Vantagem E Desvantagem Do Testamento Publico

Publicado em: 03/11/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,607 |

Temos varias formas de fazer um testamento em nosso ordenamento jurídico.

O Testamento Publico é uma delas  .Ele é publico ,porque é um documento que tem registro publico , e elaborado e registrado em um tabelião de notas .O beneficio de ser publico é a segurança , porque é feito por alguem que detem de fé publica .E também porque , se for perdido ou extraviado , é possivel extrair-se uma segunda via, uma vez que consta em um registro de orgão publico .É seguro , feito por um delegado do serviço publico .

VANTAGEM  do testamento publico: Por ser publico .Não corre o risco de o testador morrer e não ter a ultima vontade desobedecida .

DESVANTAGEM do testamento publico : Ser publico. Pode ser conhecido de todos , torna acessível a todos , oque pode fomentar a discórdia e a cobiça . 

Ao cego só se permite o testamento publico .Por razão de segurança , para que seja cumprida a sua vontade .O seu testamento será lido , em vóz alta , duas vezes , uma pelo tabelião ou por seu substituto legal , e a outra por uma das testemunhas ,designada pelo testador , fazendo-se de tudo circunstanciada menção no testamento . 

O nosso Código Civil  em seu artgo 1.864diz quais os requisitos essenciais do testamento publico :

I- ser escriro pelo tabelião ou por seu substituto legal em seu liuvro de notas , de acordo com as declarações do testador , podendo este servir-se de minutas, notas ou apontamentos ;

II - lavrado o instrumento , ser lido em voz alta pelo tabelião ao testador e a duas testemunhas , a um só tempo ;ou pelo testador , se o quiser ,na presença destas e do oficial ;

III- ser o instrumento ,em seguida a leitura ,assinado pelo testador ,pelas testemunhas e pelo tabelião .

Paragrafo unico. o testamento publico , pode ser escrito manualmente ou mecanicamente , bem como ser feito pela inserção de declaração de vontadde em partes impressas de livro de notas , desde que rubricadas todas as paginas pelo testador se mais de uma .

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/direito-artigos/vantagem-e-desvantagem-do-testamento-publico-1415623.html

    Palavras-chave do artigo:

    testamento publico

    Comentar sobre o artigo

    testamento é a manisfestação de vontade do autor da herança, que dispõe total ou parcial de seu patrimônio após a morte. testamento público é aquele escrito pelo tabelião ou seu substituto legal, no livro de notas, conforme manifestação do testador

    Por: joao flavio de oliveiral Direitol 02/12/2010 lAcessos: 3,714

    O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE, TRAZER AOS INTERESSADOS NA MATÉRIAS ASPECTOS RELEVANTES A RESPEITO DO TESTAMENTO PÚBLICO, OFERENCENDO NORTE PARA QUEM PRETENDE UTILIZAR DESTE DISPOSITIVO OFERECIDO PELO NOSSO ORDENAMENTO JURÍDICO.

    Por: ALCIDES BELFORT DA SILVAl Direito> Legislaçãol 13/11/2009 lAcessos: 6,103

    Peculiaridades acerca do Testamento na forma pública.

    Por: Nicholas Pereira Carvalhol Direito> Doutrinal 13/06/2010 lAcessos: 1,424
    washington almeida

    Testamento é ato de ultima vontade do individuo. Dentre as varias formas de se testar uma delas é a forma publica feita no cartório de notas oralmente tomada a termo pelo tabelião ou seu substituto.

    Por: washington almeidal Direito> Doutrinal 04/11/2009 lAcessos: 18,879 lComentário: 6

    QUAIS SÃO E QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO TESTAMENTOS EM NOSSA LEGISLAÇÃO CIVIL.

    Por: João Luiz Morais de Freitasl Direito> Legislaçãol 15/12/2010 lAcessos: 1,153
    Carolina Cintra Barbosa

    Síntese dos tipos de testamento e seus requisitos

    Por: Carolina Cintra Barbosal Direito> Jurisprudêncial 27/11/2010 lAcessos: 1,339

    O presente trabalho fará uma pequena introdução sobre o testamento em geral, dando ênfase as principais características dos testamentos especiais.

    Por: Tatiana Magalhãesl Direitol 02/12/2010 lAcessos: 844

    Testamento é um meio escrito encontrado pelo homem de deliberar mesmo após sua morte. Como regra geral, todos os testamentos tem forma especial e forma ordinária, sendo que cada grupo deles, possui três tipos: Os de forma ordinária são testamentos comuns, qualquer cidadão pode se valer dele, não exigindo nenhum pré-requisito. Seus tipos são o testamento público, o testamento cerrado e o testamento particular. Já os de forma especial são o oposto, exigem-se requisitos e pessoalidade para s

    Por: Nícial Direito> Doutrinal 22/06/2010 lAcessos: 5,858
    matheus henrique

    Qualquer pessoa, para testar, há de recorrer as formas ordinárias de testamento, que são os comuns (publico, cerrado e particular), para circunstancias normais. o Código faculta o emprego de testamentos especiais, que so podem ser utilizados em casos excepcionais em que se encontra aquele que pretende manifestar a sua ultima vontade e que justificam a diminuição da formalidades e exigências legais, nas emergências apontadas.

    Por: matheus henriquel Direitol 15/12/2010 lAcessos: 861

    Este artigo acadêmico tem por grande objetivo esclarecer as duvidas referentes ao polêmico artigo 1.790 do Código Civil. Desta maneira, vários argumentos serão expostos para que haja total compreensão do texto que traz o artigo, diante a concorrência na União Estável.

    Por: Henrique Tirintan Amoriml Direitol 30/10/2014

    Trata-se de uma resenha sobre o documentário Ouro Azul - Guerras Mundial das Águas, que mostra a briga dos países para conseguir água, a exploração de empresas na extração da água para comercialização, o custo da água em outros países.

    Por: Sue Hellen Maidanal Direitol 27/10/2014

    Trata-se de uma resenha crítica sobre o livro Estação Carandiru, escrito por Dráuzio Varella.

    Por: Sue Hellen Maidanal Direitol 27/10/2014

    Sabe qual a diferença entre insolvência e falência? Leia o artigo e saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 27/10/2014

    Com o término da faculdade, a dúvida entre advocacia privada e concursos se faz muito presente. Mas qual caminho a seguir? Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 22/10/2014

    Trata-se de um artigo que pretende fornecer breves apontamentos acerca da Escola da Exegese. No início do Século XIX, surgiu a Escola da Exegese em meio ao caos político e social da França revolucionária.

    Por: JOSÉ CARLOS MAIA SALIBA IIl Direitol 21/10/2014 lAcessos: 11

    Sabe o que é advocacia administrativa? Advocacia administrativa é um crime previsto por lei. Saiba mais!

    Por: Sayuri Matsuol Direitol 13/10/2014

    O artigo em questão trata do direito que a mulher gestante tem de receber alimentos do pai ou do suposto pai da criança. Será falado das possibilidades e das provas para receber os alimentos.

    Por: Janainal Direitol 13/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast