Intolerância a Lactose x Justiça

Publicado em: 05/08/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 58 |

intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. Esta alergia geralmente cura-se por volta dos 3 anos de idade e até lá deve ser tratada somente com a retirada de todas as fontes de leite de vaca da alimentação, o que inclui queijos, iogurtes, bolos, panquecas, bolachas e outros, mas mesmo assim é possível ter uma boa alimentação e uma vida normal convivendo com a alergia.   A mãe pode continuar amamentando o bebê que possui alergia ao leite pois ele não têm alergia ao leite humano , tudo conforme indicação médica.

Leia como ela se desenvolve, sintomas, diagnóstico etc

São cada vez mais frequentes os casos de bebês com intolerâncias e alergias alimentares, segundo a nutricionista Melissa Evangelista, da Nutriservice. Ela explica ao Semlactose.com as principais diferenças entre as fórmulas infantis existentes no mercado.  

DIFERENTES TIPOS DE FÓRMULAS PARA ATENDER DIFERENTES NECESSIDADES NUTRICIONAIS 

Existem quatro tipos de fórmulas:  1. As extensamente hidrolisadas, passam por um processo em que a proteína é fragmentada para diminuir a chance de reação alérgica. Fórmulas mais usadas:     Alfaré – Alergomed – Pregomin    2. Aquelas à base de soja, onde não existe a proteína animal como fonte protéica, são indicadas nos casos em que há sintomas respiratórios e cutâneos. No entanto, existem alergias intermediadas por células que provocam sintomas gastrintestinais. Quando isso ocorre, a soja não é recomendada para substituir o leite de vaca porque sua proteína também pode causar alergia. Fórmulas mais usadas:  Nan Soy – Isomil – Aptamil Soja 1 e 2 – Supra Soy sem lactose   3. As fórmulas de aminoácidos livres são as únicas que realmente podem ser chamadas de não-alergênicas. Isso porque elas contêm frações protéicas mínimas, o que praticamente anula o risco da doença atacar. Fórmulas mais usadas: Aminomed – Neocate    4. As fórmulas sem lactose não possuem na sua fonte de carboidrato o nutriente lactose. Fórmulas mais usadas: Nan sem lactose – Supra Soy sem lactose – Nan Soy – Aptamil Soja      

Diagnosticado essa alergia, como proceder judicialmente:  

Para o bebê leite é vida e nesse caso estão em questão a Proteção de Direitos Fundamentais. Direitos à vida (art. 5º, C.F.) e à saúde (art. 6º e 196 da C.F. e art. 284 da C.E.).

Ação Judicial:

- Você deve recorrer a um Advogado ou se não puder pagá-lo à Defensoria Pública.   - AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA. Não tendo os pais do neonato recursos financeiros para adquiri-lo, impõe-se indistintamente à União, aos Estados membros, ao Distrito Federal e aos Municípios fornecê-lo como parte do dever constitucional que têm de dar integral assistência à saúde, por força dos arts. 196 e 198 da CRFB. Neste tipo de ação o juiz analisará as provas produzidas nos autos, a verdade naquelas alegações e a urgência para aquela decisão. Estando de acordo ele determinará que o réu forneça o leite, sob pena de incidência de uma multa diária.

 - RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA ENTRE OS ENTES DA FEDERAÇÃO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS E INSUMOS NECESSÁRIOS À PRESERVAÇÃO
Pedido: FORNECIMENTO GRATUITO DE LEITE À CRIANÇA PORTADORA DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE.  

-     COMPROVAR A HIPOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA(*) É indispensável comprovar que sua família não tem condições de custear o tratamento. Sugestões para documentos a serem juntados: 1. Declaração de Imposto de Renda; 
2. Contra-cheque; 3. Documentos que comprovem que as despesas do tratamento da criança exorbitam em muito a renda mensal familiar; 4. Alguns tribunais estão solicitando perícia ou atestado pelo médico do SUS (verifique o entendimento do Tribunal do Estado que você ingressará com a Ação).  

Decisão do TJ/RJ (Leia AQUI). Separei, a título de exemplo essa decisão. Nela o Desembargador aborda todos os argumentos jurídicos que autorizam o fornecimento gratuito do leite.     

 

Texto completo em: http://mamaespordireitos.blogspot.com.br/2013/08/intolerancia-lactose.html  

#mamãespordireitos #intolerânciaalactose #alergia #fornecimentogratuito #hipossuficiência

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou experiência deixa o seu comentário aqui ou então nos envia um e-mail: mamaespordireitos@gmail.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/doutrina-artigos/intolerancia-a-lactose-x-justica-6709419.html

    Palavras-chave do artigo:

    intolerancia a lactose

    ,

    hipossuficiencia

    ,

    mamaes e direitos

    Comentar sobre o artigo

    Neste artigo você aprenderá valiosas dicas de como elaborar uma boa redação para concurso e esclarecerá as suas dúvidas sobre o tema, tais como: redação deve ter título? Há um modelo de redação para concurso? Como elaborar uma redação nota 10?

    Por: Jackson Pessoal Direito> Doutrinal 29/01/2015

    O projeto ora apresentado tratará da importância de uma cultura de saúde, segurança e meio ambiente nas empresas e também a inserção dos trabalhadores aos programas para minimização das indenizações trabalhistas.

    Por: Priscila Araújol Direito> Doutrinal 27/01/2015

    Advogado adverte sobre a falta de comprometimento na reeleição da Presidente no que se refere a aumento que prejudicam diretamente o trabakhador

    Por: João Clairl Direito> Doutrinal 24/01/2015

    Este trabalho identifica a essência dos conceitos jurídicos de inelegibilidade, elegibilidade e reelegibilidade em torno da participação política de um candidato no exercício edificante de sua cidadania.

    Por: Lilian Maria Gomes de Oliveiral Direito> Doutrinal 22/01/2015

    Diante de várias definições encontradas sobre o conceito de Atos Administrativos, iremos demonstrar neste trabalho como alguns ilustres autores administrativistas, definem seu conceito.

    Por: Simone Marial Direito> Doutrinal 21/01/2015

    O Presente artigo relata em poucas palavras o início do contexto histórico da criação da Lei 8072, descrevendo suas finalidades e um pouco da situação do país da década de 80 e no início dos anos noventa.

    Por: ALINE SOBREIRA VIANAl Direito> Doutrinal 19/01/2015

    O artigo discorre sobre as Leis de ascensão das Praças ao Oficialato, e busca encontrar um parâmetro de convergência dos dispositivos constitucionais com os atuais mecanismos de ingresso da Praça ao Oficialato, convergindo para uma ideia de carreira única a qual é a carreira policial militar.

    Por: Laciel Rabelo de Castro Costal Direito> Doutrinal 18/01/2015
    ENDERSON BLANCO

    O investigado ou indiciado a prestar esclarecimentos que não comparece ao ato não está sujeito à condução coercitiva pela polícia civil, mas pode incorrer no crime desobediência. A função de polícia judiciária e de apuração de infrações penais atribuídas às policias civil pelo art. 144, § 4º do texto magno não lhe confere poderes para decretar medidas cautelares de coação pessoal,

    Por: ENDERSON BLANCOl Direito> Doutrinal 14/01/2015 lAcessos: 11
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast