Qual o valor do dano moral?

Publicado em: 12/01/2014 |Comentário: 0 | Acessos: 16 |

Entenda quais os critérios que a Justiça do Trabalho utiliza para fixar o valor da indenização por danos morais.

O dano moral é qualquer prejuízo, qualquer ofensa à dignidade da pessoa humana. É quando o cidadão é desrespeitado em seus atributos existenciais, e esse fato pode causar dor, sofrimento, angústia, mágoa, que são todas consequências daquela lesão.

O trabalhador que se sentir lesado propõe uma ação contra a empresa em que trabalhava, buscando a reparação por danos morais. A Justiça do Trabalho, se comprovar que houve realmente dano, vai arbitrar um valor, em reais, a ser pago pela empresa ao ex-empregado.

Para fixar esse valor, para mais ou para menos, a justiça se utiliza de vários critérios.

O primeiro deles é a análise da extensão, da gravidade do dano. Procura-se saber o quanto a pessoa foi atingida pelo dano causado. Maior a gravidade, maior a condenação.

A condição financeira das partes (empresa ofensora e empregado ofendido) também é analisada. Não é justo fixar um valor que vá levar uma pequena empresa à falência, como também não se pode arbitrar um valor que vá enriquecer o cidadão. De igual forma, um valor muito pequeno não afetará o patrimônio de uma grande empresa e não representará nada a uma pessoa que tenha uma boa condição financeira. É necessário haver um equilíbrio entre todos esses fatores.

Outro fator examinado pelos tribunais é o chamado caráter pedagógico da condenação. Isso significa que o valor deve ser fixado de tal forma que pese no bolso da empresa, para que ela seja desestimulada a tornar a cometer um novo dano como aquele.

O tempo de trabalho e de dedicação prestados pelo empregado, bem como as circunstâncias em que ocorreu o dano também são avaliados na fixação dos valores.

Deve ser pesado também o fato da empresa ser reincidente em causar semelhantes danos, bem como seu grau de culpa pela ocorrência dos fatos, e se houve contribuição da vítima para a ocorrência do dano.

Por fim, a justiça procura comparar o caso atual com casos semelhantes ocorridos anteriormente e com os valores que foram fixados naquelas situações, para que exista certo equilíbrio entre as decisões (o que se chama de ‘jurisprudência').

E o valor pode, ao final, ser revisto por meio de recurso, se for considerado irrisório ou exorbitante.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/qual-o-valor-do-dano-moral-6890865.html

    Palavras-chave do artigo:

    assedio moral no trabalho

    ,

    mobbing

    ,

    bullying

    Comentar sobre o artigo

    Fred Filho

    Saiba um pouco mais sobre o assédio moral no trabalho, como se defender e como combatê-lo.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 16/03/2014 lAcessos: 31
    Fred Filho

    O ano de 2013 terminou com uma constatação, no mínimo, preocupante: os casos de assédio moral no trabalho têm sido cada vez mais frequentes na Justiça do Trabalho.

    Por: Fred Filhol Direitol 12/01/2014 lAcessos: 21

    A presente pesquisa foi elaborada tendo por objetivo estudar o fenômeno assédio moral nas relações de trabalho educacional em face de sua relevância na sociedade. Desta forma pretende-se conhecer, analisar e compreender este mal que atinge as instituições de ensino, buscando contribuir para o esclarecimento do fenômeno, como preveni-lo e reprimi-lo.

    Por: Arianal Educação> Ensino Superiorl 02/04/2011 lAcessos: 1,249
    Antonio de Jesus Trovão

    A previsibilidade do tema do ponto de vista jurídico e normativo.

    Por: Antonio de Jesus Trovãol Direito> Doutrinal 01/09/2010 lAcessos: 498 lComentário: 1

    A violência psíquica é composta de uma série de comportamentos hostis, cuja repetição têm efeitos perniciosos onde transforma o autoconhecimento do corpo, como avalia seus comportamentos e como desenvolve os afetos que sente para consigo mesma (CAMPOS, 2006). Objetivos: Identificar o comprometimento da saúde mental dos profissionais de enfermagem quando assediados no ambiente de trabalho e descrever os métodos operantes do agressor. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa.

    Por: Andressa Cahetl Saúde e Bem Estar> Medicinal 17/10/2013 lAcessos: 108

    Atualmente, o estresse ocupacional é um problema que ataca profissionais de todas as áreas de atuação, sendo que alguns profissionais podem ser mais afetados que outros, como os bibliotecários. Neste artigo veremos um pouco mais da realidade destes profisisonais e os problemas relacionados ao estresse.

    Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajudal 23/01/2009 lAcessos: 1,814 lComentário: 1
    Fred Filho

    Desde quando existe o trabalho, existe o assédio. Mas foi apenas no final dos anos 80 que ele começou a ser estudado e combatido.

    Por: Fred Filhol Direitol 12/01/2014 lAcessos: 18
    Fred Filho

    Uma nova ‘modalidade' de assédio moral está aparecendo cada vez mais nos tribunais.

    Por: Fred Filhol Direitol 12/01/2014 lAcessos: 24
    MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINS

    O bullying no trabalho é uma ação agressiva permeada por uma relação de poder injusta e egoísta, como gestos, palavras, comportamentos e atitudes que atente por sua repetição, contra a dignidade ou integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho. Pode acontecer em qualquer empresa ou ambiente de trabalho, da maior corporação ao menor negócio.

    Por: MARIA DAS GRAÇAS TELES MARTINSl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 27/10/2012 lAcessos: 192
    Imara Hebling Camargo

    Quanto ao assunto há muita coisa para ser pesquisada e abordada. Enquanto isso, os gestores começam a analisar como a boa saúde dos colaboradores pode reverter-se no contexto empresarial, seja para as vítimas como para os agressores.

    Por: Imara Hebling Camargol Negócios> Gestãol 07/04/2011 lAcessos: 315

    Estudo sobre o instituto da Barriga de Aluguel como prática frequente em vários países com o objetivo de averiguar como o direito brasileiro e o direito comparado solucionam os conflitos decorrentes dessa prática, bem como demonstrar algumas questões éticas que surgem nos conflitos dela decorrentes, principalmente quanto ao aspecto oneroso que, por muitas vezes, está presente nesse tipo de relação. Busca entender, ainda, o papel da bioética e do biodireito nesses conflitos.

    Por: Marília Oliveira Martinsl Direitol 17/09/2014

    Escritórios de advocacia são como qualquer empresa de qualquer setor: devem ser organizados para poder funcionar da melhor maneira possível e só fluir, gerando bons frutos disso e, é claro, lucro para os associados que exercem sua advocacia no local.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 16/09/2014

    Para fazer parte da advocacia brasileira, isto é, ser um advogado e poder exercer sua função um indivíduo deve possuir bacharel em Direito e ter conseguido aprovação no Exame de Ordem e ser regularmente inscrito na OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 08/09/2014

    No processo existente de Recuperação Extrajudicial podemos contar com um tipo de instituto que propicia o que seria uma nova solução. Através dela os devedores acabam negociando de forma direta com todos os credores, e ainda o Plano de recuperação determinado o que vai para a justiça apenas para que possa ser algo homologado.

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 08/09/2014 lAcessos: 16

    Os problemas judiciais podem acontecer em qualquer segmento, como podemos perceber, a justiça influência em praticamente tudo dentro do nosso país, porém em boa parte dos casos, a mesma influência de forma negativa, na maioria das vezes tirando a oportunidade de trabalhadores ou até mesmo de empresários que estavam fazendo seu trabalho dentro da lei, mas que devido a leis mal feitas ou até mesmo pela falta de uma lei correta, acaba paralisando a atuação de uma empresa. O grande problema da paral

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 05/09/2014
    RFF Associados

    Em face dos constrangimentos orçamentais existentes foi, recentemente, aprovado em Conselho de Ministros a segunda proposta de alteração à Lei que aprovou o Orçamento de Estado para o ano de 2014.

    Por: RFF Associadosl Direitol 04/09/2014
    RFF Associados

    No passado dia 27 de Agosto de 2014 entrou em vigor a Lei n.º 61/2014, que aprovou o regime especial aplicável aos activos por impostos diferidos. Tal como a denominação indicia, o novo regime aplica-se aos activos por impostos diferidos que tenham resultado da não dedução de gastos e variações patrimoniais negativas com perdas por imparidade em créditos e com benefícios pós-emprego ou a longo prazo de empregados.

    Por: RFF Associadosl Direitol 04/09/2014

    Infelizmente, algo que podemos verificar com uma determinada facilidade nos dias de hoje, é o fato de que há uma grande quantidade de pessoas que podem ser declaradas judicialmente como insolventes, ou seja, que não tem condições de pagar pelas dívidas que realizou no decorrer de sua vida sem que isto influencia ou até mesmo prejudique as suas necessidades básicas. Sendo assim, claro, acaba por ser necessário que esta situação seja solucionada, e principalmente evitada. Então vamos entender agor

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 28/08/2014
    Fred Filho

    A história da descoberta do fenômeno do assédio moral no trabalho. Conheça como o caso de vinte e uma enfermeiras suecas que se suicidaram, ou que tentaram cometer suicídio, ajudou no estudo do assédio moral.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 18/08/2014
    Fred Filho

    A receita da gigante da internet para atrair, reter e motivar talentos.

    Por: Fred Filhol Negócios> Gestãol 29/05/2014 lAcessos: 21
    Fred Filho

    Conheça um pouco sobre a definição desses termos ingleses e, principalmente, os perigos e consequências de uma reestruturação mal feita.

    Por: Fred Filhol Negócios> Administraçãol 02/04/2014 lAcessos: 22
    Fred Filho

    Saiba um pouco mais sobre o assédio moral no trabalho, como se defender e como combatê-lo.

    Por: Fred Filhol Carreira> Recursos Humanosl 16/03/2014 lAcessos: 31
    Fred Filho

    O brasileiro é muito criativo, mas não apenas para o bem, como se vê nessa pequena coleção de histórias de horror.

    Por: Fred Filhol Negócios> Gestãol 13/02/2014 lAcessos: 28
    Fred Filho

    Duas verdades: chefe não é sinônimo de líder. E assédio moral não é um estilo de liderança.

    Por: Fred Filhol Negócios> Gestãol 13/02/2014 lAcessos: 34
    Fred Filho

    Uma nova ‘modalidade' de assédio moral está aparecendo cada vez mais nos tribunais.

    Por: Fred Filhol Direitol 12/01/2014 lAcessos: 24
    Fred Filho

    Recente notícia de prática de dumping social pelo Magazine Luiza levanta a questão. Saiba o que é e quem perde com isso

    Por: Fred Filhol Direitol 12/01/2014 lAcessos: 30
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast