduna, perfeitamente, com a corrupção existente no alto escalão da sociedade brasileira, perfazendo com que haja uma diminuição nessa prática prejudicial para os rumos da nação.

    Por: JOSÉ CARLOS MAIA SALIBA IIl Direitol 17/12/2014

    Trata-se do processo informal de modificação da Constituição Federal, a mutação constitucional. Tema que se encontra em evidência, especialmente em decorrência da morosidade do Senado Federal em editar a resolução disciplinada pelo art. 52, X, da CF/1988.

    Por: Josildo Muniz de Oliveiral Direitol 15/12/2014

    Insolvência civil é a situação na qual uma pessoa física contrai uma determinada dívida sem estar devidamente respaldada pelo potencial financeiro de seus bens móveis e imóveis.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 12/12/2014

    O artigo 321 descrito acima, presente no Código Penal Brasileiro, se refere ao ato da advocacia administrativa, hoje considerado crime no território brasileiro. A advocacia administrativa ocorre quando um funcionário público realiza tarefas e se move em favor para e de interesses terceiros dentro da administração pública.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 08/12/2014

    Revogação do testamento total ou parcial. Código Civil do Artigo 1.969 `a 1.975. Testamento como vimos é um negocio jurídico.

    Por: Clibas Clementil Direitol 07/12/2014

    Os direitos fundamentais nas relações de trabalho têm especial importância configurada na desigualdade das partes envolvidas na relação de emprego, razão pela qual se faz necessária a horizontalização dos direitos fundamentais, como forma de limitação dos poderes do empregador sobre o trabalhador, parte hipossuficiente.

    Por: Alessandro Freitas Ribeirol Direitol 03/12/2014 lAcessos: 11

    Este artigo irá abordar acerca das formas especiais de testamento (marítimo, aeronáutico e militar), bem como as suas principais peculiaridades, ressaltando que estes não são de livre escolha do homem e só são possíveis diante a existência de circunstâncias e situações excepcionais, as quais serão avaliadas ao longo deste trabalho.

    Por: Maria Eduarda M. de O. Reisl Direitol 03/12/2014 lAcessos: 14

    O presente artigo tem o objetivo principal de apresentar apontamentos acerca da redução da imputabilidade penal no Brasil. Primeiramente, traz uma análise histórica dos diferentes tratamentos dado a imputabilidade penal ao longo dos anos pelo ordenamento jurídico pátrio. Na sequência analisa-se o Estatuto da criança e do adolescente, bem como as medidas socioeducativas aplicadas aos menores infratores, visto como sujeitos em peculiar estágio de desenvolvimento.

    Por: ivaneidel Direitol 02/12/2014

    Comments on this article

    3
    Sérgio Claudino 07/11/2011
    Fiquei muito feliz por encontrar as informações que precisava sobre política, você é muito inteligente, e vou acessar outras vezes os seus comentários pois são muito instrutivos. que Deus continue te iluminando para que suas transformações sejam sempre para melhor.
    porém, quanto a política atual em nosso País, no meu ponto de vista só tem uma solução: elegermos somente pessoas jovens e que nunca tiveram nenhum vínculo político e nem parentes políticos. talvez assim, quem sabe, começar tudo do zero. um grande abraço.
    -5
    maicon lima 15/09/2011
    o bagulho é loko e o processo é lento valeu pela ajuda eu melhorei meu treinamento
    3
    betariz ocsta 08/09/2011
    é muito legal esse assunto pra gente se informa.....A Política Criminal, em todo o momento de sua história, sempre foi uma política influenciada por fortes interesses econômicos e políticos. Nos dias de hoje, num país com um número excessivo de pessoas necessitadas e desempregadas, o cidadão deve ter uma noção exata quanto à falência das medidas adotas pela Política Criminal para combater o crime.
    1
    Justino Tavares 05/09/2011
    politica é, o mundo que vivemos,ela podem ser benigna ou maligna,quando alguém entra no poder publico para administrar o órgão,com respeito,ética,moral,responsabilidade é não tirando proveito do órgão,ela é benigna. mais quando alguém tiram proveito do órgão publico,beneficiando,amigos,compadres,parentes,patrocinadores de campanha,desvio de dinheiro etc...esta politica é maligna,é Deus não abita no meio do homem mal. salomão foi o governador mais sábio da face da terra ele não pediu riquezas matérias,mas sabedoria de Deus. hoje não existe outro salomão. todo cidadão tenha livre direito de escolher o seu candidato para votar, é não deixa que alguém rouba a sua ideia liberdade vote com você mesmo é seja feliz.
    -2
    osama 30/08/2011
    a politica criminal, em todos o momento de sua históri, sempre foi uma oilitica influenciada por fortes interesses econômicose politicos.Nos dias de hoje ,num país com um número excessivo de pessoas necessitadas e desemprego, o cidadão deve ter uma noção quanto á falêcia das medidas adotas pela politica criminal para combater o crime
    2
    jhenifer tinette 25/08/2011
    eu gostei muito disso sobre politica isso é muito interessante para quem naum entende nada sobre politica!!!!
    0
    kamila tracy 16/07/2011
    Nossa muito bom msm..isso me ajudou a pensar ..me fez refletir sobre essse termo que poucos gostam de falar!!!! obrg desempenharam um ótimo trabalho:)
    1
    fabio 06/07/2011
    Muito politicos de hoje em dia são todos safados

    ao em vez de fica ajudando a população eles fazem ao contrario ele roubam
    poriso que todos esses corruptos tem que ficar na cadeia mesmo que la e o lugar deles

    safadoss .
    3
    Emillia SANTOOS 26/05/2011
    Mtoo bom esse artiigo . PARABÉns , já está resumido e tem tudo o q vc necessitar para um bom trabalho escolar .
    2
    bebelis 24/05/2011
    gostei muito do so que tem muitos politicos por ai roubado de nos
    0
    Ronaldoooooo 20/05/2011
    muito bom ajudo fazer um trabalhos vlw
    1
    lisia 29/04/2011
    eu que ria que ti vesse
    o que e politica honesta
    3
    andreza 13/04/2011
    nao gosto mito de politica pois politica e muito enganosa tipo propaganda
    3
    Symone Santana 19/03/2011
    Não devemos deixar de fazer a nossa política por causa dos políticos corruptos que governam o nosso PAÍS porque é a partir de nós que a mudança deve acontecer, se nós ficarmos paralisados sem fazer nada a tendência é que as coisas fiquem de mal para pior, devemos ser a mudança que queremos ver!! ;)
    -1
    bonk rogis 14/03/2011
    o antonielson é um galo...
    0
    cacau 06/12/2010
    oiii! lunamar, esse teu artigo é muito bom... a politica é um tema muito abrangente sim, mas também muito interessante! obrigada. ajudou-me mto! bjao!
    2
    isa 05/12/2010
    gostei do comentario pois apolitica anda deteriorada mesmo
    4
    walmir 29/11/2010
    pow dá muita raiva ter q aceitar um bando de ladrões safados estarem comandando o nosso pais estado ou município . Porra mano e ainda tem gente q diz que vai votar pra mudar a sua vida acreditando segamente q esses pilantras vão faser algo pelas pessoa q realmente preciso e não só comprando as pessôas com uma cesta básica ou uma visita pra faser promessas ,pra ganhar alguns votos dos povos mais desfavorecidos,
    será q eles não se tocan q é ridículo ser puxa saco e o papel q eles fasem é de capacho se umilhando trocando sua diguinidade por um pouco de poder abaixo de uma pessoa igual a todos nós tendo mais respeito por um homen qualquer do que por Deus.
    pois é pra mim política agora viro uma puta sacanagem os pilantras tem a coragem de faser reuniões para almentar o próprio salário enquanto os brasileiros q recebem um salário tem q se virar pra sobreviver com uma micharia . Pra mim quem entra na politica e continua é uma pessoa desonesta pois para um politico ser bem sucedido ele rouba !
    politica é uma palhasada onde os únicos feitos de bobos somos nós ,é os únicos q acham graça são esses que se disem ficha limpa ,,,,,,,,, ficha limpa até agente dar uma chance para q eles possam sujá-la .
    Aê o circo tá armado quer continuar dentro aceitendo eles faserem o q quiser ou abrir os olhos e reinvidicar seus direitos , lembre-se Deus te deu o livre arbítrio vc decide o q deves faser e o q áchas certo fiquem com Deus
    7
    loira 26/11/2010
    que legal ter um site tao interesante para mandar para o papel e para o professor da faculdade todos acham que loira é burra eu nao sou!
    7
    juliana 24/11/2010
    eu gostei muito desta pesquisa pois nao sabia o que era politica mais agora sei graçasa este site eu iria fazer uma feira de ciencias sem saber o que era politica pesso obrigado a pessoa que criou este site.bjao xau.
    -1
    Carla 16/11/2010
    politico sao tudo ladrao
    adriano ta me ouvindoooooo
    4
    Leandro 10/11/2010
    Valeu por esse blog ou sei la o q é, me ajudou no trabalho da escola muchas gracias !
    0
    lin's 09/11/2010
    firmesa née?
    8
    juliane 08/11/2010
    muito bom seu texto me ajudou no trabalho de geo
    ganhei uma nota muito boa
    beijao
    -4
    leticia 27/10/2010
    até que em fim consegui o que eu queria, não estava achando em nenhum site o que eu prescisava mas agora achei e estou muito feliz. adorei este site vou visitar mais vezes por que apesar de eu não saber muito de politica acabei ganhando mais informações do que prescisava .beijos galera e lunamar !!
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast