Intolerância a Lactose x Justiça

Publicado em: 05/08/2013 |Comentário: 0 | Acessos: 46 |

intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. Esta alergia geralmente cura-se por volta dos 3 anos de idade e até lá deve ser tratada somente com a retirada de todas as fontes de leite de vaca da alimentação, o que inclui queijos, iogurtes, bolos, panquecas, bolachas e outros, mas mesmo assim é possível ter uma boa alimentação e uma vida normal convivendo com a alergia.   A mãe pode continuar amamentando o bebê que possui alergia ao leite pois ele não têm alergia ao leite humano , tudo conforme indicação médica.

Leia como ela se desenvolve, sintomas, diagnóstico etc

São cada vez mais frequentes os casos de bebês com intolerâncias e alergias alimentares, segundo a nutricionista Melissa Evangelista, da Nutriservice. Ela explica ao Semlactose.com as principais diferenças entre as fórmulas infantis existentes no mercado.  

DIFERENTES TIPOS DE FÓRMULAS PARA ATENDER DIFERENTES NECESSIDADES NUTRICIONAIS 

Existem quatro tipos de fórmulas:  1. As extensamente hidrolisadas, passam por um processo em que a proteína é fragmentada para diminuir a chance de reação alérgica. Fórmulas mais usadas:     Alfaré – Alergomed – Pregomin    2. Aquelas à base de soja, onde não existe a proteína animal como fonte protéica, são indicadas nos casos em que há sintomas respiratórios e cutâneos. No entanto, existem alergias intermediadas por células que provocam sintomas gastrintestinais. Quando isso ocorre, a soja não é recomendada para substituir o leite de vaca porque sua proteína também pode causar alergia. Fórmulas mais usadas:  Nan Soy – Isomil – Aptamil Soja 1 e 2 – Supra Soy sem lactose   3. As fórmulas de aminoácidos livres são as únicas que realmente podem ser chamadas de não-alergênicas. Isso porque elas contêm frações protéicas mínimas, o que praticamente anula o risco da doença atacar. Fórmulas mais usadas: Aminomed – Neocate    4. As fórmulas sem lactose não possuem na sua fonte de carboidrato o nutriente lactose. Fórmulas mais usadas: Nan sem lactose – Supra Soy sem lactose – Nan Soy – Aptamil Soja      

Diagnosticado essa alergia, como proceder judicialmente:  

Para o bebê leite é vida e nesse caso estão em questão a Proteção de Direitos Fundamentais. Direitos à vida (art. 5º, C.F.) e à saúde (art. 6º e 196 da C.F. e art. 284 da C.E.).

Ação Judicial:

- Você deve recorrer a um Advogado ou se não puder pagá-lo à Defensoria Pública.   - AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA. Não tendo os pais do neonato recursos financeiros para adquiri-lo, impõe-se indistintamente à União, aos Estados membros, ao Distrito Federal e aos Municípios fornecê-lo como parte do dever constitucional que têm de dar integral assistência à saúde, por força dos arts. 196 e 198 da CRFB. Neste tipo de ação o juiz analisará as provas produzidas nos autos, a verdade naquelas alegações e a urgência para aquela decisão. Estando de acordo ele determinará que o réu forneça o leite, sob pena de incidência de uma multa diária.

 - RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA ENTRE OS ENTES DA FEDERAÇÃO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS E INSUMOS NECESSÁRIOS À PRESERVAÇÃO
Pedido: FORNECIMENTO GRATUITO DE LEITE À CRIANÇA PORTADORA DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE.  

-     COMPROVAR A HIPOSSUFICIÊNCIA ECONÔMICA(*) É indispensável comprovar que sua família não tem condições de custear o tratamento. Sugestões para documentos a serem juntados: 1. Declaração de Imposto de Renda; 
2. Contra-cheque; 3. Documentos que comprovem que as despesas do tratamento da criança exorbitam em muito a renda mensal familiar; 4. Alguns tribunais estão solicitando perícia ou atestado pelo médico do SUS (verifique o entendimento do Tribunal do Estado que você ingressará com a Ação).  

Decisão do TJ/RJ (Leia AQUI). Separei, a título de exemplo essa decisão. Nela o Desembargador aborda todos os argumentos jurídicos que autorizam o fornecimento gratuito do leite.     

 

Texto completo em: http://mamaespordireitos.blogspot.com.br/2013/08/intolerancia-lactose.html  

#mamãespordireitos #intolerânciaalactose #alergia #fornecimentogratuito #hipossuficiência

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou experiência deixa o seu comentário aqui ou então nos envia um e-mail: mamaespordireitos@gmail.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/doutrina-artigos/intolerancia-a-lactose-x-justica-6709419.html

    Palavras-chave do artigo:

    intolerancia a lactose

    ,

    hipossuficiencia

    ,

    mamaes e direitos

    Comentar sobre o artigo

    Bira Paulino

    Desaposentação, um nome tão complicado, mas com um significado simples e prático. Caros leitores, desaposentação nada mais é que a renúncia de uma aposentadoria já concedida seja ela por idade ou tempo de contribuição, em favor da concessão de um novo benefício, em razão da continuidade de contribuições pós aposentação.

    Por: Bira Paulinol Direito> Doutrinal 14/10/2014 lAcessos: 11

    A Família é a base do Estado. O poder familiar resume-se em responsabilidades e direitos que envolvendo a relação entre pais e filhos. A separação judicial, o divórcio e a dissolução da união estável não alteram as relações entre pais e filhos. A Alienação Parental é uma prática de desmoralização da figura de um dos genitores para com a criança. A Síndrome da Alienação Parental é o resultado desta prática. A atuação do advogado é de extrema importância para ajudar a dar fim nessa prática.

    Por: Cleidel Direito> Doutrinal 13/10/2014
    André Boaratti

    O presente texto aborda a hierarquia das fontes do Direito Internacional Público, ressaltando a relação entre eles, principalmente entre os Tratados e os Costumes.

    Por: André Boarattil Direito> Doutrinal 07/10/2014
    Isabel Cochlar

    Advogada adverte que a Guarda Compartilhada, como direito da criança,foi suprimida no texto legal anterior, em claro desrespeito ao princípio da dignidade humana

    Por: Isabel Cochlarl Direito> Doutrinal 06/10/2014
    André Boaratti

    Qual a relação entre o Direito Internacional Público e Privado? Quais as diferenças entre Tratado, Acordo e Contratos Internacionais? Essas e outras questões serão o foco do presente texto.

    Por: André Boarattil Direito> Doutrinal 05/10/2014

    Buscando demonstrar que a mediação é um método adequado para solucionar e prevenir conflitos advindos das relações sociais, este trabalho tem como objeto de estudo a mediação no âmbito das Delegacias de Polícia do Estado do Ceará. Tendo em vista que grande parte da demanda de casos que chegam às Unidades Policiais do Estado versam sobre infrações de menor potencial ofensivo, em geral envolvendo pessoas da própria comunidade, as quais anseiam por serem ouvidas e terem suas lides solucionadas.

    Por: klezerl Direito> Doutrinal 03/10/2014

    Será abordado neste artigo além de polêmico na sociedade brasileira é também de suma importância para o futuro dos ex-detentos, ou seja, aqueles que após cumprirem suas penas, saem do sistema prisional e vão de encontro com a sociedade a busca de sua ressocialização frente a sociedade. Serão abordados os vários conceitos que o termo ressocialização recebe dos doutrinadores, e as alternativas de reinserção dos ex-detentos no mercado de trabalho.

    Por: klezerl Direito> Doutrinal 02/10/2014 lAcessos: 12

    Tanto a maioria da sociedade brasileira como a mídia vê o pedófilo como um criminoso e não um doente. Quanto, ao ordenamento jurídico, não há uma definição da pedofilia como um crime, entretanto aquele pedófilo que comete ato libidinoso responde por abuso de natureza sexual cometido contra criança.

    Por: Gleidson Mateus de Melol Direito> Doutrinal 01/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast