Vantagem E Desvantagem Do Testamento Publico

Publicado em: 03/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,674 |

Temos varias formas de fazer um testamento em nosso ordenamento jurídico.

O Testamento Publico é uma delas  .Ele é publico ,porque é um documento que tem registro publico , e elaborado e registrado em um tabelião de notas .O beneficio de ser publico é a segurança , porque é feito por alguem que detem de fé publica .E também porque , se for perdido ou extraviado , é possivel extrair-se uma segunda via, uma vez que consta em um registro de orgão publico .É seguro , feito por um delegado do serviço publico .

VANTAGEM  do testamento publico: Por ser publico .Não corre o risco de o testador morrer e não ter a ultima vontade desobedecida .

DESVANTAGEM do testamento publico : Ser publico. Pode ser conhecido de todos , torna acessível a todos , oque pode fomentar a discórdia e a cobiça . 

Ao cego só se permite o testamento publico .Por razão de segurança , para que seja cumprida a sua vontade .O seu testamento será lido , em vóz alta , duas vezes , uma pelo tabelião ou por seu substituto legal , e a outra por uma das testemunhas ,designada pelo testador , fazendo-se de tudo circunstanciada menção no testamento . 

O nosso Código Civil  em seu artgo 1.864diz quais os requisitos essenciais do testamento publico :

I- ser escriro pelo tabelião ou por seu substituto legal em seu liuvro de notas , de acordo com as declarações do testador , podendo este servir-se de minutas, notas ou apontamentos ;

II - lavrado o instrumento , ser lido em voz alta pelo tabelião ao testador e a duas testemunhas , a um só tempo ;ou pelo testador , se o quiser ,na presença destas e do oficial ;

III- ser o instrumento ,em seguida a leitura ,assinado pelo testador ,pelas testemunhas e pelo tabelião .

Paragrafo unico. o testamento publico , pode ser escrito manualmente ou mecanicamente , bem como ser feito pela inserção de declaração de vontadde em partes impressas de livro de notas , desde que rubricadas todas as paginas pelo testador se mais de uma .

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/vantagem-e-desvantagem-do-testamento-publico-1415623.html

    Palavras-chave do artigo:

    testamento publico

    Comentar sobre o artigo

    O Direito Sucessório Brasileiro, disciplinado pelo Código Civil Brasileiro de 2002, prevê dois tipos de sucessão hereditária que podemos nos deparar quando da abertura da sucessão, qual seja: sucessão legítima e sucessão testamentária, acerca desta, mais especificamente sobre sucessão testamentária na forma pública, que discorremos no presente trabalho.

    Por: Arthur Sarilhol Direito> Doutrinal 28/11/2014 lAcessos: 27

    testamento é a manisfestação de vontade do autor da herança, que dispõe total ou parcial de seu patrimônio após a morte. testamento público é aquele escrito pelo tabelião ou seu substituto legal, no livro de notas, conforme manifestação do testador

    Por: joao flavio de oliveiral Direitol 02/12/2010 lAcessos: 3,879

    O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE, TRAZER AOS INTERESSADOS NA MATÉRIAS ASPECTOS RELEVANTES A RESPEITO DO TESTAMENTO PÚBLICO, OFERENCENDO NORTE PARA QUEM PRETENDE UTILIZAR DESTE DISPOSITIVO OFERECIDO PELO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO.

    Por: ALCIDES BELFORT DA SILVAl Direito> Legislaçãol 13/11/2009 lAcessos: 6,240

    Peculiaridades acerca do Testamento na forma pública.

    Por: Nicholas Pereira Carvalhol Direito> Doutrinal 13/06/2010 lAcessos: 1,470
    washington almeida

    Testamento é ato de ultima vontade do individuo. Dentre as varias formas de se testar uma delas é a forma publica feita no cartório de notas oralmente tomada a termo pelo tabelião ou seu substituto.

    Por: washington almeidal Direito> Doutrinal 04/11/2009 lAcessos: 19,100 lComentário: 6

    O Brasil possui 6 tipos de testamento, divididos em dois grupos: Testamento comum a. Público b. Cerrado c. Particular Testamento especial a. Marítimo b. Aeronáutico c. Militar DO TESTAMENTO EM GERAL Art. 1.857. Toda pessoa capaz pode dispor, por testamento, da totalidade dos seus bens, ou de parte deles, para depois de sua morte. § 1o A legítima dos herdeiros necessários não poderá ser incluída no testamento. § 2o São válidas as disposições testamentárias de caráter não patrimonial, ainda q

    Por: Fernando Bartoli de Oliveiral Direito> Legislaçãol 18/11/2014 lAcessos: 13

    O presente artigo tem como objetivo estudar as formas ordinárias de testamento, ambas elencadas no Artigo 1.862 do Código Civil de 2002,

    Por: Marcelo Rodriguesl Direito> Doutrinal 26/11/2014

    QUAIS SÃO E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO TESTAMENTOS EM NOSSA LEGISLAÇÃO CIVIL.

    Por: João Luiz Morais de Freitasl Direito> Legislaçãol 15/12/2010 lAcessos: 1,218
    Carolina Cintra Barbosa

    Síntese dos tipos de testamento e seus requisitos

    Por: Carolina Cintra Barbosal Direito> Jurisprudêncial 27/11/2010 lAcessos: 1,364

    Vamos aproveitar este momento para explicar que os contratos de seguros de veículos tem que pagar pelos seguintes danos: * DANOS CORPORAIS * DANOS MORAIS * DANOS MATERIAIS OU PATRIMONIAIS

    Por: Bento Jr Advogadosl Direitol 23/03/2015

    Abordagem do surgimento e internacionalização dos Direitos Humanos e sua importância, a Declaração Universal como sistema global de proteção dos Direitos Humanos e demais convenções, incorporação no sistema Brasileiro e suas divergências sobre os tratados internacionais de Direitos Humanos, a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de descriminação contra a mulher e sua fundamentação na igualdade.

    Por: RENATO PORTELA E VASCONCELOSl Direitol 04/03/2015 lAcessos: 13
    Giovanna Santos

    Encontrado em 1967 um importante relatório contendo detalhes sobre um terrível genocídio contra povos indígenas resultam em dizimação de tribos inteiras.

    Por: Giovanna Santosl Direitol 25/02/2015

    Objetivando-se um melhor entendimento da possibilidade de ocorrência deste fenômeno no meio comercial mundial, buscou-se realizar um estudo detalhado sobre a origem do crédito, sua evolução histórica e conceito, as principais espécies de títulos de crédito, características, e princípios fundamentais. Evidenciou-se ainda um foco nos estudos sobre o art. 889 do CC 2002 que instituiu a possibilidade de emissão de títulos de crédito a partir de caracteres criados em computador ou meio equivalente.

    Por: Francisco José Jácome de Melol Direitol 19/02/2015 lAcessos: 28

    No cenário atual diversos protestos, manifestações puderam ser vistos nas ruas, inicialmente contra o aumento das passagens de ônibus, mas, todos sabem que um conjunto de fatores desencadeou esse protesto em que parte da pauta das manifestações é um resultado das políticas do governo na ultima década.

    Por: Gleidson Mateus de Melol Direitol 16/02/2015 lAcessos: 20
    Natal Moro Frigi Frigi

    A indicada contribuição fora instituída pela Lei Complementar nº 110/2001, art. 1º, com a finalidade de remunerar os expurgos inflacionários dos Planos Collor e Verão, onde a multa sobre o saldo acumulado do FGTS que era de 40% passou a ser de 50%, todavia, o trabalhador continua recebendo os mesmo valor, pois o aumento (10%) ficaria para a União Federal com o objeto de  remunerar as correção indicadas.

    Por: Natal Moro Frigi Frigil Direitol 14/02/2015

    Eventualmente, verifica-se a necessidade de se obter determinados documentos ou até mesmo informações nos órgãos públicos, contudo, na grande maioria dos casos a tentativa é frustrada em virtude de tanta burocracia. Ocorre que, o acesso a essas informações é direito constitucional do cidadão e o presente artigo se presta, justamente, a conferir mecanismos para que esse garantia seja cumprida.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 24

    O presente artigo visa fornecer subsídios e elementos suficientes para que os proprietários revendedores de combustíveis possam reverter as multas aplicadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP apenas com uma pequena mudança na rotina de seus estabelecimentos.

    Por: Fábio Silva Andradel Direitol 28/01/2015 lAcessos: 23
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast